sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

O DESAFIO DE UMA VIDA ÍNTEGRA


Jó 1:1-12
1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.
2 Nasceram-lhe sete filhos e três filhas.
3 Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; era também mui numeroso o pessoal ao seu serviço, de maneira que este homem era o maior de todos os do Oriente.
4 Seus filhos iam às casas uns dos outros e faziam banquetes, cada um por sua vez, e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.
5 Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.
6 Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
7 Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.
8 Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal.
9 Então, respondeu Satanás ao SENHOR: Porventura, Jó debalde teme a Deus?
10 Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra.
11 Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
12 Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR

INTRODUÇÃO: Eu gostaria de compartilhar com os irmãos sobre o desafio de vivermos uma vida de Integridade. Aliás, este é o tema da Igreja Metodista em todo o Brasil, inclusive já começamos a estudar em nossa Escola Dominical a Carta Pastoral de nossos Bispos com o Tema: “Discípulos e Discípulas nos caminhos da missão servem com integridade”

Louvo a Deus pela vida de nossos bispos, porque eles foram felizes na escolha deste tema. Creio que todas as crises que estamos vivendo em nosso país estão relacionadas à crise de integridade! E não somente em nossa sociedade, mas também no âmbito evangélico.

Viver uma vida irrepreensível diante da sociedade e principalmente diante de Deus é algo que não atrai os modernos crentes do século XXI.

Mas qual é o seu verdadeiro significado?

"INTEGRIDADE" vem do latim "INTEGRITATE", na raiz significa "INTEIRO" que não se fragmenta.

O Cristão íntegro não fragmenta a sua vida em espiritual e material. Em toda a sua vivência seja como estudante, na vida profissional ou no contexto de sua família a sua postura é sempre a mesma! 

Tenho percebido no meio evangélico, mais acentuado nestes últimos anos que os cristãos estão setorizando os valores do reino de Deus. E isso faz com que muitos sejam íntegros em determinadas áreas enquanto outras áreas não.

Exemplo: Um "CRENTE" de uma grande igreja, pessoa considerada modelo pelos seus parceiros foi a uma lanchonete e lá pediu dois sanduíches. Solicitou que fossem embrulhados, pois iriam viajar e os consumiriam no trajeto. Quando pararam a uma distância confortável, o cidadão verificou que ao embrulhar, o garçom havia embrulhado R$ 1.200,00. Preocupado com o emprego do funcionário ele retornou para devolver o que havia encontrado. O gerente ficou tão espantado e feliz com o que via que disse:- Vou chamar a televisão e os jornais e registrar o ocorrido. Vocês merecem uma matéria nas primeiras páginas. Vocês são pessoas "íntegras"!!! Mas o homem, meio constrangido respondeu: – Oh! Não, não, não> Nem pense nisto. Não queremos nos expor a este ponto. Inclinando-se na direção do gerente ele sussurrou: – Não quero foto ou algo semelhante nos jornais, pois a mulher que está comigo é casada com outro homem!!!.

Perceba meus irmãos que esse exemplo nos deixa claro que podemos ser íntegros em determinadas áreas enquanto em outras não, e o que é pior não vemos problemas e agir assim.

Esta é a situação dos "EVANGÉLICOS" hoje. Há honestidade em alguns aspectos, mas em outros é melhor manter escondido o que fazem.

A "INTEGRIDADE" para muitos é relativa e ocasional, ela depende de fatores, de oportunidades e de situações.

Muitos podem ser íntegros no aspecto financeiro; mas não são íntegros nos relacionamentos, fofoqueiros, invejosos, briguentos, barraqueiros...

Alguns podem ser íntegros no aspecto moralista, mas não são íntegros ao cristianismo verdadeiro que é baseado e fundamentado no amor.

Essa departamentalização de valores se deve a uma religiosidade farisaica, os fariseus e escribas agiam da mesma forma.

Estar numa igreja não o faz cheio de Deus, o que faz você ser cheio de Deus é buscar a retidão a integridade em todas as áreas de sua vida.

O grande problema da sociedade sem Deus é a duplicidade de comportamento. Integridade e retidão são qualidades de homens que temem a Deus.

O homem sem Deus pode viver de qualquer jeito, porque não teme a justiça divina. Alguns só temem a justiça humana, mas sabem que esta também tem seu preço.

As Escrituras afirmam que "de Deus não se zomba", e "aquilo que o homem semear ele também ceifará". Voltando ao nosso texto....

Jó era homem temente a Deus e nisto estava a base de sua integridade e retidão.

A história de Jó é muito conhecida. Ela fala de um homem que enfrentou sofrimentos os mais terríveis, mas que conseguiu vencer na vida devido a sua integridade, paciência, fé e confiança em Deus. Deus testemunha de Jó dizendo ser ele um homem "íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal" (Jó 1:1 e 12)

Hoje veremos as características marcantes da INTEGRIDADE em Jó. Estas características também devemos cultivar em nós!

I – INTEGRIDADE NO CARÁTER
É necessário salientar que quando falta integridade na vida de uma pessoa ela passa a ter duas caras, o seu caráter e a sua conduta passam a ser ambíguos.

A pessoa sem "INTEGRIDADE" vive de uma maneira na igreja, de outra na sociedade e de outra no trabalho. Ela não possui equilíbrio nas suas posições.

A Bíblia diz: "Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso, nos seus caminhos, ainda que seja rico." – Provérbios 28:6. 

Todos nós sabemos que riqueza e integridade nem sempre andam juntas. Por isso Jesus afirmou que dificilmente um rico entraria no Reino dos Céus.

Por isso creio que a integridade de caráter de Jó era mais surpreendente ainda, pois ele era um homem muito rico e que manteve um caráter integro.

Assim era o caráter de Jó, assim vivia Jó e isso incomodou Satanás que irado, tentou de tudo para destruir a sua vida.

Uma pessoa íntegra não precisa se valer dos famosos "JEITINHOS" para se safar de situações inusitadas criada pela sua conduta.

Temos visto pessoas falarem uma coisa, mas fazerem outra completamente diferente e até afirmam ser cristãs, mas agem como alguém que não conhece, nem teme a Deus. Pessoas assim, sem integridade de caráter, não agradam a Deus e vivem presas por Satanás.

Deus disse ao Seu povo: "Esse povo com seus lábios me honra, mas tem afastado de mim o seu coração." (Isaías 29:13).

Precisamos parar e ponderar sobre o nosso comportamento dentro e fora da igreja e observarmos se temos sido pessoas integras diante de Deus em todos os sentidos e em todos os momentos.

Deus quer meu irmão que eu e você busquemos essa a noite a integridade, a retidão, que nos quebrantemos diante Deus, pois ele conhece os nossos caminhos, tudo esta diante dos olhos Dele.

II- INTEGRIDADE NA FÉ
Jó, imediatamente após receber as mais terríveis notícias do que acontecera com os seus filhos, ele manteve a sua integridade na fé declarando:

"Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá. O Senhor deu e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor" (Jó 1:20-21)

E depois de toda essa tragédia, ele adoece e a sua esposa o aconselha a abandonar a Deus e morrer: (Jó 2:9,10)
9 Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre.
10 Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.

Por muito menos, tantos que se diziam cristãos e fiéis discípulos de Jesus, o abandonaram, deixaram de crer em Jesus e nas Suas Promessas. Tudo isso por que colocaram sua fé nas coisas, no material, na Igreja enquanto instituição.

É inevitável percebermos que os "EVANGÉLICOS" modernos estão construindo seus alicerces espirituais sobre AREIAS MOVEDIÇAS, principalmente nos areais da teologia da prosperidade.

Somente aqueles que têm recebido o verdadeiro conhecimento de Deus, por meio da Palavra do Evangelho, podem permanecer em Cristo.

O evangelho não é uma doutrina da fala, mas da vida, nem de aparência externa sem mudanças internas.

Somente quando Cristo e seus valores possuir a nossa alma e penetrar no mais profundo dos nossos corações é que possuiremos a verdadeira integridade.

A integridade e Retidão em nossa fé deve ser a meta final de todos os crentes. Paulo disse isto nas seguintes palavras escritas ao seu discípulo Timóteo:

“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” (II Timóteo 4:7).

Conservar a fé somente se concretiza quando a pomos em prática: “combati o bom combate”. O que não falta para nós é um bom combate!


 III- INTEGRIDADE NAS ATITUDES.
Creio irmãos que a frase que reflete bem a integridade nas atitudes de Jó é a frase em que Deus diz que ele “se desviava do mal”

Deus se agrada de uma vida que se desvia do mal. Ao ressaltar a integridade de Jó, o texto diz que ele se desviava do mal. Isso significa que seu estilo de vida era o resultado de uma atitude. Ele se esforçava para se manter íntegro.

Sabia que não estava imunizado contra o erro e que precisava estar atento o tempo todo para não cair, não se corromper.

Muito diferente foi a vida de Ló, que sabia que os moradores de Sodoma eram grandes pecadores contra o Senhor Gen. 13:13, mas foi armando a sua tenda até chegar naquela cidade e ali se estabeleceu, se acostumado com o mal.

Ló foi salvo da destruição porque os anjos foram insistentes e o arrastaram para fora da cidade.

No Salmo 40:12 Davi diz que estava cercado pelo mal "Não têm conta os males que me cercam; as minhas iniquidades me alcançaram, tantas, que me impedem a vista; são mais numerosas que os cabelos de minha cabeça, e o coração me desfalece.". 

Nos desviar-se do mal é um desafio continuo para o cristão. Se não for assim seremos alcançados por ele, e teremos nosso caráter comprometido, manchado, corrompido.

O cristão está cercado pelo mal e precisa viver como Jó, desviando-se do mal.

O crente tem que tomar o cuidado para não cair no erro de "o vale tudo". Do politicamente “correto”

Quando olhamos o mundo parece que a esperteza vale mais do que a integridade. A esperteza, até no meio dos crentes vale mais do que a Integridade.

A conduta do cristão deve ser íntegra sempre prestando atenção para que nenhuma atitude venha envergonhar o nome do seu Senhor.

“Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; isto digo para vergonha vossa”. 1 Cor. 15:34

O bom testemunho dado pelo servo de Deus em casa, na escola, na faculdade, em seu local de trabalho e aonde mais ele costume frequentar é uma questão de integridade diante de Deus.

CONCLUSÃO: Satanás desafiou Deus, apostando que Jó iria mudar de atitude, abandonaria a sua fé e deixaria de seguir ao Senhor quando as coisas começassem a ficar difíceis para ele, quando a sua sorte mudasse e viesse um tempo de provação.

Realmente, para quem não tem firmeza de caráter e de fé, basta que Satanás "bata o pé em sua direção" e ele já foge, já se entrega às tentações, muda de atitude e começa a mentir, pecar as escondidas e por fim, desiste de Deus.


Deus deseja que sejamos comprometidos com Ele. Isso é diferente de ser apenas religioso. Milhões de pessoas são religiosas, mas não tem qualquer compromisso com Deus. 

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão

Nenhum comentário:

Postar um comentário