quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CHAMADOS PARA REVOLUCIONAR O MUNDO!


“…Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui”. Texto: At 17:6

Durante três domingos consecutivos o Senhor colocou em meu coração este tema para ministrar em nossa igreja em Catalão. Este texto do livro de Atos se refere a segunda viagem missionária de Paulo . Em Tessalônica Paulo e Silas pregaram o evangelho durante três sábados na sinagoga dos judeus. Houve ali a conversão de vários judeus, gregos e também algumas mulheres da sociedade. Mas ao mesmo tempo em que houve festa no céu, houve tumulto na terra. Nem todos abraçaram a fé. Mobilizando tumultuadores, uma multidão cercou a casa de Jasom, anfitrião de Paulo e Silas. Como não encontraram  Paulo e Silas , arrastaram Jasom diante das autoridades romanas  e fizeram a acusação: “…Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui”.
A palavra transtornar do verbo transitivo direto significa: alterar a colocação ou a ordem; fazer mudar de vida; de caminho; de posição. Na visão destes judeus, os discípulos de Cristo estavam mudando a ordem natural das coisas, colocando tudo de ponta cabeça. O que na realidade estava acontecendo era a ação transformadora do evangelho. E estes discípulos eram apenas instrumentos nas mãos de Deus para trazer transformação. Esta é a proposta do evangelho. Somos transformados para transformar. Somos chamados para promover uma verdadeira revolução espiritual.
Como podemos transformar ou revolucionar a nossa geração? Quais as características de uma geração revolucionária?

1 – UMA GERAÇÃO REVOLUCIONÁRIA É FEITA DE PESSOAS QUE NÃO SE CONFORMAM COM O ESTADO ATUAL DAS COISAS.
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2)
O que vamos tratar aqui é algo muito sério e muito imperceptível na igreja: O CONFORMISMO - Atitude de quem se conforma com todas as situações. Quando me refiro a conformismo espiritual, estou me referindo à tendência de se cruzar os braços, quando na verdade devemos agir.
Deus quer que saiamos de alguns conformismos:
Deus quer que saiamos do conformismo com o pecado e com o mundo. (Daniel 1:8)
Deus quer que saiamos do conformismo do silêncio.( Atos 4:18-20) 
Deus quer que saiamos do conformismo das desculpas.( Romanos 2:1)
Deus quer que saiamos do conformismo do menor esforço.( Mateus 11:12)

2- UMA GERAÇÃO REVOLUCIONÁRIA É FEITA DE PESSOAS QUE AMPLIARAM A VISÃO ESPIRITUAL.
 “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo...” Mateus 28.19,20
A visão de Deus para a sua igreja inclui o fazer discípulos de TODAS AS NAÇÕES! A Igreja tem vivido de modismos em modismos e isso tem embaçado a sua visão. É o modismo do arrebatamento espiritual, do dente de ouro, da adoração extravagante, da batalha espiritual e etc... Assim como aconteceu com Sansão, parece que o inimigo lhe cegou os olhos. Falamos de tantas coisas, menos do que é mais importante: A visão missionária! Às vezes tenho a impressão que a igreja é como aquele cachorro que corre atrás do seu próprio rabo. Pensamos em nós mesmos, pregamos para nós mesmos e tudo acaba em nós. Para ampliarmos a nossa visão precisamos:
a- Ver as pessoas como Jesus as vê. ( Mateus 9:36)
b- Obedecermos a visão celestial (Atos 26:19)
c- Experimentar os milagres de Deus em nós e através de nós. (Atos 3:6)

3- UMA GERAÇÃO REVOLUCIONÁRIA É FEITA DE PESSOAS CHEIAS DO ESPÍRITO SANTO.
“Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da Terra. “ Atos 1:8
Os Discípulos Antes do Pentecostes: os discípulos eram vacilantes, indecisos, impotentes, incapazes, egoístas, tímidos e medrosos (João 20:19). Eram tanto assim que, dias após a ressurreição de Jesus, Ele os encontrou dentro de uma casa com as portas trancadas, com medo dos judeus. Assim não poderiam testemunhar. Não poderiam revolucionar o mundo. Impossível!
Depois do Pentecostes tudo mudou. Com a vinda do Espírito Santo, os Céus abriram e Espírito Santo inundou os discípulos com nova vida e poder. O Espírito Santo mudou-lhes os motivos, o estilo de vida, a conduta, os métodos e os conceitos de como realizar um serviço verdadeiro e eficaz para Deus. Quem são aquelas pessoas Cheias do Espírito Santo?
a- São aquelas que glorificam a Deus entre os homens. ( Atos 2:4,11) Glorificar a Deus entre os homens é bem diferente de louvá-lo entre as quatro paredes de um templo. Glorificar a Deus entre os homens é ter um estilo de vida de adoração e testemunho.
b- São aquelas que manifestam coragem e ousadia em Deus. (Atos 2:14-16; Atos 4:31) Ousadia não é sinônimo de valentia  carnal. Não! Ousadia, nos domínios de Deus, é o efeito de uma vida cheia do Espírito Santo!
c- São aquelas que produzem o Fruto do Espírito Santo.( Gálatas 5:22-24; João 15:5) Deus está mais preocupado com o seu caráter do que com os seus carismas.
CONCLUSÃO: Creio firmemente que podemos fazer a diferença para muitas vidas se realmente levarmos a sério o chamado que o Senhor fez a cada um de nós. Temos que crer e investir a nossa vida, talentos e tempo para que seja possível revolucionar este mundo. “…Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui”. Atos 17:6.
Pr. Gilberto O. Rehder
Ministração: IM.Catalão

4 comentários: