quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

BUSCANDO A INTEGRIDADE DO CORAÇÃO


“Era Amazias da idade de vinte e cinco anos quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; sua mãe se chamava Jeoadã, de Jerusalém. Fez ele o que era reto perante o SENHOR; NÃO, PORÉM, COM INTEIREZA DE CORAÇÃO.”  (II Crônicas 25.1,2)

Introdução: No domingo passado começamos tanto em nossa Escola Dominical como também no culto a refletirmos sobre a Carta Pastoral de Nossos Bispos para 2018 que traz como tema: “Discípulos e discípulos nos caminhos da missão servem com integridade”.

Aprendemos que "INTEGRIDADE" é a qualidade de ser "INTEIRO" que não se fragmenta.

O Cristão íntegro não fragmenta a sua vida em espiritual e material. Em toda a sua vivência seja como estudante, na vida profissional ou no contexto de sua família a sua postura é sempre a mesma! 

Vimos também que Jó era um exemplo de um homem íntegro. Ele possuía um (1) Um Caráter íntegro (2) Uma Fé Integra (3) Uma Conduta íntegra.

O próprio Deus exalta a Jó por conta de sua integridade!

Hoje eu quero falar contigo sobre a importância de buscarmos a integridade de nossos corações! Para falarmos sobre isso, gostaria que você abrisse a sua bíblia em 2 Crônicas 25:1,2

“Era Amazias da idade de vinte e cinco anos quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; sua mãe se chamava Jeoadã, de Jerusalém. Fez ele o que era reto perante o SENHOR; NÃO, PORÉM, COM INTEIREZA DE CORAÇÃO.”  (II Crônicas 25.1,2)

Outra versão diz: Edição Pastoral

“Fez o que Javé aprova, mas não com integridade de coração”

A história do rei Amazias de Judá poderia ter sido uma das mais gloriosas da Bíblia. Ele teve todas as oportunidades para ter sucesso e vencer em tudo. A Bíblia até diz que ele fez o que era reto aos olhos do Senhor. Mas acrescenta: "porém não com coração inteiro"

Amazias realizou muitas das coisas estabelecidas nos mandamentos da Lei, mas demonstrou fragilidade, quando precisou colocar o exército para guerrear contra os edomitas (2 Cr. 25: 6 e 9). Não confiou no Deus de Israel, quando cultuou deuses estranhos trazidos dos inimigos que vencera (2 Cr. 25: 14).

Apesar de obedecer em parte aos mandamentos do Senhor, Amazias não empregou seu coração inteiramente na confiança em Deus, e morreu pela espada do inimigo (2 Cr. 25: 27)

A grande verdade que precisamos aprender é que uma VIDA ÍNTEGRA SÓ É POSSÍVEL QUANDO TEMOS UM CORAÇÃO ÍNTEGRO DIANTE DE DEUS.

Deus nunca aceitou nada pela metade, e especialmente quando se trata de nosso coração.

Jeremias 29:13  “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”.

Em nossos dias, é comum observar procedimento semelhante ao de Amazias em milhares de pessoas que se dizem cristã.

Elas conhecem a vontade de Deus e até obedecem algumas partes mais simples e comuns do dia a dia, mas não se esforçam para viver na prática Tudo aquilo que o evangelho manda.

Quando um escriba perguntou a Jesus qual era o primeiro de todos os mandamentos, o Senhor respondeu:

"O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças: este é o primeiro mandamento". Mc 12.28-30.

Um coração inteiro é um altar de entrega absoluta ao Senhor, uma comunhão perfeita, uma santa e doce intimidade, uma identificação abençoada com o próprio coração de Deus.

Quais são as marcas de um coração íntegro diante de Deus?

1)   UM CORAÇÃO ÍNTEGRO É UM NOVO CORAÇÃO.  
Ezequiel 36.26,27. 
26 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.
27 Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.

Não é o coração com que a pessoa nasce, mas um coração recebido pelo Espírito Santo. É um coração que possui novos sentimentos, novas alegrias, novas tristezas, novos desejos, novas esperanças, novos objetivos de vida!

Este novo coração possui novos pontos de vista sobre o ser humano, o pecado, a salvação de Deus, Cristo, a Bíblia, a oração, o céu, o inferno, o mundo e a santidade.

2 Coríntios 5.17“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.

2) UM CORAÇÃO ÍNTEGRO É UM CORAÇÃO CONTRITO. 
Salmo 51.17 “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus”.

Um coração contrito é um coração humilde, quebrantado, arrependido, obediente, manso, significa que você está disposto a seguir o que o Senhor diz e que você encontra satisfação em fazer Sua vontade e seguir os conselhos que Ele deixou.

Este coração está distante do orgulho, da vaidade, da justiça própria e da auto exaltação.

Seus antigos pensamentos elevados sobre si mesmo estão rachados, quebrados, e despedaçado em átomos. Ele se julga como culpado, indigno e corrupto.

Sua antiga teimosia, inércia e insensibilidade foi destruída, desapareceu, e faleceu. É leve, humilde e sensível!

Erich W. Kopischke, em seu discurso intitulado: Ser Aceitos pelo Senhor, explicou o seguinte sobre o assunto: "Um espírito contrito se manifesta em nossa disposição e nossa determinação de agir. Estamos dispostos a humilhar-nos perante Deus, dispostos a nos arrepender, dispostos a aprender e dispostos a mudar. Estamos dispostos a orar, dizendo: 'Não se faça a minha vontade, mas a tua'”.


3) UM CORAÇÃO ÍNTEGRO É UM CORAÇÃO VERDADEIRO.
 “aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura”. Hebreus 10:22  

Não há nada de falsidade, hipocrisia, ou fingimento nele. Não é duplo ou dividido. É realmente o que professa ser, sente o que professa sentir, e crê no que professa crer.

Devemos compreender que a busca pela integridade sempre denuncia o pecado em nós. Richard Baxter, teólogo, homem piedoso e autor de mais de 130 livros, afirma, em seu livro O pastor aprovado, disse que “é mais fácil julgar o pecado que dominá-lo” e desafia-nos: “somos exortados a olhar por nós mesmos para não suceder que convivamos com os mesmos pecados contra os quais pregamos”.

Salmo 51:6 “Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria”.

Zacarias 8:16  “ Eis as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo, executai juízo nas vossas portas, segundo a verdade, em favor da paz;”

Um coração sincero não usa de mentiras, subterfúgios e enganos!

Mateus 5:37 “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno”.

4) UM CORAÇÃO ÍNTEGRO É UM CORAÇÃO QUE CRÊ.
“Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”. Atos 16:31  

CRÊ somente em Cristo como a sua salvação! Atos 4:12 – “ Não há outro nome pelo qual importa que sejamos salvos”...

Assim como a bússola aponta para o norte, para uma direção este coração se volta para Cristo. Ele procura em Cristo a paz diária, a misericórdia e a graça, assim como o gira-sol olha para o sol.

Encontra em Cristo seu sustento diário, assim como Israel foi alimentado com o maná no deserto. Ele vê em Cristo a razão de sua existência para suprir todas as suas necessidades.

Por isso que Hebreus diz algo importante sobre um coração incrédulo.

Hebreus 3:12 “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo..”

CONCLUSÃO:

Hoje o Senhor nos chama para buscarmos um coração íntegro, não dividido em sua presença!

Provérbios 23:26 “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.”



Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO.











Nenhum comentário:

Postar um comentário