segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

UM CORAÇÃO DISPOSTO PARA A PALAVRA


“Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos”. Esdras 7.10

 Introdução: O texto que acabamos de ler, nos fala de um sacerdote que tinha “disposto o coração para a Palavra de Deus”, seu nome é Esdras.

 - Mas o que seria ter um coração disposto? – Ter um coração disposto é estar plenamente dedicado, empenhado àquilo que se propõe. Em nosso caso para com a Palavra de Deus!

Hoje é o dia da Bíblia! Comemoramos em nossa Escola Dominical lembrando de todo o processo que ela levou até chegar em nossas mãos. Hoje ela pode estar até em nosso celular! 

Embora tenhamos um aceso fácil e rápido à bíblia, na maioria das vezes o nosso coração não está empenhado em conhece-la. Nem sempre temos um coração disposto em aprender a Palavra de Deus.

Nosso coração deve estar disposto para coisas mais importantes e edificantes.

 Todos os dias o nosso coração é bombardeado com palavras negativas e muitas vezes destruidoras. Muitas vezes somos julgados e sentenciados pelas pessoas ao nosso redor e até mesmo por aquelas que nós amamos e queremos bem!

 Se assimilarmos estas palavras em nosso coração, ele adoecerá. Se guardarmos mágoas, desejo de vingança ou decepção em pouco tempo o nosso coração endurecerá! 

Por isso amados, temos que dispor o nosso coração para as coisas de Deus, principalmente para com a Palavra do Senhor!

O Evangelista D.L. Moody dizia: “Este livro me afastará do pecado ou o pecado me afastará deste livro”

Esdras estava muito disposto para com a Palavra de Deus por que tinha algo muito importante para fazer, que era reconstruir a Casa de Deus.

O Templo havia sido destruído e precisava ser reerguido. Era algo muito importante, por isso estava tão determinado a colocar todo o seu coração na Palavra de Deus.

Se você tem algo muito importante a fazer, busque primeiro o suporte que a Palavra de Deus pode lhe dar. Busque sabedoria e direção que vem da Palavra e você com certeza será bem sucedido em sua empreitada.

Será que o nosso coração também está disposto a isso?

Vamos aprender com Esdras como realmente ele dispôs o seu coração diante da Palavra do Senhor!

1- ELE DISPÔS O SEU CORAÇÃO PARA CONHECER A PALAVRA DE DEUS.v.10b

“Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR.”

Diz o texto que Esdras tinha disposto o coração para conhecer a Palavra.

- O mundo carece de pessoas que conheçam a Palavra de Deus e o Deus da Palavra.

Se você quer conhecer a Deus e a Sua vontade para a sua vida, então você tem que conhecer a Sua Palavra revelada a Bíblia.

Nós não podemos estar tão ocupados que não tenhamos tempo para a Palavra de Deus!

Naquele tempo Esdras estava tão ocupado trabalhando na reconstrução do Templo. Ele poderia dizer que já estava fazendo algo para Deus e não se dedicar a buscar a Palavra do Senhor.

Mas Esdras mais ainda se dedicou à Palavra de Deus por que seria seu sustento para a sua Missão. Ele tinha “prazer na lei do Senhor” (Salmo 1.2) e nela meditava “de dia e de noite”.

Esdras sabia que como Josué, só seria bem sucedido se não se desviasse da Palavra de Deus nem para a direita, nem para esquerda (Josué 1.7)

“Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (Josué 1.8).

2- ELE DISPÔS O SEU CORAÇÃO PARA VIVER A PALAVRA DE DEUS: v.10c “e para a cumprir”

De nada adiantaria apenas saber e aprender a Palavra de Deus se não a cumprir.

“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1.22).

O praticante da Palavra sempre será recompensado!

“O homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu, mas praticando-o, será bem-aventurado naquilo que fizer.” Tiago 1:25

Há uma recompensa ao que pratica a Palavra de Deus: “será bem-aventurado naquilo que fizer”.

Por outro lado há também uma advertência se não praticarmos a Palavra:

“Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia”. [Mateus 7.26]

A sua vida só irá mudar quando você colocar em prática tudo o que você tem aprendido a cerca da palavra de Deus!

Provérbio chinês ‘O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo....’

Exemplo de Jó: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem”. Jó 42:5

Muitas vezes sofremos por algum tempo até cumprir algo que Deus nos manda fazer e só quando resolvemos obedecer é que Ele opera em nós.

Muitas vezes, não se coloca a Palavra de Deus em prática porque julga que ela não funciona: Alguns pensam assim:

-”Não dá para fazer isso! Não é possível! Como é que vou amar meus inimigos? Como vou orar por aqueles que me perseguem, me caluniaram?

- Como vou perdoar uma pessoa que me fez tanto mal? Eu não consigo! Como é que vou confiar totalmente em Deus, e entregar os dízimos ao Senhor?

- Embora Jesus tenha dito que ele cuidará de mim como os lírios do campo, como as aves do céu; eu sou gente. Tenho família, casa, compromissos. Preciso pagar o aluguel no final do mês, comprar comida, pagar as contas atrasadas”.

Peça ao Senhor que lhe dê esta convicção: A PALAVRA FUNCIONA QUANDO PRATICADA.

Obedeça a Palavra de Deus cumprindo a sua vontade e verá coisas poderosas.

Disponha seu coração para obedecer a Palavra!

 

3- ELE DISPÔS O SEU CORAÇÃO PARA ENSINAR A PALAVRA DE DEUS: v.10d

“e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos”

Além de buscar a Palavra do Senhor e viver uma vida de testemunho do que pregava, Esdras também se dedicava a ensinar os mandamentos do Senhor.

É urgente ensinar a vontade de Deus, pois Jesus nos mandou: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28.19,20).

O princípio do discipulado está totalmente fundamentado na Palavra! Somos discípulos que fazem discípulos de Jesus!

É tempo de ensinar a Palavra de Deus em todo o tempo e lugar como diz o mandamento:

“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” (Deuteronômio 6.6-9).

Paulo dizia para o jovem Timóteo: “prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” (I Timóteo 4.2),

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (II Timóteo 3.16).

Então não podemos perder as oportunidades de ensinar a Palavra de Deus.

Onde você estiver, conte o que Deus te ensinou, o que tem acontecido em sua vida, as pregações que ouve na igreja, as histórias da Bíblia. Ensine a Palavra de Deus.

Disponha seu coração para ensinar a Palavra! Disponha seu coração para o Senhor!

CONCLUSÃO:

Esdras segue uma linha de coerência. Primeiro, ele estuda a Palavra. Depois, ele aplica essa Palavra à sua própria vida. Então, ele está apto para ensiná-la aos outros. Ele não retém a verdade de Deus apenas para si

O coração de Esdras era disposto para as coisas de Deus e por isso foi bem sucedido em tudo o que fez. Muitas vezes as coisas dão errado por que estamos com o coração no lugar errado.

Quando temos um coração disposto para Deus somos capazes de contagiar as pessoas com a mesma alegria e disposição de aprender, cumprir e ensinar a palavra de Deus.

Busque, cumpra e ensine a Palavra de Deus.


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário