segunda-feira, 2 de setembro de 2019

COMO UM DISCÍPULO LIDA COM OS SEUS FRACASSOS? (2ª Parte)



João  21:16,17
1- Depois disto, tornou Jesus a manifestar-se aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e foi assim que ele se manifestou:
2 Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e mais dois dos seus discípulos.
3 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam.
4 Mas, ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia, os discípulos não reconheceram que era ele.
5 Perguntou-lhes Jesus: Filhos, tendes aí alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.
6 Então, lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes.
7 Aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor! Simão Pedro, ouvindo que era o Senhor, cingiu-se com sua veste, porque se havia despido, e lançou-se ao mar;
8 mas os outros discípulos vieram no barquinho puxando a rede com os peixes; porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados.
9 Ao saltarem em terra, viram ali umas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão.
10 Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que acabastes de apanhar.
16 Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas.
17 Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.

INTRODUÇÃO:

Na primeira parte desta ministração, aprendemos que a vida é um misto de vitórias e fracassos. Você pode ser uma pessoa bem sucedida em uma área específica de sua vida, mas fracassada em outra.

Pessoalmente creio que se nós focarmos a nossa vida no Reino de Deus, todas as outras áreas de nossa vida serão bem sucedidas do ponto de vista bíblico, como diz Mateus 6:33 “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas.”

Por isso eu creio que o maior sucesso de todos é ser salvo e ter um relacionamento com Deus. Contudo, podemos e devemos querer e buscar as demais dimensões do sucesso desde que coloquemos o Reino de Deus em primeiro lugar em nossa vida.

Precisamos entender que há uma diferença entre o sucesso do ponto de vista secular do sucesso do ponto de vista bíblico.

Sucesso, para Deus, é estar no centro da vontade dEle e, para o mundo, o sucesso é apenas fama, poder, dinheiro e influência.

É por isso que eu insisto em desafiá-lo a priorizar o sucesso espiritual, do ponto de vista bíblico, pois se você tem fracassado em seu relacionamento com Deus, na realidade você não está experimentando a vida plena em Jesus! “Pois que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma” Mc. 8:36

O fracasso espiritual é uma possibilidade na vida de um discípulo de Cristo, como foi o caso de Pedro e de tantos outros homens e mulheres de Deus; porém, ele não é um acontecimento irreversível ou definitivo.

Deus nos dá a oportunidade de avaliarmos a nossa vida e retomarmos de novo o caminho de vitória, assim como ocorreu com Pedro.

No domingo passado vimos que Pedro fracassou como um discípulo de Cristo por quatro fatores:
(1) AUTOCONFIANÇA. (2) INDOLÊNCIA (3) PRECIPITAÇÃO (4) SEGUIR JESUS DE LONGE.

Hoje nós vamos responder a segunda pergunta:

O QUE DEVEMOS FAZER SUPERAR O FRACASSO?

Para superar o fracasso precisamos:
I- DE UM ARREPENDIMENTO COMPLETO.

No A.T. (hebraico), a palavra arrependimento tem o sentido de girar ou retornar. Sair do pecado e voltar-se para Deus. No N.T a palavra grega para arrependimento é metanoia que significa "mudança de mente".

Todavia o seu sentido bíblico vai além, significando uma mudança de rumo, mudança de direção, de atitude.

Precisamos entender que o arrependimento só é completo quando passa por quatro etapas:

1ª etapa do arrependimento- Consciência do Pecado

Mateus 26:75 – “Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus tinha dito: “Antes que o galo cante, você me negará três vezes”. E, saindo dali, chorou amargamente.”

Certamente Pedro ao Lembrar-se da palavra que Jesus lhe havia dito antes de sua queda percebeu que não havia dado o devido valor nas palavras do Senhor.

Com isso, ele assume a sua culpa e não a transfere para qualquer outra pessoa. Assim como fez Davi no Salmo 51:4 “Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar”.

Deus não espera respostas autojustificativas de transferências, nenhum pecado tem justificativa. Existem algumas atitudes que mascaram o verdadeiro arrependimento:

a- TRANSFERÊNCIA- “Deus, eu não resisti porque suas roupas estavam muito provocante..” Mas o Senhor deve responder: ”Eu não disse que deveria arrancar seus olhos se eles te fizessem pecar.”

b- MINIMIZAR A CULPA- “Deus é claro que eu dei uns gritos e xinguei mesmo, mas pelo menos eu não matei ninguém” Uma boa desculpa é encontrar sempre alguém pior que você.

c- ARRUMAR DESCULPAS- “Senhor, eu pequei porque acabei ficando sozinho...” Mas o Senhor deve responder: “Sozinho, como assim? Eu não disse que estaria com você até o final dos séculos?”

Temos que ter a coragem de assumir as responsabilidades de nossos atos.

2ª etapa do arrependimento: Confissão de Pecado.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1:9

No versículo 5 do Salmo 32 Davi disse: “Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado”.

Deus não precisa de sua confissão para saber que você pecou, Ele já sabe todas as coisas, como diz Derek Cleave: Confessar pecados não é informar a Deus, é concordar com Ele” É chamar o pecado pelo nome correto.

“Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!” Isaías 5.20

Algumas pessoas chamam a luz de trevas e trevas de luz; o doce de amargo e o amargo de doce. 

3ª etapa do arrependimento: Abandono do Pecado.
“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28.13).

O pecado, uma vez reconhecido e confessado, precisa ser abandonado.

Quando não há o abandono do pecado fica estabelecido um vínculo, um círculo vicioso, que chamamos “prisão”. Jesus disse para as pessoas a quem ele perdoou: “Vá, e não peques mais”. Isso é o abandono.

Não pecar mais, porém é bem difícil, mas não impossível.

4ª Etapa do Arrependimento- A Restituição.
Restituição é corrigir uma situação. Isso deve ser feito com justiça.

A Bíblia diz em Números 5:5-7 “”Disse mais o Senhor a Moisés: Dize aos filhos de Israel: Quando homem ou mulher pecar contra o seu próximo, transgredindo os mandamentos do Senhor, e tornando-se assim culpado, confessará o pecado que tiver cometido, e pela sua culpa fará plena restituição, e ainda lhe acrescentará a sua quinta parte; e a dará àquele contra quem se fez culpado”.

Zaqueu ao se arrepender cumpriu exatamente o que ensinava a lei do Senhor: “Se eu prejudiquei alguém restituo quatro vezes mais”

O arrependimento genuíno leva a um desejo de reparar os erros. Quando alguém se torna cristão, ele terá um desejo nascido da profunda convicção de fazer o bem, e isso inclui fazer restauração sempre que possível. A ideia de "sempre que possível" é crucialmente importante para lembrar. Existem alguns crimes e pecados para os quais não há restituição adequada.

Para superar o fracasso precisamos:
2.TOMAR POSSE DO PERDÃO E DA MISERICÓRDIA DO SENHOR!!

Precisamos entender como o inimigo opera para nos levar ao pecado: antes de pecar: o diabo minimiza o nosso pecado, mas DEPOIS que pecamos ele MAXIMIZA…

A culpa do pecado tem se tornado pior para o ser humano que propriamente o pecado, pois, quando se confessa o pecado e não se livra da culpa, faz se uma vulnerabilidade pra que o pecado possa novamente criar raízes em sua vida e dificultar a sua comunhão com Deus.

Na escola de discípulos nesta semana vimos exatamente isso! Vimos que o sentimento de culpa afeta profundamente a autoimagem da pessoa.

“depois que um homem cede às suas compulsões sexuais (ou tentações) por tempo suficiente, ele perde de vista o novo homem que se tornou em Cristo e passa a enxergar a si mesmo como um homem imoral e não como um filho de Deus. Infelizmente, uma vez que ele se vê desta maneira, fica mais fácil representar este papel. Afinal, ele pode dizer: Eu sou assim mesmo” Perkins

Por isso, não aceite as mentiras do diabo a teu respeito e focalize o seu perdão na misericórdia do Senhor sobre sua vida!!

Uma boa maneira de entender o significado da misericórdia é perceber como ela se relaciona com a graça:

- Misericórdia - não receber aquilo que você merece / punição impedida, contida.

“Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades. Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.” Salmos 103:10.11

- Graça - receber aquilo que você não merece / favor sem mérito algum de nossa parte.

Para superar o fracasso precisamos:
3- REASSUMIR O NOSSO CHAMADO MINISTERIAL

Uma pergunta: Pedro teve consciência do pecado, o confessou e o abandonou, mas será que Pedro retomou o seu chamado ministerial?

- Não, Pedro foi pescar…

Pedro foi o primeiro a desistir. Ele deixou o chamado e voltou à antiga profissão, as velhas redes, dizendo: “Eu vou pescar” (João 21.3).

O que Pedro estava realmente dizendo era: “Eu simplesmente não aguento isso. Para mim não dá mais”

No lago da Galiléia junto com Simão Pedro estavam Tomé, Natanael, Tiago, João e mais dois discípulos. Sete dos onze discípulos de Jesus estavam reunidos ali (João 21.2).

3 “Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam”.

Quando Pedro disse aos outros: “Eu vou pescar” estes discípulos também disseram: “Nós também vamos pescar com você!”

Precisamos entender algo importante aqui. Quando um discípulo desiste do plano que Deus tem para a sua vida, ele vai influenciar outros a desistirem também.

O que os discípulos estavam dizendo era: “Pedro sabe o que está fazendo. Nós esperávamos que ele fosse um líder maravilhoso. Mas ele desistiu. Se ele desistiu, também podemos desistir”.

Pedro foi perdoado por Jesus, mas, possivelmente ele deve ter achado que o seu chamado ministerial havia acabado por conta de seu fracasso.

Por não compreender o caráter de Jesus, por temer as provações e se sentir inseguro como líder, ele recuou para os seus antigos caminhos e voltou para as antigas redes.

Mas foi ali, diante das velhas redes e da antiga vida que Jesus apareceu novamente aos discípulos.

CONCLUSÃO: Nesta noite o Senhor com certeza está falando com aqueles que se sentem abatidos, indignos e que acham que não conseguem superar os seus fracassos. O Senhor também está aqui para oferecer a cada um de nós a oportunidade de recomeçar.

Esse recomeço, começa com um arrependimento completo e pelo recebimento do perdão e da misericórdia de Deus. Esse recomeço se consolida quando reassumimos o nosso chamado ministerial.

Como Jesus reagiu ao fracasso de Pedro? A resposta a esta pergunta nós vamos trazer na próxima ministração. E ela é muito importante para entendermos também como o Senhor reage ao nosso fracasso.


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário