segunda-feira, 8 de novembro de 2021

O DEUS QUE FAZ COISAS NOVAS

 

Texto: Isaías 43:18-21
 
18 Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
19 Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.
20 Os animais do campo me glorificarão, os chacais e os filhotes de avestruzes; porque porei águas no deserto e rios, no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu escolhido,
21 ao povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor.
 
INTRODUÇÃO: Graça e Paz! Eu quero compartilhar com vocês uma Palavra da parte do Senhor a fim de que os nossos olhos espirituais sejam abertos para vermos as coisas novas que o Senhor faz e está prestes a fazer no mundo e especificamente em nossas vidas.
 
Creio que neste tempo estamos sendo desafiados em nossa fé, pois estamos enfrentando situações que nunca esperávamos enfrentar.
 
Na realidade este é um tempo de transição para aquilo que Ele fará em nossas vidas.
 
Você crê que Deus está preparando coisas novas pra nós?
 
Deus nos dá um novo coração: Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne (Ezequiel 36.26).
 
Deus nos dá uma nova mente: Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo (1 Coríntios 2.16).
 
Deus nos faz novas criaturas: E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas (2 Coríntios 5.17).
 
Deus está agindo, mas precisamos de olhos de fé para perceber. Muitos desejam mudanças, mas colocam o seu olhar apenas no natural.
 
No texto que lemos, Deus diz ao seu povo que Ele está fazendo uma coisa completamente nova…
 
Talvez as circunstâncias desanimaram alguns, mas é preciso ouvir o noticiário que vem do céu, mais do que as notícias de terror que circulam por aí…
 
No nosso texto-chave podemos encontrar quatro princípios práticos para vivermos o novo de Deus
 
1. ESQUEÇA O QUE SE FOI – vs. 18
18 Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
 
– Nós temos uma tendência natural de projetar o nosso futuro a partir do que já vivemos. Isso é uma armadilha, porque Deus é um Deus de novidade, que tem prazer em quebrar os paradigmas.
 
Exemplo: Israel lá atrás teve a experiencia de ver o mar se abrir para eles passarem, mas em Josué cap 3:11-16 nos diz o texto os sacerdotes deveriam atravessar o Jordão carregando a arca da aliança, mas de uma maneira diferente. Seus pés deveriam tocar as águas....
 
13 Quando os sacerdotes que carregam a arca do Senhor, o Soberano de toda a terra, puserem os pés no Jordão, a correnteza será represada e as águas formarão uma muralha".
 
14 Quando, pois, o povo desmontou o acam­pamento para atravessar o Jordão, os sacerdotes que carregavam a arca da aliança foram adiante.
 
15 (O Jordão transborda em ambas as margens na época da colheita.) Assim que os sacerdotes que carregavam a arca da aliança chegaram ao Jordão e seus pés tocaram as águas,
 
16 a correnteza que descia parou de correr e formou uma muralha a grande distância, perto de uma cidade chamada Adã, nas proximidades de Zaretã; e as águas que desciam para o mar da Arabá, o mar Salgado, escoaram totalmente. E assim o povo atravessou o rio em frente de Jericó.
 
17 Os sacerdotes que carregavam a arca da aliança do Senhor ficaram parados em terra seca no meio do Jordão, enquanto todo o Israel passava, até que toda a nação o atravessou pisando em terra seca.
 
Se não fizermos o esforço de fé para nos desprender daquilo que já é passado, ficamos com a nossa alma engaiolada, prevendo que o amanhã será apenas uma repetição do ontem.
 
Olhe para a frente e estabeleça sua expectativa a partir do que Deus diz –Lucas 9:62.
 
“Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.” Lucas 9:62
 
Diga com fé: NÃO OLHAREI PARA TRÁS....
 
2. PERCEBA O QUE DEUS ESTÁ FAZENDO – vs. 19a
19 Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis?
 
Uma percepção vital que os servos de Cristo precisam desenvolver, é a dos movimentos de Deus.
 
Uma das formas de nos anteciparmos e vermos com os olhos espirituais o que está vindo do céu é darmos ouvidos à palavra profética.
 
O Senhor usa os seus profetas para levar seu povo a perceber além do natural e celebrar as conquistas, antes mesmo que elas cheguem.
 
 – O profeta Eliseu teve esta percepção espiritual antes mesmo deles experimentarem uma vitória contra o rei da Síria II Reis 6:15-17.
 
“Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos? Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu”.
 
2 Reis 6:15-17
 
3. ESPERE DE ONDE NINGUÉM ESPERA – vs. 19b
Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo”.
 
O Senhor promete abrir caminho no deserto e rios no ermo. Sabe o que isso significa?
 
A sua bênção virá de onde ninguém espera!
 
Portanto, bloqueie a sua alma em relação aos prognósticos do mundo. Pare de colocar a sua expectativa em homens, governos ou circunstâncias naturais e creia que Deus, aquele que criou todas as coisas do nada, do nada trará soluções para sua vida.
 
A fé sempre vê o invisível e crê no impossível!
 
“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.” Hebreus 11:1
 
4. TENHA SEGURANÇA NA ALIANÇA DE DEUS COM SEU POVO – vs. 20-21
20 Os animais do campo me glorificarão, os chacais e os filhotes de avestruzes; porque porei águas no deserto e rios, no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu escolhido,
21 ao povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor.
 
 
O Senhor ama a sua Igreja. Ele tem uma maneira particular de tratar aqueles que são seus.
 
Mesmo que vivamos no mundo e passemos por aflições, como todo mortal, não estamos entregues à nossa própria sorte.
 
O nosso Pai cuida de nós, como sua propriedade particular entre os povos.
 
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 1 Pedro 2:9
 
O diabo diz que você não vale nada? Diga a ele o quanto você é especial aos olhos do Criador no universo!
 
O diabo diz que você está sozinho? Diga a ele que Deus firmou uma aliança com você e que jamais te abandonará!
 
O diabo diz que a sua vida não faz diferença? Diga a ele que você saiu das trevas e hoje vive na luz para iluminar este mundo!
 
O diabo diz que a sua vida não tem propósito? Diga a ele que Deus conta com você porque você foi chamado pelo próprio Deus para proclamar as Suas virtudes.
 
Não existe nada mais valioso do que a sua condição em Cristo hoje.
 
Não deixe que as coisas externas minem a sua alegria, retirem a sua autoridade, mexam com a sua autoimagem e enfraqueçam a sua fé, pois Deus te colocou em uma posição privilegiada e de destaque. Você pertence ao Deus que é incrivelmente poderoso e que te ama demais!
 
CONCLUSÃO – Creio firmemente que podemos avançar para as coisas novas de Deus se realmente levarmos a sério o chamado que o Senhor fez a cada um de nós.
 
Temos que crer e investir a nossa vida, talentos e tempo para que o novo de Deus pra nós seja também o novo de Deus para outras pessoas.
 
Quando Abraão recebeu o novo de Deus e saiu de sua terra deixando tudo para trás, todas as famílias da terra foram abençoadas...
 
“Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.” Hebreus 11:8
 
 
Igreja Metodista em Catalão-GO
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário