segunda-feira, 4 de setembro de 2017

PARA VIVER EM SANTIDADE.


1 Pedro 1:14-16

14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância;
15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento,
16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

Introdução:  Eu gostaria de compartilhar contigo nesta noite uma palavra sobre viver em santidade.

Quando nos deparamos com versículos como esses, parece que constatamos que é quase impossível sermos aquilo que Deus quer que sejamos. Será que é possível sermos santos em todo o nosso procedimento?

Uma das expressões bíblicas mais mal compreendidas é a expressão “santo”.

Ela ganhou um significado popular um pouco diferente do seu significado bíblico.

Normalmente, quando falamos em santo o que logo vem à mente a imagem das pessoas de homens ou mulheres exemplares que têm status de milagreiros diante do povo e foram canonizados pela igreja Católica Romana.

Mas qual o significado bíblico do termo santo?

A palavra hebraica geralmente traduzida por santo é a palavra “kadosh”, que corresponde à palavra grega “agios” que na origem significavam simplesmente ser separado por Deus e para Deus.

Todos os cristãos são separados para Deus em Jesus Cristo; e dessa separação surge a nossa responsabilidade de viver para ele. Essa separação deve continuar diariamente: o crente deve esforçar-se sempre para andar neste mundo como Cristo andou. 

·         1 João 2.6  “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”.

Para nós metodistas, Há dois tipos de santidade (ou perfeição) A absoluta e relativa.

É absolutamente Santo (ou perfeito) aquilo que não pode ser melhorado; isso pertence unicamente a Deus.

E relativamente santo (ou perfeito) aquilo que cumpre o fim para o qual foi designado; essa perfeição é possível ao homem.

Ainda que jamais sejamos absolutamente santos como é SANTO O SENHOR, podemos viver relativamente em santidade, ainda que imperfeitos e limitados que somos.

Essa vida de Santidade não se alcança somente por esforço próprio! É a presença do Espírito Santo em nós que nos capacita a viver em santidade.

Por outro lado, Deus não fará tudo por você para que viva uma vida santa. Precisamos fazer a nossa parte. Precisamos ter algumas atitudes!

Por isso, vamos aprender hoje sobre as cinco atitudes para vivermos em santidade.

1. LEVE O PECADO A SÉRIO EM SUA VIDA.
“Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; isto digo para vergonha vossa”. 1 Coríntios 15.34  

a) Chame o pecado de pecado
 “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!” Isaías 5.20 

Algumas pessoas chamam a luz de trevas e trevas de luz; o doce de amargo e o amargo de doce.  

No tempo que vivemos o pecado tem muitos outros nomes. Ele está disfarçado de muitas faces. Mas são só novos nomes e novas faces coloridas e enfeitadas, o pecado é o mesmo desde o princípio. Pecado é desobediência a Deus e a Sua Palavra.

Pecado é até bonito. A cor do pecado, o sabor do pecado, o gosto do pecado, é algo apelativo e atrativo na sociedade pós-moderna sem Cristo.

Que na minha e na sua mente não haja nenhum espaço para pecar consciente e intencional.

Chame seus vícios e desejos carnais pelo nome:

  • Se você é invejoso, é o pecado da inveja.
  • Se você é mentiroso, é o pecado da mentira,
  • Se você é avarento, é o pecado da avareza,
  • Se você é orgulhoso, é o pecado do orgulho.

Crente tem mania de mudar os nomes do pecado: Fofocar = compartilhar; Sinceridade = grosseria...

Começamos a tratar seriamente o nosso pecado, quando nós o chamamos pelo nome.

Certa vez, Abraão Lincoln perguntou a um assessor: "Quantas pernas teria uma ovelha se eu desse a seu  rabo  o  nome  de perna?" O assessor prontamente  respondeu:  "Cinco."  "Não," replicou Lincoln, "teria apenas quatro. O fato de eu  chamar a um rabo de perna  não  o  transforma  em  uma."  Pecado  é pecado, independente do nome que as pessoas lhe chamem.

Diga para Deus hoje: Deus! Eu não quero viver em pecado

O que era errado e pecado a 4.000 anos atrás para DEUS, continua sendo pecado hoje. Céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar Mt 24.35.

Lutaremos contra o pecado todos os dias até o nosso último suspiro.  

“Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue”. Hebreus 12.4

Parafraseando o texto: Ora nesta guerra contra o pecado que há em nós resistimos até o ponto de dar a nossa própria vida como os mártires que foram fiéis até a morte e preferiram ter seu sangue derramado a pecar e negar a Jesus.

2. SAIBA QUE TUDO O QUE VOCÊ TEM E É PERTENCE AO SENHOR.
 “Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam”. Salmo 24:1

É lamentável perceber que alguns cristãos de hoje, perdem a saúde para acumular bens, depois perdem os bens para recuperar a saúde.

Alguns porém quando perdem o dinheiro, perdem a vontade de viver!
Depois da crise econômica global de 2008, uma sucessão de suicídios de grandes personalidades ricas, envolvidas no mercado financeiro, impactou o mundo.
- O diretor financeiro da Freddie Mac, enforcou-se no seu porão.
- O presidente executivo da Sheldon Good, uma das mais importantes imobiliárias da América, deu um tiro na cabeça, enquanto dirigia o seu jaguar vermelho.
- Um administrador financeiro francês, que investia a fortuna de muitas das principais famílias europeias, inclusive famílias reais, tendo perdido 1,4 bilhão de dólares, de seus clientes, cortou os pulsos, e morreu em seu escritório.
- Outros grandes executivos se suicidaram na mesma crise.

Deus não está nos falando simplesmente de que não podemos ter coisas. Todos nós precisamos ter coisas! Você e eu precisamos desfrutar dos bens, casa, carro, dinheiro, mas isto deve ser meio, e não um fim em si mesmo.

Deus não quer que você seja dono de nada. Ele deseja apenas que você cuide bem de tudo que está em suas mãos temporariamente, para que quando Ele pedir para usar, você possa dizer: Aqui está Deus, é Teu...

Diz a tradição que Martinho Lutero, ressaltou que o homem tem que passar por três conversões: conversão do coração, conversão da mente, e conversão do bolso.

Quando o bolso de alguém chega a se converter, é porque a pessoa finalmente decidiu quem é o Deus dela e onde está o seu tesouro.

Davi entendeu algo que muitos crentes levam anos para entender.  

"Mas quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos contribuir tão generosamente como fizemos? Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos”. 1 Crônicas 29:14

Quando contribuímos generosamente para a obra do Senhor, seja através dos dízimos, ofertas ou o nosso serviço para o Reino, das suas próprias mãos lhe damos.

Ao dar os dízimos e as ofertas ao Senhor estamos afirmando que o Senhor é dono absoluto de tudo que temos.

Não existe absolutamente nada que damos ao Senhor, sem que primeiro não tenhamos recebido dele.


3. NÃO REVIDE AS AMEAÇAS.
“Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica”. Romanos 8:33

Romanos 12:18- 21 “se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; 19não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito:A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.

Como somos propensos a revidar na mesma moeda o mal que nos fazem!

Não revidar ou não se defender, talvez seja esta uma das atitudes mais difíceis.

Sabe por quê? Porque a defesa é um instinto de todo ser vivo, e o homem não é diferente do animal reage para se defender, e nós geralmente o fazemos com palavras e artimanhas.

José foi um grande exemplo para nós não se defendendo no palácio de Potifar diante de seu assédio sexual.

Deus vai permitir que eu e você possamos nos defender. Todavia, Ele nos ensina a chamá-Lo para ser a nossa defesa maior.

UMA DAS COISAS MAIS DIFÍCEIS DE SUPORTAR É QUANDO ALGUÉM FERE A NOSSA REPUTAÇÃO.

Sua reputação é o que os outros pensam de você, e você não tem o menor controle sobre isto, é impossível.

Achamos que santidade não tem nada haver com o nosso relacionamento com as pessoas. Mas eu digo que tem!

O autor de Hebreus relaciona santidade com a paz nos relacionamentos.

“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14


4. JAMAIS PASSE ADIANTE ALGO QUE PREJUDIQUE OUTRA PESSOA.  

Tiago 4:11-12 “Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo?

Provérbios 20:19 “O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios”.

Maledicência e fofoca são vícios, quando você se acostuma fazer, isto vai dominá-lo.

Tenha hoje uma atitude de mudar este comportamento!

Se você sabe de algo que vai ferir a reputação de uma pessoa, fale para Deus, fale COM ela e enterre todo restante!

Gálatas 6:1 “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado”.

PARA NÃO FAZER O PAPEL DO DIABO (CALUNIADOR) EU DEVO TER CUIDADO COM O QUE FALO E COM O QUE OUÇO TAMBÉM:

1-  Salmos 141:3 “Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios”.

2-  Eclesiastes 7:21 “Não apliques o coração a todas as palavras que se dizem, para que não venhas a ouvir o teu servo a amaldiçoar-te”   (O fofoqueiro é alimentado por audiência- não dê ouvidos ao maledicente)

1 Coríntios 5:11 “Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais”.

Recuse-se a ouvir, alimentar e a passar adiante QUALQUER COISA que não seja para glória de Deus!


5. NÃO ACEITE PARA SI QUALQUER GLÓRIA NA OBRA DO SENHOR.
 “Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!” 1 Pd.4:11

Deus é zeloso e Ele não dará sua glória a ninguém! DIGA SEMPRE: RECEBE SENHOR!

Eu não estou falando que é errado fazer um elogio, uma palavra de afirmação, encorajamento e apreciação. Todavia esta não pode ser a nossa meta.

2 Cor. 10:17,18 “Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor.Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva”.


COLOQUE A GLÓRIA DE DEUS NO CENTRO DA SUA VIDA!

CONCLUSÃO: Se você quer viver em santidade, tenha as atitudes necessárias para que isso lhe seja possível. 

1- Se esforce para vencer o pecado em sua vida.

2- Não seja dona de coisa alguma. Reconheça que tudo o que você tem e é pertencem ao Senhor. Comece hoje a colaborar com a obra de Deus.

3- Não se defenda ou revide ameaças. Deixe que o Senhor faça a justiça!

4- Jamais passe adiante algo que vá prejudicar alguém.


5- Não aceite para si qualquer glória na obra do Senhor!


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário