quarta-feira, 9 de maio de 2012

MINHA MÃE!!


Esta é a primeira vez que escrevo a respeito de minha mãe. Uma mulher batalhadora, bem humorada e que sempre nos incentivou a prosseguir apesar das dificuldades que passamos na infância e adolescência. A sua missão de mãe sempre foi levado muito a sério, pois a maior parte de nossas vidas ela nos criou sozinha. Sei que isso não é novidade em nosso país, pois tem se tornado muito comum que mães assumam sozinhas o papel de educadoras no lar.
E posso dizer com certeza de que minha mãe embora não fosse evangélica, nos ensinou princípios de vida que são fundamentados na bíblia.


Minha mãe nos ensinou o valor da verdade. Em nosso lar não se admitia a mentira em hipótese alguma. Ela chegou até a criar um método de nos recompensar quando falávamos a verdade, ainda que fosse algo desagradável que fizéssemos. Ela dizia, por exemplo: “Quem falar a verdade vai ganhar um real...” Aprendi com ela que é bom colocar a cabeça no travesseiro sem peso na consciência.



Minha mãe nos ensinou o valor de ser honesto. Não era admitido pegar nada de alguém que não fosse nosso, ainda que insignificante. E se isso acontecesse, como já aconteceu, tínhamos que devolver a pessoa com um pedido de desculpas. Crescemos com um senso de justiça muito grande devido ao ensino de minha mãe.



Minha mãe nos ensinou o valor do respeito ao ser humano. Seja ele quem for; bêbado, doente mental ou mendigo era inadmissível que nós zombássemos ou agredíssemos essas pessoas. Era muito comum vermos outras crianças maltratando estas pessoas, mas sempre saíamos em defesa destes.



Minha mãe nos ensinou o valor da afetividade. Em nossa casa sempre houve muito carinho, abraços e beijos. Até entre nós irmãos e tios ainda hoje nos comportamos assim. Expressar sentimentos é muito saudável e nos torna mais sensíveis um ao outro.



Por isso neste dia das mães, quero homenageá-la reconhecendo o seu valor inestimável e desejar a todas as mães que não desanimem diante de tantas adversidades que venham enfrentar. Com certeza vocês colherão belos frutos. Como diz o salmista: “Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes”. Salmo 126.5,6  

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

terça-feira, 8 de maio de 2012

O Perfume e a mosca

Eclesiástes 10.1(RA)  “ Qual a mosca morta faz o ungüento do perfumador exalar mau cheiro, assim é para a sabedoria e a honra um pouco de estultícia”.
  (NTLH) “Assim como algumas moscas mortas podem estragar um frasco inteiro de perfume, assim também uma pequena tolice pode fazer a sabedoria perder todo o valor”.
Na semana passada aprendemos que Deus tem uma afinidade com perfume, Deus criou a natureza e deu um perfume especial para as flores, Deus disse que o óleo santo da unção era um perfume que era devidamente preparado para ser usado no templo. (Êxodo 30:22-25.)
No Novo Testamento a bíblia diz que somos o bom perfume de Cristo.
Em 2 Coríntios 2.15 lemos:  “Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem”.
A bíblia diz que devemos ser assim, a nossa vida, nosso caminhar, nosso caráter deve ser como um perfume para Deus e as pessoas ao nosso redor. Conheço alguns crentes que interpretam erradamente a bíblia dizendo que não devemos agradar a homens e sim, só a Deus para justificar um comportamento estúpido diante das pessoas.
Em Gálatas 1.10, o apóstolo Paulo diz: “Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.” No entanto, Paulo nos exorta em Romanos 15.2  “ Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação”.
O nosso alvo é sempre agradar a Deus e também agradar ao próximo no que é bom para a edificação. Conheci um músico que agredia a igreja nos momentos das ministrações com palavras duras e desprovidas de amor, justificando sempre a sua estupidez dizendo que não estava ali para agradar as pessoas e sim a Deus.  Grande engano é usar um texto fora de um contexto para um mero pretexto.
Por isso o texto de hoje é bem oportuno. Uma mosca morta estraga todo o perfume!
E o que Deus quer dizer com isso? O que podemos aprender através deste alerta?
1- TOME CUIDADO COM O PODER DAS PEQUENAS COISAS QUE NÃO PRESTAM.
Quem é que dá atenção a uma mosca morta? (um animal morto: cavalo, cachorro, ainda chama a atenção, mas uma mosca morta – quem dá atenção a uma mosca morta?). Ela é pequena e imprestável!
Só que esta pequena mosca, quando cai no perfume causa um grande estrago. Quantos casamentos não foram destruídos por cinco minutos de tolice? Quantos adolescentes ou jovens não se arrependeram para o resto da sua vida por conta de cinco minutos de insensatez, de tolice?
Cuidado com as pequenas coisas:
Cuidado com o que você lê.
Cuidado com o que você fala.
Cuidado com o tipo de conversa que você gosta.
Cuidado com certas amizades que deveriam ser cortadas logo no início.
Ecl 10:1b nos diz “...uma pequena tolice pode fazer a sabedoria perder todo o valor”. – O pequeno estraga o grande, o menor o maior, o desagradável acaba com o agradável.
2- CORTE A INFLUÊNCIA DO QUE NÃO PRESTA SOBRE O QUE PRESTA.
Não é a mosca que fica perfumada – é o perfume que fica podre, é o perfume que apodrece. É o pequeno que estraga o grande.
O poder do mal é terrível!
Já notou que nós não pegamos saúde de ninguém?
Fique do lado de uma pessoa cheia de saúde, você não vai pegar a saúde dele... Mas fique do lado de uma pessoa que está fungando o nariz e espirrando o tempo todo... Você ficará gripado.
Saúde nós não pegamos dos outros, mas imediatamente pegamos doença dos outros. É incrível a capacidade do mal.
Precisamos fugir de tudo o que não presta:
Fugir das paixões da mocidade – (2 Timóteo 2:22)
Fugir da idolatria- (1 Cor. 10:14)
Fugir de toda a aparência do mal (1 Tess. 5:22)
Ilustração da Serpente: Um homem de circo, que havia começado a domar uma serpente quando ela ainda estava da espessura de um dedo e ele a vinha domando há anos. Durante as apresentações, a serpente se enroscava ao redor do seu corpo a uma ordem sua e depois se desenroscava. Mas a uma certa hora dessas apresentações, alguma coisa estava errada: a serpente não se desenroscou, e o homem estava com dificuldade para respirar. A serpente foi apertando, apertando e pouco a pouco o auditório ouviu o barulho de ossos serem quebrados... a serpente o matou. 
Ele pensou que a tivesse sob o domínio e que ela obedeceria as suas ordens a qualquer momento. Ele a tinha sob controle desde quando era da espessura de um dedo e poderia então tê-la apertado e matado, mas ele a alimento, brincou com ela, compartilhou a sua vida com ela, até que por fim ela o matou. 
Muitos de nós também brincamos com situações irregulares em nossa vida..

CONCLUSÃO:

Tome cuidado com as moscas porque elas têm o potencial de apodrecer a sua vida e de levar embora o que você tem de melhor. Interessante aprender que belzebu (o maioral dos demônios) significa; o senhor das moscas envia um monte de moscas pra tentar apodrecer nossa vida. Deus está falando que Ele quer que você seja um bom perfume e transforme essa geração, porque o mundo está corrompido!!
Não se contamine! Você tem cheiro de vida!!!



sexta-feira, 4 de maio de 2012

QUE PERFUME É ESSE?


“Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.”
2 Corintios 2:14,15


A maioria das pessoas aprecia um bom perfume. As preferências são diversas. Uns preferem os mais adocicados enquanto outras os cítricos. Mas, há também os que gostam dos florais.
Os perfumes nos trazem lembranças de pessoas e épocas de nossa vida. Lembro-me até hoje do perfume que a Margarete usava em nosso tempo de namoro.                                                                  
O apóstolo Paulo compara o nosso testemunho com o cheiro de um bom perfume. Quando o nosso testemunho é bom, com certeza manifestamos o bom perfume de Cristo. E este cheiro de Cristo é manifestado em todo lugar.
Seja na família, na escola ou no trabalho manifestamos a fragrância do conhecimento de Deus.     
Aprendemos com esta metáfora também, que o cristão não pode ser uma pessoa sem cheiro ou neutra, pelo contrário, aonde ele chega deverá sempre chamar a atenção para Cristo. Aonde ele chega sempre causa impacto, gera movimento, chama a atenção; é isso o que está escrito nos versos acima, onde Paulo afirma que somos o bom perfume de Cristo.                                       
Infelizmente nem sempre é assim que acontece. Como diz um ditado popular, existem pessoas que “não cheiram e nem fedem”. Nos lugares onde passam ninguém os reconhece como servos de Cristo.
Da mesma forma em que como cristãos somos o sal da terra e luz do mundo, é nosso dever sermos o bom perfume de Cristo.  
                                                                                                             Assim como uma pessoa perfumada chama atenção para si para onde passa, nós chamamos a atenção deste mundo para Cristo. Não temos um perfume próprio, de nós, o perfume que exalamos é de Cristo. Em Jesus há amor, santidade, pureza, retidão e salvação. São esses os ingredientes deste perfume. Quero desafiar a cada irmão e irmã a tomar uma maior consciência de nossa missão e influência nestes dias tão confusos. Dias que são marcados pelo pecado, corrupção, desonestidade e desarmonia.
Que tipo de perfume você tem manifestado?

Pr. Gilberto Oliveira Rehder