sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A QUARTA CHAVE PARA A RENOVAÇÃO ESPIRITUAL

RESPONSABILIDADE

“Porque cada um levará o seu próprio fardo”. Gálatas 6:5.

A quarta chave que vamos aprender a usar hoje é a chave da RESPONSABILIDADE. Uma vez que reconhecemos as nossas culpas e as confessamos diante do Senhor devemos aprender a assumir nossas responsabilidades em Deus.
Mas o que é responsabilidade? - habilidade de atender obrigações; ato de ser responsável; dever de confiança. É a habilidade de fazer e conservar comprometimentos. - John C. Maxwell.
Uma das maiores dificuldades que temos como ser humano é de assumir responsabilidades. Temos vários exemplos na bíblia de pessoas que não assumiram, fugiram ou transferiram suas responsabilidades a outros. E a lista não é pequena: Adão transferiu suas culpas a Eva e também a Deus; Jonas fugiu da missão que Deus lhe confiou; Moisés pediu ao Senhor que mandasse outro em seu lugar...
Não assumir responsabilidades é a característica principal de pessoas imaturas. Muitos filhos têm medo de amadurecer, pelo fato de terem que assumir responsabilidades. Se acomodar é fácil; o conforto é gostoso, mas chega um momento em que precisaremos aprender a nos virar, a termos iniciativas e obrigações. A maioria dos crentes querem tudo de Deus, desde que não tenham de assumir responsabilidades, pois isto implica em comprometimento. Quando Deus começa um trabalho de renovação em nossas vidas, é intenção e interesse Dele que sejamos transformados e usados em Sua obra.
Imagine você se Jesus desistisse de sua missão de salvar o mundo? O que seria de nós? A responsabilidade que ele assumiu foi radical, pois no seu propósito e chamado havia a cruz. Apesar de saber o que o aguardava era a sua própria morte, podemos ouvi-lo dizer: “Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora”. João 12:27
A verdadeira responsabilidade se revela diante de uma situação que coloca a vida da pessoa em jogo. Necessariamente não significa que seja um caso de morte física, mas poderá ser uma decisão determinante para sua vida. 
No momento em que nos comprometemos Deus começa a agir e toda uma série de acontecimentos começa a fluir. Assumir responsabilidade exigirá sacrifício, mas sempre haverá recompensa. Você está disposto a assumir responsabilidades em Deus?
Existem algumas áreas onde precisamos aprender a assumir responsabilidades:
1- ASSUMINDO RESPONSABILIDADE PELAS NOSSAS EMOÇÕES.
Existem duas emoções fortes que temos que aprender a lidar com elas: o medo e a raiva. Essas emoções são opostas:
- O Medo paralisa e a raiva incita.
- O Medo nos impede de fazer o que é certo e a raiva nos leva a fazer o que é errado.
As emoções são um dom de Deus. Às vezes elas nos levam à extrema felicidade, outras vezes nos atiram nas profundezas do desespero.
Por isso é importante entendermos o seguinte princípio: você não pode impedir o sentimento de medo ou de raiva, mas pode decidir o que fazer com o medo e com a raiva quando estes chegarem!
A Bíblia nos ensina que sentir raiva, ou ira não é pecado: “Irai-vos, e não pequeis” (Efésios 4:26); mas não podemos ficar apenas com a primeira parte do versículo, precisamos ver como ele termina: "Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo" (Efésios 4:26).
A Bíblia também tem muito a dizer sobre o medo. Na verdade, ela menciona dois tipos de medo. O primeiro tipo é benéfico e deve ser encorajado. O primeiro tipo de medo é o temor de Deus. Esse tipo de medo é um temor respeitoso de Deus; uma reverência pelo Seu poder e glória. Provérbios 1:7 diz: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução”
No entanto, o segundo tipo de medo mencionado na Bíblia não é bom e deve ser superado. Esse é o “espírito de medo” mencionado em 2 Timóteo 1:7, onde diz: “Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”. Podemos ver desde o início que esse tipo de medo não vem de Deus; através da Palavra da fé e da oração perseverante podemos ter o domínio sobre a raiva e o medo.
2- ASSUMINDO RESPONSABILIDADE POR NOSSOS PENSAMENTOS.
 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12.2  
Temos que aceitar a nossa responsabilidade de renovar a nossa mente diariamente pela Palavra de Deus. O que é a Palavra de Deus?  A Palavra de Deus são os seus pensamentos.
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”. Isaías 55.8,9
Martinho Lutero dizia algo interessante sobre as tentações que chegam à nossa mente: “Eu não posso impedir que os pássaros voem sobre minha cabeça, mas posso impedir que eles façam ninhos nela…”
Além de rechaçarmos os pensamentos ruins, devemos substituí-los por pensamentos construtivos. Veja a recomendação de Paulo: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Filipenses 4.8.  
3- ASSUMINDO RESPONSABILIDADES PELO NOSSO CORPO.
"Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo" (1 Co 3.16, 17).
No mundo ocidental, poucas coisas são tão mal tratadas quanto o corpo humano. Ele sofre todo tipo de abuso. Fica obeso, por causa da alimentação excessiva; fica frágil, como resultado do sedentarismo e adoece por conta de vícios adquiridos.
Cuidar da saúde física é tão importante que a Bíblia nos manda glorificar a Deus com o nosso corpo. ''Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo''.(1Coríntios 6:20).

4- ASSUMINDO RESPONSABILIDADE PELO NOSSO ESPÍRITO.
Assim como o nosso corpo físico precisa de cuidado para não adoecermos o nosso espírito também precisa de cuidados
Assumir a responsabilidade pelo nosso espírito é se comprometer a crescer espiritualmente.
“Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém”. 2 Pedro 3:18
Crescer espiritualmente significa aprender constantemente a Palavra de Deus.  Romanos 10.17: "... a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo".
Crescer espiritualmente significa buscar e viver a comunhão. A fé vivida em isolamento atrofia. Muitas vezes ouço pessoas que dizem: "Pastor, eu não preciso ir à igreja, eu faço minhas orações em casa.” O salmista nos diz: "Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido..” (Sl. 133.1)
Crescer espiritualmente significa viver uma vida dedicada à oração. 1 Tss 5.17  “Orai sem cessar”.
Crescer espiritualmente significa se tornar um adorador, 24 horas por dia. João 4.23 “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores”.
Conclusão: Deus está nos ensinando a usar cada chave para a nossa renovação espiritual; faça a sua parte e assuma as responsabilidades que o Senhor colocar em tuas mãos. Lembre-se: Jesus tinha seus olhos fixos em sua cruz. Ele sabia muito bem o que Deus queria que Ele fizesse naquela hora, e não era consertar erros ou castigar falhas – era ir até a cruz.
Será que há uma cruz na sua vida, na sua frente que você está evitando? “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me”. Lucas 9:23

Em Cristo e Por Cristo,

Pr. Gilberto Oliveira Rehder.

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário