quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

SUPERANDO OS ABALOS DA VIDA


“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.” 2 Cor. 4:7-9

“Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” (2 Cor.4:16-18)

Introdução: Nestes dias a palavra de ordem que temos recebido da Palavra de Deus é SUPERAÇÃO! Nestas ministrações aprendemos a Superar (1) A Queda Espiritual (2) O Passado e hoje eu gostaria de falar contigo sobre A SUPERAÇÃO DOS ABALOS DA VIDA!

Antes de entrarmos no texto é muito importante que se saiba o significado da palavra abalado.

ABALADO SIGNIFICA: Aquilo que foi estremecido e sacudido por algum elemento externo.

Na geologia existem dois tipos de abalos sísmicos:

(1) Os abalos de origem natural – Onde as placas tectônicas se movem causando terremotos ou maremotos.

(2) Os abalos induzidos- Originam-se de explosões, extração de minérios, de água ou fósseis, ou até mesmo por queda de edifícios; mas apresentam magnitudes bastante inferiores dos terremotos tectônicos.

Às vezes o abalo pode ser tão forte que destrói até mesmo as estruturas. Foi o que aconteceu no ataque terrorista às torres gêmeas nos EUA no dia 11 de setembro de 2001.

A dimensão daquele ataque deixou pra sempre todo o mundo chocado.

Com aquele ataque o mundo inteiro entendeu que as coisas que parecem ser tão grandes, fortes, impenetráveis, podem ser abaladas e destruídas.

Da mesma maneira nós também como seres humanos enfrentamos situações que podem nos abalar emocionalmente e espiritualmente falando.
 
E você e eu devemos saber que o maior desejo do inimigo de nossas vidas é nos deixar abalados.

Ele se aproveita das nossas vulnerabilidades e promove uma batalha intensa com a finalidade de fazer-nos desistir de tudo, principalmente da fé em Deus.

Uma coisa importante a ser ressaltada é que todos nós estamos sujeitos a todos os tipos de problemas, lutas e intempéries da vida.

Jesus disse exatamente isso: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. João 16:33

Voltando ao nosso texto de 2 Cor. 4 no versículo 7 o apóstolo Paulo diz uma coisa interessante:

“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.” (2ª Coríntios 4.7)

Diante das aflições que enfrentamos devemos ter a consciência de que somos VASOS DE BARRO!

O cristão, como todo homem é apenas um vaso de barro, frágil e quebradiço.

Salmo 103:14 diz: “Porquanto Ele conhece a nossa estrutura, lembra-se de que somos pó”.

Mas dentro deste vaso (desta estrutura) existe um tesouro de inestimável valor.
- Esse tesouro é o JESUS!

(A) O vaso é perecível, mas JESUS nunca perece.
(B) O vaso é frágil, mas JESUS é poderoso.
(C) O vaso se quebra e precisa ser RESTAURADO, e JESUS é o oleiro que restaura o vaso!

A fraqueza do vaso ressalta a excelência do poder de Deus.

DEUS É GLORIFICADO POR MEIO DE VASOS FRÁGEIS. A glória não está no vaso, mas no tesouro. É preciso concentrar-se no tesouro, não no vaso.

Por isso, o apóstolo Paulo não temia os abalos do sofrimento nem das tribulações, pois sabia que Deus guardava o vaso, enquanto este guardasse o tesouro.

Pergunta: Porque somos vasos de Barro?

Resposta: Somos vasos de barro para que possamos depender do poder de Deus, não de nossas forças.

ISSO SIGNIFICA QUE PARA SUPERARMOS OS ABALADOS DE NOSSA VIDA PRECISAMOS NOS CONCENTRAR NO TESOURO E NÃO NO VASO.

Olhando para o texto que lemos quais lições que nós como vasos de barro podemos aprender para superarmos os abalos das lutas e os problemas que enfrentamos na vida?

1. Mesmo que ATRIBULADOS não seremos ANGUSTIADOS
“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados…” (v.8)

Olhando para a Palavra de Deus eu vejo inúmeros textos que falam que nós como cristãos passamos por tribulação.

Tiago 1.2,4   “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”.

As provações são testes que Deus permite passarmos para o nosso aprendizado.

Através das tribulações, Deus está NOS APERFEIÇOANDO, para que sejamos um homem/mulher de Deus de valor!

O Termo ATRIBULADOS no original grego significa ser espremido, prensado, comprimido (como uma uva no lagar).

O Termo ANGUSTIADOS aqui significa estar em lugar estreito, confinado, imobilizado; ser dolorosamente estreitado em espírito; estar em extrema aflição.

CONFORME ESTES SIGNIFICADOS, A ANGÚSTIA SERIA A CONSEQUÊNCIA NATURAL DA TRIBULAÇÃO. 

Contudo, quando Paulo diz que em tudo podemos ser atribulados, mas não angustiados!
Como cristãos eu aprendo aqui que eu posso aceitar a tribulação na minha vida e aprender com ela, mas eu não posso aceitar a angústia que essa tribulação me impõe. 

Sabe por que amados? Deus age sobrenaturalmente na tribulação do justo a fim de dar a ele um escape da angústia!

A afirmativa de Paulo está em perfeita sintonia com o que Davi disse no Salmo 4.1a:

“Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia me deste largueza (me tens aliviado)”.

Em outras palavras, é como se o salmista dissesse: "A tribulação comprimiu, confinou a minha alma num lugar estreito, opressivo, mas Deus alargou os limites desse lugar”.

“Já não me sinto tão oprimido. O problema anda existe, mas já não me pressiona tanto. Agora tenho paz e equilíbrio para enfrentá-lo e resolvê-lo com a ajuda de Deus".

Esse é um limite que Deus coloca ao sofrimento do justo!

Em tudo ele pode ser atribulado; pode até sentir angústia por um momento, MAS NÃO PODE VIVER ANGUSTIADO.

O ser humano não tem estrutura física, emocional, nem psicológica  para viver angustiado. Pode fica angustiado, mas não viver assim o tempo todo.

Paulo passou por todos os sofrimentos possíveis. Ele sofreu prisões, açoites, apedrejamento, fome, frio e pressão de todos os lados e o mais impressionante é o que ele diz no versículo 17 que toda a tribulação que ele enfrentou é “Leve e momentânea”.

2. Mesmo que PERPLEXOS não ficaremos DESANIMADOS
“Em tudo somos [...] perplexos, mas não desanimados.” (v.8)

Normalmente estar perplexo é aquela situação onde você fica de boca aberta. Isto pode ser ao ouvir uma noticia ruim que você não esperava.

A palavra usada no original para “perplexos” significa estar em dúvida ou “sem rumo”. (desorientados) (sem chão).   

A palavra usada para “desanimados” significa estar completamente em desespero. Às vezes somos tomados pela dúvida no meio das tempestades. Não somos capazes de entender que elas não duram para sempre.

O apóstolo Paulo não fugia a essa regra, porém, ele não se permitia entrar em desespero.

Podemos até ficar perplexos, em dúvidas, mas nunca desanimados.

Isso não significa que vamos permanecer na dúvida a vida inteira!

O desespero ou desânimo não nos permite vencer a dúvida e paralisa a nossa vida por completo!

No meio da dúvida, somos convidados a olhar para o tesouro que carregamos dentro de nós: o Senhor Jesus!

“olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus”. Hebreus 12:2

3. Mesmo que PERSEGUIDOS não estaremos DESAMPARADOS
“Em tudo somos [...] perseguidos, mas não desamparados.” (v.8,9)

A palavra grega usada para “perseguidos” traz a ideia de perseguir e caçar como a um animal,

A palavra “desamparados” significa desertar, abandonar alguém em dificuldades.

Eu creio amados que há duas situações difíceis que enfrentamos na vida em relação às pessoas.

Uma é ser esquecido! É não tem ninguém ao nosso lado. Principalmente àqueles que nós amamos ou que até ajudamos que se esquece de nós.

Mas, pior que ser esquecido é ser perseguido! Ser odiado!

Paulo se descreve como um fugitivo caçado por seus adversários, contudo, na última hora, Deus lhe dava um escape.

Paulo sofreu duras perseguições desde o começo da sua conversão até o último dia da sua vida na terra.

No entanto, o servo de Deus jamais se sentiu desamparado.
- Quando foi apedrejado em Listra, levantou-se para prosseguir o projeto missionário.

- Quando foi preso em Filipos, cantou e orou à meia-noite. Quando foi preso em Jerusalém, deu testemunho diante do Sinédrio.

- Quando foi levado para Roma como prisioneiro de Cristo, testemunhou ousadamente aos membros da guarda pretoriana.

Mesmo quando ficou só em sua primeira defesa, em Roma, foi assistido pelo Senhor:

“Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão. E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.” (2ª Timóteo 4.16-18)

4. Mesmo que ABATIDOS não seremos DESTRUÍDOS
“Em tudo somos [...] abatidos, mas não destruídos.” (v.8,9)

A palavra “abatidos” no original significa lançar abaixo, derrubar violentamente.

A palavra era usada para falar da derrubada de um oponente na luta ou de derrubar uma pessoa com a espada ou qualquer outra arma.

Já a palavra usada no original para “destruídos” significa aniquilar e fazer perecer.

Paulo enfrentou circunstâncias desesperadoras, acima das suas forças. Foi acusado, perseguido, açoitado, aprisionado, mas jamais sucumbiu.

Mesmo quando foi decapitado na guilhotina romana, não foi destruído, porque sabia que sua morte não era uma derrota, mas uma vitória, uma vez que o morrer é lucro, é deixar o corpo habitar com o Senhor, o que é muito melhor.

Esse texto pode ser aplicado aos duros, rudes e esmagadores golpes que parecem vir do nada sobre a nossa vida,

- como um câncer, um acidente fatal, um ataque cardíaco, uma guerra medonha, um terremoto avassalador.
Pelo poder do tesouro que habita em nós, o poder de Deus, somos capacitados e reagimos de forma transcendental a fim de que Deus seja glorificado e as pessoas sejam impactadas pelo nosso testemunho.

PODEMOS SER ABATIDOS, MAS NUNCA SEREMOS DESTRUÍDOS!

Nos últimos versos que lemos no começo desta mensagem, o apóstolo Paulo diz que não desanima porque, embora as aflições afetem o seu corpo, o seu espírito se renova a cada dia. Ele fala de três contrastes que enaltecem sua maravilhosa convicção:

Corpo FRACO, mas o Espírito RENOVADO

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.” (v.16)

O nosso homem exterior é o nosso corpo. O nosso homem interior é o nosso espírito.

O corpo fica cansado, doente e envelhecido, mas o espírito fica mais maduro, mais forte, mais renovado.

O corpo enfraquece, mas o espírito renova-se.

O tempo vai esculpindo em nossa face rugas profundas, mas não há rugas em nosso espírito. Não há fraqueza em nossa alma.

Enquanto o homem exterior se corrompe, o nosso homem interior se renova.

NÃO SEREMOS ABALADOS PORQUE MESMO COM O CORPO FRACO, TEMOS A CERTEZA DE QUE NOSSO ESPÍRITO É RENOVADO DIA APÓS DIA.

Um famoso teólogo disse o seguinte:

“Os mesmos sofrimentos que podem debilitar o corpo do homem, fortalecem as fibras da sua alma.”

Presente DOLOROSO, mas um Futuro GLORIOSO
“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente.” (v.17)

A tribulação por mais pesada e constante que seja, quando posta sob a ótica da eternidade torna-se leve e momentânea.

Não seremos abalados ainda que o presente seja doloroso, porque temos a certeza de que o nosso futuro será glorioso.

 “Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” (v.18)

Não seremos abalados quando trocarmos as coisas visíveis e temporais deste mundo pelas coisas invisíveis e eternas que Deus preparou para nós. Isso acontece pela fé, somente pela fé.

Conclusão:

Quais são as coisas que têm abalado a sua vida hoje? Que sentimentos têm trazido desequilíbrio emocional, físico e espiritual a você? O que é que está mexendo com as estruturas do seu viver?

Deus está aqui hoje, nesta noite, para dizer a cada um de nós: vocês não precisam ficar abalados. Vocês são meus vasos de barro que guardam o meu tesouro. O meu poder se aperfeiçoa na sua fraqueza!

Se você estiver atribulado, não precisa ficar angustiado.
Se você estiver perplexo, em dúvida, não precisa ficar desanimado. Se você está sendo perseguido, saiba que nunca ficará desamparado. Se você estiver abatido, não será destruído.

O Salmista no Salmo 125:1 diz que “Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre”.

Salmo 62:5-7


“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado. De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio”.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
Série: SUPERAÇÃO 

2 comentários: