segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

O QUE POSSO OFERECER A JESUS NESTE NATAL?


Mt 2.1-12
1 Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.
2 E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.
3 Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém;
4 então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer.
5 Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta:
6 E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel.
7 Com isto, Herodes, tendo chamado secretamente os magos, inquiriu deles com precisão quanto ao tempo em que a estrela aparecera.
8 E, enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo.
9 Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino.
10 E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo.
11 Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.
12 Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra.

INTRODUÇÃO

O Natal, como de costume, tem sido uma ocasião para dar presentes uns aos outros. Entretanto, se o Natal é de Jesus, Ele é quem deveria receber presentes. Por isso eu quero conversar contigo nesta noite sobre os magos do oriente e os presentes que deram a Jesus.

Quem eram os magos do oriente? O que significa mago?

Diferente dos dias de hoje onde mago significa feiticeiro ou bruxo, nos tempos de Jesus o termo era utilizado para sábios, conselheiros ou cientistas, como os astrônomos.


De onde eles vieram?

Quando a Bíblia se referia ao Oriente, era relativo à Mesopotâmia, onde ficava a Babilônia durante séculos e onde, no tempo de Jesus, dominava o Império Persa.

Os magos eram também uma classe social bastante elevada, conviviam com a nobreza e frequentavam os palácios, o que também justificaria as riquezas que carregavam.

Segundo uma Tradição, os magos que visitaram Jesus eram três reis vindos do oriente, e seus nomes eram Gaspar, Melquior e Baltazar.

No entanto amados, a Bíblia não diz nada a respeito desta tradição. Ela não diz que eram Reis e nem que eram três. No versículo 1 é bem claro este entendimento:

 “Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.

Os versículos de 9 a 11 também não fazem menção de serem três os viajantes. Convencionou-se dizer que eram três pelo número dos presentes citados: ouro, incenso e mirra, supondo-se que cada um deu um deles.

O que os Magos ofereceram a Jesus? E o que podemos oferecer a Jesus também?


I. OS MAGOS OFERECERAM A JESUS A SUA ADORAÇÃO.
" Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra”. (Mateus 2:11 RA)

Através deste texto eu aprendo que:

1.1- Precisamos adorar ao único que é digno de receber a honra, a glória e o louvor. (JESUS)

-Eles não adoraram a mãe, mas sim o menino, o Salvador prometido.

1.2- Em nossa adoração precisamos aprender a nos prostrar perante Jesus.
- A atitude de prostrar-se é um costume oriental que é praticado por aqueles que reconhecem a superioridade daqueles a quem eles se prostram.

- É interessante que os magos antes de irem a Jesus perguntaram a Herodes onde estava “O REI DOS JUDEUS“.

Pense Comigo! Mas se não eram judeus por que estavam buscando a JESUS?

Porque eles sabiam que JESUS não era somente rei dos judeus, mas sim o REI DE TODA A TERRA E DO UNIVERSO, e neste grupo eles estavam incluídos.

Antes de conhecer JESUS pessoalmente eles já sabiam quem JESUS era.

A quem você tem adorado? Você tem oferecido a sua adoração ao Senhor como um presente especial?

II. OS MAGOS OFERECERAM A JESUS OS SEUS TESOUROS.
“e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra”.11b

Os magos abriram os seus tesouros e entregaram como ofertas ao Senhor!

NATAL É DIA DE ABRIR NOSSOS TESOUROS

2.1 - Eles ofereceram a Jesus o que tinham de melhor!

2.2- Eles ofereceram presentes cheios de significados!

- ELES OFERECERAM O OURO- Como símbolo do que há de mais nobre o ouro tem sido desejado por aqueles que desejam o melhor.

- Jesus merece sempre o melhor. Ofereça a ele o seu ouro, o que você tem de melhor.

- Amado, ofereça a Jesus o seu coração, a sua vida a Ele.

- Amado ofereça a sua própria vida a serviço do reino de DEUS!

- ELES OFERECERAM O INCENSO - produto de uma resina aromática de uma árvore. Era de cor branca e gosto amargo. Era queimado pelo sacerdote defronte ao véu, no santuário.

É usado de forma figurada para a oração.  No Salmo 141.2 onde lemos: " Suba à tua presença a minha oração, como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina”. (Salmos 141:2 RA).

Quando o anjo apareceu a Zacarias, pai de João Batista, no templo, o texto diz assim em Lc 1.8-11: "Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso; e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando. E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso."

- ELES OFERECERAM A MIRRA - Também é produto de árvore. Era usado no preparo de óleo aromático, e também para uso medicinal a fim de aliviar dores. Para exemplificar, lemos em Mc 15. 22,23 o seguinte: "

“E levaram Jesus para o Gólgota, que quer dizer Lugar da Caveira. Deram-lhe a beber vinho com mirra; ele, porém, não tomou." 

Por outro, também era usado para embalsamar aos mortos, conforme nos relata Jo 19.39: "E também Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus à noite, foi, levando cerca de cem libras de um composto de mirra e aloés”. 

Um detalhe interessante a observar é que a mirra esteve presente no início e no final da vida terrena do Salvador.

Podemos dizer que oferecer a nossa MIRRA AO SENHOR é reconhecermos que o seu sacrifício não foi em vão!

Com estes presentes trazidos a Jesus, estes estrangeiros estavam ofertando do melhor que possuíam para o seu Salvador.

III. OS MAGOS OFERECERAM A JESUS A SUA OBEDIÊNCIA
12 “Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra”.

Deus revelou em sonhos aos Magos que eles evitassem Herodes e eles partiram para suas terras por outro caminho.

Ao evitar Herodes, os Magos obedeceram a Deus!

OBEDECER É MELHOR QUE SACRIFICAR!

João 14:21 “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele”.

- Talvez o caminho por onde o Senhor os enviou de volta às suas terras fosse muito mais longo e cansativo.

-Talvez o mais fácil teria sido retornar pelo mesmo caminho por onde tinham vindo e que já conheciam.

No entanto, para eles fica muito clara a vontade do Senhor. Por isso, prontamente atendem à sua orientação e vão pelo caminho que o Senhor lhes indicara.

CONCLUSÃO:

Os Magos voltaram para o Oriente com a convicção de que viram nascido o Rei dos Judeus, porém os judeus jamais reconheceram em Jesus o seu Messias, razão pela qual a graça salvadora foi estendida a todos os povos, inclusive aos judeus, que só são salvos a partir do reconhecimento que Jesus é o Cristo de Deus, Seu Filho Unigênito, pelo qual importa que sejamos salvos.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

Dezembro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário