segunda-feira, 2 de outubro de 2017

A LOUCURA DA APOSTASIA


TEXTO: “Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre. Mas ele respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.”  Jó 2:9-10

Introdução:

Eu quero falar de um assunto nesta noite que considero de grande relevância para os nossos dias. Trata-se da Loucura da Apostasia.

A Palavra Apostasia significa o abandono e a negação da fé. De uma forma bem simples, apostasia na Bíblia é a negação da verdade bíblica e resultando em um afastamento das pessoas da vontade de Deus.

A apostasia acontece quando a pessoa renega sua fé e deixa para trás tudo aquilo que cria, abandonando totalmente os princípios básicos da fé cristã.

Pessoalmente creio que a apostasia configura em um dos sinais que prenunciam o arrebatamento da Igreja do Senhor. (2 Tess. 2:1-3)

Por isso sinto-me responsável por alertar a igreja sobre este grande perigo espiritual.

Para entendermos melhor esta questão, vamos usar como exemplo a mulher de Jó. Jó e sua mulher estavam passando por um período de grande sofrimento.

Eles haviam perdido, num curto espaço de tempo, os bens, os dez filhos e, agora, aquele chefe de família perdera completamente a saúde.

Seu mundo estava de cabeça para baixo e parecia que Deus os havia abandonado.

Em meio à tanta dor, a esposa de Jó lhe propõe a apostasia como alternativa. “Amaldiçoa a Deus e morre”, é o seu conselho.

Muitos à semelhança da mulher de Jó acabam se revoltando contra Deus e se entregando à descrença, por não entenderem porque um Deus de amor permite o sofrimento do justo?

Professor Felipe Aquino (Canção Nova) “Os materialistas e ateus não entendem o sofrimento e não sabem sofrer; pois, para eles o sofrer é uma tragédia sem sentido. Os seus livros levaram o desespero e o desânimo a muitos”.

Os seus livros levaram o desespero e o desânimo a muitos. ‘O Werther”’, de Goethe, induziu dezenas de jovens ao suicídio.

Depois de ler ‘A Nova Heloísa’”, de Rosseau, uma jovem estourou os miolos numa praça de Genebra. Vários jovens também se suicidaram, em Moscou, depois de ler ‘Os sete que se enforcaram”’, de Leonid Andreiv.

A grande verdade irmãos é que esses filósofos, sem fé, levam muitos à intoxicação psicológica, ao desespero e à depressão, por não conseguirem entender o sofrimento à luz da Palavra de Deus.

Só Jesus Cristo pode nos fazer compreender o significado do sofrimento.

Há uma distância infinita entre o Calvário de Jesus Cristo e o nosso; ninguém sofreu tanto e tão injustamente como Ele. Por isso, Ele é o Senhor do sofrimento, como disse Isaías 53:3  “homem de dores e que sabe o que é padecer...”

Voltando ao nosso texto...Percebemos uma certa revolta nas palavras da mulher de Jó. A apostasia tem suas raízes na revolta contra Deus!

Não vamos, aqui, julgar a mulher de Jó. Ela estava em profundo sofrimento e, talvez, tenha reconsiderado mais adiante o que falou.

Não há indícios de que Deus a tenha punido. Entretanto, sua expressão neste momento de vida revela a lógica da apostasia, que afasta muitos da presença de Deus.

Por outro lado, ainda que sofrendo intensamente, Jó classifica como “loucura” a ideia de abandonar a Deus, negando sua fé.

“Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?”

Jó não aceita a lógica da apostasia. Ele tem uma estrutura de valores que não abre brechas para a rebelião e revolta. E, muito embora, com o estender da aflição, em certos momentos ele tenha fraquejado, foram as convicções que ele manifestou neste episódio que o levaram a permanecer na fé e, por fim, provar uma virada em sua vida.

Naquele momento, qual a diferença da lógica de Jó para a lógica de sua mulher? Por que, para ela, rebelar-se contra Deus era justificável, enquanto para ele era uma loucura?

1- A APOSTASIA É LOUCURA PORQUE NÃO ACEITA QUE
O SOFRIMENTO FAZ PARTE DA EXISTÊNCIA HUMANA.

Quantas pessoas se desviaram da fé porque não aceitam que o sofrimento faz parte da nossa existência?

Quantos se revoltam com Deus e atribuem a Ele a causa das tragédias que acontecem na humanidade?

Ao perguntar ironicamente a Jó, no versículo 9: “Ainda conservas a tua integridade?”, sua esposa sugere que a sua lealdade do ao Senhor deveria torna-lo imune ao sofrimento.

Na lógica de Jó, porém, a fidelidade é a única resposta que o homem pode dar ao caráter amoroso e soberano de Deus.

A nossa fidelidade a Deus não tem nada a ver com o que Ele faz, mas com o que Ele é. Aconteça o que acontecer na terra, seu trono está firmado para sempre no céu e Ele é digno, É Soberano!

Jó dá uma resposta que quando a lemos pela primeira vez pode nos causar uma estranheza:

“Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?”

Em outras palavras ele estava dizendo: “Devemos aceitar o bem de Deus e não aceitar a adversidade?”

Jó está pensando: “Deus não tem esse direito”? Ele não é o Oleiro e nós, o barro? Ele não é o Pastor e nós, as ovelhas? Ele não é o Mestre e nós, os servos?

Jó entendia que servimos a um Deus que tem o direito de agir como quiser e que não é obrigado a dar explicações ou pedir nossa permissão. Ele é o nosso Senhor e Deus!

Precisamos lembrar que o Deus que servimos tem um plano além da nossa compreensão, apesar dos tempos difíceis como estes.

 “Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios” (Jó 2:10).

Nossa sujeição não pode ser um prêmio que damos a Deus por fazer a nossa vontade, mas nossa obrigação como suas criaturas, absolutamente dependentes d'Ele.

Quem crê em Deus apenas nos bons momentos e não nos maus engana a si mesmo sobre sua fé.

2- A APOSTASIA É LOUCURA PORQUE REBAIXA
A DEUS AO NÍVEL DOS HOMENS.

Jó também considera a proposta de sua esposa uma loucura porque ela ousa colocar Deus no status de qualquer um. 

“Amaldiçoá-lo” seria tentar o absurdo de rebaixá-lo ao nível dos homens, como se pudesse ser confrontado, questionado ou condenado.

Perguntaram a Robert de Niro, num programa se TV: "Se o céu existe, o que você gostaria que Deus lhe dissesse quando chegasse lá?". Resposta: "Se o céu existe, Deus terá muito o que explicar!".

Como muitas pessoas, inclusive cristãs, ele estava indisposto com Deus por causa do sofrimento.

Qual a gênese (origem) do sofrimento?

"E a Adão disse: visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida" (Gn 3.17).

O sofrimento tornou-se parte da condição humana quando o pecado entrou na humanidade! 

O ato da humanidade teve implicação cósmica. Toda a criação foi imersa num ambiente de sofrimento. O ser humano tornou-se frágil, propenso a enfermidades e o ambiente tornou-se perigoso, depósito de vírus e demais anomalias que podem ser fatais à existência humana e demais criaturas.

Por isso é que Jesus Cristo veio a este mundo! Para trazer salvação e redenção a cada um de nós!

Um dia este sofrimento terá fim! Apocalipse 21:3,4

3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

Enquanto este dia não chega precisamos ter convicção da soberania e do amor de Deus para conosco e nunca ousará medir forças com Ele!

Como diz Isaías 45:9 e 11: “Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça... Assim diz o SENHOR, o Santo de Israel, aquele que o formou: Quereis, acaso, saber as coisas futuras? Quereis dar ordens acerca de meus filhos e acerca das obras de minhas mãos?”

Para Jó, Deus não era um acessório, um amuleto que pudesse ser descartado caso não estivesse “funcionando”, mas a essência da sua vida.

Será sempre muito mais difícil para qualquer crente negar a Deus quando Ele é o “seu” Deus, quando a sua vida só faz sentido n'Ele, quando, sem a sua presença, tudo o que resta é um imenso vazio!

Quem, de coração, diz como Paulo: “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21); não consegue seguir sem o Senhor.

3- A APOSTASIA É LOUCURA PORQUE SEPULTA TODA ESPERANÇA.

A perspectiva que a mulher de Jó lhe apresenta é a de negar sua fé e esperar a morte.  

Ela descrê de qualquer possibilidade de uma ação de Deus que revertesse o sofrimento em alegria.

Só desiste quem nada mais espera do Todo-Poderoso, e isso é um grande equívoco!

Embora Jó estivesse com sua alma abatida e extremamente desanimado, ele resistia a fechar a única porta de ação sobrenatural em seu favor.

No capítulo 19, verso 25, por exemplo, ele busca fôlego para afirmar, ainda no fundo do poço:

“Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra”.

Nós, que hoje conhecemos a história toda, sabemos que Deus mudou a sorte deste homem e lhe devolveu o que havia perdido.

Mas, como terminaria Jó, se desse ouvidos à loucura da sua mulher?

Isso me faz pensar que, infelizmente, muitas das pessoas que, em meio à decepção, abrem mão da fé, estão abortando o que se tornaria o tempo mais feliz de suas vidas!

CONCLUSÃO:

Tenho pra mim que a maior de todas as bênçãos que Jó recebeu por permanecer fiel e integro ao Senhor, foi o conhecimento profundo que ele adquiriu de Deus.

"Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem" (Jó 42.5)

O último estado de Jó se tornou melhor que o primeiro e o último estado de alguém que apostata de sua fé se torna pior...

Vale a pena permanecer!



Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

Culto de Ceia do Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário