segunda-feira, 29 de novembro de 2021

CRESCENDO EM AÇÃO DE GRAÇAS


“Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças”. Colossenses 2.6,7.
 
Introdução: Eu quero compartilhar contigo nesta noite uma palavra que tem como objetivo nos estimular a crescermos em Ações de Graças.
 
Conforme o texto que lemos, o crescimento em ação de graças está em conexão com o nosso processo de consolidação como discípulos de Jesus.
 
Se eu estou andando Nele, se minhas raízes são profundas Nele e minha fé tem sido confirmada Nele, Nele também eu cresço em ação de Graças.
 
Mas o que significa este crescimento em Ação de Graças?
 
1- CRESCER EM AÇÃO DE GRAÇAS É UM ESTILO DE VIDA.
 
Como estilo de vida entendemos que ação de graças não é ocasional e nem seletiva. Devemos dar graças em todo o tempo e em tudo (1 Tess. 518).
 
1 Tessalonicenses 5:18 “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”
 
“Dar graças “em tudo” é reconhecer, em meio a quaisquer circunstâncias a soberania de Deus. É crer, ainda que sem entender, que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8.28)”.
 
Se formos gratos por tudo o que Deus fez por nós, seremos capazes de agradecer a Deus em todas as circunstâncias!
 
Devemos entender que ação de graças, não é apenas um tipo de oração, é atitude de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio. Ações de graças é um princípio e deve ser nosso estilo de vida.
 
Quanto mais você é grato, mais contentamento e paz haverá em você; da mesma forma, o ingrato é sempre descontente e irritado.
 
2- CRESCER EM AÇÃO DE GRAÇAS É INVESTIR NA SAÚDE
 
A gratidão também nos traz saúde integral, porque sai do coração e distribui todos os seus benefícios para o nosso corpo, alma e espírito.
 
Então, quando há gratidão, não há espaço para murmuração, inveja, disputa, opressão e angústia...As doenças da alma podem ser saradas por um coração agradecido!
 
Crescer em ações de graças é reconhecer sempre a bondade e as misericórdias de Deus em nossa vida através de Jesus Cristo. A gratidão nos faz permanecer vivos na presença do Senhor.
 
O crente que se esquece dos benefícios do Senhor na sua vida acaba se distanciando de Deus e decrescendo em seu compromisso com Deus. Deus vai perdendo a importância para ele.
 
Por essa razão, Davi conversava com seu coração no Salmo 103:2 e dizia: “Bendize ó minha alma ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.
 
3- CRESCER EM AÇÃO DE GRAÇAS ENVOLVE O SACRIFÍCIO
 
- Já ouvi muitas pessoas dizendo que hoje Deus não quer mais sacrifícios. Mas na verdade Deus não quer é sacrifícios de tolos:
 
Eclesiastes 5:1 – “Guarda o teu pé, quando fores à casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos; pois não sabem que fazem mal”
 
Deus diz, muitas vezes, que não quer nossas ofertas e sacrifícios quando são oferecidos por meio de rituais hipócritas. Ele deseja, em primeiro lugar, nosso amor e nossa obediência.
 
O sacrifício era um ritual que demonstrava a comunhão entre o homem e Deus. Mas se o coração da pessoa não estivesse verdadeiramente arrependido ou se ela não amasse o Senhor de verdade, o sacrifício era uma cerimônia vazia.
 
Por isso Davi diz no Salmo 51:17 “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus”.
 
Além do sacrifício de um espírito quebrantado e arrependido, Deus quer o nosso sacrifício de ação de graças!
 
 “Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo;” Salmos 50:14
 
A ação de graças nem sempre é fácil, por isso ela é um tipo de sacrifício.
 
Um sacrifício é algo que custa... Se a ação de graças é descrita como um sacrifício, então a ação de graças segundo a Bíblia tem um preço.
 
Davi nos ensina este princípio no episódio da Eira de Ornã em 1 Crônicas 21:18-26.
 
Davi quer um lugar para sacrificar ao Senhor e vai até Ornã para adquiri-lo.
 
A eira era um lugar onde os bois malhavam grande quantidade de trigo. A eira de Ornã ficava exatamente no monte Moriá, o lugar onde Abraão levou seu filho Isaac para ser ofertado a Deus.
 
Ornã ao receber o rei Davi Ornã lhe oferece tanto a eira como também os bois para o sacrifício e o trigo.
 
Davi, porém, não aceitou receber estas doações e diz: “Não; antes, pelo seu inteiro valor a quero comprar; porque não tomarei o que é teu para o SENHOR, nem oferecerei holocausto que não me custe nada.” 1 Crônicas 21:24
 
25 Davi deu a Ornã por aquele lugar a soma de seiscentos siclos de ouro.
 
Há um aspecto do sacrifício que muitos de nós desconhecemos:
 
O SACRIFÍCIO PARA SER ACEITO POR DEUS DEVERIA TEM UM CUSTO PARA AQUELE QUE O OFERECE.
 
Ornã queria dar tudo a Davi “de mão beijada”, mas Davi não aceitou. Antes ele disse: “...pelo seu inteiro valor a quero comprar; porque não tomarei o que é teu para o SENHOR, nem oferecerei holocausto que não me custe nada”.
 
“Não podemos dar a Deus o que é dos outros! Muitos fazem isso para ter o mérito daquilo que não fizeram. Há pessoas que desejam aparecer”
 
- Infelizmente muitos dão para os outros até mesmo do dízimo que é do Senhor!
 
Mas não pense você que o sacrifício de ação de graças que oferecemos ao Senhor seja apenas no âmbito financeiro.
 
Servir a Deus envolve pagar o preço! Você sacrificará o seu tempo, dons e talentos...
 
- Nós fomos chamados para servir a Deus com desprendimento!
 
Há um princípio aqui: Se não há custo, não há verdadeira adoração. Você só valoriza aquilo que você sacrifica.
 
Qual o preço que foi pago para que você pudesse ser salvo? O preço foi extremamente alto. Foi a preço de sangue!
 
Nós somos chamados por Deus também para pagar o preço. Não o de nossa salvação. Este Jesus já pagou por nós!
 
Mas precisamos pagar o preço para oferecermos ao Senhor o nosso melhor sacrifício de ação de graças.
 
Se a verdadeira ação de graças é um sacrifício, o que estamos sacrificando?
 
Ilustração: O namorado fez um poema à sua amada e mandou-lhe pelo watsaph. Nele estava escrito assim:
 
- “Querida, farei de tudo para ter o teu amor por toda a minha vida! Por você eu faço tudo, cruzo os mares, atravesso desertos...”
 
- Então, aquela jovem encantada pela declaração de seu amado, lhe diz:
 
“Querido, hoje eu te espero em casa, não vejo a hora de nos encontrar.”
 
- Logo em seguida ela vê a seguinte mensagem de texto: “Se não chover eu vou...”
 
CONCLUSÃO:
 
Peça ao Senhor que lhe dê um coração grato. Tenha atitudes que demonstrem sua gratidão a Deus.
 
O que você seria capaz de fazer para agradecer a Deus por tudo que tem feito em sua vida?
 
Faça como puder, mas agradeça a Jesus!
 
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário