quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

EM BUSCA DA EXECLÊNCIA 2ª Parte

 

Texto: 1 Crônicas 22:1-5
 
¹ O rei Davi disse a toda a congregação:
  — Salomão, meu filho, o único a quem Deus escolheu, ainda é moço e inexperiente, e esta obra é grande, porque o palácio não é para homens, mas para o Senhor Deus.
² Portanto, com todas as minhas forças já preparei para o templo de meu Deus ouro para as obras de ouro, prata para as de prata, bronze para as de bronze, ferro para as de ferro e madeira para as de madeira; pedras de ônix, pedras de engaste, pedras de várias cores, de mosaicos e todo tipo de pedras preciosas, e mármore, e tudo em abundância.
³ E ainda, porque amo o templo de meu Deus, o ouro e a prata particulares que tenho dou para o templo de meu Deus, além de tudo o que preparei para o santuário:
⁴ cem toneladas de ouro, do ouro de Ofir, e duzentas e quarenta toneladas de prata purificada, para cobrir as paredes das casas;
⁵ ouro para os objetos de ouro e prata para os de prata, e para toda obra de mão dos artífices. Quem, pois, está disposto hoje a ofertar com generosidade para o Senhor?
 
Introdução: No domingo passado começamos a refletir sobre a necessidade de buscarmos uma vida de excelência em Deus. Aprendemos que tudo que é fito com excelência atrai a glória de Deus. Deus se alegra com aquilo que é bem feito.
 
Com base na experiência de Davi que decidiu construir uma casa para Deus. Davi preparou tudo com muito zelo e critérios para que seu filho, Salomão, pudesse edificar um templo em Jerusalém que se tornou um lugar de expressão da glória de Deus não apenas para o povo hebreu, mas, também para todas as nações.
 
Com Davi aprendemos alguns conceitos de excelência.
 
A EXCELÊNCIA ESTÁ EM FAZERMOS PARA DEUS MELHOR DO QUE FAZEMOS PARA OS HOMENS. (1 Crônicas 29:1)
 
Davi ao dizer, “porque não é palácio para homem, senão para o Senhor” (vs.1b), expressa este conceito.
 
A EXCELÊNCIA EXIGE PREÇO, ESFORÇO E TOTAL DEDICAÇÃO.
 
O testemunho público do rei em sua velhice é: “Eu, pois, com todas as minhas forças já tenho preparado para a Casa do meu Deus ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, e cobre para as de cobre, e ferro para as de ferro, e madeira para as de madeira, e pedras sardônicas, e as de engaste, e pedras de ornato, e obra de embutido, e toda sorte de pedras preciosas, e pedras marmóreas em abundância” (vs. 2). 
 
A EXCELÊNCIA É FRUTO DO AMOR.
 
Só esforço não é suficiente. Sabe por que Davi reservou tantos tesouros para a obra? A resposta é: “porque amo a casa de meu Deus” (3a).
 
Não havia uma lei que o obrigasse neste sentido. Não eram os homens que o cobravam. Não se tratava apenas de obedecer. O que movia Davi era a paixão. Era o amor que tinha pelo Senhor!
 
Hoje vemos mais dois conceitos ligados a excelência:

4º A EXCELÊNCIA DÁ VALOR A VOLUNTARIEDADE PESSOAL.
 
Veja o que Davi diz no vs. 3:
 
³ E ainda, porque amo o templo de meu Deus, o ouro e a prata particulares que tenho dou para o templo de meu Deus, além de tudo o que preparei para o santuário:
 
Davi entendia que, ainda que outros pudessem participar daquele projeto, ainda que seu filho Salomão fosse o grande executor da obra, nada podia substituir o seu investimento pessoal, a sua participação nesta obra.
 
Não podemos exigir dos outros aquilo que não estamos dispostos a fazer. Por isso Davi é o primeiro a ofertar voluntariamente para a construção do templo. E só depois ele convoca o povo também a ofertar.
 
No final do versículo 5 ele diz: “...Quem, pois, está disposto hoje a ofertar com generosidade para o Senhor? “
 
Em 1 Crônicas 29:9 nos diz que a atitude de Davi contagiou a todo o povo do Senhor!
 
9 O povo se alegrou com as ofertas, pois as entregou ao Senhor voluntariamente e de todo o coração, e o rei Davi também se encheu de alegria.
 
E no versículo 12 Davi faz uma oração de consagração das mais lindas que conheço:
 
“Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos”. 1 Cr. 29:14.
 
Ah, como seria bom se isso também acontecesse hoje: se tivéssemos um coração disposto a ofertar liberalmente ao Senhor e também a ajudar os necessitados! Não dar apenas aquilo que nos sobra ou que está jogado em algum canto da nossa casa, mas dar o melhor que tivermos, com generosidade, sentindo alegria em fazer isto para Deus!
Há muitos ainda hoje que não sabem a diferença entre os Dízimos e as ofertas voluntárias.
 
O dízimo é a devolução do que pertence a Deus, pois é propriedade do Senhor que estava sob nossa tutela.
 
“A décima parte dos produtos da terra, sejam os cereais dos campos ou os frutos das árvores, pertence ao Senhor e deve ser consagrada a ele.” Lv. 27:30
 
Se devolvermos o que pertence a Deus, o que nos sobra é nosso por obra e graça de Deus e podemos fazer uso conforme nossas necessidades.
 
Já a oferta é compartilhar parte do que é nosso por direito como expressão de generosidade para com Deus e com os irmãos.
 
Basicamente, a diferença entre dízimo e oferta é que o primeiro é um mandamento, manifesta fidelidade e obediência. Já a oferta é voluntária, demonstra o amor a Deus e ao próximo.
 
A oferta voluntária é um conceito presente na Bíblia Sagrada, que se refere à prática de oferecer algo a Deus de forma espontânea e generosa.
 
É um ato de adoração e gratidão, onde o indivíduo decide, por sua própria vontade, contribuir com recursos materiais, financeiros ou de qualquer outra natureza para a obra de Deus e para ajudar o próximo.
 
5º. A EXCELÊNCIA EXTRAPOLA O CONCEITO DO EXAGERO.
A excelência nunca acha que fazemos ou damos ao Senhor é muito.
 
Davi entesourou e ofertou “cem toneladas do mais puro ouro e duzentos e quarenta mil quilos de prata pura para revestir as paredes do santuário” (4).
 
Como a mulher que quebrou o seu vaso de alabastro e derramou sobre Jesus o caríssimo perfume (Mc 14:4), como a viúva que ofertou o seu último sustento, e como tantos que pela sua fé têm sido chamados de loucos ou fanáticos, Davi estava resolvido a dar ao Senhor o exagero do seu melhor. Nada menos que isso!
E quando a obra acabou, Deus se agradou de tal maneira da casa, que decidiu manifestar nela a sua glória.

Conclusão: Estamos no início de um novo ano, cheio de desafios, com muito trabalho. Que as realizações de 2024 sejam excelentes, que Deus seja glorificado pelo nosso procedimento, que vidas sejam desafiadas e se movam na direção da excelência, pelo modelo visto em nós. O que é feito com excelência, atrai a glória de Deus!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário