segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

CONSAGRANDO O NOSSO SER A DEUS (2ª PARTE)



Salmos 141
1 SENHOR, a ti clamo, dá-te pressa em me acudir; inclina os ouvidos à minha voz, quando te invoco.
2 Suba à tua presença a minha oração, como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina.
3 Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios.
4 Não permitas que meu coração se incline para o mal, para a prática da perversidade na companhia de homens que são malfeitores; e não coma eu das suas iguarias.
5 Fira-me o justo, será isso mercê; repreenda-me, será como óleo sobre a minha cabeça, a qual não há de rejeitá-lo. Continuarei a orar enquanto os perversos praticam maldade.
6 Os seus juízes serão precipitados penha abaixo, mas ouvirão as minhas palavras, que são agradáveis,
7 ainda que sejam espalhados os meus ossos à boca da sepultura, quando se lavra e sulca a terra.
8 Pois em ti, SENHOR Deus, estão fitos os meus olhos: em ti confio; não desampares a minha alma.
9 Guarda-me dos laços que me armaram e das armadilhas dos que praticam iniqüidade.
10 Caiam os ímpios nas suas próprias redes, enquanto eu, nesse meio tempo, me salvo incólume.

INTRODUÇÃO:  No domingo passado começamos a entender que dentre as várias coisas que podemos consagrar a Deus é o nosso ser, ou seja, a nossa própria vida.

Este é o nível mais profundo de consagração! De nada adianta consagrarmos tudo que temos se não consagrarmos antes tudo que somos.

Por outro lado eu entendo também que quando consagramos tudo o que somos, não teremos dificuldades em consagrar tudo o que temos.

É por isso que muitos crentes ainda não “converteram o bolso” e a obra do Senhor passa por necessidades que não deveria passar. Infelizmente, a consagração dos dízimos ao Senhor tem sido uma realidade cada vez mais escassa entre aqueles que professam ser cristãos.


Eu entendo que quanto for maior consagração a Deus, maior será a nossa liberalidade na obra do Senhor não só em relação ao dízimo, mas também nas ofertas e doações voluntárias.   

Com base nos primeiros quatro versículos do Salmo 141, aprendemos sobre a importância de consagrarmos algumas partes de nosso ser.

(1) A consagração dos nossos ouvidos. (vers.1)
(2) A consagração das nossas mãos. (vers.2)
(3) A consagração dos nossos lábios.(vers. 3)
(4) A consagração do nosso coração. (vers. 4) 

Hoje nós vamos aprender que há ainda outras partes de nosso ser que precisamos consagrar ao Senhor.

5- A NOSSA MENTE PRECISA SER CONSAGRADA AO SENHOR
v.5 “Fira-me o justo, será isso mercê; repreenda-me, será como óleo sobre a minha cabeça, a qual não há de rejeitá-lo. Continuarei a orar enquanto os perversos praticam maldade”.

O quinto pedido do salmista é que haja óleo sobre sua cabeça. O óleo era usado como proteção à secura do deserto, simbolizando a unção de Deus que nunca pode faltar.

Eclesiastes 9.8“Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça”.

O salmista está disposto a ser repreendido “porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem” (Provérbios 3.12).

Muitas pessoas não gostam de ser repreendidas, tornando-se pessoas de “dura cerviz” (Atos 7.51), ou seja, ‘cabeça dura’ mesmo.

São pessoas que acham que sabem tudo e não aceitam aprender.

A palavra principal que recebemos do Senhor na ultima reunião de consagração foi “TRANSFORMAÇÃO”

“não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente” (Romanos 12.2).

Saiba que Deus não prometeu arrancar de sua mente os maus pensamentos e colocar outros bons. Isso é de sua responsabilidade.

Você decide que tipo de pensamento vai te influenciar, é você quem proíbe ou permite. Se você fizer a opção de pensar de acordo com a Palavra de Deus, verá os resultados da Palavra de Deus em sua vida.

Dos 100% do que pensamos durante o nosso dia, grande parte são bobagens, são coisas fúteis, são maldades, discórdias, intrigas, medos, porcarias, impurezas, ou seja, são coisas negativas.

“O Salmista no Salmo 94:11 diz que Deus conhece os nossos pensamentos e que são fúteis”

Existe um ditado que diz que ‘mente vazia é oficina de satanás’.

Mas a capacidade de criar, imaginar, elaborar, compor, redigir, e tudo o que o cérebro humano faz é um milagre de Deus. Isso é uma prova de nossa semelhança com o Deus Criador (Gênesis 2.27).

Sua mente foi criada por Deus para o seu bem e não para o mal. Então recuse todo mau pensamento em sua vida. Lute para ocupar seu tempo com coisas que edificam você, seu próximo e sirva de louvor a Deus.

6- OS NOSSOS OLHOS DEVEM SER CONSAGRADOS AO SENHOR
v.8a “em ti, SENHOR Deus, estão fitos os meus olhos: em ti confio”.

O salmista havia consagrados seus olhos ao Senhor.

Para mostrar o cuidado que devemos ter com nosso olhar, Jesus ensinou em Lucas 11:34  que “os teus olhos são a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas”
O jeito de ver as coisas determina nossas intenções. Um dos maiores problemas das pessoas é a malícia, quando se vê defeitos e problemas em tudo.

Por isso precisamos pedir a Deus que nos ajude a olhar tudo como Deus vê, “porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração” (I Samuel 16.7).

Consagrar os teus olhos ao Senhor é se comprometer não contaminá-lo com coisas imundas.  “não porei coisa torpe diante dos meus olhos” (Salmos 101.3).

7- OS NOSSOS PÉS DEVEM SER CONSAGRADOS AO SENHOR,
v.9 “Guarda-me dos laços que me armaram e das armadilhas dos que praticam iniquidade”.

O sétimo pedido do salmista é que Deus o guarde por onde andar. Isso nos fala de santidade.

Os pés também simbolizam o nosso caminhar ou modo de viver.

Jesus é o modelo a ser seguido, pois “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” (I João 2.6).

Quem cuida do seu andar é BEM AVENTURADO!

“bem aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores” (Salmos 1.1).

Este cuidado tem promessa de Deus “porque o SENHOR será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos” (Provérbios 3.26).

Assim como uma estrada leva a um determinado destino, os caminhos da vida são as decisões ou atitudes que tomamos e têm suas consequências.

Por isso é importante pedir a direção de Deus, sem nunca esquecer que Jesus é o “caminho, a verdade e a vida” (João 14.6).

A Bíblia também é como um GPS espiritual, pois “lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para o meu caminho” (Salmos 119.105).

Devemos pedir a orientação de Deus antes de tomar qualquer direção.

CONCLUSÃO: A vida de consagração deve ser uma busca constante até que Jesus volte!

Em 1 Tessalonicenses 5:23 temos este desafio:  “Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (I Tessalonicenses 5.23).

Por isso devemos nos entregar irrestritamente a Deus em cada parte de nosso corpo. Existe alguma parte em seu corpo que ainda não entregou ao Senhor?

Dedique todo o seu ser para Deus!


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário