segunda-feira, 30 de agosto de 2021

MOVENDO-SE NO SOBRENATURAL


João 6:5-13
6.5   Então, Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pães para lhes dar a comer?
6.6   Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que estava para fazer.
6.7   Respondeu-lhe Filipe: Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço.
6.8   Um de seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, informou a Jesus:
6.9   Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente?
6.10   Disse Jesus: Fazei o povo assentar-se; pois havia naquele lugar muita relva. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil.
6.11   Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam.
6.12   E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca.
6.13   Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram aos que haviam comido.
 
Introdução: Quando nos entregamos ao Senhor Jesus, além de termos os nossos pecados perdoados, o Espírito Santo vem habitar em nós.
 
Romanos 8.9 "Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele".
 
1 Coríntios 2.12 "Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente."
 
Ao sermos habitados pelo Espírito Santo podemos dizer que nos tornamos homens e mulheres espirituais. Temos então a possibilidade de nos mover no sobrenatural. Este mover no sobrenatural tem relação com a ação do Espírito Santo em nós e através de nós.
 
É por isso que em 1 Cor. 2:14-16 Paulo nos fala das diferenças que existe entre o homem natural e o homem espiritual.
 
1 Coríntios 2:14-16
2.14   Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
2.15   Porém o homem espiritual julga todas as coisas (discerne bem a tudo), mas ele mesmo não é julgado (discernido) por ninguém.
2.16   Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.
 
O homem natural acha as coisas do Espírito loucura e não consegue ter discernimento (ou compreensão) das coisas espirituais. Ele age sempre conforme os seus instintos e seu próprio coração
 
O homem espiritual é um homem que tem o Espírito de Deus em si, que não vive com base na sua “psique” (alma) mas com base no Espírito de Deus. Por isso ele tem discernimento espiritual. E as pessoas naturais não conseguem discerni-lo, porque não têm o Espírito de Deus.
 
O homem espiritual tem a mente de Cristo! Aleluia!!!!!!
 
Então para que possamos viver o sobrenatural de Deus precisamos aprender o MODO DE PENSAR DE CRISTO. E esse aprendizado não é automático, mas sim um processo. Ou seja, nós estamos aprendendo a sair do natural para o sobrenatural.
 
No episódio da multiplicação dos pães e peixes, Jesus nos ensina muito sobre este assunto. (João 6:5-13)
 
Como podemos nos mover no sobrenatural?
 
1- PARA NOS MOVER NO SOBRENATURAL PRECISAMOS PASSAR PELA PROVA DE NOSSA FÉ.
 
6.5   Então, Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha z
 
Em primeiro lugar o texto nos diz que Jesus faz uma palestra a uma grande multidão. De repente ele vê uma necessidade e ele lança uma pergunta a Filipe: Onde compraremos pães para lhes dar a comer?
 
Jesus faz uma prova oral. Uma pergunta é feita para experimentá-los.
- A palavra experimentar também é traduzida em algumas versões como “para o por a prova, para ver qual seria a resposta.”
- Essa palavra experimentar significa “teste com o propósito de apurar o que ele pensa, ou como ele se comportará”
 
Assim como um professor nos dá uma prova para ver se conhecemos o que nos foi ensinado, o mestre quer ver o nosso comportamento de fé diante dos desafios da vida.
 
Infelizmente os discípulos não foram bem nesta prova.
 
(1) Veja a resposta de Felipe: (6:7)"Respondeu-lhe Filipe: Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço".
 
(2) Veja resposta de André (6:9) "Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente?"
 
(3) E em (Mt 14.15) alguns discípulos haviam se adiantado a pergunta, dizendo: “O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vá pelas aldeias e compre comida para si.”
 
Todos eles foram Reprovados!
 
- Filipe faz uma análise calculada. Ele calcula que um salário de mais da metade do ano (duzentos denários) não seria suficiente.
- André até menciona que tem cinco pães e dois peixinhos, porém, logo descarta a ideia.
- Os outros orientam a Jesus que mande a multidão embora, pois o lugar é deserto e a hora já é avançada.
 
Eles não perguntam a Jesus o que fazer, pelo contrário, eles querem dizer o que o Mestre deve fazer, baseados não na fé, mas no racional.
 
A razão exclui a possibilidade do milagre. O erro dos discípulos não foi o fato de terem avaliado o problema, mas de terem feito isso sem o ponto de vista de Cristo. Fazer isso na escola de Deus nos leva a uma nota vermelha no boletim celestial.
 
Será que temos sido aprovados quando a nossa fé é colocada em prova?
 
 
II- PARA NOS MOVER NO SOBRENATURAL PRECISAMOS PASSAR PELA PROVA DO LUGAR.
 
Imaginemos algumas atitudes estranhas que você pode ter em alguns lugares:
 
·         Estudar no estádio lotado.
·         Cortar cabelo no açougue.
·         Comer na sala de cirurgia.
·         Estar com a camisa do Vasco na torcida do Flamengo. Embora essas ações possam ser feitas, elas não fazem sentido para nós (aliás, é bem perigoso aparecer com a camisa Vasco na torcida do Flamengo! Por favor, querido não faça isso).
 
Essas atitudes não fazem sentido, não pelas ações em si, mas pelo lugar que estão sendo feitas.
 
Lugares não apenas nos orientam sobre o que fazer, mas também sobre o que esperar deles.
·         Ninguém espera encontrar um tesouro no lixão.
·         Será que alguém espera encontrar um livro de filosofia numa academia?
·         Ou uma esteira num salão de beleza?
·         Ou encontrar pão no deserto? Não.
 
Você espera coisas de acordo com o lugar. Ações e expectativas são direcionadas pelo lugar.
 
De forma silenciosa, os lugares falam: “Não faça isso. Não espere aquilo”.
 
A questão é: será que você tem ouvido mais a voz dos lugares do que a voz de Deus?
 
No natural, alguém dá muita atenção aos lugares. Contudo, você não foi chamado a viver de modo natural e sim, de modo sobrenatural.
 
O lugar onde você está hoje não pode influenciar suas atitudes e suas expectativas mais do que a direção de Deus.
 
Veja os grandes homens de Deus. Moisés estava no deserto. Paulo e Silas na prisão. João exilado na ilha de Patmos. Todos eles obedeceram mais a Deus do que as imposições silenciosas do lugar onde estavam. Por isso viram a glória de Deus (o sobrenatural) apesar do lugar onde estavam.
 
Aleluia! Podemos adorar mesmo estando num lugar que nos convida mais à murmuração do que adoração. Afinal, não estamos exaltando o cenário no qual nos encontramos, mas o Deus que está conosco em todos os lugares e em todas as situações.
 
Onde você está agora?
·         Você pode estar em um quarto de hospital, Deus é fiel.
·         Num deserto financeiro, o Senhor é seu Pastor.
·         Numa prisão emocional, Ele te renovará.
·         Na dificuldade financeira, O Eterno é a Sua riqueza.
 
Deus está perto do lugar onde você está. (Sl 139.8) “Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também.”
 
No céu ou no abismo da derrota não tem como Deus não estar perto de você.
 
Ele pode transformar um lugar de escassez em abundância e conduzi-lo ao lugar da promessa. Se Deus não o tirar do deserto hoje, Ele vai lhe dar provisão nesse lugar, para que você possa viver a Terra Prometida amanhã.
 
Os milagres de Deus não respeitam o lugar, mas transformam a lugar.
 
A multidão estava em um lugar totalmente impróprio para um almoço improvisado, mas Jesus estava presente para fazer o milagre.
 
III- PARA NOS MOVER NO SOBRENATURAL PRECISAMOS PASSAR PELA PROVA DO TEMPO.
 
A bíblia diz que os discípulos disseram “A hora é já avançada.” Eles usaram
esta declaração como um argumento para que Jesus mandasse a multidão para casa.
 
O fator tempo quase coloca um milagre para escanteio.
 
Isso parece familiar? O quanto a demora de um milagre já minou sua convicção no milagre?
 
(Sl 34.19) “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra.”
 
É interessante perceber que Deus não diz quando livrará o justo. Somente diz que Ele vai fazer.
 
Na maioria das vezes, o Senhor não nos diz o momento no qual vai agir.  Sabe Por quê? -A resposta é simples: não é importante.
 
Até mesmo o dia da volta de Jesus não tem uma data marcada no calendário. Pois, o que Jesus quer não é uma noiva olhando para o relógio. Antes, ele deseja uma noiva que esteja preparada para encontrar-se com ele.
 
Embora existam sinais de sua volta, o foco não é um dia, é uma postura.
 
Quem olha para o tempo geralmente descuida da postura. “Como o noivo estava demorando, as dez virgens começaram a cochilar e pegaram no sono." (Mt 25.5 NTLH)
 
As virgens imprudentes, ao olhar para o tempo, descuidaram de sua postura. Por isso, não estavam preparadas para o encontro com o noivo.
 
Se você achar que a hora é já avançada demais para que Deus possa fazer um milagre, a paciência pode virar impaciência. A convicção pode dar lugar à dúvida. A alegria se transformar em desânimo.
 
Deixe-me repetir isso: uma postura pode ser comprometida se colocarmos a nossa atenção no tempo.
 
Não permita que o diabo use o tempo contra você como arma, dizendo: “Já tem tanto tempo. Não vai acontecer mais. Cale a voz do seu inimigo dizendo: “O Senhor sabe o tempo certo de agir em minha vida, portanto esperarei Nele e o louvarei”
 
IV- PARA NOS MOVER NO SOBRENATURAL PRECISAMOS PASSAR PELA PROVA DAS CONDIÇÕES DESFAVORÁVEIS.
 
O raciocínio de Filipe, como disse anteriormente, levou em conta as condições do momento. Ele chega a achar que mais da metade de um ano de salário não seria suficiente para comprar pão para alimentar toda aquela multidão.
 
André descarta o fato de que cinco pães e dois peixinhos seriam algo relevante para tanta gente.
 
Os dois chegam à mesma conclusão: não há condições.
 
Agora, desde quando um milagre precisa de condições favoráveis para acontecer?
 
Um milagre é algo sobrenatural, ou seja, acima do natural. Faz parte da essência de um milagre o fato de que ele vai contra a realidade. As leis da natureza e da física serão contrariadas pelo sobrenatural.
Água não tem condição de virar vinho. Morto não tem possibilidade de ficar vivo. Uma muralha não cai com gritos. Uma mulher estéril não fica grávida.
 
Considerar a condição desfavorável como fator para não acontecer o milagre é desconhecer a essência de um milagre.
 
É possível concluir então que todo o milagre está na esfera do absurdo.
 
A multiplicação de pães e peixes é um absurdo.
 
A descrição é que Jesus pegou cinco pães e dois peixinhos para alimentar uma multidão de cinco mil homens. Isso sem contar as mulheres e crianças. O total de pessoas naquele lugar deveria girar em torno de dez mil.
 
O absurdo de Deus não vai apenas alcançar a nossa vida, mas vai abundar a ponto de podermos compartilhar com outros.
 
É possível que hoje você esteja vivendo uma série de condições desfavoráveis. Creia então e mova-se por fé e não pela lógica!
 
IV- PARA VIVERMOS NO SOBRENATURAL PRECISAMOS VALORIZAR O PÃO.
 
A despeito da atitude dos discípulos, Jesus nos ensinou o que fazer para passar na prova.
 
Quando as condições estiverem desfavoráveis e tanto o lugar quanto o tempo parecerem estar contra você, valorize o pão.
 
O pão, na Bíblia, representa provisão. Jesus orou dizendo: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje.” (Mt 6.11) Ele representa sustento, necessidade suprida.
 
Revendo a fala de André, preste atenção na segunda parte de sua declaração. Ela mostra como ele tratou a provisão que eles tinham. “Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas o que é isso para tanta gente?” (Jo 6.9).
 
Repare que ele não desvaloriza a provisão em si. Apenas o faz em relação ao desafio de alimentar uma multidão.
 
Uma pessoa podia comer bem aquela provisão, mas não mais de cinco mil pessoas.
 
Por desvalorizar o que tinham, eles não iriam repartir o que possuíam.
 
A desvalorização iria gerar imobilização. Tudo o que você achar insuficiente, pode levá-lo a uma postura de passividade e apatia.
 
Quer ver alguns exemplos?
- Se achar que sua oferta é pouca, vai parar de ofertar.
- Se acreditar que um simples gesto de serviço é pouco, então vai parar de fazê-lo.
 
Pois, a ação que você menospreza é a ação que você não pratica. Tudo que você faz e que não dá o devido valor, por causa do tamanho do desafio, gera desânimo. E esse desânimo, se não tratado, vai conduzir a pessoa a não agir e não viver o milagre.
 
Eu aprendi nesta palavra uma grande lição: Não faça comparações entre a sua pequena ação e o seu grande desafio. Uma ação que foi direcionada por Deus tem potencial para se multiplicar. Pois, tudo o que vem de Deus tem potencial para se tornar grande. A semente da Palavra pode ser pequena, mas ela pode virar uma árvore que vai alimentar muita gente.
 
Jesus não desvaloriza os pães e peixes, mas dá graças a Deus.
 
Agradecer a Deus é uma excelente maneira de fazer coisas pequenas aumentarem de valor aos nossos olhos. Antes de repartir, Jesus valorizou o que tinha. Você só compartilha o que valoriza. Por isso que quando alguém reclama da vida que tem, sempre acha que não tem nada a oferecer aos outros.
 
Aquilo que você recebeu de Deus, pode ser uma fonte multiplicadora de forças para vencer seus desafios amanhã. O pão da provisão pode ser o pão da multiplicação.
 
 
CONCLUSÃO:
 
Nos mover no sobrenatural é um grande desafio neste tempo de pandemia que estamos vivendo. Esse é um tempo propício para experimentarmos verdadeiros milagres em nossa vida e igreja. A questão é: Queremos nos mover realmente no sobrenatural? Vamos orar...
 
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário