segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

CONSAGRANDO O NOSSO SER A DEUS


Salmos 141

1 SENHOR, a ti clamo, dá-te pressa em me acudir; inclina os ouvidos à minha voz, quando te invoco.
2 Suba à tua presença a minha oração, como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina.
3 Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios.
4 Não permitas que meu coração se incline para o mal, para a prática da perversidade na companhia de homens que são malfeitores; e não coma eu das suas iguarias.
5 Fira-me o justo, será isso mercê; repreenda-me, será como óleo sobre a minha cabeça, a qual não há de rejeitá-lo. Continuarei a orar enquanto os perversos praticam maldade.
6 Os seus juízes serão precipitados penha abaixo, mas ouvirão as minhas palavras, que são agradáveis,
7 ainda que sejam espalhados os meus ossos à boca da sepultura, quando se lavra e sulca a terra.
8 Pois em ti, SENHOR Deus, estão fitos os meus olhos: em ti confio; não desampares a minha alma.
9 Guarda-me dos laços que me armaram e das armadilhas dos que praticam iniqüidade.
10 Caiam os ímpios nas suas próprias redes, enquanto eu, nesse meio tempo, me salvo incólume.

Introdução: Na semana passada aprendemos através do texto de Joel 2:16,17 que nós como povo de Deus precisamos levar mais a sério tudo o que se refere a nossa consagração ao Senhor.

Aprendemos que consagrar significa dedicar uma pessoa ou algo a Deus.

Tudo aquilo que é consagrado é separado e dedicado para servir ao Senhor e aos desígnios Dele, para honra-lo, para a santificação de Seu nome e realização de Sua obra.

Podemos consagrar tudo o que temos ao Senhor! A nossa casa, o nosso carro, os nossos bens, o nosso tempo, os nossos dons e talentos, mas, o nível mais profundo de consagração ocorre justamente quando consagramos a Deus todo o nosso ser, pois de nada adianta consagrarmos tudo que temos se não consagrarmos antes tudo que somos.

Se não queremos entregar a nós mesmos, Deus não aceitará nosso dinheiro. Ele não aceitará nada que seja "nosso", a menos que primeiramente tenha a "nós". Ele tem de nos ter primeiro antes de ter o que é nosso.

E é exatamente isso que vamos tratar através deste Salmo de Davi.

Davi expressa no texto do Salmo 141 sua vontade de consagrar-se totalmente a Deus. Suas palavras são fonte de inspiração para nos consagrar mais ao Senhor.

O texto cita algumas partes do corpo que demonstram o nível de sua dedicação espiritual.

O que em mim, pode ser consagrado ao Senhor?

1- OS MEUS OUVIDOS DEVEM SER CONSAGRADOS AO SENHOR

v.1 “SENHOR, a ti clamo, dá-te pressa em me acudir; inclina os ouvidos à minha voz, quando te invoco”.

O primeiro pedido de consagração do salmista Davi foi pelos seus ouvidos.

Quando ele pede a Deus que o ouça é porque os seus ouvidos estão preparados para ouvir! Davi como o homem segundo o coração de Deus, tinha sempre um canal de comunicação aberto com Deus!

Oração não é só pedir é também ouvir. Ela não é um monólogo, mas um diálogo com Deus!

Acima de tudo precisamos consagrar os nossos ouvidos para ouvir a voz de Deus!

Uma das reivindicações básicas do Cristianismo  é que Deus fala com as pessoas. Através de toda a Bíblia encontramos a frase "E disse Deus...".

Em todas as igrejas da Ásia descritas no livro de apocalipse o Senhor Jesus diz: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça o que o Espírito diz às igrejas..”

Uma das razões porque não conseguimos ouvir a voz de Deus é porque sempre estamos com pressa. Nós vivemos com pressa e estamos numa sociedade apressada que está sempre correndo.

Ecles. 8.3  "Não te apresses em deixar a presença dele, nem te obstines em coisa má, porque ele faz o que bem entende".

Deus não pode falar com a gente a menos que diminuamos o ritmo e desejemos nos aprofundar em um relacionamento com Ele.

(ilustração) Marta agitada e correndo X Maria aos pés de Jesus

Lucas 10.42 "Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".

Em Isaías 50:4,5 aprendemos que o Senhor quer nos despertar para ouvi-lo! 

4 O SENHOR Deus me deu língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado. Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos (escutar como discípulo).
5 O SENHOR Deus me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde, não me retraí.


Outro aspecto da consagração de nossos ouvidos é saber filtrar, discernir o que ouvimos!

Paulo disse uma palavra interessante sobre isso em 1Cor 14:10: “Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo; nenhum deles, contudo, sem sentido”.

Às vezes sentimo-nos pressionados a dar ouvidos a uma voz que não se harmoniza com a de Deus.

- A voz da discórdia
- A voz da fofoca
- A voz do engano
- A voz da incredulidade

Muitas vezes a influência do que ouvimos pode prejudicar nossa vida espiritual trazendo malícia ao nosso coração:

“não vos enganeis, as más conversações corrompem os bons costumes” (I Coríntios 15.33).

 Por isso precisamos ouvir cada vez mais a Palavra de Deus que fortalece a nossa fé (Romanos 10.17).

Consagre seus Ouvidos ao Senhor!

2- AS MINHAS MÃOS DEVEM SER CONSAGRADAS AO SENHOR.
v.2 “Suba à tua presença a minha oração, como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina”.

O segundo pedido de Davi é por suas mãos.

Enquanto o sacerdote estava dentro do santuário oferecendo o sacrifício, o salmista apenas com suas mãos se apresentava diante do Senhor.

O significado das mãos levantadas era de uma entrega completa ao Senhor!

Por isso o texto se refere à oferta da tarde!  

No Tabernáculo e posteriormente no templo eram realizados sacrifícios tanto pela manhã como também a tarde conforme está escrito e é o que veremos a seguir: Êxodo 29:39 e 41

39 “Um cordeiro oferecerás pela manhã e o outro, ao pôr-do-sol”.

41 “o outro cordeiro oferecerás ao pôr-do-sol, como oferta de manjares, e a libação como de manhã, de aroma agradável, oferta queimada ao SENHOR”.

O erguer das mãos simboliza render-se diante de Deus em entrega total.


A consagração das mãos também se refere as nossas obras diante do Senhor!

Devemos pedir a Deus que as confirme: “confirma as obras de nossas mãos” (Salmos 90.17).

Consagre suas Mãos ao Senhor!  

3- OS NOSSOS LÁBIOS DEVEM SER CONSAGRADOS AO SENHOR.

v.3  “Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios”.

O terceiro pedido de consagração de, Davi foi por sua boca, pedindo que seus lábios fossem guardados do mal.

- NÃO PODEMOS FALAR TUDO que nos vem à mente. Há palavras fora do tempo. Há palavras sujas, falsas, caluniadoras, bajuladoras.

- Há palavras intempestivas, carregadas de inveja, de raiva, de vingança. Há palavras que provocam alterações sem fim, que humilham e que suscitam brigas.

- Há palavras de baixo escalão, palavrões e maliciosas..

A nossa boca precisa ser consagrada a Deus para falar somente o que agrada ao Senhor.

Por isso precisamos pedir que Deus que guarde a nossa boca e pedir ao Senhor que perdoe e purifique o pecado de nossa língua. (Isaías 6.5-7).

Se você deseja consagrar seus lábios a Deus, faça um propósito de falar apenas o que edifica o que traz bênção e motivação!

Procure cantar apenas músicas de louvor a Deus e principalmente aprenda a falar a Palavra do Senhor.

Consagre seus Lábios a Deus!

4- O NOSSO CORAÇÃO DEVE SER CONSAGRADO AO SENHOR
v.4 “Não permitas que meu coração se incline para o mal, para a prática da perversidade na companhia de homens que são malfeitores; e não coma eu das suas iguarias”.

O quarto pedido do salmista foi consagrar seu coração a Deus.

“sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4.23).

É muito importante consagrar o coração para Deus entregando os sentimentos e emoções em Suas mãos!

Muitas vezes deixamos nosso coração exposto a sentimentos maus que contaminam nossa vida, por isso precisamos pedir que “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4.7).

O coração deve ser guardado da amargura, da malícia, da inveja, dos ciúmes, dos complexos e toda espécie de sentimentos ruins!

Para saber se o seu coração é consagrado a Deus basta examinar o que é valioso para você!

“porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Lucas 12.34).

As palavras também demonstram se o coração está cheio de Deus “porque a boca fala do que está cheio o coração” (Lucas 6.45).

Consagre seu Coração a Deus!

CONCLUSÃO: No próximo domingo vou dar sequência a esta palavra. Mas eu quero orar contigo neste momento pedindo que o Espírito Santo venha controlar todo o nosso ser. Lembre-se que não podemos viver uma vida dedicada a Deus somente aos domingos, precisamos viver inteiramente para a Sua glória todos os dias de nossa vida! Deus quer levantar um Povo Consagrado para impactar a nossa geração!


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO


Nenhum comentário:

Postar um comentário