domingo, 2 de janeiro de 2022

UMA VIDA CRISTOCENTRICA 1 Parte: Marcas


“Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim”
. João 15:4
 
Introdução: Durante vários dias estivemos refletindo em nossa campanha de oração sobre o Novo de Deus. Confesso que fiquei maravilhado com as ministrações de vários irmãos sobre o tema e que as minhas expectativas para o 2022 são as melhores possíveis do ponto de vista espiritual.
 
Uma das coisas que eu aprendi nestes dias é que o Novo de Deus já veio e Ele é Jesus! Deus já consumou em Jesus todas as coisas novas a nosso respeito.
 
Em Jesus passamos pelo Novo Nascimento, ganhamos um novo coração e temos uma nova vida.
 
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.” Efésios 1:3
 
Efésios 1:9,10 “E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.”
 
Convergir é fluir para um mesmo fim, é tender para um ponto. Esta afirmação de Paulo nos deixa claro a centralidade de Jesus em todas as coisas.
 
Isso significa que se eu quero viver o novo de Deus eu preciso é “estar em Cristo” ou permanecer Nele.
 
João 15:4ª Jesus disse: “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês”
 
Só neste capítulo 15 de João encontramos o termo permanecer seis vezes: (vs. 5); (vs. 6); (vs. 7); (vs. 9); (vs. 10); (vs. 16)
 
No grego a palavra traduzida como permanecer nos dá a ideia de continuar a estar presente, continuar a ser...
 
A frase permanecer em Cristo retrata um relacionamento íntimo e próximo, e contínuo. Portanto, permanecer não tem nada a ver com um conhecimento superficial.
 
Eu tenho comigo uma convicção: a de que a pandemia deste tempo expôs a superficialidade dos cristãos. São muitos os que deixaram de permanecer em Cristo.
 
“Filhinhos, esta é a última hora; e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora. Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.” 1 João 2:18,19
 
Paulo também utiliza muitas vezes a expressão “Em Cristo” para falar desta centralidade.
 
1-   2 Cor. 5:17 – “Se alguém está em Cristo...”
2-   Gálatas 2:20- “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”.
 
 
A expressão permanecer em Cristo é muito frequente também na primeira epístola de João.
 
E desta expressão eu quero falar de pelo menos três marcas de uma vida Cristocêntrica.
 
1ª MARCA: ANDAMOS COMO ELE
 
1 João 2:6- “aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.” 
 
“JESUS SE TORNA O NOSSO GRANDE REFERENCIAL”
 
Jesus não morreu por nós simplesmente para nos livrar do inferno e nos fazer frequentar a igreja uma vez por semana.
 
O grande pânico do império romano é que após a morte de Jesus não havia apenas um Cristo, mas vários cristãos que viviam naqueles dias como Cristo viveu.
 
 
O exemplo perfeito e maior será sempre Jesus Cristo!
 
1 Cor. 11:1 “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo”.
 
2ª MARCA: TEMOS NELE CONFIANÇA.
 
1 João 2:28 “Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda”.
 
Se você permanece em Jesus não tem porque temer a Sua volta!
 
A certeza de nossa permanência nos traz confiança!
 
Quantas vezes você já não chamou alguém para te acompanhar em algo porque estava com medo?
 
A presença de alguém nos deixa confiante! E a presença de Jesus?
 
Exemplo a Confiança de Davi: 1 Samuel (Vou contra ti em Nome do Senhor dos exércitos)
 
O que produz confiança é você não estar na força do teu braço!
 
Consagre teus negócios ao Senhor!
 
3ª MARCA: VIVEMOS EM SANTIDADE
 
1 João 3:6 - “Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu.”
 
Existe uma diferença entre pecar e viver no pecado.
 
Fazer do pecado um estilo de vida é uma evidencia de que você não nasceu de novo.
 
Quem está ligado a Jesus não pode ter uma vida no pecado.  
 
Quem define pecado não somos nós! Não é a cultura da época!
 
Quem define pecado é a Palavra de Deus!
 
1 João 3:9 “Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.
 
Ilustração:
 
Conheço muita gente que usa o texto da mulher pega em flagrante adultério para justificar o pecado na vida dos crentes.
 
Jesus ao proteger aquela mulher de ser apedrejada não está autorizando o pecado. Ele está perdoando aquela mulher e lhe dando a oportunidade de uma nova vida.
 
João 8:10,11: “Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.]”
 
Se o pecado não te incomoda alguma coisa está errada!
 
Davi orou no Salmo 51: “Cria em mim oh Deus um coração puro”
 
Não use a graça de Deus como uma licença para pec
 
 
CONCLUSÃO: “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.” (João 15:7)

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO
mensagem ministrada no Culto da Virada em 31.12.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário