quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

INCREDULIDADE NUNCA MAIS!


Texto base: Mateus 13:54-58
 
54 E, chegando à sua terra, ensinava-os na sinagoga, de tal sorte que se maravilhavam e diziam: Donde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos?
55 Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas?
56 Não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto?
57 E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa.
58 E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.
 
Introdução: Graça e Paz! Já faz algum tempo que o Senhor tem falado comigo sobre um problema muito sério que tem atingido a humanidade e infelizmente até mesmo a igreja. Trata-se da incredulidade. Creio que todos nós que conhecemos o Senhor e Sua Palavra deveríamos tomar uma posição mais firme contra a incredulidade. Minha proposta nesta noite e que diga todos nós possamos dizer com fé INCREDULIDADE NUNCA MAIS!   
 
A incredulidade é o vírus do pecado que afeta toda a nossa vida com Deus!
 
Se eu tenho dificuldades em crer em Deus, terei dificuldades para orar;
Se eu tenho dificuldades em crer em Deus, terei dificuldades em confiar nEle;
Se eu tenho dificuldades em crer em Deus, terei dificuldades para ler a Escritura;
Se eu tenho dificuldades em crer em Deus, terei dificuldades em viver em comunhão com os irmãos;
Se eu tenho dificuldades em crer em Deus, terei dificuldades para obedecê-lo;
 
Conforme o relato de Mateus, Nazaré foi a cidade que mais conviveu com Jesus, onde ele passou sua infância e juventude. Ali Jesus foi carpinteiro como o seu pai José.
 
Em Nazaré o Senhor desejou ministrar a Palavra de Deus. Era uma oportunidade que estava dando a sua cidade onde fora criado. Seus habitantes iriam receber o que as pessoas de outras cidades e aldeias estavam recebendo.
 
No texto que lemos Jesus está em Nazaré. Ali ele começou a ensinar a Palavra de Deus em uma sinagoga da cidade, porém a cidade de Jesus não o reconheceu como o Messias, não deram crédito à sua pregação e nem o reconheceram pelos milagres que ele havia realizado.
 
Não foi por falta de sinais, Jesus já havia curado muita gente em Carfarnaum, que fica a 30 km de Nazaré. Mas, enxergavam Jesus apenas como o carpinteiro filho de Maria e José. Eles até conheciam os seus irmãos e irmãs, mas no coração deles era impossível crer que Jesus fosse o filho de Deus! O Cristo, filho do Deus Vivo.
 
A incredulidade deles, fez com que Jesus não realizasse muitos milagres ali. Enfermos deixaram de serem curados e pecadores perdoados por causa da incredulidade.
 
Muitos conhecem quem é Jesus, já leram a Bíblia de capa a capa, mas não O reconhece como o único e suficiente Senhor e Salvador de suas vidas.
 
A grande verdade que eu quero destacar nesta palavra é que a incredulidade nos impede de viver as bênçãos e os milagres de Deus pra nós.
 
Como a incredulidade pode afetar a vida de todos os seres humanos?
 
1- A INCREDULIDADE É UM EMPECILHO À SALVAÇÃO.
 
A Bíblia mostra que a incredulidade é um empecilho para a salvação.
 
Incredulidade é falta de fé, ou a recusa em crer. A fé é essencial para a salvação.
 
A Bíblia diz que é preciso ter fé para agradar a Deus (Hebreus 11:6).
 
A única forma de receber a salvação é pela fé em Jesus. A pessoa que não crê que Jesus morreu por seus pecados não o vai receber em seu coração nem vai ser salva. A incredulidade em relação a Jesus impede de alcançar a salvação.
 
O tipo de incredulidade que é mais perigoso é a incredulidade de quem se recusa a aceitar a verdade.
 
 Deus se revela de muitas formas diferentes, que podem ser claramente vistas.
 
No entanto, muitas pessoas que são confrontadas com a verdade escolhem não acreditar! Quando isso acontece, as pessoas fecham seus corações para a verdade, preferindo crer em mentiras). Essa é a incredulidade de quem não quer crer.
 
(Romanos 1:21-23)
 
“porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis”.
 
Paulo ao escrever também em 2 Coríntios 4:4 nos mostra que os incrédulos estão sob a influência de satanás.
 
"Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da Glória de Cristo, que é a imagem de Deus." 2 Coríntios 4:4
 
2- A INCREDULIDADE É UM EMPECILHO AOS MILAGRES.
 
Outra forma de incredulidade é quando temos dificuldade em crer. Podemos até ser salvos e crer em Jesus, mas por vezes a incredulidade interfere em nossa vida espiritual. Temos dificuldade em largar a incredulidade da vida antiga.
 
Essa incredulidade pode nos impedir de ver muitos milagres. A falta de fé limitou a ação de Jesus em Nazaré durante seu ministério.
 
“E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles”. (Mateus 13:58).
 
Sabemos na teoria que nada é impossível para Deus, mas em certas áreas de nossas vidas sentimos Deus não pode fazer nada. Mas é nessas horas que precisamos enfrentar as nossas dúvidas.
 
“Fé e incredulidade são como o joio e o trigo: no mesmo lugar em que uma brota, há a possibilidade da outra crescer”.
 
Precisamos tomar cuidado para que a incredulidade não cresça em nós como um joio e estrague nossa vida espiritual.
 
“A ação de Deus em minha vida é fruto da Graça em resposta a minha fé”.
 
3- A INCREDULIDADE NOS LEVA AO RETROCESSO.
“Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.” Hebreus 3:12,13
 
Neste texto aos Hebreus, o autor usa como exemplo a incredulidade do povo hebreu quando estavam perto de conquistar a promessa da terra de Canaã, a terra da promessa, que mana leite e mel.
 
No entanto, por conta da incredulidade os 10 espias inflamaram toda a nação a um retrocesso coletivo por conta da incredulidade gerada pelo medo. (Veja Números 14:1-3)
 
1 Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite.
2 Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto!
3 E por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito?
 
Eles consideraram que seria melhor voltar ao Egito.
 
Eles estavam desprezando tudo o que Deus havia feito por eles.
 
- Os milagres (inclusive a abertura do mar vermelho)
- O maná caído do céu para sustenta-los na jornada
- A nuvem da glória de Deus sobre eles durante o dia
- A coluna de fogo durante a noite.
- E a própria promessa de que Deus lhes daria aquela terra.
 
A Bíblia diz que nos últimos tempos alguns apostatariam da fé.
 
O próprio Jesus disse: “...quando vier o filho do homem, achará porventura fé na terra? (Lc. 18:8)
 
“Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,” 1 Timóteo 4:1
 
Apostasia significa o abandono e a negação da fé. Ou seja, a negação daquilo que se crê, ou melhor, que se cria anteriormente. De uma forma bem simples, apostasia na Bíblia é a negação do ensino bíblico e o afastamento das pessoas da vontade de Deus.
 
Infelizmente estamos vivendo um tempo de grande apostasia no mundo, pois as pessoas têm rejeitado a Palavra de Deus, trocando-a por outros ensinos que têm “aparência” de verdadeiros, mas que as levam para cada vez mais longe de Deus.
 
Por isso amados, quero insistir com vocês que perseverem na fé, cuidem de sua fé aconteça o que acontecer!
 
Hebreus 10:36-39
36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;
38 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.
39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.
 
4- A INCREDULIDADE NOS LEVA A MORRER NO DESERTO.
 
O deserto tem muitas faces: solidão, aridez, desconforto e esterilidade.
 
Todas as vezes que nos vemos em volta de tais realidades é porque implacavelmente estamos atravessando um deserto.
 
O deserto pode ser uma doença inflexível, um problema familiar insolúvel ou uma angustia implacável da perda de um ente querido.  Não importa!
 
O que devemos saber é que o deserto é apenas um lugar de passagem. Não é propósito de Deus que morramos no deserto.
 
No entanto de acordo com a história dos hebreus muitos foram aqueles que morreram no deserto.
 
E tudo aconteceu porque eles não creram, antes até mesmo profetizaram a sua própria morte!
 
Números 14:1,2
 
1 Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite.
2 Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto!
 
O autor de Hebreus confirma isso! (Leia Hebreus 3:15-17)
 
15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação.
16 Ora, quais os que, tendo ouvido, se rebelaram? Não foram, de fato, todos os que saíram do Egito por intermédio de Moisés?
17 E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, cujos cadáveres caíram no deserto?
 
 “Porque o Senhor havia dito acerca deles: certamente morrerão no deserto. Nenhum deles sobreviveu, exceto Calebe, filho de Jofoné; e Josué, filho de Num” (Números 26:65).
 
Não morra no deserto, não caia no jogo do diabo, não se entregue à murmuração, não desanime, não tenha medo, porque tudo o que está acontecendo neste tempo o Senhor permitiu para que a glória d’Ele se manifeste. Comece a se alegrar, porque as portas da terra prometida estão te esperando.
 
CONCLUSÃO:
 
Por que a fé é tão importante na vida cristã? Porque se ela não estiver operando, a incredulidade predomina, gerando incertezas e fracassos. Quem duvida jamais realiza qualquer coisa para Deus.
 
A fé conduz à vitória!
 
'Enquanto a incredulidade olha para baixo, a fé olha para o alto; enquanto a incredulidade vê o perigo, a fé enxerga a segurança; a fé se abriga no esconderijo do Altíssimo; enquanto a incredulidade o afunda no desespero, a fé se agiganta na esperança; enquanto a incredulidade pergunta quem crê, a fé responde: eu creio'!
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário