terça-feira, 3 de novembro de 2020

TRÊS AÇÕES DE DEUS EM UM TEMPO DE GUERRA

 

Salmos 46:1-11
 
1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente nas tribulações.
2 Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares;
3 ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam.
4 Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
5 Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã.
6 Bramam nações, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve.
7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
9 Vinde, contemplai as obras do Senhor, que assolações efetuou na terra.
9 Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo.
10 Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.
11 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
 
Introdução: Este é um dos mais belos e celebre salmo da bíblia, nele nós vamos encontrar Deus agindo poderosamente a favor do seu povo.
 
Há um consenso entre os estudiosos que este salmo serviu de inspiração para o hino “Castelo Forte é Nosso Deus”, composto por Martinho Lutero.
 
Tanto é que se fez presente no verso da composição do hino.
 
Lutero enfrentava perseguições e constantes perigos por causa de sua pregação. Nesse cenário de ameaças ele demonstrou sua confiança em Deus afirmando que o Senhor era sua Fortaleza e que o protegeria de seus perseguidores. Por isso ele declarou:
 
Castelo Forte é o Nosso Deus.
Espada e bom escudo;
Com seu poder defende os seus
Em todo o transe agudo....
 
(a) Sobre a autoria deste Salmo: É possível que o autor deste Salmo seja o rei Ezequias, cujo nome significa: “O Senhor é a minha força”.
 
- Ezequias era filho de Acaz que tinha sido um péssimo e perverso rei. Com medo de ser subjugado pelos Assírios, seu Pai, Acaz começou a adorar aos deuses Assírios vivendo como um apóstata.
 
- A perversidade de Acaz era tão grande que para se manter no poder ele sacrificou no altar de Moloque alguns de seus filhos. (2 Crônicas 28:3)
 
- Quando Ezequias assume o governo de seu pai, a nação estava totalmente decadente moral e espiritualmente falando.
- Quando Ezequias assume o reinado de Judá ele desfaz a aliança com a Assíria.      
 
(b) Sobre o seu contexto histórico: O Salmo 46 foi escrito quando Senaqueribe, o poderoso rei da Assíria intentava invadir Jerusalém por estar irado por dois motivos: (1) o rompimento da aliança entre eles e (2) as reformas que Ezequias estava fazendo. Estas reformas são citadas nos capítulos 29 a 31 de 2 Crônicas. 
 
Senaqueribe usou para com o povo de Deus as mesmas táticas que Satanás usa contra nós quando enfrentamos lutas: A ameaça e intimidação.
 
2 Crônicas 32:13,14
 
13 Não sabeis vós o que eu e meus pais fizemos a todos os povos das terras? Acaso, puderam, de qualquer maneira, os deuses das nações daquelas terras livrar o seu país das minhas mãos?
14 Qual é, de todos os deuses daquelas nações que meus pais destruíram, que pôde livrar o seu povo das minhas mãos, para que vosso Deus vos possa livrar das minhas mãos?
 
É neste contexto de guerra, de ameaças e quando nos sentimos pressionados de todos os lados que Ezequias escreve este Salmo que nos traz as três ações de Deus que são motivos para confiamos plenamente Nele em toda e qualquer circunstâncias:
 
As três ações são: (1) DEUS É (2) DEUS ESTÁ (3) DEUS FAZ
 
1- PRIMEIRA AÇÃO: DEUS É...
 
1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente nas tribulações.”
 
a- Refúgio: Lugar onde alguém se refugia; abrigo, amparo. Lugar para o qual se foge para escapar a um perigo.
 
É interessante que a Bíblia fale tantas vezes de Deus como refúgio. Quantas coisas grandiosas aconteceram a pessoas que estavam escondidas em Deus diante de alguma ameaça!
 
Salmos 9:9 “O Senhor é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação.”
 
Provérbios 18:10 “Torre forte é o nome do Senhor, à qual o justo se acolhe e está seguro”.
 
- Se estiver passando por tempestade se refúgie NEle.
- Se está vivendo em perigo se refugia NEle.
- Se estiver passando por doenças se refugie NEle.
 
Pois, o Senhor é maior do que qualquer problema pelo qual você esteja passando.
Lutero mesmo só conseguiu fazer sua tradução da Bíblia porque estava escondido por conta das perseguições que enfrentou.
 
Precisamos entender que o Refúgio é um lugar seguro em Deus, no qual podemos colocar todas as nossas angústias!
 
b- Fortaleza: É uma construção que serve para defesa e está construída em um local estratégico, seguro.
 
No entanto, creio que a Fortaleza que aqui se refere é a qualidade ou caráter daquele que é forte, destemido, corajoso.
 
O Senhor é o nosso castelo forte, nossa fortaleza segura, impenetrável, onde nenhum mal pode nos alcançar.
 
c- Socorro bem presente nas tribulações: A declaração: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza” fala da onipotência divina.
 
Já o seu complemento, “socorro bem presente na angústia”, fala da onipresença de Deus. É interessante perceber a expressão bem presente. Isto significa dizer, uma ajuda bem assistida e calorosa, da parte daquele que está presente. Nosso Senhor está sempre ao nosso lado e provê o socorro oportuno nos tempos de tribulações.
 
A palavra angústia ou tribulações originalmente está no plural, e indica situações problemáticas de intensas aflições e dificuldades.
 
Em outras palavras, o salmista está dizendo que quando estamos em situações difíceis das quais somos incapazes de escapar, quando estamos num verdadeiro “beco sem saída”, o Deus que é o nosso refúgio e fortaleza nos socorre providencialmente.
 
Deus nunca chega atrasado, Ele não é como o homem. Com Ele não há imprevistos.
 
Por esse motivo o salmista também diz: “Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares, ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. ” (Salmo 46:2,3).
 
O que o Salmista está dizendo é que estes momentos de angústias são tão confusos que a terra se move de seu lugar e as montanhas são arrancadas de seus próprios fundamentos e as águas se tornam em tempestades, mas mesmo assim não temeremos!!!!
 
Esta era a situação vivida pelo Povo de Judá junto com o rei Ezequias porque estavam sitiados em Jerusalém.
 
2- A SEGUNDA AÇÃO: DEUS ESTÁ... ( Vs. 4-6)
 
4 Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
5 Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã.
6 Bramam nações, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve.
7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
 
Claramente há um contraste aqui no texto.
 
A agitação e a agressividade dos mares de um lado (vv. 2,3) e as águas tranquilas de outro (vv. 4, 5).
 
O que o salmista quer comunicar?
 
A agitação e a agressividade das águas jamais poderão abalar o Seu povo, porque Deus está com ele a fim de protegê-lo.
 
5 Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã.
 
Deus está no meio da igreja.
Deus está no meio do seu povo.
Deus está no meio da sua família.
Deus está no meio do seu casamento.
Deus está no meio dos teus negócios.
Deus está no começo, no meio e no fim da história.
Jesus disse: Eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos (Mt.28.20).
 
É por causa de sua presença e de seu domínio sobre as águas podemos permanecer tranquilos! 
 
“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu, um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera.” (Is.64.4).
 
Se você está esperando em Deus, descanse o seu coração, porque Ele está trabalhando para lhe dar uma grande vitória.
 
Em tempos de tempestades, de calamidade, perigos em que a morte ronda são tempos propícios para nos lembrarmos quem é o Deus a quem servimos e que Ele se faz presente em nossa vida!
 
3- A TERCEIRA AÇÃO: DEUS FAZ...
 
9 Vinde, contemplai as obras do Senhor, que assolações efetuou na terra.
9 Ele põe termo à guerra(faz cessar a guerra)até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo.
 
Ele faz cessar as guerras!
 
As guerras podem ser de várias naturezas, mas, Deus faz cessar todas. Ele quebra o arco, cortas a lança e queima os carros no fogo.
No contexto, Deus destruiu Senaqueribe e seu exércitos e deu um basta à tentativa de invadir Jerusalém.
 
Em Isaías 37:36-38; nos mostra que Deus agiu em favor de Seu povo eliminando em uma única noite 185.000 soldados Assírios.
 
Um historiador chamado Heródoto fez uma referencia a este fato dizendo que estas mortes aconteceram devido a uma peste que veio repentinamente sobre estes soldados. 
 
Como se isso não bastasse enquanto Senaqueribe adorava no templo de seu deus Nisroque, seus próprios filhos o mataram à espada.
 
Isso porque Deus exerce o controle sobre tudo. Porque Deus não é surpreendido em nada.
 
O furor de Senaqueribe e o poder de suas armas não pegaram Deus de surpresa, nem representaram absolutamente nada para Deus.
 
CONCLUSÃO: Após apresentar uma série de atos soberanos do Senhor eu aprendi algo novo no versículo 10:
 
10 Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.
 
Sempre interpretei este texto como se Deus dissesse estas palavras a nós que muitas vezes ficamos perturbados e acabamos perdendo a nossa paz!
 
Mas na verdade essas palavras foram ditas aos nossos inimigos.
 
O salmista, no v. 10 reproduz o que Deus estava dizendo para os oponentes de seu povo: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus, sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra”.
 
Numa tradução mais literal Deus está dizendo: “Pare de se opor a Mim e irritar Meu povo. Estou acima de tudo pela segurança deles”.
 
Na verdade esta é uma repreensão de Deus àqueles que querem nos destruir!
 
11 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
 
 
DEUS É, DEUS ESTÁ, DEUS FAZ!!!



Igreja Metodista Catalão
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário