sexta-feira, 1 de abril de 2022

A FELICIDADE DOS PUROS DE CORAÇÃO 6ª PARTE


Texto:
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” Mateus 5:8
 
Introdução: Estamos entrando hoje na sexta parte de nossa Série, a Felicidade do Reino, baseada nas bem-aventuranças ensinadas por Jesus em Mateus cap. 5.
 
Nesta bem aventurança ensina pelo Senhor duas palavras são focadas. A primeira é a palavra puros, quem vem de pureza e a segunda é a palavra coração.
 
O conceito de pureza está muito presente no nosso dia-a-dia. Nós queremos respirar ar puro, beber água pura. Estamos dispostos a pagar mais por um alimento que esteja livre de conservantes e produtos químicos; não desejamos alimentos contaminados.
 
A palavra grega usada aqui (kázaros) tem vários significados:
 
1) Era usada para designar a roupa suja que foi lavada;
2) Era usada para designar o trigo que tinha sido separado da sua palha. Com o mesmo significado era usado para um exército do qual se tinha eliminado os soldados descontentes ou medrosos;
3) Era usada para descrever o vinho ou leite que não havia sido adulterado mediante adição de água; algo sem mescla;
4) Era usado para o ouro puro sem escória.
 
Em Efésios 5:25-27 o apóstolo Paulo compara o amor de Cristo por sua igreja ao amor que o marido deve ter para com a sua esposa e nos diz no versículo 27 diz que Jesus irá “apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.”
 
Em 1 João 3:2,3 nos exorta a nos preparar para a volta do Senhor buscando esta pureza.
 
2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.
3 Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.
 
O foco da pureza é o nosso coração. Precisamos entender que a fé cristã, em última análise, não é somente uma questão de doutrinas, de entendimento, de intelecto, mas antes, é uma condição do coração.
 
A palavra coração na Bíblia pode se referir em algumas passagens às nossas emoções, em outras, nossa mente ou também a nossa vontade.
 
Em termos gerais o coração é a totalidade do nosso ser interior.
 
O verdadeiro Cristianismo não é simplesmente uma questão de comportamentos regrados. É uma questão de condição e estado do coração de uma pessoa.
 
Em Mateus capítulo 15 Jesus confronta os líderes religiosos da época, no caso os Fariseus que haviam associado a pureza aos rígidos rituais de purificação ensinados pela tradição dos anciãos.  
 
O Senhor fez questão de ensinar que a iniquidade é sempre concebida no coração antes de ser falada ou praticada. A contaminação de um indivíduo não vem de fora, mas de dentro.
 
“Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina”. Mateus 15:19,20
 
O Senhor Jesus faz coro com o profeta Jeremias que declarou que “o coração do homem é enganoso mais do que todas as coisas e desesperadamente corrupto..” Jeremias 17:9
 
Então, se o coração do ser humano é enganoso, corrupto e cheio de maldades como ele pode se tornar um coração puro conforme Jesus ensinou nesta bem-aventurança?
 
1- UM CORAÇÃO PURO É UM CORAÇÃO TRANSFORMADO.  
 
Um coração puro antes de tudo é um novo coração.  
 
A verdadeira obra do Espírito Santo é a de transformar nosso coração de pedra em um coração de carne!
 
Ezequiel 36.26,27. 
26 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.
27 Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.
 
Ter um coração novo é possuir nova mente, novos propósitos, motivos novos.
 
Qual é o sinal de um novo coração? – uma vida transformada.
 
2 Coríntios 5.17 – “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.
 
“Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". João 7:38
 
Um comerciante hindu na Índia certa vez perguntou a um missionário: “O que você coloca em seu rosto para fazê-lo brilhar?”
- Surpreso, o homem de Deus respondeu: “Eu não coloco nada nele!” Seu questionador começou a perder a paciência e disse enfaticamente: “Sim, você faz!” Todos vocês que acreditam em Jesus parecem ter. Eu vi isso nas cidades de Agra e Surat, e até mesmo na cidade de Bombaim.”
-  De repente, o cristão entendeu e seu rosto brilhou ainda mais quando ele disse: “Agora eu sei o que você quer dizer e vou lhe contar o segredo. Não é algo que vestimos por fora, mas algo que vem de dentro. É o reflexo da luz de Deus em nossos corações. (M. Lloyd-Jones)
 
2- UM CORAÇÃO PURO É UM CORAÇÃO SINCERO.
“aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura”. Hebreus 10:22 
 
Deus quer que nos aproximemos Dele com um coração sincero.
 
A palavra ‘sincero’ vem da junção de duas palavras do latim: sine cera.
 
A versão mais comum para a origem dessa palavra é que, nos tempos bíblicos, os escultores desonestos, quando esculpiam uma estátua encobriam com um tipo de cera especial os pequenos defeitos ou trincas de um modo que o comprador não pudesse perceber o problema no produto.
 
Em um coração sincero não há nada de falsidade, hipocrisia ou fingimento.
 
Um coração sincero não usa de mentiras, subterfúgios e enganos!
 
A sinceridade no coração afeta três áreas da nossa vida:
 
a- NOS RELACIONAMENTOS: Um coração sincero resulta em um amor verdadeiro.
 
“O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.” Romanos 12:9
 
b- NA ADORAÇÃO: Um coração sincero resulta em adoração verdadeira.
 
‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’ Mateus 15:8,9
 
c- NO ARREPENDIMENTO: Um coração sincero resulta em arrependimento sincero.
 
Davi depois de cair em adultério com pediu ao Senhor para criar nele um coração puro. Mas no versículo 6 ele nos diz que Deus tem prazer na verdade no íntimo.
 
Salmo 51:6 “Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria”.
 
 3- UM CORAÇÃO PURO É UM CORAÇÃO INTEGRO.
“Era Amazias da idade de vinte e cinco anos quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; sua mãe se chamava Jeoadã, de Jerusalém. Fez ele o que era reto perante o SENHOR; NÃO, PORÉM, COM INTEIREZA DE CORAÇÃO. (NÃO DE TODO O CORAÇÃO)” (II Crônicas 25.1,2)
 
A história do rei Amazias de Judá poderia ter sido uma das mais gloriosas da Bíblia. Ele teve todas as oportunidades para ter sucesso e vencer em tudo. A Bíblia até diz que ele fez o que era reto aos olhos do Senhor. Mas acrescenta: "porém não com coração inteiro"
 
Um coração integro ou inteiro é aquele que não se fragmenta, não se divide.  
 
Deus nunca aceita nada pela metade, e especialmente quando se trata de nosso coração.
 
Jeremias 29:13 “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”.
 
Em nossos dias, é comum observar procedimento semelhante ao de Amazias em milhares de pessoas que se dizem cristã.
 
Elas conhecem a vontade de Deus e até obedecem algumas partes, mas não se esforçam para viver na prática tudo aquilo que a Palavra nos manda.
 
Quando um escriba perguntou a Jesus qual era o primeiro de todos os mandamentos, o Senhor respondeu:
 
"O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças: este é o primeiro mandamento". Mc 12.28-30.
 
Um coração inteiro é um altar de entrega absoluta ao Senhor, uma comunhão perfeita, uma santa e doce intimidade, uma identificação abençoada com o próprio coração de Deus.
 
CONCLUSÃO: Como em toda bem aventurança há uma promessa, para esta também há.
 
E a promessa é que Os puros de Coração verão a Deus!!! Aleluia!!!
 
Podemos ver a Deus agora e no porvir.
 
a- Agora vemos a Deus pela fé. Pelas obras da criação, na sua provisão e no consolo que recebemos!
 
Exemplo de Jó: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem.” Jó 42:5
 
b Nossa visão de Deus no porvir será plena – “Agora, vemos como por espelho, obscuramente, mas depois, conheceremos como também somos conhecidos” (1 Co 13:12).



Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário