TIATIRA: A IGREJA QUE TOLERAVA A JEZABEL
Texto:
Apocalipse 2:18-29
18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz
o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao
bronze polido:
19 Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu
serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as
primeiras.
20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher,
Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda
seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas
sacrificadas aos ídolos.
21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia,
não quer arrepender-se da sua prostituição.
22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande
tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela
incita.
23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão
que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as
vossas obras.
24 Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a
tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as
coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós;
25 tão somente conservai o que tendes, até que eu venha.
26 Ao vencedor, que guardar até ao fim
as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,
27 e com cetro
de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;
28 assim como
também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.
29 Quem tem
ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Introdução:
Tiatira, que é hoje a cidade atual de Akhisar na Turquia. Na época em que
recebeu esta mensagem de Jesus, Tiatira era uma cidade pequena e pouco
importante.
Não
havia ali qualquer centro político ou religioso relevante ali. A importância da
cidade era comercial, pois ficava no caminho por onde viajava o correio
imperial, e por onde se transportava todas as mercadorias entre Europa e Ásia.
Por
causa da importância comercial, Tiatira era sede de vários grêmios (sindicatos)
de comércios importantes (lã, couro, linho, bronze, tintureiros, alfaiates,
vendedores de púrpura).
Historiadores
afirmam que seria quase impossível ser comerciante em Tiatira sem fazer parte
desses grêmios. Não participar era uma espécie de suicídio comercial.
Eliminava-se qualquer chance de prosperidade.
E aqui é que morava o perigo. Cada grêmio tinha sua
divindade titular. Nessas reuniões havia banquetes com comida
sacrificada aos ídolos e sempre terminavam com celebrações recheadas de orgias
sexuais.
O que os cristãos deveriam fazer nessas circunstâncias?
Manter a consciência pura ou entrar no esquema para não perder dinheiro? Ser
ético ou ser esperto? Qual deveria ser a posição do cristão?
A Igreja em Tiatira:
Provavelmente
a igreja em Tiatira também tenha sido plantada na terceira viagem missionária
do apóstolo Paulo, talvez por pedido e influência direta de Lídia, a vendedora
de púrpura que citamos anteriormente que era natural de Tiatira, mas residia na
cidade de Éfeso. De qualquer forma, tal Igreja também estava sob a
responsabilidade do apóstolo João, que certamente a assumiu após a morte de
Paulo.
No vers. 18 Jesus se dirige a essa igreja como “...O Filho de Deus, que tem os
olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido..”
Os olhos como chama de fogo é uma referência a sua onisciência que
tudo vê. Nada foge ao alcance de seus olhos.
Os pés semelhante ao bronze polido é uma referência à iminência de
julgamento. O bronze reluzente transmitia a ideia de força e estabilidade. Isso
fala de sua onipotência para julgar seus inimigos.
Essa
não era uma linguagem desconhecida para o povo de Tiatira que conhecia bem o
bronze, pois fazia parte de seu comercio.
Na sequência Jesus, faz um caloroso elogio, afirmando conhecer
as suas obras, o seu amor, a sua fé e a sua perseverança. (Ap 2 :19)
19 Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu
serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as
primeiras.
Essas são quatro
excelentes virtudes que todo cristão deve ter.
O que faltava para a Igreja em Éfeso que era o amor, sobrava
para a Igreja em Tiatira. Veja
que Jesus diz que “as últimas obras destes cristãos eram mais numerosas do
que as primeiras”.
Porém, Jesus tinha uma
censura a esta igreja:
20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher,
Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda
seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas
aos ídolos.
Jhon Stot: “A tolerância
não é uma virtude se aquilo que está sendo tolerado é o mal”. Deus
continua dizendo a seu povo: “Sejam santos, porque eu sou santo” (1Pe 1.16; veja Lv 19.2).
Fazendo
uma comparação entre Éfeso e Tiatira podemos dizer que enquanto a igreja de
Éfeso enfraquecia no amor, continuando a julgar fielmente os falsos mestres, a
congregação de Tiatira crescia em seu amor, mas se mostrava tolerante em
relação às falsas doutrinas.
Ao
mesmo tempo em que a igreja de Tiatira apresentava excelentes qualidades, ela
era culpada por fazer concessões morais e se deixar contaminar pela doutrina de
Jezabel.
Quem é Jezabel?
Pessoalmente creio que é pouco provável que essa mulher se
chamasse, de fato, “Jezabel”, pois um nome tão conhecido por sua maldade não
seria dado a alguém.
Por
isso creio que Jezabel é um nome simbólico de uma profetiza da Igreja em
Tiatira. No vs. 20, Jesus diz que essa mulher se autodeclarava profetisa e
através de seus ensinos ela seduzia os servos do Senhor a praticarem a
prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.
Provavelmente
Jesus tenha escolhido esse nome por representar toda a maldade da mulher do rei
Acabe, rei de Israel. Foi Jezabel quem introduziu em Israel o culto pagão a
Baal e misturou religião com prostituição (1Rs 6:31). Ela não só perseguiu os
profetas de Deus (1Rs 18:4), mas também promoveu o paganismo.
A Jezabel de Tiatira convencia aos cristãos de que a
liberdade cristã permitia a prática da imoralidade e até mesmo da idolatria. O
ensinamento perverso que estava por trás dessa doutrina enganosa era: os
pecados da carne podiam ser livremente tolerados sem prejuízo para o espírito. Mas a Bíblia diz que, nós os que para o
pecado já morremos, não podemos viver no pecado (Rm 6:1,2).
Os
ensinamentos sedutores de Jezabel eram semelhantes à “doutrina de Balaão” que o
Senhor condenou na igreja de Pérgamo (Ap 2:14).
TRÊS
LIÇÕES PODEMOS APRENDER SOBRE A TOLERANÇA AO MAL DE JEZABEL NA IGREJA EM TIATIRA:
1- A IGREJA QUE TOLERA O
MAL DE JEZABEL, RESISTE AO ARREPENDIMENTO
21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia,
não quer arrepender-se da sua prostituição.
Uma pessoa que não se arrepende pode se tornar insensível
à sua própria condição, perdendo a percepção da necessidade de mudança e da
graça de Deus. Ela literalmente resiste ao arrependimento!
Em
Hebreus 3:7,8 diz: “Assim, pois, como
diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso
coração...”
Neste
texto percebemos que Deus fala conosco, amém? Assim como Jesus falou à Igreja
em Tiatira. Mas, eles não quiserem ouvir, não quiseram se arrepender!
A
Dureza de coração é um processo que acontece quando uma pessoa ouve a voz do
Espírito Santo e de alguma forma a negligencia, desconsidera e não leva em
conta ou faz de conta que não ouviu nada.
A pessoa se distancia cada vez mais de Deus, do povo de
Deus, da Igreja. Ela se fecha e assim perde a sensibilidade para as coisas
espirituais, não sente vontade de ouvir o que Deus tem a dizer e a cultura e o
mundo acabam falando mais forte do que Deus no seu coração.
O
mundo segue um fluxo inverso aos princípios de Deus e o que é errado tem se
tornado certo e prazeroso. O costume ao pecado e a desconsideração dos seus
efeitos liquidam a culpa e dificultam o arrependimento.
A dureza de coração se consolida pelo engano do pecado.
Hebreus 3:13
2- A IGREJA QUE TOLERA O
MAL DE JEZABEL, SE PÕE SOB O JUÍZO DE DEUS.
22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande
tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela
incita.
23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão
que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as
vossas obras.
O próprio Senhor Jesus emite um juízo sobre esta profetiza
e também sobre a Igreja em Tiatira. Esse juízo está nos versículos 21-23.
Se
a igreja de Tiatira estava falhando em disciplinar Jezabel e os que com ela se
prostituíam, o Senhor não falharia em sua disciplina.
Na sentença provavelmente há um contraste entre o leito de
prostituição e o leito de enfermidade.
Aquela que deliberadamente e
insistentemente havia se deitado numa cama para se prostituir, agora se
deitaria numa cama enferma.
Mas o juízo divino não pararia por aí. Aqueles que aceitaram os ensinos
daquela mulher e se prostituíram com ela, seriam colocados em grande
tribulação. Além disso, os chamados “filhos de Jezabel” também seriam mortos.
Por
fim, o castigo sobre Jezabel e seus associados serviria de testemunho para
todas as igrejas de que é impossível escapar d’Aquele que “sonda as mentes e
corações” (Apocalipse 2:23).
Em 1 Pedro 4:17-19 o apóstolo Pedro alerta a Igreja sobre
o juízo de Deus.
4.17 “Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de
Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não
obedecem ao evangelho de Deus?”
4.18 “E, se é com
dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador?”
4.19 “Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de
Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem”.
MAS O QUE É O JUÍZO DE DEUS SOBRE A SUA IGREJA?
Uma definição de Juízo de Deus: é uma sentença ou ordem de Deus que traz disciplina e
limites precisos. O Juízo de Deus pela sua casa visa correção e a restauração
do crente que está caído pelo seu pecado.
Hebreus 12:6,7
“porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.
É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho
há que o pai não corrige?”
Se você não deseja
experimentar o Juízo de Deus (a sua correção), peça ao Espírito Santo te
convença do pecado, da justiça e do juízo.
João 16.8 “Quando
ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”
Deus há de julgar a sua casa. Deus não tolera o pecado.
Não podemos brincar com a nossa salvação. Não podemos viver o evangelho de
qualquer forma.
(Gálatas 6:7,8) - “Não vos enganeis: de Deus não se zomba;
pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a
sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito
do Espírito colherá vida eterna”.
3- A IGREJA QUE TOLERA O
MAL DE JEZABEL, TEM OS SEUS VALORES INVERTIDOS.
24 Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a
tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as
coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós;
Em Tiatira, os cristãos eram incentivados por essa profetiza
a “conhecerem as coisas profundas de satanás.” O argumento dela é que para vencer a
Satanás é preciso conhecê-lo, se envolve com ele. Essa busca de conhecimento de coisas profundas
de Satanás pode ser uma referência à busca de conhecimento profundo (mas não do
conhecimento da revelação da Palavra de Deus) típica dos gnósticos.
Percebe aqui como Jezabel inverte os valores?
A proposta de Jezabel era
oferecer uma nova versão do cristianismo, um cristianismo liberal, sem regras,
sem proibições, sem legalismos. Ela queria modificar o cristianismo para se
adaptar à moralidade do mundo. E isso tudo em nome do amor.
É possível que a Igreja em Tiatira em sua disposição de
amar, talvez tenha entrado numa grande confusão, chegando a aceitar o
inaceitável e tolerar o intolerável.
Ainda hoje, o amor tem sido usado como escudo para esconder o mal e permitir o
pecado.
O
pecado tem cegado algumas pessoas de tal forma (até mesmo entre os crentes) que
os seus valores acabam se invertendo. Algumas pessoas chamam a luz de trevas e
trevas de luz; o doce de amargo e o amargo de doce.
Isaías 5.20 “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem,
mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e
o doce, por amargo!”
CONCLUSÃO:
Na carta à igreja de Tiatira, em vez de trazer uma lista de exigências aos
crentes fiéis que não tinham abraçado a falsa doutrina de Jezabel, Cristo
apenas os exorta a guardarem, conservarem o que tinham até a sua volta.
25 tão somente conservai o que tendes, até que eu venha.
Jesus
termina esta carta com duas promessas aos vencedores para aqueles que vencerem
os enganos de Jezabel:
A Primeira promessa é autoridade sobre as nações: se
refere ao governo com Cristo no seu Reino.
26 Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu
lhe darei autoridade sobre as nações,
27 e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços
como se fossem objetos de barro;
A segunda promessa é a estrela da manhã: Essa promessa significa revelação.
28 assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei
ainda a estrela da manhã.
E quem é essa estrela da manhã? – O próprio Jesus disse a respeito
desta estrela da manã.
“Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este
testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a
resplandecente Estrela da Manhã.” Apocalipse 22:16
29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
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