terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

O PROPÓSITO DA IGREJA: SALVAR VIDAS!


Provérbios 11:30
“O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio”.
 
Provérbios 24:11,12
11 “Livra os que estão sendo levados para a morte e salva os que cambaleiam indo para serem mortos”.
12 “Se disseres: Não o soubemos, não o perceberá aquele que pesa os corações? Não o saberá aquele que atenta para a tua alma? E não pagará ele ao homem segundo as suas obras?”
 
Introdução: Graça e Paz! Na manhã de hoje eu assisti um vídeo gravado pelo nosso irmão Ivan Rela contando a sua experiência de livrar da morte a sua filhinha que havia engasgado com o próprio leite.
 
Ele conta no seu testemunho que estava na sala com o seu filho Davi e sua filha Ana Elisa, mas teve que ir para a cozinha. Antes, porém, ele avisou o Davi. “Cuide de sua irmãzinha”, se ela se engasgar me chame. Não deu dois minutos a sua filha engasgou e o Davi gritou pela ajuda de seus pais.
 
Ela já estava roxinha, mas, eles a colocaram de cabeça para baixo e conseguiram livra-la da morte.
 
De madrugada o Senhor falou com o Ivan sobre o acontecido e da urgência que temos nós no propósito de Deus de salvar as vidas que podem morrer sem conhecer a Cristo, partindo para a eternidade sem salvação.
 
Por isso eu que falar com a igreja hoje sobre o PROPÓSITO DE DEUS EM SALVAR VIDAS, DE SERMOS GANHADORES DE ALMAS com base nestes dois textos de provérbios.
 
Pessoalmente creio que nestes pequenos versículos, Deus abre o seu coração de amor a toda a humanidade que caminha a passos largos cambaleando para a morte.
 
Destes textos eu quero extrair de uma maneira bem simples alguns ensinos que irão nos motivar a sair de nossa zona de conforto, nos impulsionando a sermos ganhadores de almas, livrando assim as pessoas da morte eterna.
 
Provérbios 11:30 “O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio”.
 
Todos nós somos chamados por Deus não só para recebermos a salvação em Cristo, mas também para levarmos a salvação em Cristo a todas as pessoas.

Deus está a procura de pessoas que têm as seguintes características para serem ganhadores de almas:
 
 
1- O GANHADOR DE ALMAS É ALGUÉM QUE INVESTE SUA VIDA NA ETERNIDADE
A Bíblia diz que o que ganha almas é sábio. Sabe por quê? Por que quem ganha almas está investindo para a eternidade!
 
O ganhador de almas é alguém que ajunta tesouros no céu.
 
"Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam." Mateus 6:19,20
         
Que tesouro pode ser maior do que vidas que você ganha para Jesus?
 
Então, não perca as oportunidades de falar, de testemunhar Jesus conduzindo as pessoas ao seu redor a um encontro pessoal com o Salvador!
 
John Wesley, o fundador do movimento metodista “Não temos outro negócio nesta terra a não ser ganhar almas”.
 
2- O GANHADOR DE ALMAS É ALGUÉM QUE TEM PAIXÃO PELAS PESSOAS SEM CRISTO.
 
Neste sentido, a nossa referência é Jesus que veio a este mundo para “ buscar e salvar ao que estava perdido” (Lc 19:10).
 
A paixão é o resultado direto do nosso amor por Cristo. Quando o amor nos comprometemos com aquilo que ele ama.
 
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu único filho pra que todo aquele que Nele crê não pereça mas tenha a vida eterna” João 3:16
 
O rei da Inglaterra perguntou a William Booth (Fundador do Exercito da Salvação) qual era a força dominante de sua vida. A resposta foi: “Senhor, a paixão de alguns homens é por ouro, a de outros é por fama, mas a minha paixão é por almas”
 
A razão de ser igreja é pregar o evangelho e cada membro do corpo de Cristo deve focar nesta missão. Seja sábio conduzindo pessoas a Cristo!
 
3- O GANHADOR DE ALMAS COOPERA COM DEUS NA SALVAÇÃO DOS QUE CAMINHAM PARA A MORTE.
 
Prov. 24:11 “Livra os que estão sendo levados para a morte e salva os que cambaleiam indo para serem mortos”.
 
Precisamos entender aqui a urgência de nossa missão! É urgente livrarmos àqueles que estão sendo levados para a morte! É urgente salvar aqueles que cambaleiam indo para serem mortos.
 
Precisamos entender que a bíblia traz três significados distintos sobre morte:
(1) MORTE ESPIRITUAL - é a separação entre Deus e o homem, é a ausência de comunhão entre Deus e o homem.
 
Is. 59:1,2 “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”.
 
Mesmo tendo Adão vivido, em seu corpo físico, por 930 anos, ele e sua esposa morreram no dia de seu pecado, no sentido de que eles foram separados de Deus. A morte espiritual é a separação de Deus.
 
(2) MORTE FÍSICA - A morte física também é uma separação. Quando o corpo está separado do espírito, ele está morto.
 
Eclesiastes 12:7 nos diz que isto é o que acontece no fim da vida física: “O pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”.
 
(3) MORTE ETERNA- Mas, além da morte espiritual e da morte física, a Bíblia fala-nos da morte eterna ou “segunda morte”.
 
Apocalipse 2:11: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.”
 
A segunda morte também é mencionada em Apocalipse 20:14-15:
 
“Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.”
 
Esta segunda morte é uma separação definitiva e não representa aniquilamento ou fim da existência, mas uma separação eterna e irreversível de Deus.
 
Não podemos nos esquecer que o pecado é o causador da morte!
 
O pecado é um vírus mais mortal que o covid, pois ele não apenas trouxe a a morte física e espiritual, como também a eterna.
 
 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Rm 3:23.
 
Se você já entregou sua vida ao Senhor Jesus e experimentou a Salvação do Senhor, hoje ele te convoca para livrar àqueles que caminham para a morte eterna!
 
“A igreja é um bote salva vidas, não um cruzeiro. Entretenedores não são necessários nem desejados. Do capitão ao cozinheiro todas as mãos são necessárias no convés para salvar almas”. Reinhard Bonnke
 
No mínimo Deus espera que nós que anunciemos a salvação em Jesus Cristo!
Onde quer que estejamos, onde quer que haja uma necessidade, fale de Jesus!
 
CONCLUSÃO: O ganhador de almas valoriza as pessoas como Deus as valoriza. Em Marcos 8:36 disse Jesus: "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”
 
Uma alma vale mais que o mundo inteiro! Será que temos consciência disso?
 
Se valorizamos o ser humano, tudo faremos para que ele conheça a maravilhosa graça salvadora em Cristo Jesus. Construiremos pontes até estas pessoas, iremos servi-las e amá-las.
 
Como Paulo diremos: “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar  a salvar alguns”. 1 Cor. 9:22

 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

OS PROPÓSITOS DE DEUS NAS PROVAÇÕES

 


"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma." (Tiago 1:2-4)
 
“Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.” 1 Pedro 4:12,13
 
Introdução: Graça e Paz! Eu quero compartilhar com vocês uma palavra que nesta semana falou comigo profundamente tendo em vista tudo o que temos enfrentado por conta deste longo período de pandemia.
 
Acredito que uma das coisas mais difíceis na vida cristã é o fato de que ao nos tornarmos salvos em Cristo, não significa que nos tornamos imunes a as tribulações da vida.
 
Jesus deixou isto bem claro para nós quando disse: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16:33
 
Aceitar que no mundo teremos aflições mesmo seguindo a Jesus já é bem difícil, agora aceitar que devemos nos alegrar quando passamos pelas provações é mais difícil ainda... Mas é isso que Tiago e Pedro dizem:
 
"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações...”
 
“pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo.”
 
Você já viu alguém pulando de alegria por passar por várias provações? Eu também não!
 
É por isso que temos que entender esta decisão de nos alegrarmos nas provações!
 
Deus quer nos ensinar a mudar a nossa perspectiva sobre as provações que passamos. Precisamos aprender a nos alegrar no Senhor quando passamos por provações sim! Sabe por quê?
 
Porque as bênçãos de Deus na nossa vida incluem tanto aquelas que produzem felicidade e prazer, como aquelas que causam dor e sofrimento.
 
É claro que esta alegria do Senhor é diferente da alegria do mundo, pois a alegria do Senhor está relacionada com a presença do Espírito Santo em nós!  
 
A Alegria como fruto do Espírito é uma expressão de contentamento e satisfação mesmo em meio à adversidade. Ela é muito mais que uma simples sensação ou euforia. A alegria que vem do Senhor é uma virtude caracterizada pelo bem-estar espiritual. Ela, na verdade, é uma consequência de um reto relacionamento com Deus.
 
A alegria daquele que ainda não é um cristão verdadeiro é produzida através de acontecimentos bons, de novas e boas notícias, de piadas, viagens.. Essa alegria nunca é permanente, constante; pelo contrário é passageira e sempre abafada, sufocada por angústias e tristezas do mundo.
 
Dito isto eu quero apresentar algumas verdades sobre as provações que nos ajudarão a encará-las de maneira diferente!
 
1) AS PROVAÇÕES SÃO VARIADAS.
“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações” (Tiago 1:2).
 
A palavra “diversas” ou “várias” significa variedades, tipos diferentes. 
 
As provações podem vir diretamente de Deus, a exemplo do que ocorreu com Abraão em Gênesis 22; de Satanás, no caso de Jó (Jó 1.6-12); do nosso semelhante, como no episódio em que os irmãos de José lhe intentaram o mal (Gn37.14-28; 50.20); e também das mais diversas circunstâncias desencadeadas no plano religioso, político, social e econômico, dentre tantos outros.  
 
É por isso que na bíblia as palavras “provação” e “tentação” é a mesma palavra grega “peirasmos”, porém, elas não são a mesma coisa.
 
Uma tentação é um convite para pecar, enquanto que uma provação é um teste à nossa fé. Deus permite provas e tentações, mas Ele nunca tenta ninguém para o pecado.
 
“Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz”. Tiago 1:13,14
 
Na verdade tanto as provações como as tentações são dois lados de uma mesma moeda.
 
Se determinada circunstância me servir para me derrubar, afastar de Deus e de seus propósitos é tentação; se, porém, esta mesma circunstancia me fizer mais forte, se eu cresço por meio dela, me torno aprovado por Deus diante desta prova.
 
O que define o que será tentação ou provação não é, portanto a situação ou circunstancia que estou passando, mas como eu reajo a ela.
 
 2) AS PROVAÇÕES TÊM UM OBJETIVO.
“Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tiago 1:3).
 
Nas provações é a nossa fé que está sendo provada.
 
O objetivo principal das provações é tornar a nossa fé mais robusta, mais forte. A nossa fé precisa ser confirmada!
 
É pela nossa fé que somos salvos, justificados e trazidos para perto de Deus.
 
É por meio da fé que vivemos em vitórias! “O meu justo viverá por sua fé” Hc 2:4
 
Aprendemos em Hebreus 11:6 que “sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.
 
Agora, entenda algo importante aqui. Ao mesmo tempo em que Deus quer que sejamos pessoas cheias de fé, o diabo também irá fazer de tudo para ataca-la. 
 
“Todos os poderes das trevas que se opõem à retidão e à verdade certamente lutarão contra nossa fé, e várias tentações se arregimentarão em suas legiões contra nossa confiança em Deus. A fé é sua joia, sua alegria, sua glória. E os ladrões que assombram o caminho do peregrino estão todos em conluio para arrancá-la de você. Segure firmemente, portanto, o seu tesouro precioso.”. Spurgeon
 
Sua fé será testada. A pergunta é: você irá passar ou falhar? Será aprovado ou reprovado?
 
3) AS PROVAÇÕES SÃO PEDAGÓGICAS
“Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tiago 1:3).
 
A função da pedagogia é ensinar, educar. As provações, se observadas com o olhar correto, nos mostrarão que são pedagógicas, pois elas têm por objetivo nos ensinar a sermos perseverantes.
 
“Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos”. Salmo 119:71
 
Sabemos que somos provados por Deus ou por permissão de Deus para que produzamos o melhor de nós.
 
Já o diabo nos tenta para produzirmos o pior de nós.
 
A pedagogia da provação é edificante, constrói pessoas melhores, mais fortes, mais sábias, mais dignas. Ela produz bênçãos. Por isso, devemos buscar extrair os melhores ensinos das provações.
 
4) AS PROVAÇÕES NOS LEVAM À MATURIDADE
 “Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tiago 1:4).
 
“As provações fazem meninos virarem homens”
 
para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”  
 
A grande marca das crianças é a sua imaturidade para enfrentar os desafios do mundo. Por isso precisam ser preparadas por longo tempo até que possam ser maduras e suficientemente capazes de se virar por conta própria.
 
A provação na vida do cristão transforma pessoas imaturas e distantes de Deus em cristãos íntegros, santos, verdadeiros discípulos de Cristo.
 
A verdade é que pelas provações somos disciplinados pelo Senhor para que sejamos amadurecidos.
 
Hebreus 12:6-11
6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.
7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?
8 Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.
9 Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?
10 Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.
11 Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.
 
O próprio Jesus conduziu seus discípulos diante de muitas situações desafiadoras para incentivá-los a fortalecer a fé e crescer.
 
A provação transforma meninos e meninas, imaturos, em homens e mulheres de Deus capazes de ter uma fé madura e atuante mesmo nas situações menos favoráveis.
 
Não desperdice a sua provação. Já que tem de passar por ela, extraia o máximo de crescimento para sua vida.
 
Jó fez isso, mesmo em meio à sua grande provação, quando avaliou tudo que passou na presença de Deus, e declarou: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” (Jó 42:5)
 
CONCLUSÃO:
 
Quando as provações estão em curso ou já terminaram e produziram bons efeitos em nós, integridade e muitas outras qualidades, certamente Deus é glorificado.
 Isso ocorre porque aquele que enxerga a provações sob a ótica correta não consegue ver Deus fora dela. Deus está ali. Está no comando, está ajudando, está incentivando, está conduzindo.
 
Não é à toa que temos centenas de promessas na Bíblia falando sobre esse cuidado de Deus. Jesus disse aos Seus discípulos: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:20).
 
Quando enfrentamos as provações como bons discípulos glorificamos a Deus através da nossa vida.
 
 
 
Igreja Metodista em Catalão-GO.
Pr. Gilberto Oliveira Rehder