segunda-feira, 16 de outubro de 2017

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ? ( 1ª Parte)


“Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha”. Lucas 11:23

Introdução: No texto que acabamos de ler, o Senhor Jesus faz uma afirmação nos mostrando que é impossível ficarmos neutros em relação a Ele. Ou estamos com Ele ou não estamos!

Nesse versículo, Jesus enfatiza o princípio de que precisamos fazer a nossa escolha.  Por isso o tema da ministração de hoje é: De que lado você está?

Creio que esta pergunta é muito importante para os dias que estamos vivendo, porque nas escolas, universidades e na mídia constantemente, nós cristãos somos atacados com ideologias e conceitos que vão contra ao que nos é ensinado na Palavra de Deus.

Infelizmente vários crentes têm sucumbido a esta pressão social e abandonado a fé em Cristo.

Por isso, precisamos discernir o tempo que estamos vivendo. Nós vivemos atualmente em um tempo que se chama de “pós modernidade.”

Desde a queda dos muros de Berlim, em 1989, é que deixamos a modernidade e entramos na Pós-Modernidade. Um dos pilares da pós-modernidade é o relativismo.

No tempo pós-moderno as pessoas que são influenciadas por essa forma de pensar, não acreditam mais em verdades absolutas e universais. Cada uma tem sua própria verdade.

Eles dizem: “Você tem sua verdade e eu tenho a minha”. Mesmo que essas verdades sejam opostas e conflitantes, não importa.

Biblicamente falando o tempo que estamos vivendo é um tempo de apostasia: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios” (1 Tm 4. 1).

Por isso, algumas pessoas vivem hoje sem assumir posições na vida.  O pensamento relativista nos influenciou tanto que agora se considera anti-intelectual crer na verdade absoluta. Grande parte dos educadores e estudantes considera a verdade obsoleta, não absoluta.

Eles não querem saber da verdade da Palavra de Deus porque a Palavra de Deus confronta o ser humano com os seus pecados enquanto muitos não querem se se sentir incomodados com isso!

Por isso, a virtude que mais se espera hoje é a tolerância. Eles afirmam que é intolerância dizer a alguém que a sua moralidade esteja errada, e o relativismo tolera todas as posições. A única intolerância é com a verdade absoluta.

Por isso o conceito de família tradicional como conhecemos tem sido duramente atacado, assim como outras ideias tem adquirido força nestes dias como: a descriminalização do aborto e da maconha e agora a ideologia de gênero.

A pergunta que não quer calar é: por que aqueles que promovem a tolerância são tão intolerantes com as pessoas que acreditam na verdade absoluta?

A resposta a esta pergunta está em 2 Timóteo 4:2-4 que diz:

“prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas”.

A verdade é que sempre precisaremos decidir de que lado nós estamos! Precisamos decidir se estaremos do lado de Jesus e da Palavra de Deus ou das ideologias humanas.  

Não dá para viver em cima do muro. Necessitamos escolher de que lado do muro queremos estar.

Jesus disse: “Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha”. Lucas 11:23

Por isso eu quero conversar contigo nesta noite sobre as verdades absolutas da Palavra de Deus que nos colocam ao lado de Jesus Cristo. Essas verdades são princípios imutáveis (que não se pode alterar ou modificar)

1ª VERDADE INEGOCIÁVEL:
“TODA A HUMANIDADE FOI AFETADA PELO PECADO”
- "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rom 3:23)

Há quem pense que a corrupção seja um fenômeno recente na sociedade. Se o fosse, não haveria tantas advertências bíblicas contra ela.

A corrupção em termos bíblicos é ter um coração (cor) rompido (ruptus, de rompere).

Somos portadores, portanto, de uma rachadura interna que equivale a uma dilaceração do coração. E essa rachadura foi provocada pelo pecado em nossa natureza humana.

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jr 17.9).

É comum as pessoas dizerem: "Ouça o seu coração ou Siga o seu coração ou Aja conforme o seu coração."

Outra frase comum de nossos tempos é: “Não se pode condenar nenhuma forma de amor. Condenável é não amar. E o mundo precisa urgentemente de mais amor”.

Na verdade estes comportamentos de uma sociedade pós moderna se baseia na filosofia  hedonista.

A palavra “hedonismo” vem do grego Ihdonh, “prazer”. É a busca do prazer a qualquer custo.  Esse sistema ensina que o certo é aquilo que é agradável.

Porque o seu coração é tão enganoso e mau, você não consegue avaliar o tamanho do perigo que é para você tomar decisões e viver sem levar em conta os avisos da Palavra de Deus.

Provérbios 14:12 – “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”.

Romanos 6:23 -  “o salário do pecado é a morte”

“Pecado é pecado em qualquer tempo, em qualquer cultura. Transigir com esses princípios, aceitar o que Deus proíbe, aplaudir o que Deus abomina, amar o que Deus rejeita é insensatez”. Rev. Hernandez Dias Lopes

Não existe nenhuma cultura sagrada e pura. Todas elas estão contaminadas pelo vírus do pecado. Não é a cultura que determina o que é santo e profano, o que é certo e errado, mas a Palavra de Deus.


2ª VERDADE INEGOCIÁVEL:
“A PALAVRA DE DEUS PERMANECE ETERNAMENTE”.
"Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente." Isaías 40.8

Embora as circunstâncias nos sacudam e nos abalem, embora sejamos jogados de um lado para o outro e embora o tempo passe rapidamente, uma coisa é certa: a Palavra de Deus permanece!

Jesus disse quase a mesma coisa que está em Isaías 40:8:

 “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.” Mateus 24:35

Porque cremos na bíblia como a Palavra de Deus?

1º - Por causa da sua unidade na diversidade.

Ela foi escrita durante 1600 anos. De Moisés a João na ilha de Patmos.

Ela foi escrita por cerca de 40 escritores. De lugares diferentes, de culturas diferentes, para destinatários diferentes.

Ela foi escrita em idiomas diferentes: Grego , hebraico e Aramaico

Entretanto, em momento algum sua harmonia foi afetada. Há uma coesão, sintonia, uma concordância absoluta. Hoje a Bíblia é mais atual do que o jornal do dia.

Tanto o A.Testamento como o N.Testamento falam à respeito de Jesus Cristo.

2º - Por causa do cumprimento das profecias. (2 Pedro 1:19-21)
19 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração,
20 sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação;
21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

Só no Velho Testamento há mais de 2000 profecias que já se cumpriram literalmente.

A Bíblia escreve história antes dela acontecer.  

3º Por causa transformação que ela opera.
”pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente”. 1 Pedro 1:23

A Inglaterra do século XVIII = Estava num caos. Davi Hume, John Locke e Voltaire era os homens lidos. Os país naufragava. A sabedoria humana sem Deus estava levando o país ao caos. - Wesley e Whitefield se levantaram com a Bíblia na unção do Espírito e o país foi salvo.

Eu creio na Bíblia porque através dela eu conheci o amor de Deus e recebi a Jesus como meu Salvador e Senhor.

4º Por causa de sua indestrutibilidade. 

Quanto se mexeu e remexeu na Bíblia durante os séculos! Forças destruidoras tentaram atingi-la, mas a Bíblia permaneceu!

Exemplo: VAOLTAIRE = Combateu implacavelmente a Bíblia e o Cristianismo. Disse que acabaria sozinho com a Bíblia e com o Cristianismo. Morreu louco. Sua casa tornou-se logo numa sede de distribuição da Bíblia.

CONCLUSÃO:

NÓS, CRISTÃOS, CREMOS EM VERDADES ABSOLUTAS. Defendemos verdades absolutas. É verdade que somos pecadores. Sua Palavra é a verdade. Existe o certo e o errado, o bem e o mal, a luz e as trevas. Precisamos ter coragem para nos posicionar!


“Não podemos amar a Deus sem odiar aquilo que Ele odeia. Não somente devemos evitar o mal, recusando-nos a continuar nele, mas também devemos declarar guerra contra ele, voltando-nos contra ele com indignação no íntimo” (C.H. Spurgeon).


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário