terça-feira, 10 de setembro de 2019

COMO UM DISCÍPULO LIDA COM OS SEUS FRACASSOS? (3ª Parte)



João  21:1-17
1- Depois disto, tornou Jesus a manifestar-se aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e foi assim que ele se manifestou:
2 Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e mais dois dos seus discípulos.
3 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam.
4 Mas, ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia, os discípulos não reconheceram que era ele.
5 Perguntou-lhes Jesus: Filhos, tendes aí alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.
6 Então, lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes.
7 Aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor! Simão Pedro, ouvindo que era o Senhor, cingiu-se com sua veste, porque se havia despido, e lançou-se ao mar;
8 mas os outros discípulos vieram no barquinho puxando a rede com os peixes; porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados.
9 Ao saltarem em terra, viram ali umas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão.
10 Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que acabastes de apanhar.
16 Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas.
17 Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.

INTRODUÇÃO:

Por alguns domingos temos sido levados pelo Espírito Santo a refletir sobre os nossos fracassos espirituais e temos aprendido que nenhum fracasso é definitivo e irreversível.

Se buscarmos ao Senhor de todo o nosso coração e desejarmos recomeçar, o Senhor não nos rejeitará; porém Ele estabelece em sua Palavra a principal condição para nos levantar, que é o arrependimento.

E como vimos o arrependimento deve ser completo, começando pela (1) consciência do pecado, (2) confissão do pecado, (3) pelo abandono do pecado (4) e se for possível, a restituição de quem prejudicamos.

Quando nos arrependemos devemos também tomar posse do perdão oferecido por Deus a nosso favor!

O perdão é um ato de misericórdia e compaixão de Deus e não tem nada a ver com merecimento.

Um tempo depois que Davi se arrependeu de seus pecados, escreveu o Salmo 130, o qual nos mostra o que ele havia aprendido de sua experiência desastrosa no pecado dizendo:

“Se observares, SENHOR, iniquidades, quem, SENHOR, subsistirá? Contigo, porém, está o perdão, para que te temam” (Salmo 130:3-4).

Davi aprendeu a valorizar o perdão de Deus e entendeu que Deus não tem um livro de registro de nossos pecados para ficar observando.

É muito triste amados, que vez ou outra, encontramos pessoas que se recusam a receber o perdão de Deus, preferindo ficar preso no cárcere da culpa. Essas pessoas aceitam conviver com a culpa como uma autopunição pelos seus pecados.  

Elas acham que Deus as acusa de seus pecados e passa a aceitar a doença, a depressão o fracasso como formas de pagamento pelos seus sentimentos de culpa.

O apóstolo João, o discípulo amado nos orienta em sua epistola (1 João 2:1) que não devemos pecar, mas se pecarmos, temos um advogado junto ao Pai que é Jesus Cristo, o Justo.

 “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.” 1 João 2:1

Muitos ao ler este texto concluem que Cristo está nos defendendo diante do Pai. Mas, como disse o escritor HalLindsey em seu livro “A Viagem da Culpa”

“Cristo não tem de defender você contra o Pai; Ele o defende contra Satanás, perante o Pai”

É do desejo de Satanás que experimentemos a dor do remorso e da culpa.

Em Apocalipse 12.10 a bíblia o chama de “...acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus”.

Precisamos parar de ouvir as acusações do diabo e receber as palavras de perdão!

"Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados já não me lembro." (Isaías 43:25)

É plenamente possível que aquele que fracassou por conta de seus pecados, se arrepender e receber a graça e a misericórdia de Deus, sendo livre das culpas e passando a desfrutar agora da presença do Senhor e dos tempos de refrigério!

O mesmo Pedro que fracassou confirma isso em Atos 3:19-20 porque ele mesmo experimentou do perdão de Jesus!

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus.” Atos 3:19-20

Mas a pergunta principal de nossa ministração hoje é: Como o Senhor reagiu ao fracasso de Pedro?

Essa pergunta é importante pra nós também entendermos como Jesus reage ao nosso fracasso! Mas não somente isso! É importante sabermos também como Pedro foi restaurado por Jesus.

1- PEDRO É RESTAURADO QUANDO JESUS SE MANIFESTA A ELE.
 “Depois disto, tornou Jesus a manifestar-se aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e foi assim que ele se manifestou” (vs1)

Isso nos ensina que Jesus não abriu mão de Pedro e dos outros discípulos.

Jesus não desistiu de amar a Pedro e Ele também não desiste de amar você! É assim que Ele reage a nossa queda.

É no cenário de seu chamado que Jesus veio agora para restaurá-lo.

Imagino que naquele momento, todas as memórias de Pedro de seu primeiro encontro com Jesus são reavivadas.  

Creio que intencionalmente Jesus reproduz as cenas daquele chamado: o barco, o mar, a ordem de lançar a rede e a abundância de peixes.

Jesus ressuscitou e não havia tempo a perder. Por quarenta dias Ele esteve na terra e apareceu a Seus discípulos algumas vezes, porém a última delas foi muito especial.

Naquele dia Pedro, João e outros discípulos resolveram pescar e passaram a noite toda sem nada conseguir. Pela manhã Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não O reconheceram, então, se dirigindo aos discípulos no barco Jesus perguntou: “Filhos, tendes alguma coisa de comer?" (João 21:5).

Eles responderam que não e Jesus disse: “Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis.” (João 21:6).

As redes foram lançadas e os homens não podiam mais puxa-la do mar tal a quantidade de peixes que pescaram.
Por este gesto João reconheceu Jesus e avisou a Pedro que não havia se dado conta que era Jesus, mas assim que João o avisou, ele pulou do barco e foi a nado até a beira da praia encontrar com Jesus.

Os outros discípulos chegaram depois puxando as redes que não se romperam, apesar de muitos peixes..

Assim que chegaram à praia os discípulos viram uma fogueira, um peixe assando e pão.

Pedro deve ter ficado curioso quando viu o almoço completo que Jesus preparou para os discípulos na praia.

Como aquilo poderia acontecer? Jesus não estava nem franzindo a testa, não estava esperando para fazer uma severa repreensão ao seu discípulo.

Ele não repreendeu Pedro nem se lembrou de sua negação covarde na noite da crucificação, ele simplesmente convidou Pedro e seus discípulos para sentar com ele e comer.

Jesus queria estar com os seus amigos, mas ele teve uma conversa particular com Pedro.

II- PEDRO É RESTAURADO ATRAVÉS DE UMA CONFRONTAÇÃO DE AMOR.

Jesus se revela a Pedro com uma confrontação de amor.

Naquela praia onde pescavam, logo após um jantar na presença dos sete discípulos mudos, Jesus perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros?” (João 21.15).

Jesus não estava provocando Pedro pelo fato dele ter desistido.  

Pedro estava na verdade recebendo uma nova revelação, uma revelação para nunca mais desistir.

Jesus fez então, três vezes essa pergunta a Pedro. “Pedro, tu me amas? - Em cada vez que ele respondia “sim, Senhor tu sabes que eu te amo”,

Jesus estava repetindo três vezes a mesma pergunta para aplicar intencionalmente o perdão às suas três negações.

E que revelação era esta? A força para seguir Jesus em qualquer situação era o amor!

- O amor que perdoa qualquer pecado
- O amor acima de qualquer medo.
- O amor acima de qualquer dúvida.
- O amor acima de qualquer situação.

Por isso, Jesus acrescentava: “Tome conta das minhas ovelhas!” (João 21.15-17)

Jesus não o desqualificou. Pedro não foi mandado embora como um fracassado. Ele estava de volta ao jogo.

Na verdade, Jesus estava restaurando não somente a vida, como também, o ministério de Pedro.

— Ele acredita na SUA RESTAURAÇÃO!!

"Há um pouco de Pedro em todos nós. Somos fracos diante da tentação. Nós pisamos na bola muitas vezes. Permitimos que o medo nos paralise"

Pessoalmente creio que Pedro deve ter se lembrado agora da Palavra que Jesus lhe disse em Lucas 22:32 “Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos"

III- PEDRO É RESTAURADO QUANDO JESUS LHE CONFIA UMA MISSÃO.

É interessante notarmos aqui que Jesus usou o fracasso de Pedro para usá-lo naquilo que seria a sua maior fraqueza. 

O mesmo Pedro que negou conhecer Jesus acabou sendo uma de suas mais ousadas testemunhas.

— Ele usa o seu fracasso para edificar a Sua Igreja!!!

Pedro não era apenas uma fagulha, era uma explosão por completo, aquele que foi chamado de Rocha, é aquele que Cristo escolheu.

Se nos evangelhos, Pedro enfrentou problemas pela sua personalidade, em Atos ele brilha com uma nova couraça.


Em outras palavra Jesus estava dizendo a Pedro: “Se você me ama, esqueça os seus erros e fracassos. Levante-se, e volte para Mim, volte para a minha obra. Eu te restauro. É possível recomeçar”.

Da mesma forma o Senhor está nos dizendo nesta noite: “Desista de viver para as suas falhas, para as suas dúvidas, para os seus problemas. Pare de se concentrar em fazer as suas próprias coisas”.  

“Seja corajoso, não tenha medo e nem se deixe perturbar pelo medo. Se você me ama, invista todas as suas forças na vida cristã: apascente as minhas ovelhas. Assim como o Pai me enviou, Eu também envio você”.

Estou com você todos os dias.

Pedro não cabia mais naquela vida passada de pescador, e continuava a fracassar ao tentar voltar para esse ofício.

A maneira de lidarmos com nosso fracasso é usá-lo como uma oportunidade de servir os outros.

Isso é difícil, pois o fracasso quase sempre faz com que nos fechemos em nós mesmos.

Augusto Cury, em seu livro o Mestre da Sensibilidade, diz que Pedro brilhou na sua história porque aprendeu com os próprios erros.

CONCLUSÃO:

No livro de Apocalipse, vemos o Senhor Jesus levantando a sua Igreja, trazendo-a de volta a seu lugar: 

“Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o meu candelabro do lugar dele.” Ap 2:5

É interessante notar que nos versos anteriores deste capítulo, o Senhor elogia esta igreja por tantas coisas como o trabalho, a perseverança, etc.

Porém em uma área havia caído. Perderam a excelência do primeiro amor!

O Senhor, ao ensinar esta igreja a se levantar esta, disse: “Lembre-se de onde caiu”, ou seja, busque saber onde, quando, e como caiu.

Reconhecer a queda de alguma área de nossas vidas é o ponto de partida para a restauração.

Hoje Deus pode transformar os teus fracassos em grandes bênçãos para a tua vida!



Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário