segunda-feira, 3 de setembro de 2018

HÁ PODER NO SANGUE DE JESUS!



1 Pedro 1:18-21
18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram,
19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,
20 conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós
21 que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.

Introdução: Eu quero refletir contigo nesta noite sobre o Poder do Sangue de Jesus! Mas eu gostaria de fazê-lo sem aquela conotação de palavra mágica ou como um conhecido chavão usado por muitos crentes e que virou até piada na boca de alguns humoristas.

As pessoas dizem: “O Sangue de Jesus tem poder” como se fosse apenas uma expressão qualquer ou de puro escarnio.

Em um determinado perfil no twitter uma pessoa escreveu: “Jesus nunca teve dengue, todos os mosquitos morriam, porque o sangue de Jesus tem poder” 

Outro perfil expressou o seguinte escárnio: “se o Sangue de Jesus tem tanto poder porque ele não doa sangue?”

Pessoalmente creio que proferir esta frase indevidamente é desprezar, consciente ou inconscientemente, o sacrifício de Jesus na cruz. É trazer para fins terrenos, algo que foi projetado por Deus antes da fundação do mundo com objetivo espiritual; o resgate da raça caída. Por isso Pedro diz o que precisamos saber:

18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram,
19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,

O nosso resgate que é o mesmo termo para Salvação ou redenção não foi por preço qualquer! Mas sim pelo precioso sangue com o de cordeiro sem mácula, o sangue de Cristo!

Neste mesmo texto Pedro nos revela que o derramamento do sangue foi conhecido antes da fundação do mundo, mas manifestado em nosso tempo “ou no fim dos tempos” por amor a nós, Aleluia!  “conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós”.

Se você como um cristão dá valor ao grande sacrifício de Jesus por você, tire de seus lábios a frase “O Sangue de Jesus tem poder” como se fosse um amuleto! Não a pronuncie nem por brincadeira!

Hoje o Senhor deseja que você a entenda apenas no contexto em que se refere aos reais benefícios que recebemos através do Sangue de Jesus!

Por isso precisamos conhecer o que a Palavra de Deus diz a respeito do sangue de Jesus. Na verdade, o sangue de Jesus só tem poder sobre aqueles que recebem o efeito da obra de Cristo na cruz do Calvário.

Por isso eu quero te apresentar os quatro benefícios que recebemos através do Sangue de Jesus!

1. O SANGUE DE JESUS TEM O PODER DE PURIFICAR
E PERDOAR PECADOS.

“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1:7-9

O primeiro benefício que recebemos através do sangue de Jesus é o da purificação e perdão de nossos pecados.

Em Hebreus 9:22 nos diz que o pecado só pode ser purificado através de sangue derramado!

“Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão (perdão)”. Hebreus 9:22

No A,T dia após dia os sacerdotes levíticos ofereciam sacrifícios de animais pelo pecado do povo e pelos seus próprios, sacrifícios esses que não libertavam o povo da escravidão do pecado, mas o sacrifício perfeito, capaz de nos libertar de uma vez por todas dos laços do pecado foi o de Jesus: (Veja Hebreus 10:10-12)

10 É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre.
11 Ora, todo sacerdote se apresenta dia após dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados;
12 mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus.

Temos que ter consciência de que é possível nos achegarmos a Deus, com o coração arrependido e invocar a misericórdia e o perdão do Senhor. Ele nos perdoará, porque Deus deu o Seu Filho como oferta pelo pecado não para julgar o mundo, mas para salvar.

Não importa o tamanho ou a quantidade de pecados. Jesus foi o sacrifício perfeito, que remove e nos liberta de todos os nossos pecados de uma vez por todas!

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (João 8.36)

2. O SANGUE DE JESUS TEM O PODER DE NOS LEVAR
À COMUNHÃO COM O PAI E COM OS IRMÃOS
19 Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus,
20 pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne,
21 e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,
22 cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.
(Hebreus 10.19-22)

Os benefícios do Sangue de Jesus derramado por nós não ficam somente na purificação e perdão de pecados.

Por intermédio do Sangue de Jesus temos acesso à comunhão e à presença de Deus. Jesus passou a se tornar o nosso único Mediador e único Caminho ao Pai. O Sangue de Jesus nos aproxima tanto do Pai que recebê-lo é o mesmo que receber ao Pai.

"Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou." (Mateus 10.40).

Recebê-lo é receber o direito de ser filho de Deus!

"Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." (João 1.12-13)

Recebê-lo é também estar em comunhão com o Seu corpo, a Igreja!

A Santa Ceia relembra o sacrifício de Jesus ao derramar seu sangue para que possamos ter comunhão com Deus e com os irmãos!

I Coríntios 10.16 “Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?”.

Como eu gosto da música de Asaph Borba que ensina exatamente esta verdade!

Eu sei que foi pago um alto preço
Para que contigo eu fosse um meu irmão

Quando Jesus derramou sua vida
Ele pensava em ti, Ele pensava em mim
Pensava em nós

E nos via redimidos por seu sangue
Lutando o bom combate do Senhor
Lado a lado trabalhando, sua Igreja edificando
E rompendo as barreiras pelo amor

E na força do Espírito Santo nós proclamamos aqui
Que pagaremos o preço de sermos um só coração no Senhor
E por mais que as trevas militem e nos tentem separar
Com nossos olhos em Cristo, unidos iremos andar

3. O SANGUE DE JESUS TEM O PODER DE NOS TORNARMOS
VITORIOSOS SOBRE TODA A ACUSAÇÃO DO DIABO!

"Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte." (Apocalipse 12.10-11)

O sangue de Jesus foi derramado não apenas para perder purificar, perdoar e nos levar a uma plena comunhão com Deus e com os irmãos, mas também para vencermos todas as acusações de Satanás.

Desde o princípio, a acusação sempre foi uma das principais armas do inimigo do homem. Sabe por quê? Porque ela limita o desenvolvimento espiritual mantendo o homem para baixo e incapaz de viver uma vida plena em Deus.

O alvo de satanás é que tiremos os nossos olhos de Cristo e olhemos para nós mesmos. E assim muitos cristãos têm vivido hoje dizendo: “eu não estou em condição de liderar”, “eu não estou pronto para fazer a obra de Deus”,  e vivem debaixo de constante acusação do inimigo.

Por isto temos que entender sobre o poder e o valor do sangue de Jesus na nossa luta contra Satanás e suas acusações.

O sangue precioso de Jesus é a base da luta espiritual. Para vencer todos os argumentos do inimigo contra nós, precisamos apenas crer na eficácia do sangue de Jesus.

Ap. 12.10 nos diz que Satanás é o acusador dos irmãos. Aquele que os acusa dia e noite diante de Deus. Um dia estas acusações irão acabar definitivamente na plenitude do Reino de Cristo.

Enquanto isso não acontece suas precisamos enfrentar e reagir a estas acusações, pois se não elas podem nos levar a enfraquecer e ficar totalmente impotentes e desanimados diante de Deus.

Com certeza, temos que tratar seriamente com o pecado em nossa vida, temos que nos arrepender, mas não podemos ceder as acusações de satanás.

Não creia nas acusações mais do que você crê no poder do sangue de Jesus!

Quando pecamos, desonramos a Deus, mas quando aceitamos acusações de satanás, o desonramos muito mais. É vergonhoso pecar, mas não crer no sangue é mais vergonhoso ainda.

Quem aceita as acusações de Satanás, está negando o poder do sangue da cruz. Uma vez que você aceita a Jesus e o poder do seu sangue derramado, o poder de Satanás sobre tua consciência será anulado.

A bíblia diz que o salário (recompensa) do pecado é a morte. Quando estamos em pecado Satanás nos acusa de dia e de noite diante do nosso Deus com o objetivo de nos destruir.

Se ele nos convencer que não podemos mais prosseguir em nossa caminhada com Deus será a nossa morte espiritual!

Quando nos arrependemos, somos lavados no Sangue do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, passamos a viver a Palavra do Testemunho de Jesus, nossa dívida é perdoada e os argumentos de Satanás são calados.

Ser lavado pelo Sangue de Jesus é um grande privilégio!

Não precisamos viver uma vida de culpa e derrota. Satanás foi vencido na cruz, a morte foi vencida por Jesus. Tudo o que precisamos hoje é reconhecer nossos pecados e nos achegarmos a Deus. Ele nos lavará no Sangue de Jesus. Aleluia!

4. O SANGUE DE JESUS TEM O PODER DE NOS LIBERTAR DE UM LEGADO DE MALDIÇÃO, PARA NOS DAR UMA VIDA COM PROPÓSITO.

"sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo" (1 Pedro 1.18-19)

O apóstolo Pedro ensina-nos algo acerca do que temos chamado de “o legado de nossos pais”

Primeiramente, qual é o sentido do termo “legado”? Segundo o escritor Alcione Emerich esta palavra aparece no texto grego com os seguintes significados: “herdado do pai ou dos ancestrais, aquilo que é transmitido pelos pais, herdado”.

A experiência humana nos tem levado a crer que nós, seres humanos, ao virmos a este mundo, recebemos pelo menos três heranças.

A primeira é a biológica. Na reprodução sexual, os componentes genéticos de cada um de nossos pais combinaram-se para formar a nossa estrutura genética. Em nossos cromossomos, vieram impressas as nossas características físicas. Desse modo, se você tem olhos pretos ou verdes, cabelos lisos ou encaracolados, se é alto ou baixo, e assim por diante, isso se deve à herança biológica que seus pais lhe legaram.

A segunda herança é a psicológica. Alguns têm chamado essa herança psicológica de “hereditariedade social”. O nosso desenvolvimento psicológico é constantemente influenciado por forças do nosso ambiente. Se crescemos num lar disfuncional, a tendência é desenvolvermos sérias deficiências em nossa personalidade.

Uma criança que cresce convivendo com pais que estão sempre se agredindo, seja com palavras ou fisicamente, onde também presencia cenas das mais terríveis, tende a assimilar insegurança, incerteza, medo, ódio e outras coisas ruins da vida de seus pais. No entanto, num lar onde os pais se amam, se respeitam e também a seus filhos, isso será uma grande base para o ajustamento emocional dos filhos no futuro.

Essas duas heranças do ponto de vista científico, são irrefutáveis.

Só que Pedro ensina-nos acerca de outra herança que os cientistas não alcançaram: a herança espiritual.

O texto bíblico, então, deixa claro que os nossos pais (que quer dizer também ancestrais) doaram-nos uma herança espiritual, que se expressa por meio de um “fútil procedimento” (que podemos chamar de desobediência).  

A Bíblia tem duas palavras para nos ensinar sobre heranças espirituais: A bênção e maldição.

Quando nossos pais nos beneficiam espiritualmente, ela chama isso de “bênção”, quando nos trouxeram prejuízos espirituais, ela chama de “maldição”.

Maldição é o resultado de um pecado onde a raiz de tudo é a desobediência.

- Dt 28: 15.  “Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que, hoje, te ordeno, então, virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão”

Bênção é o resultado direto da obediência à Palavra de Deus!

- Deut. 28:2 “Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:”

Há um texto que você precisa entender e definitivamente se colocar debaixo desta palavra para experimentar o poder do sangue de Jesus que já nos resgatou de todo e qualquer tipo de maldição hereditária ou do legado de nossos pais. Abraça a sua bíblia em Gálatas 3:13-14

“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido”.

No momento em que você recebeu Jesus, toda maldição em sua vida foi destruída.

Se nossos pecados e maldições fossem colocados em um carnê, poderíamos dizer que Cristo quitou totalmente esse carnê de uma única vez. Ele não deixou nenhuma parcela com pagamento pendente! (Col. 2:14,15)

14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;
15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

A obra redentora de Cristo é tão completa, profunda e eficaz, que ela não nos torna pessoas melhores, mas nos faz novas criaturas.

2 Cor. 5:17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.

Portanto, se há uma área em sua vida (seja ela qual for) em que você se sente oprimido creia que Cristo te resgatou desta condição.

Nossa vida passou a ter um novo propósito quando fomos resgatados por Jesus.

Pessoalmente tenho dificuldade de aceitar e entender os rituais de quebras de maldições utilizados por vários ministérios por ai.

Os salvos em Cristo não estão mais sob nenhuma maldição que deve ser quebrada. Eles foram regenerados, feitos novas criaturas, justificados, habitados pelo Espírito Santo e agora possuem um novo modo de viver.

Eles não estão livres de problemas e aflições nesta terra (João 16:33). Também ainda estão sujeitos à prática do pecado (1 João 1:10). Entretanto, eles possuem um Sumo Sacerdote que é poderoso para perdoá-los e purificá-los de toda a injustiça (1 João 1:9). Diante dessa verdade, o resultado é inevitável:

Como alguém que foi alvo de uma obra tão completa, e recebeu uma missão tão maravilhosa, ainda pode estar debaixo de maldição?

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8:1)

O verdadeiro cristão deve descansar na certeza de que sua maldição foi quebrada na pessoa de Cristo.

Jesus ofereceu Seu próprio Sangue para isso. Nosso fim era a morte, a maldição, mas a partir do momento em que recebemos a Jesus temos vida em abundância!

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 6.23)


CONCLUSÃO: Creia no poder do sangue de Cristo  O sangue de Jesus Cristo o purifica de todo o pecado. Você não merece! Nem eu também! Ninguém merece!

Mas quando Cristo se entregou por você, pela humanidade, fez com que você se tornasse justo!

Você é justificado por causa Dele! Foi o sacrifício Dele que tira a condenação de você e o torna justo.

Ao andar por esta Terra, Jesus cumpriu Nele toda a lei. Portanto, toda a maldição e condenação foi posta sobre Ele na cruz quando foi morto pelo resgate de salvação da humanidade!


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO


Nenhum comentário:

Postar um comentário