quarta-feira, 7 de outubro de 2020

OLHE PARA O ALTO

 

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.” (Colossenses 3.1-3)
 
Introdução: Graça e Paz irmãos e irmãs. Eu quero compartilhar esta palavra que tem como objetivo motivá-los a olhar para o alto.
 
Neste tempo que estamos vivendo tenho percebido que muitos têm andado cabisbaixos, abatidos com tantas notícias e situações ruins que passamos,  por isso, precisamos aprender a olhar para o alto, com nossos olhos fixos no Senhor em todo tempo, independentemente das circunstâncias a nossa volta.
 
Muitos estão olhando somente para as coisas terrenas, não tem seus olhos em Deus. Nossa pregação até um tempo atrás praticamente só enfatiza o que é terreno, quase não se leva as pessoas a olharem o celestial; mas segundo a exortação bíblica, devemos levantar nossos olhos:
 
“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra...”
 
Note que o mandamento da Palavra que vem como um imperativo: “Buscai e pensai nas coisas do alto, não nas que são da terra”.
 
Com certeza você já ouviu muitos pregadores citando João 10:10 quando Jesus disse: “Que o ladrão vem para matar, roubar e destruir..” dizendo que que o diabo vive tentando roubar a tua saúde, o dinheiro e a tua família.
 
Mas o fato é que estas coisas, não são seu verdadeiro alvo. O que ele verdadeiramente quer é roubar nossa fé, a nossa esperança e relacionamento com Deus. 
 
É claro que Ele vai usar os nossos problemas com a saúde, o dinheiro e a família, para tentar conseguir chegar onde realmente quer.
 
Portanto, precisamos aprender a viver olhando para o alto, com nossos olhos fixos no Senhor em todo tempo, independentemente das circunstâncias à nossa volta.
 
Em toda a Bíblia encontraremos advertências quanto a termos nossos olhos no alto em vez de na terra. Quero citar aqui alguns exemplos:
 
1- DO TABERNÁCULO CONSTRUÍDO POR MOISÉS. (Êxodo cap. 26)
 
O Pastor Luciano Subirá fez um comentário interessante sobre a cobertura do tabernáculo, disse ele: “Quando Moisés mandou fazer as quatro coberturas que se sobrepunham como teto da tenda da revelação, o Pai Celestial mandou que elas fossem todas bordadas, embelezadas; eram um verdadeiro espetáculo artesanal que ninguém hoje poderia reproduzir, pois a arte não era meramente humana, Deus havia enchido os artesãos com seu Espírito para que pudessem executar o modelo divino ordenado”.
 
“Portanto, quando alguém entrava na tenda da revelação, se queria ver algo belo tinha que olhar para cima, para o alto. Mas se conservasse seus olhos no chão não veria beleza alguma.”
 
“Enquanto o teto era indescritivelmente belo, o chão era feio, de terra. Assim também é na vida cristã, a beleza do andar com Deus está quando aprendemos a olhar para o alto, para Deus mesmo e as coisas celestiais; não há beleza numa vida de preocupação somente com o terreno”.
 
Precisamos levantar os nossos olhos bem acima do que é terreno, sejam as distrações deste mundo ou as circunstâncias negativas que nos cercam.
 
2- DA MULHER ENCURVADA. (Lucas 13:10-13)
 
10 Ora, ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas.
11 E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se.
12 Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade;
13 e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus.
 
Esta mulher andava encurvada por quase duas décadas, e não havia meios de se endireitar, pois sua doença era espiritual e não física.
 
Tratava-se de um espírito maligno de enfermidade, um agente de Satanás prendendo seu corpo.
 
Este texto ilustra bem qual é o intento de satanás não apenas naquela vida, mas também contra cada um de nós.
 
Aquela mulher era uma crente da época, pois foi chamada por Jesus de “filha de Abraão” (vs. 16), referência dada não só por ser naturalmente descendente do patriarca, mas por esperar na promessa divina feita a ele.
 
O seu objetivo é nos fazer olhar somente para o chão. Entenda isso amados! Aquela mulher não podia olhar para o alto! É isto que o diabo quer; que tiremos o nosso olhos de Deus!
 
Semelhantemente, Satanás tenta nos prender com os olhos no chão, para que não olhemos para cima.
 
E por que ele nos ataca desta forma? Para nos levar ao desespero e minar a nossa fé.
 
3- DOS CAMPOS BRANCOS PARA A CEIFA. (João 4:35)
“Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.” João 4:35
 
O que há por traz desta passagem bíblica? 
 
- Há um momento atípico que os discípulos enfrentavam. O desvio da visão ministerial.
 
O capítulo 04 de João registra a conquista de muitas almas em Samaria. Um grande avivamento já iniciara em Samaria, e os discípulos preocupados com outra situação.
 
Se você voltar ao versículo 8 perceberá que os discípulos tinham isso comprar comida na cidade e estavam preocupados com o fato de Jesus precisar se alimentar.
 
Por duas vezes e eles insistiram para que o Mestre comesse daquela comida que eles empreenderam esforço para buscá-la, versículos 31 e 33.
 
Mas o foco de Jesus era outro!
 
A urgência pela salvação de algum dos samaritanos era urgente. A busca por comida, já estava em segundo plano.
 
É por isso que Jesus disse no versículo 34:
 
“Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra”. João 4:34
 
Existem algumas lições da ceifa que precisamos aprender:
 
Para onde eles haviam postos os olhos? Para onde eles estavam olhando? Porque estavam olhando?
 
Para onde você tem olhado? Onde está empreendendo teu esforço?
 
Devido a necessidade momentânea, neste caso específico, a comida, baixaram a guarda. Agora estavam olhavam para baixo.
 
1ª Lição: Olhar para o alto aqui é não desviemos de nosso verdadeiro propósito.
 
2ª Lição: Olhar para o alto aqui é termos todo o cuidado para não perder a ceifa.
 
Uma plantação, ou campo, exige todo um cuidado, e disciplina desde o preparo do terreno, até o tempo exato da ceifa.
 
A colheita de um campo, não pode ser retardada.
 
Jesus comparou a sua obra como uma plantação porque existem alguns inimigos que podem destruí-la, tais como: a lagarta e as ervas daninhas.
 
 
4- DO SERMÃO PROFÉTICO DE JESUS.
“Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima”. Lucas 21:28
 
Neste sermão profético Jesus fala sobre os sinais dos tempos que precederão a sua volta.
 
Se você ler atentamente sobre os sinais dos tempos você não terá notícias boas. Estes sinais são ruins e trazem muito medo ao coração das pessoas.
 
Contudo, aquilo que para o mundo sem Deus é um sinal de destruição, para os filhos de Deus é um sinal de redenção.
 
Creio que o apóstolo Paulo em Romanos 13:11-14 capta bem ideia de uma redenção tão próxima:
 
11 E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.
12 Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.
13 Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;
14 mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.
 
- Porque a nossa redenção se aproxima, e está a cada dia mais perto, já é hora despertarmos do sono espiritual.
 
- Porque a nossa redenção se aproxima, e está a cada dia mais perto, deixemos as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.
 
- Porque a nossa redenção se aproxima, e está a cada dia mais perto, andemos dignamente deixando as bebedices, as impurezas, as dissoluções, contenda e ciúmes.
 
- - Porque a nossa redenção se aproxima, e está a cada dia mais perto, revistamo-nos do Senhor Jesus deixando para trás os nossos desejos carnais.
 
CONCLUSÃO: Quando colocamos os nossos olhos no Senhor independentemente de que tipo de situação estejamos enfrentando, algo também vai acontecer conosco; seremos confortados e capacitados pelo Espírito Santo a vivermos em vitória quando tudo parece que está desabando!
 
Você tem olhado para o alto?
 
Igreja Metodista Catalão-GO
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
 

Um comentário: