segunda-feira, 1 de outubro de 2018

O PERFIL DO CIDADÃO DO REINO



Texto: Salmo 15
1 Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?
2 O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade;
3 o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho;
4 o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; o que jura com dano próprio e não se retrata;
5 o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado.

Introdução: Eu quero compartilhar contigo algumas lições preciosas que tenho aprendido através deste Salmo. Este salmo traz para nós um verdadeiro conceito de cidadania. Por isso o tema de hoje: O Perfil do Cidadão do Reino.

É importante sabermos que nós como Cristãos temos uma dupla cidadania: a celestial referente ao Reino de Deus, e a terrena concernente a vida humana.

Por cidadania, entendemos que se trata de tudo que está relacionado ao exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais do individuo.

Jesus em sua oração sacerdotal registrada no evangelho de João capítulo 17 deixou-nos bem claro a nossa dupla cidadania:

14 Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou.
15 Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.
16 Eles não são do mundo, como também eu não sou.

O apóstolo Paulo também ao escrever a sua epístola aos Efésios:

“Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus.” (Efésios 2.19)

Para ser um cidadão o indivíduo ao nascer dentro de um território delimitado necessita de ser registrado oficialmente em um cartório pertencente aquele Estado. A existência de alguém só é reconhecida legalmente por meio deste documento.

De forma semelhante, aquele que nascer de novo em Jesus Cristo é também registrado no reino dos céus. Ele tem o seu nome no Livro da Vida!
“Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (João 3.3)

Voltando ao Salmo 15 é interessante sabermos que ele era cantado de forma responsiva na chegada das pessoas ao santuário.

Eles começavam o cântico assim: “Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?”.

A resposta do versículo 2 em diante era dada pelo sacerdote. Os adoradores queriam ser aceitos por Deus e por isso perguntavam pelos requisitos que alguém deveria apresentar para entrar e cultuar.

Eles não queriam entrar indignamente na presença do Senhor.

Como seria bom se cada um de nós pensasse em nossa condição pessoal antes de adorar a Deus.

Habitar no tabernáculo do Senhor e morar no seu santo monte são formas de expressar o culto, a adoração e a reverencia diante de Deus.

Estar na presença do Senhor era o maior desejo do cidadão do Reino, mas o ideal era estar de forma santa.

Quem é digno disso? Aquele que é integro, ou santo, pois só pode morar no “santo monte” quem é santo.

Neste salmo vamos aprender que a vida de santidade tem um reflexo direto sobre a vida dos outros. Aqui temos a verdadeira expressão do “amor a Deus e ao próximo como a si mesmo” como o perfil do cidadão do Reino.

O verdadeiro desafio da santificação está no convívio com as pessoas, para as quais damos o verdadeiro testemunho de nossa fé.

É por isso que o Salmo 15 fala em justiça, verdade, difamação, mal, afronta etc... Todos se referem ao trato com o próximo.

Por isso eu quero destacar aqui as características da santidade que devemos ter como perfil de um cidadão do Reino.

1. A VIDA DE SANTIDADE SE MOSTRA NUMA VIDA ÍNTEGRA (V.2)
1 Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?
2 O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade;

A integridade é característica daquele que está com sua vida ajustada com o padrão da vontade de Deus revelada em Sua Palavra. A integridade do cidadão do Reino é vista:

1.1- na prática da “justiça” (v.2) é a maneira de conhecermos o caráter íntegro de um homem ou de uma mulher de Deus.  

2.2- ao falar a verdade. O íntegro “fala a verdade” (v.2), ou seja, diz aquilo que é verdadeiro, não aquilo que parece ser. O mundo de hoje se contenta com meias verdades, mas para o cidadão do Reino, a verdade é fundamental.

A integridade se revela no falar, pois ela exige que se diga o que é correto, o que é direito. O integro fala a verdade, mas o fala em amor!

Efésios 4:15 “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.”

“Um dos pecados mais explícitos e persistentes das redes sociais é a falta de amor nas palavras”.

As pessoas tendem a ver a verdade e o amor como forças opostas, difíceis de serem conciliadas. Porém a Palavra de Deus não faz esta distinção!

Tomemos cuidado com o que falamos!

“...pois a boca fala do que está cheio o coração”. Mateus 12:34

2. A VIDA DE SANTIDADE SE MOSTRA TAMBÉM NA BUSCA PELA PAZ NO CONVÍVIO (V.3).

3 o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria(ofensa) contra o seu vizinho;

O cidadão do Reino deve ser um semeador de paz por onde ele passa.

Difamar, fazer o mal e proferir ofensas são atitudes destruidoras do convívio e não devem fazer parte da nossa vivência como cidadãos do Reino.

Existem muitas pessoas que estão longe de Cristo e fora da igreja, por causa da maledicência, da calúnia e da “fofoca”.

O pecado da maledicência tem ferido muito a Igreja do Senhor, uma vez que Deus se move por meio na unidade.

Como cidadãos do Reino, precisamos semear a paz para colhermos justiça!

“Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz”. Tiago 3:18

Bíblia King James Atualizada Português
“Ora, a justiça é a colheita produzida por aqueles que semeiam a paz”.

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” Hebreus 12:14


3. A VIDA DE SANTIDADE SE MOSTRA ATRAVÉS DE UM COMPORTAMENTO CONSISTENTE (V.4)

4 “o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; o que jura com dano próprio e não se retrata”;

O versículo 4 mostra que o cidadão do Reino que vive a santificação sabe o que deve ser desprezado e o que deve ser aceito por ele, pois tem senso de juízo de valor.

O homem réprobo (perverso) é olhado com desprezo pelo justo.

Mesmo que tenha dinheiro, poder, fama, influência, o réprobo é tido como desprezível e pequeno por aquele que tem a essência do caráter divino. O cidadão do céu não bajula ou “puxa o saco” do homem perverso, seja ele quem for.

Este versículo está muito próximo do ensino do Salmo 1, de que o segredo da felicidade está em escolher a Lei do Senhor como o melhor caminho e não se deter no caminho dos ímpios.

A vida do cidadão do Reino deve ser consistente. Ele não deve ser levado como uma folha solta sob a ação do vento. Ele não compactua com aqueles que não temem a Deus!

O cidadão do Reino deve pensar bem nos compromissos que assume, pois deve assumir as responsabilidades e mesmo “com dano próprio ele não muda” (v.4).

O homem de palavra não volta atrás em suas promessas. Mesmo que este compromisso assumido com o próximo lhe traga algum prejuízo, ele o cumpre, de forma leal.

Ele prefere ser prejudicado a causar um prejuízo a alguém. Tal pessoa sabe também a quem deve ser leal, aos “que temem ao Senhor” (v.4).

Esta consistência é vista também sobre que tipo de pessoa ele honra. O texto diz que “Ele honra aos que temem ao Senhor”

Quem são as pessoas que você tem honrado? São os artistas da Rede Globo? São pessoas que não têm nenhum temor a Deus?


4. A VIDA DE SANTIDADE SE MOSTRA TAMBÉM NA MANEIRA COMO AGIMOS NOS NEGÓCIOS (V.5)

5 “o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado”.

O versículo 5 proíbe emprestar dinheiro com usura e aceitar suborno contra o inocente.

O problema do empréstimo não está nos “juros” propriamente dito, mas na cobrança abusiva e extorsiva, principalmente quando o que toma dinheiro emprestado está em situação difícil.

Se aproveitar da situação delicada de alguém para levar vantagem não pode ser a aceito pelo cidadão do Reino. Aproveitar-se da desgraça de outro é proibido na Lei:

“Não receberás dele juros nem ganho; teme, porém, ao teu Deus, para que teu irmão viva contigo. Não lhe darás teu dinheiro com juros, nem lhe darás o teu mantimento por causa de lucro”. Lv.25:35-38).

Se confessamos a Cristo como Senhor e afirmamos que estamos buscando uma vida santa, não teremos uma vida desonesta nos negócios!   

Para o cidadão do Reino não há uma dicotomia entre vida espiritual e vida profissional. Ele deve agir com honestidade e como um cristão em todas as esferas da vida!

Tiago 2:12 “Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade”.


CONCLUSÃO:

Creio que Deus está à procura de cidadãos do seu Reino que levem a sério este perfil de santidade. Será que temos este perfil?

O Salmo termina com uma expressão de segurança para aquele que procura viver a santificação em sua vida: “Aquele que assim procede nunca será abalado” (v.5).



Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário