segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

SÉRIE: PERDOAR É PRECISO (3ª Parte)



O QUE PRECISO FAZER PARA PERDOAR QUEM ME OFENDEU?
Textos: Marcos 11:24-26; Mateus 5:23-26; Lucas 17:3-6

24 Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.
25 E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.
26 [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]

Marcos 11:24-26
---------------------------------------------------------------------------------
23 Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
24 deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.
25 Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão.
26 Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo.
Mateus 5:23-26
----------------------------------------------------------------------------------
3 Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe.
4 Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe.
5 Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.
6 Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.
Lucas 17:3-6

Introdução: Hoje é a nossa terceira ministração da nossa série Perdoar é Preciso! Perdoar a quem nos ofendeu ou pedir perdão a alguém que ofendemos é um assunto que vamos tratar nestes próximos cultos.

As duas coisas são bem difíceis porque mexem com o nosso ego. Mas eu creio que se dispormos o nosso coração pra isso, o Senhor nos capacitará através do seu Santo Espírito.

A prática do perdão só será possível na dependência de Deus, na humildade do filho e nos braços do Espírito Santo!

Zac. 4:6 “Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito...”

Hoje eu quero me aprofundar mais nas orientações práticas que Jesus nos deixou para lidarmos com as ofensas através destes três textos apresentados.

 O que preciso fazer para perdoar quem me ofendeu? Quais as orientações práticas que Jesus nos deu sobre este assunto?

1- PARA PERDOAR, ORE.
“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.” Mateus 5:43-44

Antes de qualquer atitude que venhamos a tomar, devemos orar! De todas as coisas que Jesus nos falou para fazer, orar por aqueles que nos perseguem é sem dúvida a mais complicada.

Seria mais fácil oramos para que eles sumam, nos larguem se esqueçam de nós; só que não parece que é isso que Jesus ensina.

Muitos ainda pregam o contrário; que você deve fazer uma oração “amarrando”, “derrubando”, a vida de qualquer pessoa que esteja fazendo algum mal.

A oração deve ser pela conversão deles, pelo arrependimento, para que eles sejam perdoados para conhecerem a Deus.

Isso é o que Jesus fez enquanto esteve pendurado na cruz:

“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23.34).

E foi o que Estêvão fez quando estava sendo apedrejado:

“Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado!” (Atos 7.60).

Nossos corações devem desejar o seu bem, desejar a sua salvação! Assim, nós oramos como o apóstolo Paulo orou pelo povo judeu; muitos dos quais tornaram a vida muito difícil:

“Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos. Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento.” (Romanos 10.1,2).

Deus não tem prazer na morte do perverso!

“Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? - diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?” Ezequiel 18:23

Talvez aquele que te persegue nem seja de fato um inimigo; mas um irmão em Cristo ou alguém da sua própria família que por fez algo que te magoou.

Quem sabe, hoje você precise orar por ti mesmo, para que o teu coração esteja livre de mágoas!

Há uma música que cantávamos antigamente que nos ajuda a entender isso. Talvez você a conheça:

A melhor orar é amar

A melhor oração é amar
A melhor oração é amar
Se não podes amar, tu precisas orar
A melhor oração é amar

Meu Senhor eu já posso orar
Meu Senhor eu já posso orar
Aprendi a amar e também perdoar
Meu Senhor eu já posso orar

É exatamente isso que Jesus ensinou a seus discípulos em Marcos 11:24-26

24 Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.
25 E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.
26 [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]

Renda seus sentimentos a Ele em oração e creia que Ele pode fazer em seu coração o milagre do perdão!

Se no teu coração você conseguiu perdoar a ofensa morre ai. Glória a Deus!!

2- PARA PERDOAR, EXERÇA A SUA FÉ.

Já ouviu falar em fé para perdoar? No Brasil isso deve ser bem esquisito, já que se fala muito em fé para conquistar!

Para ajuda-lo a perdoar você pode pedir ao Senhor aumente a tua fé! É exatamente isso que Jesus ensinou a seus discípulos em Lucas 17:3-6.

3 Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe.
4 Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe.
5 Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.
6 Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.

Perdão não é só uma questão de decisão! Mas também de fé!

É interessante este texto, porque Jesus ao falar das questões do perdão, os próprios apóstolos reagiram dizendo: “Aumenta-nos a fé”

Normalmente quando pensamos em uma grande fé, achamos que se refere aos grandes milagres de cura, como a fé para fazer um paralítico andar, ou a fé para o cego enxergar e etc...

Mas o que aprendemos aqui é que precisamos de uma fé como de um grão de mostarda, para perdoar aqueles que nos ofendem!

O verso 6 diz: “Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá”.

A Ênfase de Jesus, é que não importa a quantidade de fé, o que importa é a essência! Se sua fé é verdadeira, genuína em Deus, então você conseguirá perdoar; da mesma forma que Deus te perdoou!

Ore comigo exercendo a tua fé!

“Senhor meu Deus, quero estar livre de sentimentos de amargura e atitudes ruins contra os que me fizeram mal. Ajuda-me a não estar em conflitos com esta pessoa e a abandonar a mágoa, o rancor e a vingança. Ajuda-me a perdoar e liberar quem me feriu, assim como o Senhor também me perdoou em Cristo. Amém!”

3- PARA PERDOAR, CONFRONTE PESSOALMENTE.
23 Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
24 deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.
25 Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão.
26 Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo. Mateus 5:23-26

É evidente que em alguns casos a oração e a fé não bastam para acabar com a ofensa no coração. Em algumas situações precisamos procurar a pessoa em particular.

É interessante no texto a alusão de Jesus sobre o altar. Porque Jesus cita o altar?

- Não tem lugar melhor para lembrar que ofendemos alguém ou que estamos ofendidos, quando estamos no altar de Deus!

O que Jesus está nos ensinando é que a reconciliação é mais importante do que o culto que você presta a Deus e do dízimo que você traz no altar!

Deus quer o nosso culto sim, mas com a atitude certa!

Neste texto o Senhor está nos ensinando a exercer uma confrontação de amor! E esta confrontação tem alguns aspectos importantes:

1) A confrontação tem um objetivo: A reconciliação (Paz)

24 “deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta”.

“aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males”. 1 Pedro 3:11-12

Em Mateus 18:15 Jesus diz: “Se teu irmão pecar [contra ti], vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão”.

É significativa a palavra que Jesus disse: “argui-lo” significa instruir, corrigir, confrontar também pode ser traduzido como “trazer a luz, expor, esclarecer, estabelecer”.

A questão maior não é ganhar uma discussão, mas ganhar o meu irmão.

Ganhar uma discussão e perder um irmão não vale a pena.

Note no texto de Mateus 5:25 que este irmão por alguma razão se tornou “um adversário”

”Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho..”

Triste isso não! Sabemos que o nosso verdadeiro adversário não é o nosso irmão, mas quando não tratamos logo das ofensas de maneira correta, infelizmente acabamos olhando para os nossos irmãos como verdadeiros adversários, mesmo que não sejam.

2) A confrontação tem um caráter de urgência!

”Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo”. Mateus 5:23-26

Note bem que quem deve tomar a iniciativa de procurar a pessoa não é do ofensor, mas do ofendido!

Jesus está nos ensinando o seguinte: “Resolva logo o teu problema com o teu irmão, antes que você seja convocado a comparecer perante o tribunal de Deus.”

3) A confrontação é em particular

Porque eu devo procura-lo em particular?

Porque ao procura-lo você irá evitar uma série de problemas!

a) Um deles é a fofoca. A gente começa com este discurso: “Olha eu vou falar algo de um irmão, mas não diga nada pra ninguém, vamos só orar por ele”, aí a pessoa que você pediu para orar vai fazer a mesma coisa: Ele ligará para outra pessoa e vai dizer: “Olha eu vou falar algo de um irmão, mas não diga nada pra ninguém, vamos só orar por ele”

– Daqui a pouco toda a igreja inteira está “orando” por ele e sabe de um problema que diz respeito só a você e ele...

Da fofoca nascem as maledicências, as brigas, a rotulação, os julgamentos e uma série de problemas....

b) O outro é a má interpretação de uma situação ou um grande mal entendido.  

A pessoa fala uma coisa, a gente entende outra. Isso acontece! Já aconteceu comigo de falar algo e a pessoa entendeu diferente. (Caso em Pres. Epitácio)

Se ao procurar a pessoa pessoalmente não resolveu, peça ajuda de outros irmãos como Jesus orientou em Mateus 18:15-17

15 Se teu irmão pecar [contra ti], vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.
16 Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça.
17 E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.

CONCLUSÃO:

Se você cumpriu estas orientações do Senhor e a pessoa ainda se recusa a se arrepender, Jesus diz que devemos trata-la como um gentio e publicano.

Gentio era todo aquele que não fazia parte da comunidade de Israel, não era um judeu. Publicano era um judeu que não era bem visto pelo seu próprio povo, pois trabalhava cobrando impostos para os seus adversários, os romanos.

Sei que há alguns teólogos que ensinarão aqui a questão da exclusão publica desta pessoa, mas pessoalmente não creio assim.

O que Jesus está ensinando aqui é que se você conversou em particular com a pessoa, levou uma testemunha, pediu ajuda à Igreja, e esta pessoa não aceito uma reconciliação com você, então, agora você deve considerá-la como alguém que não conhece a Deus!

Isso significa que esta pessoa provavelmente nem tenha nascido de novo!

Quando Jesus ensina que devemos considerar está pessoa como se fosse gentio e publicano, Ele está nos dizendo para amar ainda mais a esta pessoa e não a maltrata-la ou trata-la com desprezo!  

Demonstre o seu amor por ela, ore por ela e deixe este caso nas mãos do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário