quinta-feira, 15 de agosto de 2013

É COMPLICADO!!

Quem nunca ouviu esta expressão? É complicado!!! Esta é uma exclamação bem conhecida quando se trata de algo difícil de se entender ou de uma situação que não se resolve com facilidade. Lembro-me de tê-la usado frequentemente quando adolescente no ginasial diante de uma matéria que para mim sempre foi complicada: a matemática. Tive que me esforçar muito para aprender alguma coisa desta matéria.
Descobri com o passar do tempo que existem tantas outras situações e circunstâncias muito mais complicadas que a matemática. Passar pelas tribulações é uma delas. Muitos de nós já enfrentamos uma tribulação tão grande que nos pareceu intransponível e insuportável de aguentar. Perda de emprego, morte de um ente querido, divórcio indesejado ou declínio da saúde; e esta lista pode ser bem maior...
O apóstolo Paulo quando estava em missão na Ásia, enfrentou um sofrimento quase insuportável a ponto de achar que não sobreviveria. Veja a intensidade de suas palavras: "Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida". (2 Coríntios 1.8)
Em momentos como esse, aprendemos que por mais que queiramos, não temos o controle de todas as circunstâncias da vida. Embora seja esse um momento complicado, Deus ainda é soberano e, com certeza, está no controle. Faz parte do Seu propósito usar a tribulação para produzir a perseverança em nós. Tiago escreve: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tiago 1:2-3) A única saída é aceitarmos o fato de que somos incapazes de enfrentarmos as tribulações sozinhos; precisamos depender de Deus o tempo todo, reconhecendo a necessidade de Sua graça (2 Cor. 12:9) e procurarmos ser aprovados ou confirmados por Deus.
Outra questão complicada é o ser humano. Amados, como o ser humano é complicado! O profeta Jeremias chega até a dizer que: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" Jer. 17.9 Em outras palavras, podemos dizer que não conseguimos entender o ser humano em todas as suas complexidades. Paulo confirmou isto quando disse: "Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto." Romanos 7.15. Por conta destas complexidades é difícil satisfazer o ser humano e até mesmo dentro da igreja isso é uma realidade. Os pastores(as) que o digam! Não só a insatisfação, mas a inconstância tem sido a marca presente na vida de muitos. Como Pedro,um dia estamos no topo, dizendo que nunca abandonaremos a Cristo e outro dia, o estamos negamos diante dos homens; como Demas (2 Tm 2:4; Filemon 1:24), há os que cooperaram com a obra de Deus por um tempo, mas largam tudo por amor aos prazeres deste mundo;  e isso sem falar dos "Latoeiros" que além de deixar a igreja ainda cometem muitos males aos servos de Deus (2 Tm 4:4).
Apesar das complicações da vida e do ser humano, sigamos em frente, como disse o autor de Hebreus: "...desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus." (Hebreus 12:2)



Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário