sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A QUINTA CHAVE PARA A RENOVAÇÃO ESPIRITUAL

O PERDÃO

“..e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores”. Mateus 6.12.

Quando recebemos a Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, passamos a fazer parte do Reino de Deus e nesse Reino, há princípios básicos que renovam a nossa vida.  
O perdão é um dos princípios mais importantes do Reino de Deus. “Jesus o ensinou em sua oração dominical: ”...e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores”. Mateus 6.12.
Nosso bem espiritual e emocional depende da disposição de perdoarmos aqueles que nos magoaram. Na realidade, o perdão é a única dádiva que o Senhor nos oferece, que não podemos receber a não ser que o ofereçamos.
O que significa perdoar? Perdoar significa parar de culpar alguém por alguma ofensa; é cancelar ou anular alguma dívida. Biblicamente falando o perdão traz as seguintes ideias: cobrir, levar para longe, usar da graça com alguém, cancelar, remir. "Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões" (Sl 103:12)
O Perdão é um ato de obediência; é mandamento e não sentimento. “Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão”. Mateus 18.35
O Perdão é dar ao ofensor aquilo que ele precisa e não o que ele merece. “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. Rm 5:8
O Perdão é assumir o compromisso de não mais levantar o assunto depois que foi acertado. É preciso virar a página e começar a escrever uma nova história. “...esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão.” Fp.3:13.
Quando perdoamos verdadeiramente somos libertos da dor e das feridas da experiência; podemos até nos lembrar da situação, mas não a utilizamos contra a pessoa; é como a cicatriz na pele: é visível, mas não dói.
Quero destacar uma história interessante sobre perdão entre dois irmãos; trata-se dos irmãos Jacó e Esaú. Como acontece em muitas famílias, esses irmãos disputavam entre si desde o ventre de Rebeca (Gn 25:22-23). Segundo a narrativa de Gênesis, Jacó teria recebido a bênção da primogenitura no lugar de Esaú fazendo-se passar por este e se aproveitando do estado de enfermidade do pai. Por isso, o irmão mais velho tentou matá-lo e Rebeca mandou então o filho fugir para as terras do tio Labão (irmão da mãe), no norte da Mesopotâmia. Jacó viveu muitos anos temendo a Esaú que, em amargura, havia ameaçado matá-lo. Em várias ocasiões Jacó havia trapaceado a Esaú. Ele havia mentido, fraudado e roubado. Esaú prometia vingança! Finalmente Jacó teve um encontro com Deus que mudou a sua vida. Na sequência deste evento então houve a cura. O primeiro e mais importante passo num processo de cura sempre é o encontro pessoal com Deus.
Quando Jacó, pela intervenção de Deus, foi quebrantado interiormente e reagiu em humildade, ele então estava apto a reconciliar-se com Esaú.
A história de sua reconciliação (Gn 33) mostra-nos os seguintes passos:

1- O ESPÍRITO QUEBRANTADO E HUMILDE DE JACÓ PERANTE ESAÚ.
“E ele mesmo, adiantando-se, prostrou-se à terra sete vezes, até aproximar-se de seu irmão”. Gn 33.3 
 Jacó toma a iniciativa de procurar o seu irmão, não com ar de superioridade, mas com humildade que é fruto de um coração quebrantado. Quando estamos dispostos a pedir perdão ou a perdoar rompemos com a barreira de nosso orgulho pessoal. Foi justamente isso que ocorreu no coração de Jacó.

2- O CORDIAL ABRAÇO DANDO EXPRESSÃO DE UM NOVO VÍNCULO.
“Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se lhe ao pescoço e o beijou; e choraram”. Gn 33.4  
Esaú correspondeu a atitude humilde de seu irmão expressando o seu perdão com um abraço e beijo. O perdão é a expressão de um amor genuíno.

3- O ARREPENDIMENTO.
“Perguntou Esaú: Qual é o teu propósito com todos esses bandos que encontrei? Respondeu Jacó: Para lograr mercê na presença de meu senhor”. Gn 33.8.  
Jacó chama o seu irmão de “meu senhor”, mudando totalmente a sua postura arrogante. Existem que aqueles que buscam o perdão de alguém, mas não estão dispostos a mudar suas atitudes. O arrependimento sincero é o solo fértil para reconquistar a confiança perdida.

4- O PERDÃO.
 “Mas Jacó insistiu: Não recuses; se logrei mercê diante de ti, peço-te que aceites o meu presente, porquanto vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus; e te agradaste de mim. Peço-te, pois, recebe o meu presente, que eu te trouxe; porque Deus tem sido generoso para comigo, e tenho fartura. E instou com ele, até que o aceitou”. Gn 33:10,11.
Jacó insiste em seu pedido de perdão trazendo-lhe presentes. Isso nos  lembra da Graça de Deus, a qual não merecemos. Perdoar é manifestar a graça e a misericórdia; características estas do nosso Deus.


Conclusão: O restabelecimento, a cura que experimentaram, foi um milagre da graça de Deus. Assim também a cura em nossas famílias é impossível sem a graça de Deus. Creio no poder renovador que o perdão tem sobre qualquer situação. Não importa o tamanho da ferida e da dor, o perdão sempre será o melhor remédio.

Texto: Pr. Gilberto Oliveira Rehder.

Ministração: Margarete da Silva Rehder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário