quarta-feira, 6 de abril de 2022

A FELICIDADE DOS PACIFICADORES 7ª PARTE

 
“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.” Mateus 5:9
 
Introdução: Estamos entrando hoje na sétima parte de nossa Série, a Felicidade do Reino, baseada nas bem-aventuranças ensinadas por Jesus em Mateus cap. 5.
 
Precisamos entender que desde a entrada do pecado na humanidade o ser humano é um ser em conflito. O homem está em guerra com Deus, consigo, com o próximo e com a natureza. E não há verdadeira felicidade se ele não conhecer e receber a verdadeira paz.

Por isso Jesus disse: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.” Mateus 5:9
 
Em diversas passagens bíblicas é encontrada a palavra shalom com o significado de paz e desejo de bem estar entre as pessoas ou nações. Ela também está relacionada com o desejo de saúde e de harmonia.
 
No Novo Testamento, o termo usado grego para a paz é Eirene. É por meio de Cristo que se realiza essa paz.
 
Quando recebemos a Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas passamos a ter a paz com Deus. Aquela paz que foi perdida com o pecado agora é restaurada! Aleluia!!!
 
Romanos 5:1 “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;”.
 
Jesus veio nos trazer paz interior, que acontece quando estabelecemos paz com Deus. Essa paz age em nosso emocional. Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. João 14.27
 
Se tivermos a paz com Deus, teremos paz conosco mesmo. Ou seja, a paz de Deus invade o nosso coração e nos dá equilíbrio. Nossa força não vem de fora, não vem das circunstâncias. Nossa força vem de dentro.
 
Podemos afirmar que a Paz de Deus está acima de toda razão humana e tem a capacidade de proteger os nossos sentimentos. Fp. 4.7 “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.
 
No entanto, devemos dar um passo mais além na questão da paz.
 
Devemos ser pacificadores!
 
É isso que Jesus quer de seus discípulos. Essa é a essência da felicidade do Reino!
 
Existe diferença entre ter a paz e pacificador? Sim!
 
Podemos ter a paz de Cristo e não sermos pacificadores!
 
Podemos ter a paz no sentido de passividade; o pacificador, no entanto, tem que ser ativo, isto é, tem que ser atuante, proativo.
 
O pacificador é aquele que, além de ser pacífico, trabalha e age, em favor da paz.
 
O Reino de Deus precisa de muitos pacificadores. Precisamos de muitas pessoas que possam trabalhar e agir em favor da paz.
 
Como então podemos ser pacificadores? Quais as características dos pacificadores de acordo com o ensino de Jesus?
 
1- UM PACIFICADOR É AQUELE QUE LEVA A MENSAGEM
DO EVANGELHO DA PAZ!
 
Os que vão levar a mensagem da Paz não são os governos que aprovam leis sobre a paz, ou legisladores que escrevem políticas sobre a manutenção da paz.
 
Tudo isso é importante, mas não é o trabalho do pacificador.
 
A mensagem que o pacificador do Reino proclama é da reconciliação com Deus!
 
“Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus” (2 Co 5:20).
 
Jesus ao instruir os 70 discípulos sobre a sua missão disse em Lucas 10:5,6
 
“Assim que entrardes numa casa, dizei em primeiro lugar: ‘Paz seja para esta casa!’ Se morar ali um filho da paz, a vossa bênção de paz repousará sobre ele; caso não haja, ela voltará para vós.”  
 
Como parte da armadura cristã estão os pés do crente calçados dos na preparação do evangelho da paz (Ef 6:15)
 
2- UM PACIFICADOR É AQUELE QUE VIVE A EXPERIÊNCIA DE PERDOAR 
E DE PEDIR PERDÃO.
 
“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós” Colossenses 3:13
 
Perdoar a quem nos ofendeu ou pedir perdão a alguém que ofendemos são as coisas mais difíceis para quem tem um ego forte.
 
Precisamos perdoar como Jesus nos perdoou, mas há situações também, que precisamos nos arrepender do mal que causamos a alguém e pedir-lhe perdão por isso. 
 
Isso exigirá do ofensor uma atitude de humilhação: “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. Mateus 23:12
 
Quando estamos dispostos a pedir perdão ou a perdoar rompemos com a barreira de nosso orgulho pessoal.
 
A prática do perdão só será possível só é possível por obra do Espírito Santo em nosso interior.
 
O pacificador entendeu que sempre é possível o perdão em qualquer uma destas circunstâncias porque ele mesmo foi perdoado por Jesus sem mérito algum.
 
Se há alguém com autoridade para nos ensinar a perdoar é o Senhor Jesus!
 
Para perdoarmos, precisamos ter um retrato real de seu sacrifício na cruz e qual a Sua reação diante das agressões e ofensas sofridas e, com base Nele, estabelecer um padrão de perdão ideal para as nossas vidas.
 
O pacificador é aquele que aprendeu a abrir mão de toda vingança, pois sabe que ela não lhe pertence!
 
(Rm 12:17-19).
 
17 Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens.
18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens
19 não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.
 
“O Perdão não diminui a injustiça; pelo contrário, o perdão passa a justiça para as mãos de Deus..” Max Lucado
 
O pacificador é aquele que entendeu a dimensão do perdão de Deus para perdoar que o ofendeu!
 
Deus perdoou completamente seu pecado e tornou você limpo por causa do que Jesus Cristo fez na cruz.
 
Não importa o que alguém faz para você, você nunca vai ter que perdoar qualquer outra pessoa mais do que Deus já perdoou você.
 
Somos perdoados por causa da graça de Deus. O perdão não é merecimento, é graça.
  
3- UM PACIFICADOR É AQUELE QUE PROMOVE
A PAZ ENTRE AS PESSOAS.
 
“Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor. A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida”. Filipenses 4:2,3
 
Em todos os lugares, famílias, comunidades, locais de trabalho, há possibilidade de haver conflitos. O Pacificador media situações de conflito visando à unidade.
 
Sem paz sua família se arrebenta. Sem paz a igreja perde a comunhão e fica estagnada e o trabalho não rende.
 
Precisamos nos esforçar diligentemente para preservar a unidade:
 
“esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;” Efésios 4:3
 
Nós como discípulos de Jesus, temos que ser pacificadores! Precisamos ajudar as pessoas a buscar sempre a paz e o perdão!
 
Como fazemos isso?
 
Temos que valorizar pela unidade da Igreja fazendo cessar toda a fofoca e maledicência!
 
Eu li uma frase um tempo atrás que diz que “a fofoca é amiga da contenda”. E de fato é!
 
Salomão compara a maledicência como uma lenha que alimenta o fogo da contenda.
 
“Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda”. Provérbios 26:20
 
A pessoa amargurada tende a afastar-se da comunhão só de chegar aos seus ouvidos algum tipo de comentário infeliz!  
 
Que não sejamos nós a alimentar este fogo, amém? 
 
Os pacificadores são os apagadores de incêndio causado pela fofoca. A língua do pacificador destila vida!
 
“Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la.” 1Pedro 3:10-11
 
CONCLUSÃO: 

O pacificador é um instrumento poderoso de Deus nesta terra. Por isso ele é chamado de filho de Deus. Ser reconhecido por Deus e pelos homens que somos filhos de Deus é a grande recompensa desta bem-aventurança.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário