sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

NÃO FUJA DE DEUS


TEXTO: Jonas 1. 1 – 3

1 Veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
2 Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.
3 Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.

INTRODUÇÃO: A presença de Deus é uma realidade que devemos cantar e crer de todo o nosso coração. A presença de Deus é essencial em nossa vida. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento há pelo menos três sentidos básicos e essenciais utilizados para indicar a presença de Deus na Bíblia.

Em primeiro lugar, temos a presença geral e inescapável de Deus, (conhecida como a Sua Onipresença) como aquela que é descrita no Salmo 139.7-12

“Para onde me ausentarei do teu Espírito? para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares: ainda lá me haverá de guiar a tua mão e a tua destra me susterá. Se eu digo: As trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma cousa”.

Um segundo sentido é o que podemos chamar de presença celestial de Deus. Em Eclesiastes 5.2 lemos:

“Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras”.

"Céus" aqui é o lugar da habitação de Deus, às vezes denominado "alturas", "alturas dos céus" ou "céus dos céus". Este é o lugar onde habita a glória de Deus. A glória que há neste lugar, às vezes se manifesta em nosso meio! Um exemplo disso é quando há pessoas sendo curadas ou salvas por Jesus! Ou quando nós os crentes somos cheios do Espírito Santo.

O terceiro sentido da presença de Deus refere-se àquela presença especial do Senhor com o seu povo para abençoá-lo à medida que temos comunhão com Deus e vivemos no centro da vontade de Deus!

Existe uma diferença marcante entre a presença de Deus propriamente dita e o estar na presença de Deus. Que Deus está no meio do seu povo para abençoá-lo é indiscutível. Entretanto, estar na presença de Deus é outra coisa.

Eu posso afirmar com sinceridade e inteireza de coração que "Deus está aqui", mas isso não significa que necessariamente eu esteja na presença de Deus.

Isaías 29:13 “O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu.”

Viver na presença de Deus dia-a-dia e fazer a Sua Vontade deve ser o ideal de todo cristão.

O próprio Deus havia ordenado a Abraão: "Anda na minha presença e sê perfeito". (Gn.17:1).

E acerca de Enoque é dito: "Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si" (Gn 5.24).

Voltando ao nosso texto principal....

A história de Jonas fala-nos de um profeta comissionado por Deus que se perdeu ao decidir fugir da sua presença.

Esse pequeno livro de apenas 4 capítulos e revela-nos 4 verdades espirituais, que se aplicam a todos nós.

O que o Homem perde quando foge da presença de Deus?

1- ELE PERDE O SENSO DE PROGRESSIVIDADE.

A vontade de Deus para o ser humano é sempre boa, perfeita e agradável. Sendo assim, podemos afirmar que estando na presença de Deus, fazendo a sua vontade, o homem nunca regredirá espiritualmente.

Duas verdades sobre a vontade de Deus:
1ª- A vontade de Deus em nossa vida sempre nos levará a um crescimento espiritual.

Por isso Paulo nos exorta em Efésios 5: 17 “Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor”.

Além de sentir o meu coração pulsando pela Margarete quando a conheci uma das coisas que mais me influenciou a tomar a decisão de me casar com ela foi a Sua Intimidade e comunhão com Deus!

Para fazer a vontade de Deus é preciso de muita perseverança. Pois só assim alcançaremos as promessas de Deus em nossas vidas.

Hebreus 10.36 “Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa”.

O que percebemos neste texto é que embora Jonas fosse um profeta de Deus, inicialmente ele não progrediu em sua missão. Pelo contrário ele regrediu tomando outro caminho. Um caminho oposto da vontade de Deus!

Ao ler sobre a vida deste profeta percebemos que o Senhor teve que quebrar a vontade pessoal do profeta para que ele progredisse em sua missão.


2- ELE PERDE O SENSO DE SUBMISSÃO.
Deus diz: Jonas Vá para Nínive! Mas Jonas foi para Tarsis.
3 “Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis..”

Que disposição é essa! Uma disposição para fugir da presença do Senhor!

A nossa submissão a Deus é a chave da vitória, obviamente, a desobediência baseada no princípio da insubmissão é a escalada da derrota.

Tiago 4:7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós”.  

A grande dificuldade hoje, dentro da Igreja, é aceitar Jesus como Senhor.

Muitos se convertem a Cristo somente recebendo Jesus como Salvador.
Apesar desta maravilhosa ação de Deus em nos salvar, Ele também espera que entendamos que existe a outra parte também importante: Tê-lo também como Senhor.
3- ELE PERDE O SENSO DE ESTABILIDADE
v. 4 – “Mas o SENHOR lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar”.

Todos nós passamos por tempestades em nossa vida como permissão de Deus. E quando fazemos o que é correto e estamos dentro da vontade do Senhor jamais perdemos a estabilidade.

Foi exatamente isso que Jesus fala em Mateus 7:24-25

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha”. (Mateus 7:24-25)

Ouvir e praticar a Palavra de Deus nos trás estabilidade espiritual. Equivalente a edificar uma casa sobre a rocha.

Mas quem ouve e não pratica será instável. Equivalente a edificar uma casa sobre a areia.

“E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína" Mateus 7:26-27).

Uma pergunta: Jonas passou por esta tempestade a ponto de ser lançado ao mar e ser engolido por um grande peixe por que Deus permitiu, ou porque Deus o corrigiu?

Certamente Deus estava corrigindo a Jonas. E se ele não tivesse clamado ao Senhor no ventre do peixe ali mesmo ele teria morrido!

4- ELE PERDE O SENSO DE VALORES (Cap. 4)
1 Com isso, desgostou-se Jonas extremamente e ficou irado.
2 E orou ao SENHOR e disse: Ah! SENHOR! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.
3 Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.
4 E disse o SENHOR: É razoável essa tua ira?
5 Então, Jonas saiu da cidade, e assentou-se ao oriente da mesma, e ali fez uma enramada, e repousou debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade.
6 Então, fez o SENHOR Deus nascer uma planta, que subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu desconforto. Jonas, pois, se alegrou em extremo por causa da planta.
7 Mas Deus, no dia seguinte, ao subir da alva, enviou um verme, o qual feriu a planta, e esta se secou.
8 Em nascendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental; o sol bateu na cabeça de Jonas, de maneira que desfalecia, pelo que pediu para si a morte, dizendo: Melhor me é morrer do que viver!
9 Então, perguntou Deus a Jonas: É razoável essa tua ira por causa da planta? Ele respondeu: É razoável a minha ira até à morte.
10 Tornou o SENHOR: Tens compaixão da planta que te não custou trabalho, a qual não fizeste crescer, que numa noite nasceu e numa noite pereceu;
11 e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?

Antes de comentar sobre mais esta perda de Jonas ao fugir da presença de Deus é importante que saibamos que no cap. 3 Jonas prega para os Ninivitas e acontece aquilo que menos queria; a conversão deste povo.

Nos versículos 1 ao 3 nos mostra que Ele ficou irado e descontente com Deus a ponto de pedir para o Senhor a morte.

1 Com isso, desgostou-se Jonas extremamente e ficou irado.
2 E orou ao SENHOR e disse: Ah! SENHOR! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.
3 Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.

Isso já aconteceu com você? Aquela que pessoa com que você tem divergências ou até mesmo não suporta, de repente é abençoada por Deus sem merecer, como você reagiria?

Você também ficaria irado?

A maneira como Jonas reagiu à misericórdia e graça de Deus demonstrada aos Ninivitas mostrou que ele perdeu o senso de valores!

Ele deu mais valor a uma plantinha que Deus fez nascer e que lhe deu sombra do que as pessoas pelas quais Deus demonstra compaixão!

Se uma alma vale mais que o mundo inteiro imagina mais de 120 mil almas como diz o versículo 10 e 11.

10 Tornou o SENHOR: Tens compaixão da planta que te não custou trabalho, a qual não fizeste crescer, que numa noite nasceu e numa noite pereceu;
11 e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?


Quando o homem sai da presença de Deus e deixa de fazer a sua vontade, as coisas passam ter mais valor do que as pessoas, consequentemente, Deus perde o valor e a primazia em seu coração.


Conclusão: Nesta noite o Senhor nos chama para nos aproximar Dele e valorizar a Sua presença em nossas vidas.

Ler Hebreus 10:19-22.

19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,
20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne,
21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus,
22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.



Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário