domingo, 9 de abril de 2023

A ÚLTIMA SEMANA!


“Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta
hora? Mas, precisamente com este propósito vim para esta hora.” João 12:27
 
Introdução: Graça e Paz irmãos! Estamos mais uma vez reunidos nesta manhã em nosso templo não só para comemorarmos a páscoa que para nós cristãos é a libertação de nossos pecados por meio de Jesus, como também refletirmos de maneira resumida sobre a última semana de Jesus na terra.
 
A última semana de Jesus na terra foi marcada por momentos cruciais. Jesus sabia que enfrentaria a cruz e cada passo, cada instante o aproximava mais deste momento. Como você passaria a última semana de sua vida sabendo que era sua última? O que você faria?
 
Já ouvi algumas pessoas falar que daria festas, outras pessoas que viajaria sem rumo mundo a fora e até mesmo faria várias coisas divertidas.
 
E você o que faria? Passaria mais tempo com a família? Pediria perdão a pessoa que você magoou? Juntaria todos os amigos para passar uma tarde legal, é isso que você faria?
 
Eu estava lendo algo sobre isso e segundo os estudiosos sobre o assunto há duas reações possíveis a esta questão:
 
A primeira é que alguns ficariam energizados para aproveitar ao máximo o tempo que lhes resta, atingindo altos níveis de conquistas criativas, sociais, científicas e empreendedoras. 
 
A segundo é de desespero. Muitas pessoas provavelmente escolheriam acabar com a vida tomados pela sensação de falta de sentido.
 
Jesus sabia que a sua hora estava chegando. Por isso ele disse: “Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas, precisamente com este propósito vim para esta hora.” João 12:27
 
A última semana que Jesus esteve na terra como homem foi cheia de momentos memoráveis, profecias cumpridas, orações intensas e íntimas, discussões profundas, atos simbólicos e eventos que mudariam o mundo.
 
Embora não tenhamos tempo para todos os detalhes, vamos dedicar aos momentos principais de cada dia.
 
1- DOMINGO: ENTRADA TRIUNFAL EM JERUSALÉM: Mateus 21.1-11
 
No domingo anterior à ressurreição de Jesus, ele entrou em Jerusalém e foi recebido com aclamação do povo como Rei. A entrada triunfal em Jerusalém foi um momento passageiro de popularidade de Jesus e cumpriu-se a profecia do profeta Zacarias.
“Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta”. Zc 9-9.
 
2- SEGUNDA A QUARTA-FEIRA: ÚLTIMOS ENSINAMENTOS. (Mt. 21-26)
 
Durante esses três dias, Jesus debateu com os líderes religiosos e ensinou várias coisas importantes:
·         Explicou sobre a ressurreição e sobre qual era o maior mandamento
·         Contou parábolas sobre a salvação e o fim dos tempos
·         Explicou sobre o pagamento de impostos
·         Disse quais seriam os sinais do fim dos tempos
·         Profetizou sobre sua morte e ressurreição
 
Os líderes religiosos se sentiram ameaçados com os ensinamentos e a popularidade de Jesus. Por isso, durante esses dias, procuraram uma forma de matar Jesus. Foi nesse tempo que Judas se ofereceu para trair Jesus em troca de dinheiro (Lucas 22:3-5).
 
3- QUINTA-FEIRA: JESUS CELEBRA A ÚLTIMA CEIA: MATEUS 26.17-29
 
Foi neste dia que Jesus se reuniu em particular com seus discípulos, lavou os seus pés (João 13.1-8) e instituiu a Santa Ceia como celebração de comunhão da Igreja. Embora soubesse que seria abandonado por todos, não abriu mão de declarar seu amor e comunhão por seus discípulos.
 
No fim do jantar, eles cantaram um hino e foram para o jardim do Getsêmani para orar. Jesus passou algum tempo em oração, se preparando para o que vinha a seguir.
 
O nome Getsêmani significa: “lugar do azeite” ou “prensa de azeite” – Nesse local as azeitonas eram prensadas, amassadas e quanto mais esmagadas melhor e mais valiosa se tornava a produção do puro azeite de oliva.
 
Jesus escolheu esse jardim para se preparar para o calvário e nesse local Cristo foi prensado, amassado, espremido e derramou pela primeira vez seu sangue precioso por meio de lagrimas e suor. Podemos dizer que:
 
a- Getsêmani é um lugar de decisão: Jesus decidiu vencer através da oração em comunhão com o pai. Orou três vezes. (Mt 26.44).
 
b- Getsêmani é lugar de submissão: Jesus abdicou de seus momentâneos desejo e se entregou totalmente a vontade do pai.(Lc 22.42)
 
c. Getsêmani é lugar de conforto: No jardim Jesus foi traído e abandonado pelos seus próprios discípulos que enfraqueceram na fé, mas nesse mesmo lugar Ele foi consolado e confortado por um anjo enviado pelo Deus que não desampara os seus. (Lc 22.43).
 
Após o Getsêmani, Judas veio com guardas para prender Jesus e o trai com um beijo.
 
 
4- NA SEXTA-FEIRA: SOFRIMENTO E MORTE DE CRUZ
Durante a noite e a manhã de sexta-feira, Jesus foi interrogado e julgado pelos homens (autoridades religiosas e romanas) Mateus 26.47 – 27.26.
 
De forma cruel Jesus foi açoitado e obrigado a carregar a sua cruz caminhando em direção ao calvário, onde morreu se entregando para a salvação da humanidade (Mateus 27.27-56).
 
Aquelas horam foram horas dolorosas e intensas. Cada momento a ferida sobre Cristo foi maior até que cada gota de sua vida foi entregue. Morreu e foi sepultado (Mateus 27.57-66).
 
5- NO SÁBADO: O TÚMULO É GUARDADO
 
O sábado era um dia obrigatório de descanso para os judeus, então os discípulos ficaram em casa.
 
Os sacerdotes falaram com Pilatos e ganharam permissão para colocar um destacamento de soldados a guardar o túmulo de Jesus. Para ainda maior segurança, a pedra foi lacrada (Mateus 27:65-66). Os discípulos não teriam forma de roubar o corpo.
 
Ele já havia cumprido Seu sacrifício, mas precisava esperar o terceiro dia como havia prometido (Mateus 26.61).
 
6- NO DOMINGO: JESUS RESSUSCITOU! MATEUS 28.1-20
 
No domingo, aos primeiros raios de luz da manhã, surge uma luz mais forte que o sol.
 
O túmulo se abre e Jesus ressurreto sai vivo e cheio de glória. Agora Jesus estava vivo e pronto para executar o seu propósito salvador. Nada mais o impediria a partir de então. Ele venceu triunfante sobre a morte.
 
Na manhã daquele dia glorioso, as mulheres dirigiram-se ao sepulcro em busca de um corpo, assombradas pela dor da perda do seu Mestre, chorando a frustração e desilusão da aparente derrota. Mas, quando chegaram ao sepulcro, lugar de morte e tragédia, descobriram um lugar de esperança e vida.
 
E tudo começou com as palavras do anjo que disse: “Não está aqui, ressuscitou, como tinha dito!” (Mt.28:6)
 
E logo após mostrar o túmulo vazio, o anjo disse: “Ide, pois, depressa e dizei aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis...”
 
A mensagem do poder da ressurreição continua sendo urgente também em nossos dias!
As pessoas precisam saber que Jesus não é apenas um salvador sofredor, o cordeiro que tira o pecado do mundo, mas, é também o salvador vitorioso que detém o poder do da morte por toda a eternidade!
 
De um tumulo vazio surgiu a maior mensagem de esperança que o mundo já teve. A mensagem do poder da ressurreição. E esta mensagem pode afetar a nossa vida de maneira maravilhosa!

CONCLUSÃO:
 
Não sabemos como será a última semana de nossas vidas, mas com certeza podemos viver a Cristo intensamente todos os dias de nossas vidas cumprindo também o propósito que Deus tem para cada um de nós! Porque Ele Vive posso crer no amanhã!!


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário