sexta-feira, 1 de outubro de 2021

FAÇA UMA FAXINA EM SUA MENTE!

 

Texto: Romanos 12:1-2
1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
 
Como é bom estar em um ambiente limpo e organizado! Sempre que posso ajudo na limpeza de casa e a Margarete fica muito feliz quando por isso.  De vez em quando paramos também para organizar aquelas gavetas de armários onde existe de tudo; desde canetas sem tintas, pilhas sem energia e até aqueles papéis que guardamos que já não têm serventia alguma. 
 
Todos nós temos a tendência de ajuntar coisas, hábitos, costumes que ao longo do tempo se transformam em nossas montanhas de lixo pessoais.  Em nossa mente e em nosso coração também temos a tendência de ajuntarmos montanhas e montanhas de lixos emocionais.
 
Por isso, precisamos urgentemente de uma faxina para limpar os cantos mais recônditos do nosso coração, para eliminar o lixo que está apodrecendo nossa mente e cegando nossa visão.
 
Somente após esta faxina interna é que podemos experimentar a paz e o renovo de Deus em nós.
 
Para que esta faxina interna aconteça em nós teremos de assumir uma responsabilidade sobre os nossos pensamentos, a nossa mente.
 
Como? Através da Renovação da nossa mente!
 
“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12.2 
 
Temos que assumir a nossa responsabilidade de renovar a nossa mente diariamente pela Palavra de Deus. O que é a Palavra de Deus?  A Palavra de Deus são os Seus pensamentos.
 
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”. Isaías 55.8,9
 
Martinho Lutero dizia algo interessante sobre as tentações que chegam à nossa mente: “Eu não posso impedir que os pássaros voem sobre minha cabeça, mas posso impedir que eles façam ninhos nela…”
 
Podemos dizer o mesmo também a respeito daqueles pensamentos que surgem em nosso pensamento que geram medo, raiva, ressentimento e culpa.
 
1- Pensamentos que geram sentimento de medo e raiva.
O medo e a raiva são emoções são opostas:
- O Medo paralisa e a raiva incita.
- O Medo nos impede de fazer o que é certo e a raiva nos leva a fazer o que é errado.
 
As emoções são um dom de Deus. Às vezes elas nos levam à extrema felicidade, outras vezes nos atiram nas profundezas do desespero.
 
Por isso é importante entendermos o seguinte princípio: você não pode impedir o sentimento de medo ou de raiva, mas pode decidir o que fazer com o medo e com a raiva quando estes chegarem!
 
A Bíblia nos ensina que sentir raiva, ou ira não é pecado: “Irai-vos, e não pequeis” (Efésios 4:26); mas não podemos ficar apenas com a primeira parte do versículo, precisamos ver como ele termina: "Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo" (Efésios 4:26).
 
A Bíblia também tem muito a dizer sobre o medo. Na verdade, ela menciona dois tipos de medo.
 
O primeiro tipo é benéfico e deve ser encorajado. O primeiro tipo de medo é o temor de Deus. Esse tipo de medo é um temor respeitoso de Deus; uma reverência pelo Seu poder e glória. Provérbios 1:7 diz: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução”
 
No entanto, o segundo tipo de medo mencionado na Bíblia não é bom e deve ser superado. Esse é o “espírito de medo” mencionado em 2 Timóteo 1:7, onde diz: “Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”.
 
Podemos ver desde o início que esse tipo de medo não vem de Deus; através da Palavra da fé e da oração perseverante podemos ter o domínio sobre a raiva e o medo.
 
2- Pensamentos que geram sentimento de culpa e ressentimento.
 
Todos nós sofremos com a culpa. Desde a queda, o homem sofre com a culpa (Gn 3:8-12). Embora haja a culpa procedente ou real, grande parte das pessoas sofre de sentimento de culpa improcedente, ou seja, quando na realidade ela não fez nada, mas sente que fez e se sente culpada - como no caso de filhos que se culpam pela separação dos pais; pessoas que se sentem culpadas por terem sido abusadas sexualmente quando eram crianças; mulheres que se sentem culpadas por terem sofrido estupro, etc.
 
Existem outras causas não legitimas para a culpa. São elas: (1) Desejo de agradar a todos. A pessoa sente culpa por ter que contrariar alguém ou por dizer "não". (2) Perfeccionismo. Muitas vezes a pessoa estabelece um padrão moral ou espiritual de vida que nem o próprio Deus exige dele.
 
O ressentimento também é gerado por pensamentos de autodefesa contra as ofensas. Ressentimento é sentir de novo todas as emoções ruins provocadas por uma mágoa guardada no coração e enraizada pelo tempo. É sentir-se profundamente ofendido, ferido, afligido, triste, desgostoso, angustiado. A bíblia chama o ressentimento de raiz de amargura. 
 
A verdade é que sentimos culpa quando pecamos e sentimos amargura quando alguém peca contra nós. Na realidade o que as pessoas dizem de nós ou até mesmo para nós pode fazer com que sintamos extremamente ofendidos.
 
(Provérbios 15:1) “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”.
 
Seja qual for a palavra que vem a nossa mente. De acusação, de raiva, de medo ou de ansiedade não podemos aceita-la passivamente. Precisamos assumir a responsabilidade sobre o que pensamos. Vamos reagir aos maus pensamentos!
 
Saiba que Deus não prometeu arrancar de sua mente os maus pensamentos e colocar outros bons. Isso é de sua responsabilidade.
 
Você decide que tipo de pensamento vai te influenciar, é você quem proíbe ou permite. Se você fizer a opção de pensar de acordo com a Palavra de Deus, verá os resultados da Palavra de Deus em sua vida.
 
Dos 100% do que pensamos durante o nosso dia, grande parte são bobagens, são coisas fúteis, são maldades, discórdias, intrigas, medos, porcarias, impurezas, ou seja, são coisas negativas.
 
“O Salmista no Salmo 94:11 diz que Deus conhece os nossos pensamentos e que são fúteis”
 
Há um ditado popular bem conhecido que diz: “Mente vazia é oficina do diabo”,
 
 
Além de nos esvaziarmos dos pensamentos ruins, devemos substituí-los por pensamentos construtivos.
 
Veja a recomendação de Paulo: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Filipenses 4.8.
 
Renovar a mente implica em mudança de padrões, de pensamentos, de estilo de vida contrário aos princípios de Deus e, consequentemente, implica em disciplina e ao mesmo tempo perseverança.
Outra confusão que muitos têm é em relação a ação do diabo na nossa mente.
 
O diabo não é onisciente, nem tão pouco pode decidir o que você deva pensar, Ele não sabe o que você e eu pensamos, todavia ele se utiliza de nossas fraquezas de nossas falhas de nossas brechas quando alimentamos e enchemos a mente de porcaria.
 
Por essa razão o apóstolo Paulo advertiu: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.”  2 Coríntios 11:3.
 
A forma como conduzimos os nossos pensamentos e aquilo que colocamos dentro da nossa mente pode nos trazer bem ou mal, pode nos levar à saúde ou à doença, por isso cuidar dos nossos pensamentos é algo muito importante.
 
“Porque, como imagina em sua alma, assim ele é..”. Provérbios 23:7a
 
A Bíblia diz em Isaías 55.8, que os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos...E é aí que está o nosso desafio. Tornar os nossos pensamentos alinhados com os pensamentos de Deus!
 
CONCLUSÃO: Sendo assim, não nos conformemos com pensamentos indisciplinados. Consagremos nossa mente a Cristo, não permitindo que pensamentos outros ocupem o espaço que pertence de direito ao nosso soberano Senhor.
 
Sua mente foi criada por Deus para o seu bem e não para o mal. Então recuse todo mau pensamento em sua vida. Lute para ocupar seu tempo com coisas que edificam você.
 
“Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR.” Isaías 54:17
 
Em tempos de ameaça, não fique desorientado e nem aja motivado pelo desespero. O diabo pode dizer que você está perdido, que você corre perigo, que sua família vai se quebrar ou qualquer outra mentira.
 
Aja tomando posse de Isaías 54:17 e peça a sabedoria de Deus para tomar qualquer atitude.
 
Diga com autoridade que nenhum intento maligno prevalecerá contra você porque, como filho do Deus Todo-poderoso, você tem uma proteção sem igual!
 
O primeiro casal da humanidade deu espaço ao engano. Aquele pensamento lançado pela serpente fez sentido para eles, foi convincente, e eles trocaram a ordem de Deus por uma voz externa do mal.
 
A estratégia do inferno continua sendo a mesma. O inimigo ainda investe em pensamentos distorcidos, pois atitudes são apenas tomadas quando a nossa mente já está convencida de algo. Você precisa aprender a proteger a Verdade no seu coração, pois o inferno vai tentar deturpá-la e contradizê-la sempre.
 
No que você tem pensado? Se você tem dado lugar a ideias como: “Será que Deus está mesmo comigo?”; “Nem tudo que está escrito na Bíblia é para todos”; ou “Isso que a Bíblia diz não é bem assim”, a sua mente já está contaminada!
 
Fique atento! Todo e qualquer pensamento deve ser confrontado com a Palavra de Deus! Você será um vencedor em todas as áreas se escolher se alimentar permanentemente apenas da Verdade pura e genuína!
 
Oração:  "Pai celestial, eu te agradeço por teres me dado a mente de Cristo. Eu reafirmo a minha liberdade e declaro que não serei preso (a) por pensamentos enganosos. Eu lanço fora de minha mente todo raciocínio, todo pensamento, toda imagem que se levanta contra a verdade de Deus. Eu levo cativo todo pensamento à obediência de Cristo. Eu faço a escolha de encher minha mente com a verdade e ordeno aos meus pensamentos que se alinhem à palavra de Deus. Eu rejeito toda fortaleza de mentira em minha alma, principalmente os pensamentos que tentam impedir que eu experimente o amor de Deus de uma forma plena”
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário