segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

SEJA UMA CARTA VIVA DE CRISTO!

 Texto: 2 Coríntios 3:1-6 NVT
¹ Será que estamos começando a nos recomendar outra vez? Somos como aqueles que precisam entregar-lhes ou pedir-lhes cartas de recomendação?
² Vocês mesmos são nossa carta, escrita em nosso coração, para ser conhecida e lida por todos!
³ Sem dúvida, vocês são uma carta de Cristo, que mostra os resultados de nosso trabalho em seu meio, escrita não com pena e tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, e gravada não em tábuas de pedra, mas em corações humanos.
⁴ Estamos certos disso tudo por causa da grande confiança que temos em Deus por meio de Cristo.
⁵ Não que nos consideremos capazes de fazer qualquer coisa por conta própria; nossa capacitação vem de Deus.
⁶ Ele nos capacitou para sermos ministros da nova aliança, não da lei escrita, mas do Espírito. A lei escrita termina em morte, mas o Espírito dá vida.
 
Introdução: A carta é uma das mais usadas e antigas formas de comunicação entre as
pessoas. Por meio delas, boa parte da história da humanidade ficou registrada e pode ser contada. Isso porque, quando as pessoas enviam cartas umas para as outras, elas acabam contando fatos históricos, descrevendo como as pessoas se relacionam umas com as outras, opinando sobre acontecimentos sociais.
 
Com o avanço da tecnologia, mensagens escritas podem ser enviadas sem a utilização de papel. É o caso do e-mail ou outros canais virtuais. Nos dias de hoje raramente alguém recebe uma cartinha escrita a mão de um parente ou amigo. Hoje o que carteiro mais entrega, são os boletos e correspondências comerciais. Creio que os irmãos vão concordar comigo que as cartas escritas pelas próprias mãos do autor transmitem o que um e-mail não é capaz de transmitir; as emoções.
 
Quem é do meu tempo sabe que receber uma cartinha de alguém era algo muito especial. Naquela época por exemplo a expectativa para receber e abrir uma carta era muito grande, principalmente para quem namorou a distancia como foi no meu caso.
 
O apóstolo Paulo diz que somos cartas vivas de Cristo! Somos cartas vivas lidas por todos que estão ao nosso redor. Então fica a pergunta: O que as pessoas enxergam quando leem você?
 
Por isso não existe pregação mais poderosa do que a própria vida. O difícil não é viver o que se prega, mas pregar o que se vive. Pregar é nada mais que expor a própria vida de modo que o mundo veja em nós a expressão de Jesus.
 
Para sermos cartas de Cristo são necessárias três condições.
 
I – AS CARTAS DE CRISTO PRECISAM SER LIDAS E COMPREENDIDAS - (v 2-3)
² Vocês mesmos são nossa carta, escrita em nosso coração, para ser conhecida e lida por todos!
³ Sem dúvida, vocês são uma carta de Cristo, que mostra os resultados de nosso trabalho em seu meio, escrita não com pena e tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, e gravada não em tábuas de pedra, mas em corações humanos.
 
Ao receber uma correspondência queremos logo conhecer o seu conteúdo. Isso quer dizer que a nossa vida deve ser uma exposição aberta para o conhecimento dos familiares, vizinhos, amigos, colegas, da comunidade em geral.
 
As pessoas precisam compreender que temos os princípios e os valores de Cristo.
 
E no versículo. 2 diz que somos cartas públicas conhecidas e lidas por todos os homens (v 2).
 
A autenticidade do crente como carta de Cristo é demonstrada por dois aspectos:
 
1- Por um ministério um ministério de origem sobrenatural “escrito com o Espírito do Deus vivo”
 
2- Por um alcance interior- Não escrita em tábuas, mas, “escrita no coração”
 
“Darei a eles coração capaz de reconhecer que eu sou o Senhor. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, pois eles se voltarão para mim de todo o coração”. Jeremias 24:7
 
As pessoas precisam ver em nós que somos transformados de dentro para fora!
 
II – AS CARTAS DE CRISTO PRECISAM SER LEGÍVEIS - (v. 3)
³ Sem dúvida, vocês são uma carta de Cristo, que mostra os resultados de nosso trabalho em seu meio, escrita não com pena e tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, e gravada não em tábuas de pedra, mas em corações humanos.
 
Se recebermos carta redigida numa língua desconhecida vamos ficar frustrados. Uma carta ilegível, com palavras desconexas e letra apagada impossibilita a leitura.
 
A vida cristã que expressamos não pode ser dúbia, confusa, insegura e sem firmeza. É necessário que todos vejam em nós uma conduta que faça sentido, seja definida, coerente e estável. Um mal testemunho por exemplo repele as pessoas do evangelho.
 
“Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; isto digo para vergonha vossa”. 1 Coríntios 15:34
 
Como cartas vivas de Cristo precisamos ser legíveis. Precisamos manifestar com clareza o nosso testemunho ao mundo.
 
Será que somos uma carta legível?
 
 
 
III - AS CARTAS DE CRISTO PRECISAM TRAZER BOAS NOTÍCIAS - (v. 5-6)
⁵ Não que nos consideremos capazes de fazer qualquer coisa por conta própria; nossa capacitação vem de Deus.
⁶ Ele nos capacitou para sermos ministros da nova aliança, não da lei escrita, mas do Espírito. A lei escrita termina em morte, mas o Espírito dá vida.
 
As cartas trazem boas e más notícias. Que tipo de carta devemos ser?
 
Nós devemos ser as cartas que levam a boa-nova e a esperança àqueles que sofrem, que estão presos e acorrentados pelo inimigo. Que boa notícia temos para quem nos lê?
 
“O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. Lc 2:10,11
 
“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. (Romanos 14.17)
 
A alegria é um sinal do Reino!
 
Neemias 8:10 nos diz que “a alegria do Senhor é a nossa força”.
 
A alegria do Senhor nos dá força! As alegrias que o mundo oferece muitas vezes esgotam nossas forças e, quando acabam, nos deixam exaustos, doentes e tristes. Mas a alegria de Deus é uma bênção.
 
CONCLUSÃO: Sejamos uma carta lida, legível, que anuncia a vida maravilhosa em Cristo Jesus. Sejamos uma carta viva.
Oração de Francisco de Assis:
 
Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
 
Onde houver ódio, que as outras pessoas leiam em mim o amor; onde houver ofensa, que leiam em mim o perdão; onde houver discórdia, que leiam em mim a União; onde houver Dúvida, que leiam em mim a Fé; Onde houver o erro, que leiam em mim a verdade; Onde houver a tristeza, que leiam a alegria.
 
Que as pessoas leiam a nossa vida e encontrem a Jesus!!!
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário