segunda-feira, 17 de setembro de 2018

UM CORAÇÃO REGENERADO



“Dar-vos-ei coração novo, e porei dentro em vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro em vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis” (Ez 36.26, 27)

Introdução: Eu quero compartilhar contigo uma palavra que tem como objetivo nos levar a reflexão se o nosso coração é verdadeiramente regenerado por Deus.

Hoje em nossa Escola Dominical aprendemos que uma das principais doutrinas que acreditamos como metodistas, é a Doutrina da Regeneração ou Novo Nascimento.

Jesus certa vez teve uma conversa com um doutor da Lei chamado Nicodemos, um homem de padrão moral e vida religiosa invejável.

O Senhor o surpreendeu com uma afirmação: “Em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3:3).

Esta pergunta é um tanto intrigante: Se Jesus tivesse dito isto a Maria Madalena (que foi uma endemoninhada) ou a Zaqueu (um publicano trapaceiro), ou à mulher que foi apanhada em adultério, poderíamos pensar que eram pessoas de vida tão irregular que necessitavam de uma mudança radical.

Entretanto Jesus disse isso a um homem admirável e religioso! Sabem por quê?  Por que não existe neste mundo nenhum ser humano que não precise de um coração regenerado, que não precise nascer de novo.

Quando Nicodemos ouviu aquelas palavras, ficou confuso. Tentou entender sob uma perspectiva natural e perguntou a Jesus:

“Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?” (Jo 3:4).

Mas Jesus não estava falando de reencarnação ou coisa parecida. Estava falando de um nascimento espiritual. Por isso, lhe disse:

“Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.” (Jo 3:5-8).

O que é nascido da carne é carne: Nascimento Natural
O que é nascido do Espírito é espírito: Nascimento Espiritual

Este nascimento espiritual é produzido pelo Espírito Santo! E ele ocorre em nós comparado com ação misteriosa do vento. Não podemos ver o vento, mas podemos percebê-lo e sentir a sua ação sobre nós!

Há uma estória de um menino que empinava sua pipa. A pipa estava tão alta que desapareceu nas nuvens. Um homem estava passando e perguntou: "Por que você está segurando essa linha?" O menino respondeu, "Eu estou empinando uma pipa. Ela está lá em cima." O homem olhou para cima e disse, "Não estou vendo nada." O menino respondeu, "Ah, eu sei que está lá, porque eu estou sentindo-a puxar."

É assim também com o Espírito. Não podemos vê-lo, mas com certeza poderemos sentir quando ele vem em nossos corações.

Desde o Velho Testamento, Deus havia prometido este novo nascimento; por isso, Jesus que Jesus repreendeu a ignorância de Nicodemos sobre este assunto, apesar de ser um mestre religioso em Israel.

 “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.”- (Ezequiel 36:26)

Regeneração é o novo nascimento; é obra do Espírito Santo, pela qual experimentamos uma mudança de coração.

Os termos pelos quais este estado se exprime nas Escrituras são: “Nascer de novo, ressuscitado com Cristo e participante da natureza divina”.

Assim como o coração é um órgão do corpo humano que recebe e bombeia o sangue para todas as veias e vasos capilares do corpo. No sentido espiritual recebe a designação de ser a sede da alma e do espírito.

(Provérbios 4:23) “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. 

Do ponto de vista físico o coração é uma máquina que sustenta a vida, porém, à ótica espiritual, o coração movimenta a vida do Espírito.

Infelizmente por causa do pecado o coração foi contaminado, e horrivelmente foi afetado, o qual ficou repleto de maldade.

Segundo o testemunho do profeta Jeremias: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso, quem o conhecerá?"(Jr 17:9).

Jesus confirmou a descrição do Profeta quando disse: (Mc 7:21,23).
21 Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios,
22 a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
23 Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.

Portanto é necessária a Regeneração do coração!

Quando nascemos de novo, somos introduzidos numa nova vida. Uma espécie de “metamorfose” acontece em nosso interior (II Co 5:17) e somos transformados de glória em glória...

(II Co 3:18) “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.

“Na regeneração Deus começa a destruir tudo o que pertence ao velho homem, e começa a formar um novo homem semelhante a Cristo”.

Embora o coração regenerado não produza perfeição automática na vida do ser humano, ele gera várias mudanças importantes e perceptíveis que são de dentro para fora.

Quais são então as características de um coração regenerado?

1-UM CORAÇÃO REGENERADO TEM SENSIBILIDADE ESPIRITUAL
A nova criatura em Cristo recebe um coração sensível à vontade, à presença de Deus e ao amor de Deus!


A Pessoa passa a reagir aos estímulos do Espírito Santo em sua mente e coração.

- O seu desejo agora é fazer a vontade de Deus!
- A sua maior busca é pela Presença de Deus
- E amor por Deus e pelas pessoas, o impulsiona a perdoar e a amar como Cristo amou.

O que lhe era impossível fazer por ser totalmente carnal, agora é possível pelo amor de Deus que foi derramado em seu coração pelo Espírito Santo.

(Romanos 5.5)   “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado”.


2- UM CORAÇÃO REGENERADO TEM COMPREENSÃO ESPIRITUAL.
(I Co 2:14). “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.

Satanás havia cegado a nossa mente para não compreendermos o evangelho. (II Co 4:4) Porém, quando nascemos de novo, esse véu é tirado e somos liberados para discernir as verdades espirituais.

 “Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente”. (I Co 2: 12)

Ao recebermos um coração regenerado, tanta coisa maravilhosa que Deus nos deu, como suas promessas e bênçãos passamos a conhecê-las!

Esse discernimento vem pela Palavra de Deus que é a verdadeira revelação para o cristão.

A pessoa que nasceu de novo passa a ter um genuíno desejo pela Palavra de Deus!

2 Pd:2:2 “desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação.”


3- UM CORAÇÃO REGENERADO É OBEDIENTE A DEUS
 “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus”. 1 João 3.9  

A nova vida é uma vida de sujeição ao Senhor. Aquele que professa a fé em Cristo, mas não busca submeter-se à sua Palavra, não nasceu de novo, pois tem uma fé morta, ineficaz.

Jesus mesmo disse: “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lc 6:46)

Na verdade, a presença do Espírito Santo na vida do crente provoca nele uma rejeição pelo pecado. É uma questão de natureza.

Assim como uma ovelha não se sentirá à vontade no meio da lama, aquele que se tornou participante da natureza divina não se sente bem na prática ou no ambiente do pecado.

4- UM CORAÇÃO REGENERADO TEM VIDA DE FÉ
“E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé”. (Gl 3:11).”

Paulo se refere neste texto à mesma palavra que o Profeta Habacuque ouviu como resposta de Deus em sua oração em meio à crise.

“Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.” Habacuque 2:2

É por isso que ao passarmos pelas crises e tribulações da vida, mas não ficamos desorientados e nem desesperados.

Isso quer dizer que a vida do verdadeiro cristão não se baseia nas coisas visíveis, mas na Palavra de Deus, nas verdades espirituais. Poderíamos dizer que os olhos do novo homem são a fé.

É através da fé que percebemos as realidades invisíveis do reino espiritual e temos uma vida de vitória, usando-a como chave para acessarmos o poder sobrenatural do Espírito Santo.

CONCLUSÃO: Se você não tem a convicção de que o seu coração é regenerado, saiba que o Senhor quer operar este verdadeiro milagre em seu coração.

 “Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos”. (Isaías 57:15) 

Depois de seu fracasso espiritual Davi chegou a conclusão que precisava de um coração regenerado.

 “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto”. (Salmos 51:10)

Como Davi você também pode pedir ao Senhor um coração puro e um espírito reto. Vamos orar...



Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO









Nenhum comentário:

Postar um comentário