sábado, 8 de setembro de 2018

A ALEGRIA DA SALVAÇÃO: O que nos leva a perdê-la?



Salmo 51:12  “Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.

Introdução:

Nestes dias temos falado bastante sobre salvação porque cremos que não há mais tempo a perder com assuntos que não condiz realmente com a nossa missão como igreja: Salvar almas e consolidá-las como discípulos de Cristo!

Falamos também sobre a necessidade de termos a certeza de nossa salvação como uma condição de tornar o nosso testemunho mais eficaz. Na verdade um discípulo que não tem a certeza de sua própria salvação, não poderá testemunhar daquilo que ele mesmo duvida.

Mas hoje vamos falar de outro assunto relacionado à salvação: Trata-se da Alegria da Salvação! A alegria da Salvação também é essencial para a eficiência de nosso testemunho. Como podemos falar de um Deus maravilhoso sem esta alegria?

O texto que nós lemos é uma oração de Davi clamando a Deus que lhe restitui-se a alegria da Salvação.  

“Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário”.

Se Davi pede para o Senhor restituir-lhe a alegria da salvação, é porque ele a perdeu. Por causa de seu pecado de adultério com Bate-Seba ele não podia mais desfrutar daquela alegria.

Não imagine, porém que o arrependimento de Davi ocorreu rapidamente.

Segundo os comentaristas, Davi demorou um tempo considerável para se arrepender, um pouco mais de nove meses. Seu arrependimento foi um processo lento e doloroso ocorrido dentro de si mesmo.

O Salmo 32 nos dá uma visão muito oportuna sobre o trabalho de Deus no coração de Davi durante esse período

Nesse salmo, Davi diz que calou o seu pecado. Ele sabia que estava errado, mas preferiu persistir no erro e esconde-lo durante algum tempo. E por não ter confessado o pecado ele teve que pagar um preço muito alto.

Aqui temos um relato preciso do estado da alma de Davi:

“Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio”. Salmo 31:3,4

Podemos entender deste texto que Davi chegou a adoecer de tal maneira pelo peso da culpa que chegou a sentir dor em seus ossos e exaustão extrema.

Então eu pergunto: O que o pecado trouxe de bom para a vida de Davi? 

- O pecado não trouxe nada de bom na vida de Davi.
Davi precisou ser confrontado duramente pelo profeta Natã. E só depois disso ele confessa:  (Veja 2 Samuel 12:9-13)

9 Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mau perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom.
10 Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
11 Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol.
12 Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol.
13 Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás.

Segundo esta palavra, Davi foi perdoado pelo seu pecado, mas as consequências vieram.

Antes de falarmos sobre como Davi recuperou a alegria da salvação, hoje vamos refletir com mais detalhes de como ele a perdeu.

Quais os passos que levaram Davi à queda e consequentemente à perda da alegria da salvação? (Abraça a sua bíblia em 2 Samuel cap. 11)

1- DAVI ESTAVA ONDE NÃO DEVERIA ESTAR.
2 Samuel 11:1 “Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém”.

Davi deveria estar no campo de batalha, mas ele resolveu ficar em seu palácio.

Quantas vezes você já ouviu a seguinte frase: “A pessoa morreu porque estava no lugar errado na hora errada”

Pense comigo: Se Davi estivesse no campo de batalha nada disso teria acontecido.

Todo pecado sempre começa em um ato de irresponsabilidade. O pecado foi gerado na irresponsabilidade.

- Onde fico sabendo de minhas responsabilidades? Na Bíblia

- Quem é o responsável pela minha vida espiritual? – Talvez você responda: É o pastor!

Não meus irmãos! O Pastor orienta o rebanho na Palavra, aconselha, mas o responsável direto por sua vida espiritual é você mesmo!

- Se você mesmo não buscar a Deus, não estudar a Palavra, não coloca-la em prática, não se comprometer com Deus, de nada valerá a intercessão de outros irmãos e o aconselhamento pastoral.

Não transfira para outros as suas responsabilidades. Não terceirize a sua vida com Deus!

O pecado de Davi começou em algo que ele não fez e não no que ele fez!

Não fazer algo que é essencial, que é importante é tão pecado quanto fazer algo errado.

Davi foi totalmente irresponsável com o seu reino e isto lhe custou caro!


2- DAVI DORMIU QUANDO NÃO PODERIA DORMIR.
2 “Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa”.

O Seu exército estava lutando, e em pleno tarde, Davi estava dormindo.

Quantas vezes, enquanto o povo de Deus luta e sofre enquanto alguns estão dormindo?

A indolência abriu a porta para Davi pecar! É na hora que estamos sonolentos que os pecados são cometidos.

O pecado é gerado pela indolência. Quantos estão dormindo em sua vida espiritual!

Não está mais orando, não está buscando, não está congregando.. 

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. “ Marcos 14:38.

“...Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.”  Efésios 5:14 


3- DAVI DESEJOU O QUE NÃO DEVERIA DESEJAR.
3 “Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu”.

Naquele momento Davi teve a princípio uma grande curiosidade.

Davi então perguntou: Quem é essa mulher?

- Eles responderam: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu”.

Neste momento a sua mente estava totalmente vazia e passiva. Você já ouviu o ditado: “Mente vazia é oficina do diabo”
Quantas pessoas caem nas drogas simplesmente por curiosidade. Quantos como Davi caem no adultério ou na imoralidade por simples curiosidade?

A curiosidade pode ser uma virtude ou uma maldição.

A curiosidade é uma virtude quando estimula à pesquisa, o estudo, a criatividade, mas uma maldição, quando é inclinada a conhecer e a experimentar o mal.

E ela começa no pensamento! Por isso cuidado com o que você pensa!

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Filipenses 4:8

Quando não consagramos os nossos pensamentos para o Senhor, teremos sérios problemas com a cobiça. Cobiça é outro gerador de pecado.

Tiago 1:14,15  “...cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte”.

Cobiça não é só na área sexual, ela pode ser também na área do dinheiro.

“Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo” (Êx.20.17).

O apóstolo João adverte seriamente sobre a cobiça que entre facilmente pelos olhos:

“Não ameis o mundo nem o que no mundo há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo o que há no mundo, a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida, não procedem do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (1 João 2.15-17).

O que levou Eva a provar do fruto proibido, senão que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e desejável para dar entendimento? (Gênesis 3.6)

É em nossa maior fraqueza em que somos atacados!

Evidentemente, Davi não resistiu aos seus desejos. O que ele viu incendiou a sua imaginação, e, em pouco tempo ele estava alimentando uma fantasia, que se tornou uma obsessão.

4- DAVI ESCOLHEU O QUE NÃO DEVERIA ESCOLHER.
4,5 “Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia, voltou para sua casa. A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida”.

Davi escolheu o pecado. Ele fora arrastado pelos seus próprios desejos; aqueles desejos conceberam, e ele estava prenhe de pecado antes de Bate-Seba chegar ao aposento real e ficar grávida.

“A tentação apela para o desejo, o desejo cria a fantasia, a fantasia incendeia os sentimentos, e os sentimentos clamam por ação”.

Pense comigo!

Davi poderia cair de joelhos, contrito, como era seu do seu feitio, e clamar por misericórdia, confessando seu pecado íntimo.

Certamente seria perdoado, confortado e restaurado. Mas, Davi abre a boca, não para pedir aos seus subordinados que orassem por ele, mas para perguntar quem era aquela que morava na casa ao lado.

Depois de receber o currículo da vizinha, Davi consuma o pecado que estava outrora só no pensamento!

Ele escolhe o pecado! Daquele momento em diante, Davi vai descendo a ladeira ainda mais...

Para encobrir o seu pecado Davi faz uma sucessão de escolhas desastrosas que culminou com a morte de Urias, esposo de Bate-Seba, um soldado fiel ao seu rei.

CONCLUSÃO:

Da sequência de erros de Davi, queremos tirar algumas conclusões:

Ø  De uma coisa pequena, podemos chegar as coisas grandes. Uma avalanche não começa com uma enorme quantidade de pedras. Um grande rio não começa caudaloso. porém ele vai aumentando.

Ø  Se hoje você não tem alegria por ser um crente, de servir ao Senhor, isso é consequência do afastamento de Deus.

Ø  Você pode dizer, que nenhum desses pecados citados se encaixam na sua vida. Mas será outros não estão presentes como o ódio, a inveja, o rancor, a amargura, a intriga, a inimizade, a concupiscência, o orgulho, a vaidade, etc.

Ø  Talvez, você não esteja afastado da Igreja, mas pode estar afastado de Deus.

Ø  Talvez você até ocupe cargos na Igreja, mas está distante de Deus e sem a alegria da Salvação.

Para encerrar esta palavra quero contar-lhes uma pequena história:

Havia um homem que tinha um filho ainda jovem, mas, muito desobediente. Até que um dia o pai tomou uma resolução, cada vez que o filho desobedecesse, ele colocaria um prego no poste de madeira em frente da casa.

Por outro lado, à medida que ele fosse mudando de atitude os pregos iriam sendo tirados. Aquele filho continuou na sua desobediência até que percebeu que no poste já havia muitos pregos e ele resolveu mudar de atitude até que um dia todos os pregos foram retirados.

Então, o seu pai chegou para ele disse para o filho: - Está vendo meu filho, já não há mais nenhum prego, ao que o filho suspirando respondeu tristemente: - mas as marcas continuam lá.

Esta ilustração nos ensina uma verdade da Palavra de Deus: as marcas do pecado nos acompanham! Davi pagou um preço muito alto pelo seus pecados, pois as consequências o acompanharam ao longo de sua vida.



Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão

Um comentário: