terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

A INTEGREDADE E AS MOTIVAÇÕES DO CORAÇÃO.


“porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” MATEUS 6:21

INTRODUÇÃO: Graça e Paz irmãos e irmãos. Hoje é o terceiro domingo em que nós como igreja temos refletido sobre a pastoral de nossos bispos sobre INTEGRIDADE. Hoje terminamos o estudo na Escola Dominical, mas vamos refletir mais uma vez agora sobre a INTEGRIDADE E AS MOTIVAÇÕES DE NOSSO CORAÇÃO.

Domingo passado aprendemos que Deus quer de nós um coração íntegro. Um coração inteiramente Dele! Aprendemos através de Amazias (2 Crônicas 25:1,2) que ele fez o que era reto perante o Senhor; não, porém, com inteireza de coração.”

Aprendemos também que para sermos pessoas inteiramente íntegras aos olhos de Deus precisamos de um coração íntegro.

Hoje vamos aprender que o nosso coração precisa também de verdadeiras motivações a fim de sermos pessoas íntegras. E estas motivações são aquilo que realmente damos valor!

Por isso a afirmação de Jesus sobre o nosso tesouro que são os nossos verdadeiros valores é relevante para a nossa reflexão.

Onde está o teu tesouro? É precisamente onde está o teu coração!

O tesouro não é só dinheiro. Pode ser uma carreira ou um casamento. Pode ser uma propriedade ou uma posição. O que é que mais ocupa seus pensamentos, seu tempo e sua energia? Lá está o seu tesouro.

As nossas motivações estão estritamente ligadas àquilo que valorizamos!

Se você valoriza mais as coisas do que pessoas tenha certeza de que terá muita dificuldade com relacionamentos.

Se as nossas motivações não forem legítimas e saudáveis poderemos cometer verdadeiros desastres na obra de Deus.

Antes de entrarmos sobre a questão da motivação é importante conhecermos a verdade sobre a realidade de nossos corações.

Existem três verdades sobre o nosso coração que não podemos ignorar:

A primeira verdade é que o nosso coração está doente (enfermo)

A doença que o afetou o nosso coração é chamada de pecado.

 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”
( Jer. 17:9)

Mateus 15:19 “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias”.

John Knox, reformador escocês, pouco antes de morrer, disse: “Após ter enfrentado muitas batalhas, tudo o que encontro em mim é vaidade e corrupção. Para buscar a Deus, sou negligente; diante das provações, impaciente. Quase sempre me deixo vencer pelo desespero. Orgulho e ambição me atacam de um lado, cobiça e malicia atormentam-me de outro. Em alguns momentos, Senhor, os atrativos da carne praticamente anulam a ação de teu Espírito”.


A segunda verdade é que o nosso coração precisa de proteção.
Prov. 4:23 - “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”

O nosso coração deve ser guardado das maldades; dos projetos iníquos; da avareza; do ressentimento; da amargura; da angustia; da rejeição ao outro; da acomodação; da inveja; da maldade...

Guardar o nosso coração de todo tipo de maldade é buscar saúde emocional que resultará em saúde física!

A terceira verdade é que o nosso coração precisa de um novo dono.

Você não pode reinar sobre o seu próprio coração. Por isso é inútil fazer a vontade de Deus através de suas próprias forças!

O teu coração precisa ser totalmente entregue ao Senhor!!

Prov. 23:26 “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos”.

Na semana passada aprendemos que Deus quer dar ao ser humano um novo coração!

Ezequiel 36.26,27. 
26 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.
27 Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.

Não é o coração com que a pessoa nasce, mas um coração recebido pelo Espírito Santo. É um coração que possui novos sentimentos, novas alegrias, novas tristezas, novos desejos, novas esperanças, novos objetivos de vida!

Diante destras três verdades, vamos conhecer quais são as legítimas e saudáveis motivações do coração.

1- O CORAÇÃO DEVE SER MOTIVADO PELO AMOR.

Quando um escriba perguntou a Jesus qual era o primeiro de todos os mandamentos, o Senhor respondeu:

"O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças: este é o primeiro mandamento". Mc 12.28-30.

VOCE NÃO VAI ATRAS DAQUILO QUE VOCÊ NÃO AMA...

O TEU CORAÇÃO FOI FEITO PARA AMAR. O PROBLEMA É QUE NÓS AMAMOS AQUILO QUE NÃO PREENCHE O NOSSO CORAÇÃO.

O CORAÇÃO PRECISA SER CONDUZIDO AO VERDADEIRO AMOR.

“O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más”. JOÃO 3:19; 

. “Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus”. João 12:42-43

2- O CORAÇÃO DEVE SER MOTIVADO PELA ADORAÇÃO.
 “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”. Mateus 6:24

A genuína adoração não é dividida!

É impossível ter dois senhores. É como se você chegasse à sua esposa e dissesse: “dois dias na semana eu vou ficar com você, mas os outros cinco dias e vou ficar com...”

Tiago 4:4 – “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

A adoração nunca é neutra. Ou você adora exclusivamente a Jesus ou não.

3- O NOSSO CORAÇÃO DEVE SER MOTIVADO POR SATISFAÇÃO

Sou do tempo em que se cantava com entusiasmo o cântico:

“Satisfação é ter a Cristo, não há melhor prazer já visto, sou de Jesus e agora eu sinto, satisfação sem fim.”

Satisfação sem Deus é o grande engano desta sociedade.

A falta de contentamento e satisfação tem resultado em uma geração de crentes insatisfeitos com tudo. Precisamos voltar ao primeiro amor! Precisamos buscar o nosso contentamento em Deus!

A definição de contentamento a partir de uma perspectiva bíblica é: "Uma satisfação interna que não requer mudança nas circunstâncias externas" — Dicionário Bíblico de Holman.

Salmo 37:4 – “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração”.

 “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.” Salmo 16:11

John Stott tinha 90 anos de idade quando faleceu. E uma curiosidade é que ele era solteiro.  Perguntaram a ele: Qual o segredo de vc permanecer fiel a Cristo todos esses anos.

- Ele respondeu: “O cristianismo não é escravidão, é o chamado da graça para a liberdade” John Stott.

CONCLUSÃO:

Davi orou: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e um espírito reto, inabalável” (Sl 51.10). Coração santificado, vida santificada. Coração reto, ações retas. Agora, se eu cometer iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá.

O coração limpo produzirá palavras limpas e passos retos, na direção do Senhor. Guardemos o coração. Oremos ao Pai para que ele livre o nosso coração das más influencias.  

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Igreja Metodista em Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário