quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

SUPERANDO O NOSSO PASSADO


TEXTO: “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”  (Fp. 3:12-14).

Introd: Quando você olha para o seu passado, você tem situações pelas quais você lamenta?

Você é alguém que diria: “Se fosse hoje eu teria feito diferente”

- A única pessoa que pode dizer que não tem do que se arrepender é alguém que teve uma vida perfeita; e como nenhum de nós teve esta vida, todos têm o que lamentar.

A verdade amados: é que nós lamentamos de coisas que fizemos e não deveríamos ter feito, e de coisas que não fizemos, mas deveríamos ter feito.

Se eu tivesse a oportunidade de voltar ao passado, várias decisões que tomei equivocadamente não as faria outra vez.

(il) A letra da música dos Titãs ( Reflete  bem este sentimento de que o nosso passado poderia ter sido diferente )

(Epitáfio)

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer

Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor

Obs: Só o coro desta música é que não dá para concordarmos! 

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar

O nosso futuro não está no acaso! Quem vai nos proteger em nossa caminhada é o Deus que nos ama e que deu sua vida por nós! 

Acredito que há muitas pessoas trazem em si um grande peso por causa de coisas que fizeram no passado, e a maior lição que podemos aprender hoje é: Como podemos superar o nosso passado?

Como podemos prosseguir sem que o passado nos prenda?

VEJAMOS QUATRO COISAS QUE NOS AJUDARÃO A SUPERAR O PASSADO PARA PROSSEGUIR >

Para que você possa superar o passado e prosseguir você precisa:

1. ESTEJA INSATISFEITO COM A SUA POSIÇÃO.
 

“Não
 que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus”. (Fp. 3:12). 

a) Existe uma insatisfação nas pessoas que é nociva e prejudicial. Esta insatisfação é perigosa quando colocamos sobre os outros uma expectativa acima da realidade.

Todos estão em busca do ideal perfeito.
O marido perfeito, a esposa perfeita...
O pastor perfeito, a Igreja perfeita, os irmãos perfeitos...
O culto perfeito...

Em alguns casos a insatisfação do cristão está em muitos casos relacionada com uma percepção errada de quem é Deus e da Sua vontade.

Quando assim acontece o cristão encontra-se sem se aperceber no caminho do esgotamento espiritual, da murmuração, da ingratidão...

b) No entanto existe uma insatisfação que pode ser positiva: é quando esta nos arranca de nosso comodismo espiritual e nos impulsiona a buscar o progresso, o crescimento...

- Embora Paulo fosse uma pessoa transformada por Cristo, não estava satisfeito.

- Embora fosse um dos líderes mais proeminentes da igreja e pudesse dizer: “eu ando com Deus, estou envolvido em levar almas para Cristo, apesar de tudo não estou satisfeito.”

- Uma coisa que me encoraja é saber que apesar de já ter andado um longo caminho com Cristo e crescido, ainda há um longo caminho a percorrer rumo à estatura do Varão perfeito.

Ainda tenho muito a crescer, muito a aprender, muito a corrigir. Não importa quanto eu ore ou quanto eu pregue: enquanto eu sirvo, haverá ainda muito a aprender.

Enfrentamos dois perigos:
  Um tem a ver com nosso passado, outro com nosso presente.

- Podemos ficar no passado ou sair dele e permanecer no presente. 

- Todos nós podemos nos estagnar (ou paralisar) diante das dores do nosso passado.

- Todos nós podemos descansar em nossas próprias realizações.

Paulo poderia fazê-lo: ele foi o maior pregador que já se levantou, foi arrebatado até o terceiro Céu; escreveu a maior parte das epístolas do Novo Testamento, etc.

Ainda assim ele diz: “eu não sou o que deveria ser.” “prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.”

Portanto, o primeiro passo para prosseguir, é nunca estar satisfeito com o que você é.
 Seja sempre determinado. Ao levantar-se pela manhã diga: eu vou viver o resto da minha vida da melhor forma possível.

Para que você possa superar o passado e prosseguir você precisa:

2. ESQUECER-SE DE SEU PASSADO.

“Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, (Fp. 3:13). 

Ninguém pode se lançar para o futuro, se viver na lama do passado.

Paulo estava determinado: “não deixarei o meu passado impedir o meu futuro.”

Paulo tinha coisas das quais queria esquecer?
 

R: Sim – Muitas coisas negativas e outras até mesmo consideradas positivas por muitos

 (Veja 1 Timóteo 1:12,14)

12 Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério,
13 a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente (ameaçador, arrogante) ; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade;
14 contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.

Lembre-se que antes que ele se tornasse um crente, um apóstolo, ele foi um assassino; ele foi um blasfemador; ele foi um perseguidor da igreja.

Paulo deveria deixar para trás e esquecer o seu passado de religiosidade inútil.

Como um religioso importante dentro do Farisaísmo, Paulo devia abandonar  as glória passadas e o status como uma pessoa que estava no topo da lista dos mais importantes.

( Filipenses 3:4-7)
4 embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança. Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais:
5 circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à lei, fariseu;
6 quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.
7 Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.

Deus está nos dizendo nesta noite! Tome todo o seu passado de culpas, de glórias e de orgulho e esqueça.

Você terá que limpar a gaveta do seu passado e esquecer as falhas e as glórias passadas se quiser prosseguir com Deus.

O Significado da palavra
 esquecer não é varrer da memória, mas deixar de ser influenciado ou controlado por...

Exemplo: Deus diz no livro de Jeremias 31:34: “Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei”.

Quer dizer que Deus tem memória curta? O que Deus está dizendo é isto: 

NÃO PERMITIREI QUE AQUILO QUE FIZESTE NO PASSADO INFLUENCIE O MEU RELACIONAMENTO CONTIGO NO PRESENTE. 

NÃO PERMITIREI QUE OS PESARES PASSADOS, TUAS CULPAS PASSADAS, TUAS GLÓRIAS PASSADAS SE COLOQUEM ENTRE TI E MIM.
 

Para que você possa superar o passado e prosseguir você precisa:

3. SER FOCADO AO PROPÓSITO.

“Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão.” (Fp. 3:13).


Paulo declara:
 uma coisa faço. Paulo tinha descoberto o segredo do poder da concentração: “Eu darei minha vida por uma só coisa.” Veja estas duas palavras: uma coisa.

Lembra-se quando o jovem rico foi a Jesus? Depois de dizer que havia cumprido todos os mandamentos, Jesus declarou: uma coisa te falta: 

Qual a única coisa que Paulo perseguia?
 Veja o versículo 14
prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Fp. 3:14).

Alvo
 significa olhar para uma marca na qual os olhos estão fixos. Neste caso não podemos perder o foco.

Prêmio
 significa recompensa por ter vencido a corrida. 

Paulo queria dizer: “Eu tenho um alvo: vou fixar os meus olhos nele. Tenho edificado toda minha vida em volta dele. Tudo quanto faço visa alcançar esse alvo.” Um só alvo, um só objetivo.
 

Muitas vezes nada alcançamos, porque atiramos em todas as direções.

Concentração (Foco) é o segredo do propósito. Não perca o foco!
 
“...prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Fp. 3:14).


Para que você possa superar o passado e prosseguir você precisa:

4. SER DETERMINADO EM SUA PAIXÃO.

“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.
 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. (Fp. 3:12,14). 

A vida de Paulo era um constante prosseguir. Ele estava sempre prosseguindo.

Ele podia dizer: Posso ser desencorajado, mas vou prosseguir; posso ser derrotado, mas vou prosseguir; posso sentir-me cansado, mas vou prosseguir; estou sempre fazendo progressos, sempre prosseguindo.


Você pode esquecer seu passado,
 
Pode focalizar-se no futuro; 
Pode estabelecer alvos, 

Mas demandará mais do que inspiração, mais do que transpiração, para chegar ao lugar onde você deve estar.

Isso demandará determinação. Você tem de ter aquela vontade de ferro para dizer: “eu irei para onde devo ir. Eu estarei onde Deus quer que eu esteja.”

Vemos uma geração que facilmente desiste. Alguém pode se divorciar da mulher só porque queimou o arroz.

O fracasso não é final.
Deus não completou a obra em você até que você dê o último suspiro. A obra de Deus na sua vida não estará terminada até seu último suspiro.

Por causa da
 graça de Deus, da misericórdia de Deus e do perdão de Deus, não importa o que você fez; não importam suas culpas, não importa onde você esteve, mas onde você está e para onde se dirige.

A cada dia com Jesus é um novo dia.
 O que aconteceu ontem, seja bom ou mal, não é o fim. Hoje é um novo dia, desde que Cristo seja o Senhor. Então você poderá dizer cada dia: Prosseguirei. 

Seja Devotado ao Propósito

“Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão”, (Fp. 3:13). 

“prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. (Fp. 3:14).
 

CONCLUSÃO: Não podemos alterar o que ocorreu em nosso passado, mas o nosso futuro é uma página em branco. Devemos entregar o nosso futuro nas mãos de Deus e pedir a Ele que escreva em nós uma nova história. Um história de bênçãos e de paz segundo a vontade Dele!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Série: SUPERAÇÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário