quinta-feira, 27 de abril de 2023

O QUE O SENHOR MAIS QUER DE VOCÊ? (1ª Parte)

 

Texto: João 10:1-21
 
Introdução: Graça e Paz! De uma forma geral todos nós buscamos a Deus motivados pelas nossas necessidades. Sempre queremos o que Deus pode nos dar! Não vejo problema algum em querer de Deus suas bençãos e apresentar a Ele nossas necessidades. O Senhor até mesmo disse: “Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.” João 16:24
 
Todavia, se limitarmos o nosso relacionamento com Deus apenas como consumidores, estaremos vivendo bem aquém do que o Senhor quer de nós!
 
A mentalidade de consumidor é bem presente hoje na igreja. O consumidor é aquele que está sempre pronto a exigir os seus direitos. E assim ele o faz também diante de Deus! Ele trata a Deus como se fosse o seu empregado.
 
São muitos os que acham que Deus tem que satisfazer os seus desejos na hora que quer e do jeito que quer! Frases como “eu determino” “eu exijo” são comuns em alguns redutos evangélicos. No meu entender isso reflete um significativo desrespeito a Deus!
 
Se vamos fazer discípulos que fazem discípulos, precisamos equipá-los para serem produtores e não apenas consumidores. O crente consumidor aprende, mas não compartilha. Ele consome, mas não produz. Ele quer direitos, mas não aceita os deveres.
 
Em João 4:34 Jesus nos dá a chave para mudar a nossa postura.
 
“Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.” João 4:34
 
Se olharmos todo o contexto do que Jesus disse neste texto, veremos que os discípulos estavam preocupados com as suas necessidades de comida. Porém o Senhor estava falando de outro tipo de necessidade! Não era necessidade fisiológica, mas da missão:
 
“Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.” João 4:35
 
COMIDA = NECESSIDADE
 
Jesus neste texto nos mostra que a sua maior necessidade era a de fazer a vontade do Pai e realizar a sua obra. Era disso que ele se alimentava todos os dias de sua vida. Toda a vida de Jesus girou em torno disso.
 
Por isso, a pergunta mais importante que te faço é: O que o Senhor mais quer de você?
 
Com certeza o que ele mais quer de nós é que façamos a vontade de Deus e realizemos a sua obra!
Não vivemos neste mundo para fazer as nossas vontades. Como discípulos de Jesus devemos viver para realizar a vontade de Deus, mas muitos que se dizem cristãos não estão fazendo isso!
 
Essa atitude é simplesmente uma falsa profissão de fé!
 
Por isso o Senhor foi enérgico ao dizer:
 
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.” Mateus 7:21-23
 
Para que vivamos intensamente a vontade do Pai neste capítulo 10 de João teremos as respostas a esta pergunta: O QUE O SENHOR MAIS QUER DE VOCÊ?
 
1- O SENHOR QUER UM RELACIONAMENTO PESSOAL COM VOCÊ.
 
Para entrarmos em um relacionamento pessoal com Jesus precisamos entender algumas verdades:
 
1.1- O ACESSO PARA UM RELACIONAMENTO PESSOAL COM JESUS É PELA PORTA.
 
Jesus é aquele que entra pela porta. João 10:1,2
 
1 Eu lhes digo a verdade: quem entra no curral das ovelhas às escondidas, por sobre a cerca, em vez de passar pela porta, é certamente ladrão e assaltante!
2 Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas.
 
Jesus é educado; não entra onde não é bem-vindo, por isso, você precisa convidá-lo para fazer parte de sua vida!
 
"Preste atenção! Estou à porta e bato. Se você ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei e, juntos, faremos uma refeição, como amigos.” Apc 3:20
 
O ladrão não entra pela porta, ele salta a janela, abre um buraco, ou arromba a porta. Já o pastor Jesus entra pela porta da frente (10:2)
 
Você já abriu a porta de seu coração pra Jesus? Você o deseja realmente em sua vida?
 
1.2- O RELACIONAMENTO PESSOAL COM CRISTO É MARCADO POR UM COMPROMISSO CONSTANTE. (João 10:3)
 
“O porteiro lhe abre a porta, e as ovelhas reconhecem sua voz e se aproximam. Ele chama suas ovelhas pelo nome e as conduz para fora.” João 10:3
a- AS OVELHAS OUVEM A SUA VOZ. As ovelhas assumem um compromisso constante de ouvir a voz do pastor!
 
- Ouvir a voz de Cristo significa conhece-lo. Você pode afirmar que conhece a Jesus? Você tem a certeza de que o conhece?
 
"Eu sou o bom pastor. Conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem,” João 10:14
 
Ser cristão não significa frequentar os cultos e reuniões da igreja ou fazer caridade. Tudo isso é importante, mas não é a essência da fé cristã. Ser cristão é conhecer pessoalmente a Cristo, desenvolvendo diária e constantemente um relacionamento com o Senhor!
 
“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3
 
A vida eterna não consiste na crença em um corpo de doutrinas ou na aceitação de uma determinada igreja. Nem tão pouco cumprir rigorosamente algumas regras religiosas. O que mais importa em nossa experiencia espiritual não é o que cremos, mas em quem cremos! Jesus!!
 
Paulo capitou essa essência dizendo: “Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado.” 1 Coríntios 2:2
 
- Ouvir a voz de Cristo significa segui-lo.
 
João 10:27 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”.
 
No versículo 4 ainda diz: “Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz;” João 10:4
 
A analogia que Jesus usa aqui não é de um fazendeiro que dirige o seu gado, mas de um pastor que conduz o seu rebanho. Ele não empurra suas ovelhas para frente, mas vai a nossa frente!
 
Ovelha não precisa ser empurrada, mas conduzida, orientada, guiada pelo pastor que vai a sua frente.
 
Isso significa que como ovelhas de Cristo nós o temos como o nosso referencial e exemplo em tudo o que fizermos. Devo amar o que Ele ama, e abominar o que Ele abomina (o pecado, a falsidade, a mentira...). Seguir a Jesus andar nos seus passos.
 
O apóstolo Pedro entendeu isso! “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,” 1 Pedro 2:21
 
- Ouvir a voz de Cristo significa ter intimidade.
Por isso ele chama as suas ovelhas pelo nome e elas estão sempre próximas dele.
 
“Mas agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.” Isaías 43:1
 
“Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.” João 10:4,5
 
O teu nome poderá não se encontrar entre a lista das ‘celebridades’ de Hollywood, nem nas colunas da sociedade mais distinta, nem mesmo entre as figuras do mundo político, cientifico, mas se você segue a Jesus, és chamado pelo teu nome!
 
Isso indica proximidade e intimidade com o Senhor amém?
 
Os verdadeiros discípulos não seguem a Jesus de longe, mas estão sempre próximos a Ele!
 
CONCLUSÃO:
 
Na próxima ministração, vamos continuar neste assunto, pois além de um relacionamento que o Senhor quer de nós, há outras coisas que ele também deseja para os seus discípulos!
 
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário