segunda-feira, 29 de outubro de 2018

É TEMPO DE VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR. 2ª Parte



Apoc. 2:1-5
1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:
2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;
3 e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.
4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.

Introdução: Na semana passada, começamos a refletir sobre a importância de voltarmos ao primeiro amor. Três perguntas serviram de base para a nossa reflexão.  O que é o Primeiro Amor? , O que acontece quando abandonamos este primeiro amor? Porque perdemos o primeiro amor?

Entre tudo que aprendemos, quero destacar que o primeiro amor não é tão somente voltar à nossa primeira experiência com Jesus, aquela em que nós descobrimos o quão grande é esse amor; não é simplesmente voltar àquele entusiasmo inicial da descoberta de um grande tesouro.

Voltar ao primeiro amor é voltar sim a amar ao Senhor com o seu melhor amor! É dar a Jesus em sua vida um “lugar de honra”, é deixar “que Ele assuma o lugar principal em sua vida”.

Você sabia que Deus sente saudades do nosso primeiro amor?

É verdade! Ele sente saudades de quer nossa intimidade com Ele!

“Assim diz o SENHOR: Lembro-me de ti, da tua afeição quando eras jovem, e do teu amor quando noiva, e de como me seguias no deserto, numa terra em que se não semeia. Então, Israel era consagrado ao SENHOR e era as primícias da sua colheita; todos os que o devoraram se faziam culpados; o mal vinha sobre eles, diz o SENHOR.” – Jeremias 2:2,3.

“Meu povo, eu lembro de quando você era jovem. Como você era fiel e como me amava quando éramos recém-casados! Lembro como me seguiu pelo deserto, por uma terra onde não havia plantações. Povo de Israel, você era só meu; era sagrado como o trigo que é colhido primeiro e oferecido a mim. Eu castiguei todos os que fizeram você sofrer e fiz cair o mal sobre eles. Eu, o Senhor, estou falando.” N.T.L.H

Observe que a iniciativa do reencontro não é do ser humano, mas de Deus.

É Deus quem procura reatar, embora Ele não tenha culpa de nada, vai em busca do seu povo, procurando restaurar a aliança e alcançar o seu povo com amor.

Deus se lembra de nosso primeiro amor! Ele se lembra da maneira apaixonada como nos o buscávamos.  

O caminho de volta é proposto pelo próprio Jesus: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas”. (Apocalipse 2.5)

Cristo falou de três passos práticos que devemos dar a fim de voltarmos ao primeiro amor: 1) “Lembra-te”; 2) “Arrepende-te”; 3) “Volta à prática das primeiras obras”. 

1- LEMBRA-TE, POIS DE ONDE CAÍSTE!
A primeira ordem de Cristo para aqueles que desejam voltar ao primeiro amor é um ato de recordação, de lembrança do tempo anterior à perda do primeiro amor.

Mas este ato de recordação possui dois aspectos: Um positivo e outro negativo.

Positivamente o profeta Jeremias declarou:  “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”. (Lam. 3.21) 

Algumas lembranças têm o poder de produzir em nós um caminho de esperança e de restauração. Muitas vezes não nos damos conta daquilo que temos perdido e de onde viemos; de onde o Senhor nos tirou!

Você se lembra de onde você veio? De onde você estava quando ele te chamou quando ninguém te considerava?

Eu me lembro muito bem! E peço ao Senhor que não me deixes esquecer...

Tanto no Antigo como Novo Testamento, a Palavra Literalmente grita pra nós: "Lembre-se! Lembre-se!"

Em Êxodo 13:3 o Senhor ordena a Moisés a dizer ao seu povo para lembrá-los de quando os tirou da casa da servidão, referindo-se ao Egito.

Êxodo 13:3 “Disse Moisés ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o SENHOR vos tirou de lá..”

O levita do Salmo 42:4  por exemplo fala de sua experiência passada como dirigente do louvor se lembra de quando dirigia o povo em direção à casa de Deus através do louvor:

“Lembro-me destas coisas e dentro de mim se me derrama a alma, de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa.” Salmo 42:4

No aspecto negativo, devemos lembrar-nos de onde caímos!

Por isso Jesus diz à igreja! “Lembra-te de onde caíste”.

Precisamos refletir em nós mesmos! Em que ponto de nossa caminha com Cristo nos caímos?

a- Talvez em um ponto de sua caminhada você tenha se decepcionado com os cristãos e até mesmo com Deus! 

“A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida”. Provérbios 13:12

E como diz este texto: Uma esperança que se adia (que não acontece) faz adoecer o coração. Eu creio que esta doença se chama decepção!

A decepção é "um sentimento de insatisfação quando as esperanças, desejos e expectativas de alguém não acontecem."

Quando Deus de alguma forma deixa de satisfazer as nossas esperanças ou de agir de acordo com as nossas expectativas, a decepção é o resultado inevitável.

Quando Pessoas também deixam de atender as nossas expectativas ficamos decepcionados.

Se este tipo de coisa tem acontecido com você, não se desanime. Você e eu servimos um Deus que nos ama e tem sempre o melhor para nós!

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Rm 8:28

b- Talvez em um ponto de sua caminhada com Deus você começou a achar que congregar e ter comunhão com outros irmãos não é tão importante assim, aliás a sua vida é muito corrida!

 “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”.  Hebreus 10.25.    

Desde que decidi seguir a Jesus aprendi logo a importância de congregar com outros irmãos, compartilhando e vivendo em comunhão.

“O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria”. Prov. 18:1

Não ande sozinho- Ovelha isolada se torna petisco de lobo!

c- Talvez em algum ponto de sua caminhada com Deus você foi se afastando aos poucos de Des e se envolvendo cada vez mais com o mundanismo.

“Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica..” 2 Tm 4:10 

“Porquanto Demas, havendo amado mais o mundo secular, me abandonou e se foi para Tessalônica...” 2 Tm 4:10  Versão King James

Precisamos levar a sério a advertência de 1 João 2:15-17

15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;
16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.
17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.

2- ARREPENDE-TE!
Devemos entender que a perda do primeiro amor é uma queda e por isso  necessita arrependimento.

Por várias vezes na bíblia encontramos um anseio de Deus pela nossa volta! Pelo nosso arrependimento!

Oséias 14:1,2

1 Volta, ó Israel, para o SENHOR, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído.
2 Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios.

Oséias, representando Deus, fez de tudo para trazer a sua esposa (que é a nação de Israel) de volta.

Mas, a sua esposa, somente depois de estragar a vida e perder basicamente tudo que tinha, chega a se reconciliar com o marido fiel.

Ela se envolveu tanto no pecado que achou quase impossível abandoná-lo para voltar ao marido.

O caminho de volta é sempre mais difícil, pois para o orgulhoso é difícil admitir que errou! O caminho de volta é difícil, mas não impossível!

À semelhança dos profetas do Antigo Testamento, Tiago definiu como devemos nos posicionar em arrependimento diante do Senhor. Deve haver choro, lamento e humilhação:

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.” (Tiago 4.8-10)

Alguém perguntou a William Booth sobre quais seriam os maiores perigos doutrinários do século XX, ele respondeu de pronto: “Religião sem Espírito Santo, cristianismo sem Cristo, perdão sem arrependimento, salvação sem novo nascimento, política sem Deus e céu sem inferno”. 

3- VOLTA A PRATICA DAS PRIMEIRAS OBRAS!
Não basta apenas revivermos as lembranças e chorarmos! Temos que voltar a fazer o que abandonamos!

Essas primeiras obras a que Cristo se refere, não são o primeiro amor em si, mas estão atreladas a ele. 

Temos que entender amados, que o amor vale mais que mil palavras!

As primeiras obras têm haver com a forma como o buscávamos e também a maneira como o servíamos. A prática das primeiras obras são atitudes!

Note que Jesus não protestou dizendo que os efésios não o amavam mais, e sim que já não amavam como o faziam antes.

Se você quer realmente voltar ao primeiro amor, pergunte ao Espírito Santo sobre o que você fazia com toda a sua força e amor ao Senhor que hoje você não mais o faz?

- Você tinha uma vida devocional e hoje não tem mais?
- Você falava do amor de Cristo às pessoas, não perdia uma oportunidade, e hoje não fala mais?
- Você era um discípulo dedicado no ministério, cooperador com os seus dons e talentos e hoje está acomodado?

Precisamos mais do que reconhecer nossa perda, precisamos voltar a agir como no início da caminhada com Cristo.

Voltar ao primeiro amor não é tão simples assim! Creio que esta volta não é instantânea e nem tão pouco fácil. Ela faz parte de um processo gradativo.

Sinto por mim mesmo esta dificuldade em voltar ao meu melhor amor por Cristo! Percebo que a minha natureza humana é propensa a acomodar-se; mas estou no processo!

Te convido você hoje a entrar no mesmo processo de retorno também!

É tempo de resgatar nosso amor ao Senhor e dar-lhe nada menos que um amor excelente!

CONCLUSÃO: O Senhor tem promessa para aqueles que voltam ao primeiro amor! Estes são chamados de vencedores!

Não adianta nada sermos vencedores aos olhos humanos em nossa carreira profissional, se não vencermos em nossa caminha com Jesus!  “Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.” Apocalipse 2:7.

Vencer deve ser o alvo de todo o sincero cristão. O povo de Deus é encorajado a vencer todos os males do pecado, para que, ao final, na vinda gloriosa do Senhor, receber a vida eterna e a recompensa!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário