segunda-feira, 9 de novembro de 2020

VALE A PENA ESPERAR?

 

Salmo 40:1-3
 
1- Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”.
2- Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.
3- E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR.
 
INTRODUÇÃO:
 
Graça e Paz!
 
Quero iniciar esta palavra fazendo duas perguntas: Quem entre nós gosta de esperar por alguma coisa ou alguém? A outra é: Vale a pena esperar?
 
Com certeza ninguém gosta de esperar. Muitas vezes ficamos tristes e abatidos e alguns de nós nervosos durante o tempo da espera. Quando esperamos parece que o tempo não passa e nada acontece; isso gera sentimentos e insegurança no nosso coração. Corremos então atrás de respostas e as queremos de maneira rápida; mas precisamos entender que tudo tem um tempo determinado debaixo do céu. (Eclesiastes 3:1-8)
 
Respondendo a segunda pergunta: Vale a pena esperar? Depende! Depende de quem você espera, o que você espera e de como o espera!
 
“Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação. Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios. Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus, que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade”. Salmos 146:3-6
 
Como é que nós vamos esperar e confiar plenamente em homens? Ninguém pode exatamente cumprir a sua palavra conosco! Ninguém, além de Deus, tem uma situação 100% sob controle!  
 
O salmo começa com dois verbos: “Esperei, confiantemente (com paciência)...
 
Davi diz: “eu esperei mesmo tive que ter paciência, tive que aguardar,  tive que conviver com o tempo passando e as coisas não acontecendo como eu queria... eu precisei esperar, mas não fiquei desapontado porque confiei no Senhor!”
 
Se você tem esperado com confiança em Deus creia que o melhor Ele está preparando para você. O tempo de espera é um tempo de preparação, é um tempo em que Ele molda o nosso caráter, é um tempo que Deus trabalha em nós maturidade!
 
Davi disse: “esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim”
 
Isso pressupõe uma oração respondida, um benefício já alcançado!
 
Esperei confiantemente não é uma forma de expressão apenas, mas é a experiência de Davi!
 
Esses três primeiros versículos do Salmo 40 nos ensinam que vale a pena esperar sim no Senhor!!
 
Uma fruta só é saborosa no tempo certo, antes do tempo está verde e depois apodrecido. A bíblia relata que a oração de Daniel foi respondida imediatamente (Daniel 10:12,13), mas demorou 21 dias para chegar a ele, e enquanto isso ele permaneceu diante de Deus. Da mesma maneira que Daniel se o que pedimos tem demorado, devemos permanecer diante de Deus em oração e aquietar o nosso coração.
 
Há 6 verbos que descrevem o que Deus fez e respondem por que vale a pena esperar:
 
1. Inclinou
2. Ouviu
3. Tirou-me
4. Colocou-me
5. me firmou
6. me pôs nos lábios
 
 
Esperar não é fácil!  É uma coisa chata, monótona, desagradável, entediante, mas isso é próprio do esperar.
 
É preciso sonhar com o que vai acontecer depois, embora a realidade presente seja difícil!
 
Porque vale a pena esperar? O texto que lemos da Palavra de Deus nos dá três respostas do por que vale a pena esperar!
 
Por que vale a pena esperar?
 
1. PORQUE DEUS MUDA NOSSA CONVICÇÃO.
“Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”.
 
As nossas convicções são formadas pela experiência com Deus. Davi teve a experiência de ver Deus agindo em seu favor, em resposta à sua oração: “ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”.
 
Davi estava naquele momento convicto de que Deus é o Deus que se inclina para dar atenção àqueles que esperam por Ele com fé.
 
A palavra inclinar tem a ideia primeira de esticar, estender. Aqui, tem a ideia de voltar-se para algo ou alguém.
 
- Será que temos uma forte convicção de que Deus realmente vem em nosso socorro em resposta às nossas orações?
 
Mas quando esperamos, a nossa ideia de Deus muda. O Deus que servidos está nos céus, mas ao mesmo tempo habita com os de coração quebrantado!
 
“Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos”. Isaías 57.15
 
Não foi Jó quem disse? “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem”. Jó 42.5
 
É possível que Deus nos socorra mais lentamente do que nós gostaríamos, mas quando Ele socorrer, quando Ele responder a sua oração, você vai dizer como Davi: “Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”
 
Por que vale a pena esperar?
 
2. PORQUE DEUS MUDA NOSSA CONDIÇÃO.
 “Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos”. (vs. 2)
 
A Almeida revista e Corrigida traduziu assim: “Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos;”
 
Com estas palavras Davi quer descrever sua condição passada.
 
Era assim que ele se sentia: num abismo profundo, num poço horrível, num cenário de pânico.
 
Você já se sentiu assim ou está se sentindo assim?
 
Deus me tirou de um charco de lodo, disse Davi.  Ele estivera tão perto de ser submerso pelo volume de suas calamidades, que não foi fácil se desvencilhar delas.
 
Mas agora ele experimentou ação de Deus. “pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos;...”
 
Enquanto esperamos, nossos passos não são firmes, parece que estamos sem chão.Mas se você esperar, como Davi diz que esperou, você terá a experiência de ver Deus mudando sua condição...
 
Ele há de colocar os teus pés sobre um chão firme!! Jesus é o nosso chão firme! Ele é a nossa rocha inabalável!!!
 
O Senhor não nos promete uma vida fácil, mas ele promete que a Sua presença nos dará vida, esperança e forças necessárias para vencer. Gosto da declaração do salmista quando diz:
 
“O Deus que me revestiu de força e aperfeiçoou o meu caminho, ele deu a meus pés a ligeireza das corças e me firmou nas minhas alturas”. Salmos 18:32,33.
 
Por que vale a pena esperar?
 
3. PORQUE DEUS MUDA NOSSA DISPOSIÇÃO.
“...e pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.” (vs. 3)
 
Se você se sente indisposto agora, se você não consegue cantar um hino ao nosso Deus como outros cantam, espere com confiança no Senhor!
 
O próprio Deus há de mudar tua disposição! Ele vai colocar nos seus lábios um novo canto, uma nova canção!!
 
Precisamos clamar ao Senhor para mudar a disposição do nosso coração!
 
No tempo da espera nem sempre Deus mudará uma circunstância, mas certamente Ele mudará a disposição do nosso coração!
 
O Espírito Santo nos traz ousadia e nos leva a sair da zona de conforto.
 
Devemos nos transformar diariamente através da renovação de nossas mentes (Romanos 12:2). Entender o privilégio de adorar, de servir, de ajudar e estar disposto a fazer a vontade Deus.
 
Esperar com confiança em Deus nos motivará a ter bom ânimo quando enfrentarmos as adversidades. “Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.” Salmo 27:14. (Veja o que Jesus disse em João 16:33)
 
Durante o tempo de espera, muitos se desanimam. Uma coisa eu tenho aprendido é que o desânimo é um sentimento que não vem de Deus; além de ser um sentimento humano ele é também uma arma que o diabo se utiliza para impedir a obra que o Senhor está fazendo em nós.
 
Por isso, não se acomode a esta situação! Você tem um Deus que é Poderoso e que cuida dos seus!!
 
CONCLUSÃO: Agora, você percebeu que nestes três versículos, Deus é o principal a “causa última” de todas as coisas?
 
Davi somente esperou e clamou e o resto foi Deus quem fez!
 
Aprenda uma cois! O ser humano é incapaz de sozinho resolver seus problemas, de mudar sua condição e de melhorar seu humor, sua disposição! Vale a pena esperar!  Até porque, o resultado da sua espera fará com que muitos vejam essas coisas, temam e confiem no Senhor.
 
Por que vale a pena esperar
1        - Porque Deus muda nossa convicção.
2        - Porque Deus muda nossa condição.
3        - Porque Deus muda nossa disposição.
 
Igreja Metodista em Catalão-GO
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário