terça-feira, 8 de maio de 2012

O Perfume e a mosca

Eclesiástes 10.1(RA)  “ Qual a mosca morta faz o ungüento do perfumador exalar mau cheiro, assim é para a sabedoria e a honra um pouco de estultícia”.
  (NTLH) “Assim como algumas moscas mortas podem estragar um frasco inteiro de perfume, assim também uma pequena tolice pode fazer a sabedoria perder todo o valor”.
Na semana passada aprendemos que Deus tem uma afinidade com perfume, Deus criou a natureza e deu um perfume especial para as flores, Deus disse que o óleo santo da unção era um perfume que era devidamente preparado para ser usado no templo. (Êxodo 30:22-25.)
No Novo Testamento a bíblia diz que somos o bom perfume de Cristo.
Em 2 Coríntios 2.15 lemos:  “Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem”.
A bíblia diz que devemos ser assim, a nossa vida, nosso caminhar, nosso caráter deve ser como um perfume para Deus e as pessoas ao nosso redor. Conheço alguns crentes que interpretam erradamente a bíblia dizendo que não devemos agradar a homens e sim, só a Deus para justificar um comportamento estúpido diante das pessoas.
Em Gálatas 1.10, o apóstolo Paulo diz: “Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.” No entanto, Paulo nos exorta em Romanos 15.2  “ Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação”.
O nosso alvo é sempre agradar a Deus e também agradar ao próximo no que é bom para a edificação. Conheci um músico que agredia a igreja nos momentos das ministrações com palavras duras e desprovidas de amor, justificando sempre a sua estupidez dizendo que não estava ali para agradar as pessoas e sim a Deus.  Grande engano é usar um texto fora de um contexto para um mero pretexto.
Por isso o texto de hoje é bem oportuno. Uma mosca morta estraga todo o perfume!
E o que Deus quer dizer com isso? O que podemos aprender através deste alerta?
1- TOME CUIDADO COM O PODER DAS PEQUENAS COISAS QUE NÃO PRESTAM.
Quem é que dá atenção a uma mosca morta? (um animal morto: cavalo, cachorro, ainda chama a atenção, mas uma mosca morta – quem dá atenção a uma mosca morta?). Ela é pequena e imprestável!
Só que esta pequena mosca, quando cai no perfume causa um grande estrago. Quantos casamentos não foram destruídos por cinco minutos de tolice? Quantos adolescentes ou jovens não se arrependeram para o resto da sua vida por conta de cinco minutos de insensatez, de tolice?
Cuidado com as pequenas coisas:
Cuidado com o que você lê.
Cuidado com o que você fala.
Cuidado com o tipo de conversa que você gosta.
Cuidado com certas amizades que deveriam ser cortadas logo no início.
Ecl 10:1b nos diz “...uma pequena tolice pode fazer a sabedoria perder todo o valor”. – O pequeno estraga o grande, o menor o maior, o desagradável acaba com o agradável.
2- CORTE A INFLUÊNCIA DO QUE NÃO PRESTA SOBRE O QUE PRESTA.
Não é a mosca que fica perfumada – é o perfume que fica podre, é o perfume que apodrece. É o pequeno que estraga o grande.
O poder do mal é terrível!
Já notou que nós não pegamos saúde de ninguém?
Fique do lado de uma pessoa cheia de saúde, você não vai pegar a saúde dele... Mas fique do lado de uma pessoa que está fungando o nariz e espirrando o tempo todo... Você ficará gripado.
Saúde nós não pegamos dos outros, mas imediatamente pegamos doença dos outros. É incrível a capacidade do mal.
Precisamos fugir de tudo o que não presta:
Fugir das paixões da mocidade – (2 Timóteo 2:22)
Fugir da idolatria- (1 Cor. 10:14)
Fugir de toda a aparência do mal (1 Tess. 5:22)
Ilustração da Serpente: Um homem de circo, que havia começado a domar uma serpente quando ela ainda estava da espessura de um dedo e ele a vinha domando há anos. Durante as apresentações, a serpente se enroscava ao redor do seu corpo a uma ordem sua e depois se desenroscava. Mas a uma certa hora dessas apresentações, alguma coisa estava errada: a serpente não se desenroscou, e o homem estava com dificuldade para respirar. A serpente foi apertando, apertando e pouco a pouco o auditório ouviu o barulho de ossos serem quebrados... a serpente o matou. 
Ele pensou que a tivesse sob o domínio e que ela obedeceria as suas ordens a qualquer momento. Ele a tinha sob controle desde quando era da espessura de um dedo e poderia então tê-la apertado e matado, mas ele a alimento, brincou com ela, compartilhou a sua vida com ela, até que por fim ela o matou. 
Muitos de nós também brincamos com situações irregulares em nossa vida..

CONCLUSÃO:

Tome cuidado com as moscas porque elas têm o potencial de apodrecer a sua vida e de levar embora o que você tem de melhor. Interessante aprender que belzebu (o maioral dos demônios) significa; o senhor das moscas envia um monte de moscas pra tentar apodrecer nossa vida. Deus está falando que Ele quer que você seja um bom perfume e transforme essa geração, porque o mundo está corrompido!!
Não se contamine! Você tem cheiro de vida!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário