segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

A FELICIDADE DO REINO 1ª Parte


A FELICIDADE DOS POBRES 

Texto: Mateus 5:1-12
 
1 Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos;
2 e ele passou a ensiná-los, dizendo:
3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
5 Bem-aventurados os mansos ,porque herdarão a terra.
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.
12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.
 
Introdução: Graça e Paz igreja. As últimas ministrações que fiz antes de ficar de quarentena com covid foi sobre a necessidade de trazermos o Senhor Jesus para o centro de nossas vidas.
Sendo Jesus o centro de nossa vida precisamos andar como Ele andou; viver em santidade como Ele viveu, e cumprir o propósito do Pai como Ele cumpriu.
Entendo também que para fazermos de Jesus o centro de nossas vidas precisamos conhecer bem Ele os seus ensinos e praticá-los.
Creio que as bem-aventuranças ensinadas por Jesus no conhecido sermão da montanha é a síntese do que realmente o Senhor quer de cada um de nós como seus discípulos.
O Senhor quer a nossa felicidade! Você acredita nisso?   
A palavra Bem-aventurado vem do Grego:” Makarios” e quer dizer, feliz, abençoado.
No entanto, precisamos fazer algumas distinções da felicidade buscada pelo mundo, daquela que foi ensinada por jesus.
·         A felicidade buscada pelo mundo tem seu foco no prazer a qualquer custo. Não importa se para ser feliz a pessoa tem que trair, matar ou ser desonesto.   
 
·         A felicidade ensinada por Jesus não é algo que compramos com dinheiro, mas um presente que recebemos de Deus. Esta felicidade obedece a ética do Reino de Deus e valoriza o ser humano como a imagem do criador!
Por isso, as bem-aventuranças não são uma retribuição dos méritos humanos, mas um presente da graça divina.
 
“O dinheiro pode dar-nos uma casa, mas não um lar; pode dar-nos conforto, mas não saúde; pode dar-nos companhia, mas não amizade verdadeira; pode dar-nos um rico funeral, não a vida eterna; pode dar-nos aventuras, mas não a felicidade verdadeira.” Rev. Hernandes Dias Lopes
 
O filho pródigo pensou que era feliz quando tinha dinheiro no bolso e amigos ao seu redor. Mas, quando o dinheiro acabou e os amigos foram embora, aquele homem sentiu a dor da solidão e o vazio da infelicidade.
 
·         A felicidade que o mundo proporciona é passageira e superficial. Ela não resiste aos tempos de crise.
 
·         A felicidade ensinada por Jesus não está nas coisas externas ou no ter, mas nas realidades internas, no ser.
 
Deus colocou a eternidade no coração do homem. É do coração que procedem as verdadeiras fontes da vida. O ouro da terra não pode preencher o vazio da alma.
 
A verdadeira felicidade é deleitar-se em Deus, é alegrar-se com o que Deus se alegra, é beber do Seu manancial de Vida.
 
“Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz.” Salmos 36:9
 
 
·         A felicidade do mundo é encontrada no pecado. Ela é uma grande mentira (Fake). Ela promete prazer e produz desgosto. Promete vida e gera morte.
 
A Bíblia diz isso: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao final dá em caminhos de morte.” Provérbios 14:12
 
·         A felicidade ensinada por Jesus é consequência de um uma relação adequada com Deus, com nós mesmos e com o nosso próximo.
 
A verdadeira felicidade é abraçar o que o mundo repudia e repudiar o que o mundo aplaude.
 
Os valores do Reino de Deus são como uma pirâmide invertida.
 
Jesus diz que feliz é o pobre, o que chora, o manso, o puro, o perseguido.
 
Jesus diz que aquele que ganha a sua vida perde; mas o que a perde, esse é quem ganha.
 
Hoje eu quero focar na primeira bem-aventurança que se encontra em Mateus 5:3. Vamos ler juntos?
“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”.
 
No texto original grego é usada a expressão: “pobres de espírito” em vez de “humildes de espírito”.
 
A palavra pobre empregada aqui descreve uma pessoa absolutamente pobre e em estado de carência absoluta.
 
O que não é ser pobre de espírito?
 
1- Não significa pobreza financeira. Francisco de Assis foi o que idealizou que era necessário renunciar às riquezas financeiras para viver na pobreza a fim de se ter um relacionamento com Deus.
 
Tal posição violenta as Escrituras. A pobreza em si não é um bem da mesma forma que a riqueza não é um mal. Uma pessoa pode ser pobre financeiramente e não ser pobre de espírito.
 
A pobreza bem-aventurada é a do “pobre de espírito” que reconhece a sua própria falta de recursos para enfrentar as exigências da vida e encontrar a ajuda e fortaleza em Deus.
 
2- Não significa ter uma vida espiritual pobre. Jesus não está elogiando os que são descuidados com a vida espiritual. Ser pobre em santidade, verdade, fé e amor é uma grande tragédia!
 
Jesus condenou a igreja em Laodicéia por esta condição: “pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.” Apocalipse 3:17
 
3- Não significa pobreza de autoestima. A baixa autoestima não é um bem, mas um mal.
 
Exemplo: Os príncipes de Israel se viram como gafanhotos. Se viram menos que príncipes e menos que homens. Eles não foram derrotados pelas circunstâncias, mas pelos seus próprios sentimentos.
 
Timidez é covardia. É a incapacidade de posicionar-se. É ficar sempre em cima do muro.
 
A bíblia diz que os tímidos ficarão fora do Reino de Deus (Ap. 21:8)
 
O que realmente significa ser pobre de espírito?
 
1- SER POBRE DE ESPÍRITO É A BASE PARA TODAS AS OUTRAS VIRTUDES DO REINO.
 
Esta primeira bem-aventurança é o primeiro degrau da escada. Sem ela não poderíamos ser puros ou mansos de coração.
 
Não podemos ser cheios de Deus sem antes nos esvaziarmos de nós mesmos.
 
Uma pessoa não pode chorar pelos seus pecados até que reconheça que não tem méritos diante de Deus.
 
2- SER POBRE DE ESPÍRITO É RECONHECER NOSSA TOTAL DEPENDÊNCIA DE DEUS.
 
No grego há duas palavras para descrever o pobre:
 
A primeira delas é penês- usada para descrever o homem que tem que trabalhar para ganhar a vida. É aquele que não tem nada que lhe sobre. Ele não é rico, mas não padece por necessidades. Ele não possui o supérfluo, mas o básico.
 
A segunda é ptokós- descreve a pobreza absoluta daquele que está afundado na miséria.  É ser pobre como um mendigo.
 
Foi essa palavra que Jesus utilizou aqui.
 
Feliz é o homem que reconhece que o dinheiro, o poder e a força não significam nada, mas Deus significa tudo.
 
John MacArthur: “Essa bem-aventurança faz referência à pessoa interior e não ao corpo”.
 
Essa miséria é espiritual e não material.
 
John Stott diz que ser pobre de espírito é reconhecer a nossa pobreza ou falência espiritual diante de Deus, pois somos pecadores.
 
“Nada temos que oferecer, nada que reivindicar, nada com que comprar o favor de Deus”
 
Ser pobre de espírito é agir como o publicano que orava diferente do Farizeu: “Senhor compadece-te de mim, um pecador”
 
Ou como Moisés quando foi chamado por Deus: “Senhor, quem sou eu...não sei falar...
 
Ou como Pedro que ao se encontrar com Jesus gritou: “Senhor, afaste-se de mim, porque sou pecador”
 
E como Paulo que olhando para a sua natureza pecaminosa clamou: “Miserável home que sou...”
 
 
3- SER POBRE DE ESPÍRITO É SER CHEIO DA GRAÇA DE DEUS.
Três ensinamentos a destacar aqui:
 
3.1- Enquanto você não se considerar pobre de espírito, jamais Cristo será precioso para você.
 
Se não enxergarmos a nossa própria miséria, jamais enxergaremos a riqueza que temos em Cristo.
 
Enquanto não percebermos a miséria de nossa condição pecaminosa, jamais desejaremos o perdão de Deus.
 
3.2- Enquanto você não se considerar pobre de espírito, não estará pronto para receber a GRAÇA de Deus.
 
Aqueles que pensão que têm algum mérito para apresentar diante de Deus jamais experimentarão a GRAÇA Salvadora, justificadora e santificadora.
 
3.2- Enquanto você não reconhecer-se pobre de espírito, não poderá ir para o céu.
 
A porta do céu é estreita e aqueles que se consideram grandes aos seus próprios olhos não podem entrar lá.
 
Você lembra de Isaías quando teve a visão do trono de Deus em Isaías cap. 6?
 
“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo”. (Isaías 6.1)
 
Quando Isaías veio ao templo ele estava em crise. O rei Uzias estava morto. Os olhos de Isaías foram abertos para ver o verdadeiro Rei da nação. Ele viu a Deus, o Soberano, sentado em um trono, cheio de glória e santidade!
 
O que ele disse?  “Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!” Isaías 6:5
 
Isaías ali mesmo diante da glória de Deus pensou que iria morrer. Mas não, sabe porque? Porque o Deus de Toda Graça se manifestou a ele. Antes, ele foi tocado e purificado com as bravas vivas do altar!
 
CONCLUSÃO: Mas a bem-aventurança termina com a promessa, porque deles é o reino dos céus (Mt 5.3). Isto significa que somente aqueles que compreendem a sua condição pecaminosa e reconhecem a sua ruína espiritual são aqueles que se achegam humilhados diante de Deus e são recebidos em Seu reino.
 
A VERDADEIRA FELICIDADE NÃO É APENAS UMA PROMESSA PARA O FUTURO, MAS, SOBRETUDO, UMA REALIDADE PARA O PRESENTE.
 
Jesus não disse: “Bem-aventurados serão os humildes de espírito. Ele disse: “Bem- aventurados são os humildes de espírito.”
Os crentes não serão felizes apenas quando chegarem no céu. Somos felizes a caminho do céu.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
 
Adaptação do Livro:
A Felicidade ao Seu Alcance- Rev. Hernandes Dias Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário