terça-feira, 17 de novembro de 2020

O QUE TEMOS CONSTRUÍDO? ALTARES OU TORRES?

 

Gênesis 8:15-22
 
15 Então, disse Deus a Noé:
16 Sai da arca, e, contigo, tua mulher, e teus filhos, e as mulheres de teus filhos.
17 Os animais que estão contigo, de toda carne, tanto aves como gado, e todo réptil que rasteja sobre a terra, faze sair a todos, para que povoem a terra, sejam fecundos e nela se multipliquem.
18 Saiu, pois, Noé, com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.
19 E também saíram da arca todos os animais, todos os répteis, todas as aves e tudo o que se move sobre a terra, segundo as suas famílias.
20 Levantou Noé um altar ao Senhor e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar.
21 E o Senhor aspirou o suave cheiro e disse consigo mesmo: Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem tornarei a ferir todo vivente, como fiz.
22 Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.
..........................................................................................
 
Gênesis 11:1-4
1 Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar.
2 Sucedeu que, partindo eles do Oriente, deram com uma planície na terra de Sinar; e habitaram ali.
3 E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa.
4 Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.
 
Introdução: Graça e Paz irmãos! Nesta noite eu quero compartilhar uma palavra contigo a fim de mudar a nossa perspectiva a respeito do que temos construído em nossa vida.
 
Porque resolvi falar sobre isso? Porque a nossa vida é como um processo de construção, e nossas escolhas demonstram se estamos construindo na perspectiva da vontade de Deus ou não.
 
A construção de uma vida que não for alicerçada na vontade de Deus cairá.
 
- Tenho feito minhas escolhas a partir da vontade de Deus ou me pautado apenas em minhas vontades, em minhas emoções?
 
Hoje vamos aprender que a vontade de Deus pra nossa vida é que construamos um altar ao Senhor e não uma torre.
 
Por isso o tema desta palavra: O que temos construído? Torres ou altares?
 
Os textos que nos lemos falam de dois tipos de construção.
 
No primeiro (Gênesis 8:15-22) temos a história de Noé recomeçando a vida logo depois do dilúvio. Neste recomeço, ele ergue um altar ao Senhor e lhe oferece um sacrifício.
 
20 “Levantou Noé um altar ao Senhor e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar”.
 
Mas antes, de erguer este altar ao Senhor, ele só sai da arca quando Deus lhe dá uma palavra de comando (vs. 15,16) e logo depois no versículo 17 Deus os ordena que povoem a terra, que sejam fecundos e nela se multipliquem.
 
Esta ordem bem clara era a expressão da vontade de Deus para a humanidade e que foi repetida, em Gn. 9:7: “Mas sede fecundos e multiplicai-vos; povoai a terra e multiplicai-vos nela.”
 
Noé e seus descendentes deviam se multiplicar e povoar abundantemente a terra e isso significava que eles deviam se dispersar para todas as direções.   
 
No segundo texto temos a história da construção de uma torre, conhecida como a torre de babel.
 
Segundo a palavra de Deus os descendentes de Noé falavam a mesma língua, afinal eram todos da mesma família, mas um dia eles partiram do oriente e acharam um belo vale na terra de Sinar e resolveram habitar ali edificando uma cidade e também uma torre. 
 
Gênesis 11:4 “Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome. para que não sejamos espalhados por toda a terra.”
 
Conforme o texto que lemos, tanto a cidade como a torre foram construídas por dois motivos: (1) “Tornemos célebres o nosso nome” (2) “para que não sejamos espalhados por toda a terra.” Em outras palavras: orgulho e desobediência.
 
Diante da apresentação destas duas histórias, eu quero trazer para nós hoje algumas lições também para a construção da nossa história diante do Senhor.
 
1- O QUE CONTRUIMOS REFLETE SE ESTAMOS CUMPRINDO OU NÃO A VONTADE DE DEUS
 
Deus não nos chamou para construir torres, mas para erguer altares ao seu nome.
 
O altar é uma palavra que vem do latim “Altus” e quer dizer “Elevado”- onde Deus é exaltado (lugar de honra)
 
Na bíblia encontrámos vários altares ao Senhor, mas destaco apenas três:
 
a) O ALTAR DE NOÉ: UM ALTAR DE GRATIDÃO ( Gn. 8:20)
 
Gn 8.20. – “Levantou Noé um altar ao Senhor e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar”.
 
“O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus.” Salmos 50:23
 
Noé construiu duas coisas: uma arca e um altar. A primeira coisa que ele e sua família fizeram depois do dilúvio foi erguer um altar e oferecer sacrifícios.
 
O que motivou a agir daquele modo foi a gratidão! Ele estava feliz pela salvação dele e de sua família! E nós? Será que estamos felizes por termos sido salvos por Cristo?
 
b) O ALTAR DE ABRAÃO- UM ALTAR DE ADORAÇÃO (Gênesis 22.1-14)
 
Abraão foi o grande edificador de altares da Bíblia. Sempre que chegava a um novo lugar ou vivia uma nova experiência, erguia altares e oferecia sacrifícios a Deus.
 
Neste texto de Gn 22:1-14 foi o quarto altar que Abraão edificou. Nele ele estava disposto a entregar a vida de seu próprio filho Isaque.
 
Esse quarto altar é o da adoração, isso inclui entrega total.
 
Vemos aqui um homem absolutamente rendido a Deus, a ponto de sacrificar seu único e amado filho. Aqui Abraão demonstrava um obediência e entrega incondicional e total a Deus.
 
Neste altar, Deus colocou a parte mais íntima e preciosa de Abraão, o próprio coração de Abraão: Isaque.
 
Hebreus 11:17-19
17 Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas,
18 a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência;
19 porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.
 
c) O ALTAR DE JESUS (O ALTAR DO SACRIFÍCIO)
Quando chegamos ao Novo Testamento, encontramos um único altar: o último altar, o altar definitivo, aquele sobre o qual foi oferecido o sacrifício eficaz. Esse altar foi o Monte Calvário.
 
Na segunda parte de Hebreus 9: 26 o texto diz que “Jesus se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado”.
 
O Senhor Jesus entregou a sua própria vida por nossos pecados. A cruz foi esse altar. No altar nós também morremos para as nossas próprias convicções, vontades, desejos, expectativas, etc...
 
No altar morremos para a nossa vida a fim de podermos viver uma nova vida para com Deus. No altar tem fim o velho homem!
 
2- O QUE CONSTRUIMOS REVELA AS MOTIVAÇÕES DO NOSSO CORAÇÃO.
 
Precisamos nos perguntar sempre: O que estamos construindo? Torres ou altares?
 
O que vai nos ajudar a responder a esta pergunta é olhar para dentro de nós sob a ajuda do Espírito Santo para nos ajudar a entendermos a nossa real motivação.
 
Salmos 19:12,13 diz: “Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas. Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão”.
 
Motivação, segundo o dicionário moderno da língua portuguesa, significa: exposição de motivos ou causas de uma determinada ação. Motivação é a razão da ação; é aquilo que MOTIVA-AÇÃO.
 
Em Genesis 11:4 os descendentes de Noé mostraram através de suas palavras e atitudes as motivações de seus corações.
 
“Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra”.
 
1º A motivação do orgulho
 
“Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome.”
 
- A torre expressa o nosso desejo de ser visto, de ser reconhecido pelos homens, de ter o nosso nome em outdoor.
 
- A torre expressa o orgulho e a soberba humana. Torre nos fala de grandeza e de auto exaltação.
 
Vivemos em uma época em que há mais pessoas construindo torre do que erguendo altar. As pessoas estão cada dia mais orgulhosas, soberbas e alienadas de Deus.
 
(Gl 6.14): “Longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz do nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo”.
 
Na construção da torre, vemos a síndrome de Lúcifer: Isaías 14:13,14 (Exaltação de si mesmo - monumento a si mesmo)
 
- Estamos pregando, cantando, liderando ou executando outras atividades para glória de Deus, ou para satisfação do nosso próprio ego e exaltação. Se for para glória de Deus, estamos erguendo altares para Deus, mas se for para o nosso ego estremos erguendo uma torre.
 
2 Coríntios 10.18   “Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva”.
 
Os homens sem Deus constroem torres para si, para propagar o seu próprio nome. A nossa torre forte é o nome do SENHOR.
 
“Torre forte é o nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em alto retiro.” (Pv.18.10).
 
2ª A motivação da desobediência
“para que não sejamos espalhados por toda a terra.”
 
A ideia de não se espalhar sobre a terra era a direta desobediência a ordem de Deus (ordem que foi dada a Adão e Eva e foi repetida para Noé.
 
Na verdade eles queriam recomeçar a vida com base em suas próprias vontades e não na vontade de Deus. Pra isso, não se importavam se estaria obedecendo ou não a ordem de Deus!
 
Noé construiu a arca por “obediência” a Deus; enquanto que a torre de seus descendentes foi construída por “desobediência’.
 
É possível que esses homens não confiavam no pacto que Deus fizera com Noé, acerca de nunca mais mandar águas para destruir a terra; (Gênesis 9:11).  
 
Evidentemente, mesmo sabendo da história de Nóe eles não confiavam no seu Deus, mas passaram a confiar na sua própria força.
 
A construção de uma Torre depende somente da minha força da minha capacidade humana, enquanto a construção do altar me lembra sempre que dependo do Senhor!
 
A Torre expressa também a nossa desobediência e rebelião.
 
A obediência é um dos resultados de amar a Deus. A Bíblia diz em João 14:15, 23: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. […] Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.”
 
CONCLUSÃO: O Senhor está chamando a sua igreja nesta noite a rever a sua perspectiva de vida e a construir altares em vez de torres. O que você vai escolher?
 
São nos altares do Senhor que encontramos acolhimento em nossos momentos de angustias e dor.
 
“O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!” Salmos 84:3
 
Como nos diz o salmo, para os pardais, para as andorinhas, Deus preparou ninhos como o local de habitação deles, mas para os Seus filhos, proveu os altares nos quais derramam seus corações perante Ele.
 
Igreja Metodista Catalão
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário