terça-feira, 19 de outubro de 2021

A CONVERSÃO DE PAIS AOS SEUS FILHOS E DE FILHOS AOS SEUS PAIS.


Texto: Malaquias 4:5,6
4 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor;
5 ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.
 
Introdução: Graça e Paz igreja do Senhor! Eu quero compartilhar hoje com os irmãos uma palavra que nesta semana que tem ardido em meu coração e que tem me incomodado profundamente. Trata-se da: A CONVERSÃO DE PAIS AOS SEUS FILHOS E DE FILHOS AOS SEUS PAIS.
 
Todos nós estamos familiarizados quando o assunto é a nossa conversão a Deus, mas nem sempre estamos convictos de que é preciso haver uma conversão no sentido horizontal, entre pais e filhos. Por isso, quero te chamar a atenção para um detalhe importante deste texto:
 
Este texto é a última mensagem de Deus no Antigo Testamento que encerra com uma promessa que tem o seu foco no relacionamento entre pais e filhos.
 
A promessa de que o precursor do Messias viria ao mundo e converteria o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos pais.
 
O Senhor fechou, vamos dizer assim, o Antigo Testamento, a antiga aliança, falando desta promessa: que viria o profeta Elias, e converteria o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais.
 
Ao ler este texto me perguntei: Por quê Elias?
 
Porque Elias se levantou contra os profetas de Baal que era adorado por meio do sacrifício de crianças.
 
“e edificaram os altos de Baal, para queimarem os seus filhos no fogo em holocaustos a Baal, o que nunca lhes ordenei, nem falei, nem me passou pela mente.” Jeremias 19:5
 
Em nossos dias o número impressionante de jovens mortos que temos assistido nos noticiários e lido nos jornais é expressão desta maldição.
 
Essa maldição de que o texto se refere está relacionado com o pecado que nos separa de Deus, mas que também separa pais e filhos.
 
O pecado abriu um abismo na relação entre pais e filhos. Há pais que desprezam os filhos e filhos que desonram os pais. Há pais que esmagam os filhos e filhos que maltratam os pais. Há pais que abandonam os filhos e filhos que rejeitam os pais.
 
Os reflexos dessa instabilidade familiar, resultado da rebeldia contra a autoridade estabelecida, são sentidos principalmente entre os adolescentes e jovens.
 
Os índices de mortalidade revelam que os jovens estão morrendo e desperdiçado o melhor tempo de suas vidas em acidentes de trânsito, uso indiscriminado de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, álcool, assassinatos e suicídios.
 
E como se isto não bastasse, agora o foco são as crianças. Muitas crianças têm sido abusadas sexualmente, ou até mesmo induzidas a conhecerem o sexo de maneira distorcida, criando uma verdadeira confusão em sua identidade.
 
Voltando ao texto, nós sabemos que este profeta Elias prometido veio na figura de João Batista, como nos é dito no evangelho de Lucas:
 
“E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado”. (Lc 1:17)
 
Percebam que no Novo Testamento foi ampliado o que foi dito no Antigo Testamento. João Batista, que veio no espírito e no poder de Elias, veio preparar o caminho do Senhor.
 
A forma de preparar caminho ao Senhor é que os pais fossem convertidos aos seus filhos e converter os desobedientes à prudência dos justos, com o objetivo de habilitar para o Senhor um povo preparado.
 
Nós estamos às portas da volta de Jesus, o rei está voltando. Mas é preciso se preparar para o Senhor, o povo do Senhor precisa se preparar à Ele. Dentro desse nosso “preparar para o Senhor” está relacionado à conversão dos corações: dos pais aos seus filhos e dos filhos a seus pais.
 
As maldições que tem nos atingido nos dias de hoje na família e na sociedade, são decorrentes de problemas mal resolvidos entre pais e filhos.
 
Cresce a cada dia o conflito de gerações. A parede que separa os pais dos filhos torna-se cada vez mais alta. Nesse cenário de conflito familiar é imperativo que o coração dos pais seja convertido aos filhos e o coração dos filhos a seus pais.
 
Como os pais podem ter seu coração convertido aos filhos e filhos a seus pais? Para que isso aconteça há um caminho de volta que precisa ser trilhado com algumas chaves nas mãos.
 
1- A PRIMEIRA CHAVE PARA A CONVERSÃO ENTRE PAIS E FILHOS É O ARREPENDIMENTO.
 
Deus, através de Malaquias, nos fala que enviará profetas no espírito de Elias para que isso ocorra, ou seja, um espírito de arrependimento.
 
João Batista foi um profeta enviado por Deus nesse espírito para pregar uma mensagem específica: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino”. Mateus 3:2
 
A palavra grega para arrependimento é metanoia que é derivada de meta - "depois ", e neo - "compreender “, literalmente significa: "Reflexão posterior", ou "mudança de mente". Todavia o seu sentido bíblico vai além, significando uma mudança de rumo, mudança de direção, de atitude. Este é o significado da palavra.
 
A maneira característica do Antigo Testamento para expressar o arrependimento do ser humano para com Deus e dizer que houve uma volta, um retorno: o ser humano saiu do pecado e voltou-se para Deus.
 
A vida cristã está estritamente ligada ao ensino e à prática da verdade da Palavra de Deus; e a verdade é que, sem arrependimento, não haverá a conversão do coração das pessoas.
 
Esse arrependimento precisa acontecer também nas relações entre pais e filhos.
 
Muitos filhos têm se levantando em desobediência desonrando a seus pais e não estão aceitando a sua autoridade.
 
Mas também há muitos pais que não reconhecem a seus filhos como uma herança do Senhor! (Salmo 127: 3).
 
Nossos filhos são o nosso maior tesouro na terra, a nossa verdadeira riqueza, a nossa mais preciosa herança.
 
Os filhos são presentes de Deus aos pais. São confiados aos pais para serem criados na disciplina e admoestação do Senhor.
 
Como mordomos de Deus devemos cuidar deles para que sejam vasos de honra nas mãos do Senhor. Devemos prepará-los para a vida e não para viverem em nossa constante dependência. Devemos inculcar neles as verdades de Deus para que aprendam amar ao Senhor de todo o coração.
 
2- A SEGUNDA CHAVE PARA A CONVERSÃO ENTRE PAIS E FILHOS É O PERDÃO.
 
O arrependimento nos conduz ao perdão que arranca as raízes de amargura e de ódio produzidas por Satanás.
 
“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou”. (Efésios 4.32
 
Se há alguém com autoridade para nos ensinar a perdoar é o Senhor Jesus!
 
Para perdoarmos, precisamos ter um retrato real de seu sacrifício na cruz e qual a Sua reação diante das agressões e ofensas sofridas e, com base Nele, estabelecer um padrão de perdão ideal para as nossas vidas.
 
PERDOAR NÃO IMPLICA DAR A RAZÃO AO OUTRO, SIGNIFICA LIBERTAR-SE DAS ATADURAS DA AMARGURA.
 
O perdão deve ser uma via de mão dupla, tanto dos pais para os filhos quanto dos filhos para os pais.
 
O perdão independe de sentimento, é uma ordem. O perdão pode ser em algumas situações até injusto e impagável, mas é prático e restaurador.
 
Por meio dele a posição perdida entre pais e filhos é restaurada.
 
Eu fui pai aos 22 anos, muito novo, inexperiente e achava que já era maduro, mas de fato não era; errei muito com meus filhos.
 
Todos que são pais provavelmente já erraram com seus filhos. Precisamos buscar não errar, mas se erramos, devemos nos arrepender, pois esse é um coração convertido.
 
Você já pediu perdão a seu filho(a) quando você errou com ele(a)?
 
Às vezes, você pensa: “não vou pedir perdão porque vou perder minha autoridade se eu mostrar que estou errado”. Não! Você tem que ir lá e pedir perdão.
 
3- A TERCEIRA CHAVE PARA A CONVERSÃO ENTRE PAIS E FILHOS É A HONRA.
 
Em linhas gerais precisamos aprender a tratar a todos com honra.
 
“Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei”. 1 Pe. 2.17
 
 “Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra”. Rm. 13.7
 
Hora= Valorizar – estimar – ser grato – reconhecer – proteger – cuidar – homenagear – distinguir – reverenciar – respeitar – submeter-se.
 
O contrário de honra é a desonra: “tratar como comum ou ordinário”, “tratar com desprezo” e até mesmo “desrespeitar” ou “humilhar”.
 
Como filhos de Deus, nós precisamos aprender a exercitar o princípio da honra, por que Deus é um Deus de honra. Quantas vezes vemos isso na Bíblia?
 
Quando a Bíblia fala, A QUEM HONRA, HONRA, ela está dizendo que a HONRA é algo direcionado à PESSOAS, não a COISAS. Esse pronome relativo QUEM se refere a PESSOAS e não a COISAS.
 
Honrar é decidir atribuir valor e importância à outra pessoa, considerando-a digna de grande respeito, consideração e amor.
 
Infelizmente, vemos ao nosso redor como esse princípio tem sido abandonado. As pessoas têm perdido o respeito e o valor umas pelas outras. Hoje em dia as pessoas têm valorizado mais as coisas do que as pessoas.
 
Há um ditado que diz: “COISAS foram feitas para serem USADAS e PESSOAS para serem AMADAS”.
 
Mas o que nós vemos hoje é o contrário. Coisas são amadas e pessoas são usadas.
 
No relacionamento entre pais e filhos este princípio está presente.
 
“Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa),
para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra”. Efésios 6:2,3
 
Honre, ainda que seja a memória do seu pai ou da sua mãe.
 
O mundo ali fora se desestrutura cada vez mais, por que as pessoas não se honram mais. Ao contrário, todos se desonram entre si e assim todos acabam com seus tanques emocionais vazios.
 
Nós precisamos resgatar a honra na família, em nossos relacionamentos, no ambiente de Igreja e impactar o mundo com um comportamento que paga a todos a honra que é devida.
 
Conclusão:
 
Deus está convertendo o coração dos filhos aos pais e dos pais aos filhos e isso é uma resposta de oração da Igreja. Deus está levantando uma geração para obedecer a Sua Palavra, uma geração que se levanta para ser uma voz profética em um tempo muito complicado.
 
A conversão horizontal entre pais e filhos, é sem dúvida um caminho essencial para que a vida abundante se manifeste dentro de nós e no meio de nós, e ao redor de nós. É desta conversão que vem grande parte da restauração que necessitamos.


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário