segunda-feira, 11 de setembro de 2017

DEPENDÊNCIA OU MORTE!


“De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio”. Salmo 62:7

“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. João 15:5

Introdução: Graça e paz irmãos! Eu quero compartilhar nesta noite uma palavra cujo tema é: Dependência ou Morte.

Quando mostrei este tema para a Margarete ele me perguntou:

- Não está errado este tema?

- Não é Independência ou morte?

Certamente ela estava se referindo ao grito da independência bradado por Dom Pedro 1 quando proclamou no dia 7 de setembro de 1822 a independência do Brasil de Portugal.

A partir daquele momento o Brasil não seria mais uma colônia de Portugal, mas uma nação independente, com identidade própria.

Mas a DEPENDÊNCIA que eu me refiro nesta noite é a DEPENDÊNCIA DE DEUS! Este deve ser o nosso grito! Dependência ou morte!

No Salmo 62, Davi declarou a sua total dependência de Deus em um contexto de grande oposição e perseguição que enfrentava. Ele havia concluído que não poderia superar esta situação sem a ajuda de Deus! Então ele bradou!

“De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio”. Salmo 62:7

DEPENDÊNCIA, segundo o dicionário Aurélio, é subordinação, sujeição. Quando nós falamos que dependemos de uma pessoa, quer dizer que precisamos daquela pessoa para realizar algo.

Jesus também declarava abertamente aos seus discípulos a sua total dependência do Pai.

João 5:19 “Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz”.

João 5:30 “Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou”.

Da mesma forma como ele dependia do Pai, ele quer que aprendamos a depender dele também!

João 15:5 “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.

Nos dias atuais todas as pessoas buscam sua independência, seja ela financeira ou não.

Esposas estão buscando sua independência em relação ao marido, filhos querem independência dos pais, e por ai segue essa busca.

O mais triste em tudo isso é que o ser humano tem buscado sua independência de Deus. Muitos insistem em viver fora dos cuidados do Senhor.

Estar na dependência de Deus é a melhor coisa que um homem pode fazer. Quando você aprende a depender de Deus em tudo, muitos milagres você experimenta!

No mundo em que vivemos, vemos gente dependendo de muitas coisas, mas não dependendo de Deus; gente se apegando com muitas coisas que são passageiras, mas não querem se apegar com Deus! 

Quando acontece isso com um filho de Deus, Ele permite que passemos por uma provação, para nos ensinar a depender dele.

- Na parábola do filho pródigo há uma questão que considero relevante nesta reflexão.

- Porque o Pai não insistiu para o filho ficar? Porque o Pai não foi buscar o seu filho que estava perdido e passando por necessidade?

Resposta: Creio que era para ensina-lo que longe do Pai, não há possibilidade de ser feliz! A verdadeira felicidade é viver na dependência do Pai!

Eu quero trazer nesta noite, alguns benefícios que a dependência de Deus nos traz.

1 - QUANDO VOCÊ ESTÁ NA DEPENDÊNCIA DE DEUS, ELE NÃO TE DEIXA DESAMPARADO.

“Fui moço e agora sou velho, mas nunca vi um justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão”. Salmos 37:25

Davi não é mais um jovem pastor, mas um rei veterano. À medida que caminha rumo à velhice, sua percepção espiritual fica mais aguçada e seu testemunho é eloquente.

Dois testemunhos são dados por Davi neste texto.

1º O JUSTO É AMPARADO POR DEUS. Davi abre os arquivos do passado e não encontra sequer um exemplo que pudesse enfraquecer a confiança do justo.

O justo que depende de Deus passa por lutas e tribulações, mas não por desamparo.

O justo enfrenta caminhada difícil, mas tem a promessa de uma chegada certa.

2º A DESCENDÊNCIA DO JUSTO É PRÓSPERA. Davi nunca viu a descendência do justo mendigando o pão.

Se há alguma coisa que precisamos ensinar aos nossos filhos é a dependência de Deus! Ensine a teus filhos a orar, buscar a Deus, ler a bíblia e a obedecer!

Na casa do justo há prosperidade e riqueza (Sl 112.3). O justo, além de ter para si, ainda “distribui e dá aos pobres” (Sl 112.9).

Sua descendência não mendiga o pão, mas dá pão aos que têm fome.

Aqueles que honram a Deus e dependem Dele são prósperos, pois trabalham com dignidade, vivem com disciplina, economizam com consciência e investem com sabedoria.

No coração do justo há altruísmo e generosidade. Nas mãos do justo há ricos atos de bondade. No caminho do justo há recompensas eternas.


 2 - QUANDO VOCÊ ESTÁ NA DEPENDÊNCIA DE DEUS, VOCÊ TEM DIREÇÃO.

Êxodo 13:21,22

21 O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite.

22 Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.

Esta é uma das narrativas bíblicas mais impressionantes descreve a caminhada dos milhões de judeus pelo deserto.

Como saber para onde ir estando em um deserto?

A Bíblia afirma que Deus os guiava. O Senhor ia adiante deles durante o dia, numa coluna de nuvem, para guiá-los pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para alumiá-los, a fim de que caminhassem de dia e de noite.

A nuvem é um símbolo da presença de Deus. A ordem era clara: a nuvem se movia, o povo tinha que se mover também, a nuvem parava, o povo tem que parar também.

Aquela geração aprendeu a ser dirigida pela nuvem da glória do Senhor.

Ser dirigido pela nuvem exigiria abrir mão de coisas, pessoas, situações.

Quando estamos fora da direção criamos problemas para nós, para nossa família, para nossa igreja e etc.

Foi exatamente isso que aconteceu com o Profeta Jonas quando tomou uma direção oposta à vontade de Deus para a sua vida.

“Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti. O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no Senhor a misericórdia o cercará” (Salmos 32.8-10)

Você tem orado antes de tomar qualquer decisão?

Se nós orássemos antes, para ouvir de Deus, nós não precisaríamos orar depois para Deus consertar as coisas que a gente fez errado.


3 - QUANDO VOCÊ ESTÁ NA DEPENDÊNCIA DE DEUS, VOCÊ VIVE PELA FÉ.
“Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé”. Habacuque 2.4

Quem é que pode viver pela fé?

a- Só pode viver pela fé os que não abrem mão da sua fidelidade a Deus!

É aqui em Habacuque que vemos a primeira menção do conceito de viver pela fé.

A palavra fé neste texto é traduzida como fidelidade a Deus é a atitude daquele que crê e obedece a Deus.

Quando temos fé em Deus, agimos com fidelidade. Os atos de fidelidade são a demonstração de nossa fé.

Os dependentes de Deus aprendem que a sua fidelidade a Deus é inegociável!

b- pode viver pela fé quem coloca as promessas da palavra de Deus acima das circunstâncias.

A Bíblia diz em Hebreus 11:1 que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem”.

II Coríntios 4:18 - Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas".

As enfermidades, as dificuldades financeiras, as crises familiares, e todo tipo de adversidade, são circunstâncias visíveis e sujeitas a mudança.

Mas as promessas de Deus são eternas, não mudam. Ponha os seus olhos no que é mais importante.

APRENDA A DEPENDER DE DEUS!

Ter fé é quando você passa por uma situação feia, mas ainda assim, você crê que a vitória virá. É quando as soluções humanas acabam, mas mesmo assim você crê que a vitória vem!  

CONCLUSÃO:

A Bíblia diz que não cai uma folha da árvore sem que Deus permita. Talvez você esteja passando por uma provação, por uma luta, e às vezes, pode ser que Deus esteja te ensinando à depender dele.

Dependa dele, confie nele, pois ele é poderoso para resolver o teu problema.

Que nós possamos cada dia mais à depender dele e estar fazendo a vontade dele aqui na Terra. Nenhum problema é grande demais para a intervenção de Deus e nenhuma pessoa é pequena demais para a Sua atenção.

Eu amo a estória a respeito de uma garotinha de seis anos que disse que sua história favorita da Bíblia era aquela sobre quando Jesus transformou a água em vinho durante a festa de casamento.

A professora perguntou: “O que você aprendeu com esta história?” A menina respondeu: - "Aprendi que quando você está se casando, é uma boa ideia ter Jesus presente!”

SEMPRE, EM QUALQUER LUGAR, PARA QUALQUER COISA: DEPENDA DE DEUS!

Vamos dar o nosso brado de vitória? DEPENDÊNCIA OU MORTE!



Pr. Gilberto Rehder

Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário