quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

SUPERANDO A QUEDA ESPIRITUAL


“O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão”. Salmo 37:23,24

INTRODUÇÃO: Eu gostaria de compartilhar contigo uma palavra sobre superação espiritual. O texto que acabamos de ler nos ensina que o Senhor firma os passos da pessoa boa e no seu caminho ele tem prazer.

Contudo, o fato de sermos bons, de sermos filhos de Deus e justificados em Cristo Jesus não nos isenta de cairmos em pecado e de nos afastarmos da presença de Deus.

Paulo escrevendo à Igreja de Corinto alertou: 1 Coríntios 10:12 “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia”.

Existem várias situações em nossa vida que pode nos levar à queda espiritual:

A primeira situação que nos leva a cair são:
1- AS DECEPÇÕES DA VIDA
“A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida”. Provérbios 13:12
E como diz este texto: Uma esperança que se adia (que não acontece) faz adoecer o coração. Eu creio que esta doença se chama decepção!

A palavra decepção significa "um sentimento de insatisfação quando as esperanças, desejos e expectativas de alguém não acontecem."

Quando Deus de alguma forma deixa de satisfazer as nossas esperanças ou de agir de acordo com as nossas expectativas, a decepção é o resultado inevitável.

Quando Pessoas também deixam de atender as nossas expectativas ficamos decepcionados..

Em Jo 5:6 a 9 é narrada a história de um homem paralítico havia 38 anos, cuja expectativa era de que alguém o levasse ao tanque quando as águas fossem movidas pelo anjo.

Aquele homem carregava uma decepção muito grande por conta das pessoas e também de Deus!

6 Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado?
7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

Jesus, ao vê-lo ali, compadeceu-se dele, mas não o carregou até ao tanque!

O Senhor não o tratou como um paralítico, mas suas poderosas palavras dirigidas àquele homem prostrado foram: “Levante-se! Pegue sua cama e ande”. Imediatamente o homem ficou curado, pegou a cama e começou a andar” Jo 5:8,9.

Aquele homem poderia ter decidido ficar no chão, mas optou crer e levantar. E é exatamente isso que precisamos fazer!

Todos nós amados, passamos por várias decepções na vida!

Pode ser uma decepção familiar, uma decepção financeira, decepção física, e até mesmo uma decepção espiritual.

Se este tipo de coisa tem acontecido com você, não se desanime. Você e eu servimos um Deus que nos ama e tem sempre o melhor para nós!

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Rm 8:28

Pode ser que Deus esteja preparando um milagre especialmente para você.

DECEPÇÕES SÃO TEMPORÁRIAS, MAS SEU FUTURO É ETERNO!

1 Cor. 15:19 “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens”.

Quando sofremos uma decepção, teremos que escolher se iremos nos tornar pessoas amarguradas ou se usaremos essa situação para o nosso crescimento pessoal!


A segunda situação que nos leva a cair:
2- AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO

“Volta, ó Israel, para o SENHOR, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído. Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios”. Oséias 14:1,2

Primeiramente Deus apela dizendo: "Volta, ó Israel".

A partir desta frase, podemos notar que Israel estava seguindo uma direção contrária á Deus, um caminho totalmente diferente ao que Deus propôs.

Os caminhos contrários á Deus são descritos em Gálatas 5:19-21:
“adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas”. Gálatas 5; 19-21

O pecado nos deixa com a consciência tão pesada, a ponto de cairmos e não possuir forças para levantar.

Dependendo das nossas escolhas pessoais, a culpa pode ser altamente destrutiva, como no caso de Judas (Mateus 27:1-5),

Mas ela pode ser positiva, como no caso de Pedro (Lucas 22:61,62).

Satanás deseja que nos sintamos culpados. O seu desejo é que experimentemos a dor e o remorso, mas não o arrependimento. Em Apocalipse 12.10 a bíblia o chama de “...acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus”.

Uma culpa e uma tristeza excessiva só conduzem à depressão, o desespero e a derrota.

Às vezes conduzem à destruição; inclusive há casos de cristãos que tentaram suicidar se para escapar da acusação satânica.

Judas escutou ao diabo, saiu da cidade e se enforcou. Pedro contemplou o rosto de Jesus e chorou amargamente, mas logo voltou a ter comunhão com Ele.

Seja qual for o tipo de culpa que pode estar tem feito você cair saiba que há um caminho de restauração!

O Profeta Oséias disse: “Tendes em vós palavras de arrependimento e convertei-vos ao Senhor..”

Saiba que em Jesus Cristo os nossos pecados são perdoados. Através do seu sacrifício na cruz, Jesus levou os nossos pecados trazendo a nós o seu perdão.
“Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados”. 1 Pedro 2.24.
Ser perdoado por Deus é uma grande bênção!  É o próprio Deus que diz:
"Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados já não me lembro." (Isaías 43:25)
Não há em nós nenhum mérito para que Deus nos perdoe. No momento em que uma pessoa se entrega a Jesus Cristo, seu pecado é perdoado.
“Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome”. (1 João 2:12)

Às vezes a queda é fruto de um pecado, e a atitude do filho pródigo, na parábola que Jesus contou, nos ensina o caminho da restauração:

“Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;” Lc 15:18.

A segunda situação que nos leva a cair:
3- O ISOLAMENTO DA COMUNHÃO.

“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”.  Hebreus 10.25.    

Desde que decidi seguir a Jesus aprendi logo a importância de congregar com outros irmãos, compartilhando e vivendo em comunhão.

Mas o que é congregar?- Congregar é reunir, agregar e juntar. Para nós cristãos, congregar é nos reunirmos em nome de Jesus, para nos edificarmos mutuamente, adorarmos a Deus comunitariamente e nos equiparmos para a evangelização do mundo. Tenho certeza de que é isso que Jesus espera de cada um de nós.

“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. Mateus 18.20.

“Um dos primeiros sinais de queda é deixar a comunhão dos crentes. Quando um crente começa a não frequentar assiduamente a igreja, algo de negativo está acontecendo. (Darrel W. Robinson)

Você não pode ser crente isolado da comunhão da igreja.

“Existem duas coisas que não podemos fazer sozinhos: uma é casar e a outra é ser cristão” [Paul Tournier].

A igreja foi criada por Deus para suprir as necessidades dos cristãos. E a maior necessidade de uma ovelha é ser pastoreada (Hebreus 13:7 e 17). Toda ovelha precisa de pastor, de aprisco e da companhia de outras ovelhas.

“O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria”. Prov. 18:1

Não ande sozinho!- Ovelha isolada se torna petisco de lobo

Não participa das orações, nem mesmo reúne, vai embora cedo, não ajuda na assistência, senta-se no último banco, não participa, e influencia a família a não participar. Não se sentiu adaptado a nenhum ministério, já passou por vários e agora já não está em grupo nenhum.


CONCLUSÃO: Talvez você neste momento esteja de pé: GLÓRIA A DEUS! Mas tome cuidado, não se distraia. Permaneça em Cristo, na Sua Palavra!

Mas se hoje você está caído, não se desespere; há uma promessa de Deus para os caídos:

Na sequencia do Salmo 37 23,24 o texto diz: “se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão”.

Uma coisa é cair e outra, completamente diferente, é desistir. Deus nos dá a graça de nos levantamos de novo e reafirmarmos a nossa fé em Cristo, e continuamos a servi-lo! 

Se não quisermos NÃO ficaremos “prostrados”


"Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal". (Provérbios 24.16)

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Série:Superação

Nenhum comentário:

Postar um comentário