terça-feira, 9 de janeiro de 2024

BUSCANDO A EXCELÊNCIA EM DEUS! ( 1ª Parte) “A excelência atrai a glória de Deus”

 

Texto: 1 Crônicas 22:1-5
 ¹ O rei Davi disse a toda a congregação:
  — Salomão, meu filho, o único a quem Deus escolheu, ainda é moço e inexperiente, e esta obra é grande, porque o palácio não é para homens, mas para o Senhor Deus.
² Portanto, com todas as minhas forças já preparei para o templo de meu Deus ouro para as obras de ouro, prata para as de prata, bronze para as de bronze, ferro para as de ferro e madeira para as de madeira; pedras de ônix, pedras de engaste, pedras de várias cores, de mosaicos e todo tipo de pedras preciosas, e mármore, e tudo em abundância.
³ E ainda, porque amo o templo de meu Deus, o ouro e a prata particulares que tenho dou para o templo de meu Deus, além de tudo o que preparei para o santuário:
⁴ cem toneladas de ouro, do ouro de Ofir, e duzentas e quarenta toneladas de prata purificada, para cobrir as paredes das casas;
⁵ ouro para os objetos de ouro e prata para os de prata, e para toda obra de mão dos artífices. Quem, pois, está disposto hoje a ofertar com generosidade para o Senhor?
 
Introdução: O Senhor tem falado ao meu coração nestes dias sobre a importância de buscarmos a excelência em tudo o que somos e que fazemos para Deus.
 
A morte de Jesus por exemplo, revelou para nós a excelência do amor de Deus. Que resposta podemos oferecer a Deus em resposta a tão grande amor?
 
Mas o que é excelência?
- Excelência é aquilo que fazemos acima da média.
- Excelência é o que nos distingui das demais pessoas. Exemplo: Daniel que foi conhecido como um homem de espírito excelente e por isso foi distinguido dentre os demais. (Daniel 6:3)
 
“Então o mesmo Daniel se destacou entre os demais presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente. O rei até pensava em colocá-lo sobre todo o reino”.  Daniel 6:3
 
- Excelência não é perfeição, mas indica o desejo e empenho em se fazer o melhor no Senhor e para o Reino.
 
Davi é outro exemplo de alguém que buscava a excelência!
 
Quem já estudou a vida de Davi, sabe que ele é chamado por Deus de homem segundo o Seu coração. Em Atos 13:22 temos esta declaração divina: "..Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade" .
 
O próprio Senhor diz que o achou, e que ele faria toda a sua vontade. Desde cedo Davi entendeu que tudo o que ele deveria fazer para o Senhor, deveria ser com excelência.
 
Podemos definir excelência pessoal como a capacidade que tem o ser humano de desenvolver ao máximo uma determinada habilidade. Como exemplo, temos os atletas que treinam constantemente e conseguem superar marcas e recordes, temos o músico que dia-a-dia aprimora sua habilidade de tocar um instrumento.
 
O episódio traumático da morte de Uzá, durante a primeira tentativa de trazer para Jerusalém a arca da aliança, deixou lições preciosas para o resto de sua vida. Naquela ocasião, recém ungido rei, ele estava cheio de paixão, mas não havia ainda compreendido uma verdade básica: se é para Deus, tem que custar um preço, tem que ser feito com excelência.
Davi construiu um carro novo para trazer a arca. Achou que a presença do Senhor poderia ser atraída sem que houvesse ombros santos para sustentá-la. O resultado foi reprovação e morte, e diante do corpo sem vida de um sacerdote sem excelência, uma pergunta queimou no seu coração: “Como trarei a mim a arca do Senhor?” (I Cr 13: 12). Foi a resposta a esta inquietação que fez de Davi um homem especial para Deus.
 
Mesmo no fim da vida, Davi ainda ansiava por surpreender o coração de Deus e dar a Ele algo que fosse digno de sua grandeza.
 
Decidiu então construir uma casa, um palácio para Deus. E, embora, não lhe tenha sido permitido fazê-lo diretamente, preparou tudo para que seu filho, Salomão, pudesse edificar um templo em Jerusalém que se tornou, não apenas expressão de grandeza para as nações, mas um lugar tão digno que, quando foi consagrado, Deus o encheu com sua glória, ao ponto dos sacerdotes não terem nele espaço para ficar em pé.
Davi em seus últimos dias transmitiu a Salomão a missão e os recursos para edificar o templo, suas palavras revelam os segredos da excelência que fizeram dele “o homem que Deus sempre buscou”.
 
Ao lermos 1 Crônicas 29 podemos compreender alguns conceitos sobrea excelência que devemos buscar em Deus.
 
1. A EXCELÊNCIA ESTÁ EM FAZERMOS PARA DEUS MELHOR DO QUE FAZEMOS PARA OS HOMENS. (1 Crônicas 29:1)
 
Davi ao dizer, “porque não é palácio para homem, senão para o Senhor” (vs.1b), Davi expressa a sublimidade de seus propósitos.
 
Aliás, o que o instigou a construir uma casa para o Altíssimo, foi a inquietação do seu coração, que dizia: “Eis que eu estou morando numa casa de cedro, e a arca de Deus dentro de cortinas?” (2 Sm 7:2).
 
Ele não podia admitir que a porção do seu Amado fosse inferior à sua própria porção.
 
Precisamos mudar a nossa mentalidade de que para Deus qualquer coisa serve.
 
²³ Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas,
²⁴ sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. 
 
Colossenses 3:23,24
 
2. A EXCELÊNCIA EXIGE PREÇO, ESFORÇO E TOTAL DEDICAÇÃO.
 
O testemunho público do rei em sua velhice é: “Eu, pois, com todas as minhas forças já tenho preparado para a Casa do meu Deus ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, e cobre para as de cobre, e ferro para as de ferro, e madeira para as de madeira, e pedras sardônicas, e as de engaste, e pedras de ornato, e obra de embutido, e toda sorte de pedras preciosas, e pedras marmóreas em abundância” (vs. 2). 
Percebeu o que disse Davi? “Com todas as minhas forças...” Desde o dia em que viu Uzá tombar diante da arca, Davi decidiu que nunca mais construiria carros de boi, que nunca mais investiria em artifícios humanos que substituíssem os ombros, o zelo e o esforço de um verdadeiro sacerdote.
 
Em 1 Crônicas 21:24, ele declara: "Não oferecerei a Deus sacrifício que não me custe alguma coisa” , e podemos constatar que esse princípio foi seguido por ele até o fim de sua vida.
 
Se é para Deus o que estamos fazendo, a lei do menor esforço não serve.
3. A EXCELÊNCIA É FRUTO DO AMOR.
 
Só esforço não é suficiente. Sabe por que Davi reservou tantos tesouros para a obra? A resposta é: “porque amo a casa de meu Deus” (3a).
 
Não havia uma lei que o obrigasse neste sentido. Não eram os homens que o cobravam. Não se tratava apenas de obedecer. O que movia Davi era a paixão. Era o amor que tinha pelo Senhor!
 
Nós também devemos ser movidos pelo amor! Motivados pelo amor buscamos excelência na obediência!  Não obedecemos porque tememos, mas obedecemos porque amamos!
 
“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.” João 14:15
 
Paulo também descobriu que o “caminho sobremodo excelente” é o amor (1 Co 12:31). Quem não ama, não segue adiante no caminho da excelência.
 
CONCLUSÃO: Hoje é a Ceia do Senhor. Ela nos traz a recordação da excelência do amor de Cristo por nós. Que ao nos aproximarmos da sua mesa nesta noite possamos refletir se estamos buscando ou não dar o nosso melhor ao Senhor. Como foi falado no início, a excelência atrai a glória de Deus! Se queremos que Deus manifeste a sua glória em nossa vida e igreja precisamos dar-lhe um lugar de honra em nossa vida. No próximo domingo vemos outros conceitos de excelência que com certeza irão mudar a nossa postura como filhos e filhas de Deus.
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário